Captar alunos em um mercado cada vez mais pluralizado, apesar de desafiador, é primordial para o crescimento da sua escola de idiomas. Infelizmente, poucas equipes sabem ao certo o que devem fazer para atrair mais alunos e, justamente por isso, o nosso objetivo neste conteúdo é compartilhar com você, 7 dicas fundamentais de como captar alunos para escola de idiomas. Garanto que você vai gostar!
Leitura: 6 minutos
Introdução
Atualmente, a competição para conseguir novos alunos é cada vez mais acirrada. Afinal, sabemos que o mundo globalizado mudou a forma de consumir produtos e serviços.
Dessa forma, percebemos que estar no digital configura-se como uma obrigação para aquelas escolas que almejam crescimento. Por isso, é necessário investir em ações coordenadas entre os responsáveis pelos times de Marketing e Vendas, que sejam capazes de alcançar o público certo, do jeito certo e no momento certo.
Em suma, há diferentes abordagens e canais para captar mais alunos. Se dermos uma olhada na internet, veremos inúmeras dicas infalíveis. Entretanto, é essencial entender a importância de algumas ações consideradas “básicas”, mas que apresentam muito resultado. O famoso “feijão com arroz”.
Neste guia, listamos as 7 ações primordiais de como captar alunos para escola de idiomas. Ou seja, são ações fundamentais, que embora sejam básicas, são comprovadamente eficientes.
Alguns dos principais pontos abordados incluem:
- Ponderações: a captação de alunos ideal;
- Na prática: 7 dicas de como captar alunos para escola de idiomas;
- Dica bônus: o segredo das IEs bem-sucedidas;
- Considerações finais.
Boa leitura e ótimos insights! 🤓
A captação de alunos ideal
A captação de alunos refere-se ao conjunto de práticas e estratégias de Marketing e Vendas realizadas pelas IEs, a fim de atrair e converter cada vez mais potenciais alunos em matriculados.
Em resumo, a captação de alunos é fundamental para a sobrevivência e o crescimento das instituições de ensino. Por isso, investir em ações com essa finalidade deve fazer parte da rotina das IEs.
A captação de alunos ideal comporta os diferentes níveis e etapas da Jornada de Compra Educacional. Sendo assim, em um processo de captação de ideal, os times de Marketing e Vendas atuam em conjunto (praticando o Smarketing Educacional) e identificam a melhor forma de nutrir e evoluir o lead para à matrícula.
🤓 No vídeo abaixo, você assistirá a um bate papo entre o nosso CEO, Bráulio Vieira, e o CPO, Matheus Amaral com dicas sobre como estruturar a campanha e a equipe ideal para alcançar bons resultados em seu processo de captação de alunos. Dê o play e aproveite!
7 dicas de como captar alunos para escola de idiomas
Chegou a hora de colocar a mão na massa! Fique atento às dicas práticas e ao material de apoio, combinado?
1. Defina as suas personas
Não sabe o que são personas? A gente te explica, mas já posso adiantar que elas são primordiais para direcionar as suas ações comerciais e de marketing.
💡 Em suma, buyer persona é uma representação semi fictícia do seu aluno ideal. Por meio dela, é possível elencar informações importantes que servirão como base para as suas ações. Em resumo, ao definir as personas da sua escola de idiomas, você estará conversando com potenciais clientes e não com “todo mundo”.
🎯 Além das personas, você deve conhecer suas “dores”, ou seja, suas necessidades. Assim, você saberá onde “atacar”, bem como poderá desenvolver um atendimento super personalizado.
Ao definir suas personas, lembre-se de 2 passos:
- Com o intuito de entender as reais necessidades do seu potencial aluno, é necessário estudo e pesquisa para evitar problemas futuros. Concentre-se, primeiramente, em dados demográficos. Por exemplo, onde o seu potencial aluno mora? Qual o sexo? Qual a sua idade?
- Posteriormente, ocupe-se com características mais profundas e comportamentais, como problemas, motivações, objeções e desejos pessoais e profissionais. Por exemplo, quais os principais impeditivos para o seu lead não começar a estudar agora? O que ele deseja ao se matricular? Qual sua ambição profissional? Quais ações podem deixá-lo ainda mais interessado?
🚀 Que tal ver um exemplo prático de persona?
Em nosso blog post 11 exemplos de personas para IEs: saiba como construir as suas, você tem acesso a dicas valiosas sobre como construir suas personas. Para acessá-lo, clique na imagem abaixo:
2. Site + blog = presença digital nos buscadores do Google
💡 A presença digital migrou de um diferencial para uma obrigação para empresas que buscam crescimento e autoridade no mercado. Em resumo, isso significa que, se sua instituição de ensino não tem presença digital, será cada vez mais difícil captar alunos.
Para escola de idiomas isso não é diferente: a construção de percepções e a interação dos potenciais alunos com a sua escola começa muito antes do dia da realização da matrícula, seu início está nos primeiros contatos com os canais digitais da IE.
🎯 Por isso, o site e o blog são primordiais para atrair mais leads. Talvez, você esteja se perguntando qual a diferença entre esses canais, eu te explico agora!
- O site é um canal ótimo para desenvolver uma abordagem mais comercial, ou seja, o site da sua escola de idiomas deve conter as soluções e os serviços oferecidos, de forma mais direta e comercial. (Pegue uma dica de site otimizado AQUI).
