Como captar alunos para escola de idiomas: o guia básico para instituições de ensino bem-sucedidas

A captação de alunos é um desafio constante para escolas de idiomas. Com um mercado competitivo, é essencial adotar estratégias eficientes para atrair e converter interessados em novos estudantes. Por isso, o nosso objetivo neste conteúdo é compartilhar com você, algumas dicas fundamentais de como captar alunos para escola de idiomas. Garanto que você vai gostar!🏫

Leitura: 6 minutos

Introdução

Atualmente, a competição para conseguir novos alunos é cada vez mais acirrada. Afinal, sabemos que o mundo globalizado mudou a forma de consumir produtos e serviços. 

Frente a isso, percebemos que estar no digital configura-se como uma obrigação para aquelas escolas que almejam crescimento. Por isso, é necessário investir em ações coordenadas entre os responsáveis pelos times de Marketing e Vendas, que sejam capazes de alcançar o público certo, do jeito certo e no momento certo

Há diferentes abordagens e canais para captar mais alunos. Se dermos uma olhada na internet, veremos inúmeras dicas infalíveis. Entretanto, é essencial entender a importância de algumas ações consideradas “básicas”, mas que apresentam muito resultado. O famoso “feijão com arroz”.

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A captação de alunos ideal

A captação de alunos refere-se ao conjunto de práticas e estratégias de Marketing e Vendas realizadas pelas IEs, a fim de atrair e converter cada vez mais potenciais alunos em matriculados.

Em resumo, a captação de alunos é fundamental para a sobrevivência e o crescimento das instituições de ensino. Por isso, investir em ações com essa finalidade deve fazer parte da rotina das IEs.

A captação de alunos ideal comporta os diferentes níveis e etapas da Jornada de Compra Educacional. Sendo assim, em um processo de captação de ideal, os times de Marketing e Vendas atuam em conjunto (praticando o Smarketing Educacional) e identificam a melhor forma de nutrir e evoluir o lead para à matrícula.

🤓 No vídeo abaixo, você assistirá a um bate papo entre o nosso CEO, Bráulio Vieira, e o CPO, Matheus Amaral com dicas sobre como estruturar a campanha e a equipe ideal para alcançar bons resultados em seu processo de captação de alunos. Dê o play e aproveite!

Dicas de como captar alunos para escola de idiomas 

Chegou a hora de colocar a mão na massa! Fique atento às dicas práticas e ao material de apoio, combinado? 

1. Defina o perfil do seu aluno

Conhecer o perfil do seu público-alvo é fundamental. Identifique características como idade, nível de conhecimento no idioma, motivações e dificuldades. Isso permitirá personalizar a comunicação e as ofertas de cursos, tornando-as mais atraentes para diferentes segmentos.

  1. Para entender as reais necessidades do seu potencial aluno, é necessário estudo e pesquisa para evitar problemas futuros. Concentre-se, primeiramente, em dados demográficos. Por exemplo, onde o seu potencial aluno mora? Qual o sexo? Qual a sua idade?
  1. Posteriormente, ocupe-se com características mais profundas e comportamentais, como problemas, motivações, objeções e desejos pessoais e profissionais. Por exemplo, quais os principais impeditivos para o seu lead não começar a estudar agora? O que ele deseja ao se matricular? Qual sua ambição profissional? Quais ações podem deixá-lo ainda mais interessado?

🔗 Confira este material, ele vai te ajudar nessa missão:

CTA 11 exemplos de personas para ies - Blog post Rubeus
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2. Invista em marketing de influência

Colaborar com influenciadores digitais e ex-alunos pode ampliar o alcance da sua escola. Parcerias com criadores de conteúdo que tenham autoridade no nicho educacional ajudam a gerar credibilidade e atrair novos estudantes.

3. Aposte na presença digital nos buscadores do Google

A presença digital migrou de um diferencial para uma obrigação para empresas que buscam crescimento e autoridade no mercado.  Isso significa que, se sua instituição de ensino não tem presença digital, será cada vez mais difícil captar alunos.

Para escola de idiomas isso não é diferente: a construção de percepções e a interação dos potenciais alunos com a sua escola começa muito antes do dia da realização da matrícula, seu início está nos primeiros contatos com os canais digitais da IE.

Por isso, o site e o blog são primordiais para atrair mais leads. Talvez, você esteja se perguntando qual a diferença entre esses canais, eu te explico agora!

  • O site é um canal ótimo para desenvolver uma abordagem mais comercial, ou seja, o site da sua escola de idiomas deve conter as soluções e os serviços oferecidos, de forma mais direta e comercial. (Pegue uma dica de site otimizado AQUI).
  • O blog tem o objetivo de fazer a ponte dos leads para o site. Geralmente, ele possui conteúdos educativos que “mostram” ao lead que ele precisa da sua escola. (Pegue uma dica de blog de sucesso AQUI).

🔗 Aliás, separei algumas dicas de conteúdos para você compreender melhor como trabalhar esses dois canais de aquisição:

4. Fortaleça a sua presença digital

A internet é um dos principais canais de busca por cursos. Para se destacar, invista em:

  • Redes sociais: Utilize plataformas como Instagram, Facebook, LinkedIn e TikTok para engajar seu público.
  • Conteúdo relevante: Produza artigos, vídeos e materiais educativos sobre aprendizado de idiomas.

Não sabe o que postar? Veja essas dicas:

Dicas educacionais e engajamentoTeste seu nível de idioma! 🎯 – Um post interativo convidando os seguidores a realizarem um teste de proficiência gratuito.

Erros comuns ao aprender um novo idioma! ❌✅ – Liste equívocos frequentes e como evitá-los.

Desafie seu vocabulário! 🧠 – Um quiz divertido para os seguidores testarem seus conhecimentos em expressões do idioma ensinado.

Palavra do dia! 📖 – Apresente uma palavra ou expressão útil, com significado e exemplos de uso.

Pronunciação certa ou errada? 🎤 – Um vídeo comparando diferentes formas de pronunciar uma palavra comum.
Captação de leads e
conversãoAula experimental gratuita!
👩‍🏫 – Convite para os seguidores se inscreverem e experimentarem uma aula.

Por que aprender um novo idioma pode mudar sua vida? 🌎 – Post motivacional com depoimentos de alunos.

Promoção por tempo limitado! ⏳ – Divulgue uma condição especial para novas matrículas.

Conheça nossos cursos e metodologias! 📚 – Vídeo explicativo sobre como sua escola ensina de forma eficiente.

Histórias de sucesso! 🏆 – Depoimentos de ex-alunos que tiveram conquistas após aprender o idioma.

🔗 Para te ajudar a tornar o