- O blog tem o objetivo de fazer a ponte dos leads para o site. Geralmente, ele possui conteúdos educativos que “mostram” ao lead que ele precisa da sua escola. (Pegue uma dica de blog de sucesso AQUI).
Aliás, separei algumas dicas de conteúdos para você compreender melhor como trabalhar esses dois canais de aquisição:
🚀 Como criar um site educacional: dicas primordiais para fazer isso bem feito
🚀 Blog para instituições de ensino: conheça 4 motivos para você criar um
3. Como captar alunos para escola de idiomas: Invista nas redes sociais
💡 Provavelmente, você já sabe que a grande maioria dos potenciais alunos da sua instituição de ensino passam horas navegando diariamente (sim, diariamente) nas redes sociais, não é mesmo? Por isso, podemos concluir que o uso inteligente das redes sociais é capaz de potencializar a atração de leads.
🎯 O pontapé inicial para todas as instituições de ensino que desejam uma atuação efetiva nas redes sociais é o planejamento. Por isso, investir na construção de um cronograma de publicações é essencial. Nele, deve conter a definição das abordagens a serem utilizadas e a forma de comunicação. Isso facilitará o seu trabalho e o tornará muito mais assertivo. Postagens regulares e interação frequente manterão o público engajado.
🚀 Com o intuito de ajudar você a tornar o perfil da sua instituição de ensino ainda mais bonito visualmente, estamos disponibilizando um combo de materiais ricos! Veja só:
- Modelos de templates para diferentes canais digitais (incluindo stories e imagens ilustrativas);
- Cronograma de publicações;
- Capas para Destaques no Instagram.
4. Como captar alunos para escola de idiomas: Disponibilize testes de diagnóstico
💡 Uma grande dúvida dos interessados em iniciar um curso de idiomas, é saber em qual estágio está.
🎯 Por isso, se possível, disponibilize uma página com testes para que seu lead verifique qual o seu status de aprendizado. Isso trará maior engajamento e segurança para a tomada de decisão.
Ademais, essa é uma ótima forma de capturar o contato do seu lead. Para realizar o diagnóstico, você pode solicitar que ele disponibilize o e-mail, por exemplo. Assim, posteriormente sua escola pode direcioná-lo um fluxo de nutrição focado na sua evolução na decisão de compra.
5. Como captar alunos para escola de idiomas: Crie uma landing page bem elaborada
💡 As landing pages são páginas 100% focadas em conversão. Em suma, seu principal objetivo é captar mais alunos para as instituições de ensino.
🎯 Quando bem estruturada, a landing page é composta por alguns elementos básicos, mas essenciais para o seu bom desempenho. Eles podem ser usados como um guia na hora de definir e criar o conteúdo da sua página.
🚀 Nós detalhamos todos eles, em nosso conteúdo “O que precisa ter na landing page do seu curso: 8 elementos indispensáveis para a conversão”.
6. Como captar alunos para escola de idiomas: Mostre valor
💡 Muitas equipes se perguntam quais diferenciais divulgar e como utilizá-los para captar mais alunos.
🎯 A melhor resposta para isso engloba a publicação de materiais úteis nas redes sociais, dicas de estudo no blog e mini-lições relevantes via e-mail, por exemplo.
Ademais, mostre o valor de suas aulas, os materiais didáticos, os métodos de ensino etc.
7. Como captar alunos para escola de idiomas: Invista em políticas de indicação
💡Recomendações são poderosos gatilhos mentais. A propaganda boca a boca é muito eficaz.
🎯 Por isso, que tal apostar em um programa de indicação? Ofereça descontos para alunos que indicarem leads consistentes.
🚀 Não sabe por onde começar? A gente te mostra o caminho! Confira o nosso conteúdo sobre “Incentivo para indicação de estudantes: como criar um programa referência”.
🎁 Dica bônus: o segredo das escolas bem-sucedidas
Se você chegou até aqui, merece que eu compartilhe com você esse segredo. E aí vai…
Bem, não é bem um segredo. Na verdade, é um método validado em centenas de instituições de ensino do Brasil. 💪
Com ele, sua instituição terá à disposição uma Plataforma de Captação que é uma verdadeira máquina de matrículas totalmente customizada às necessidades de escola de idiomas.
Com essa solução, a sua escola de idiomas sai na frente ao atuar desde a geração e nutrição de leads até o acompanhamento do estudante ao longo do período em sua instituição de ensino.
Saiba mais sobre como podemos ajudar a sua escola de idiomas a captar mais alunos. Clique na imagem abaixo e solicite uma conversa com um especialista:
Considerações finais
Espero que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre como captar alunos para escola de idiomas.
Agora, você pode compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e estejam alinhados.
Saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua escola. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos!
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Sucesso! 🚀
Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 😉
– Formato ABNT:
PAULA, Natália. Como captar alunos para escola de idiomas: o guia básico para IEs bem-sucedidas. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/como-captar-alunos-para-escola-de-idiomasl/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
– Formato APA:
Rubeus. 2022, 20 janeiro. Como captar alunos para escola de idiomas: o guia básico para IEs bem-sucedidas. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/como-captar-alunos-para-escola-de-idiomas/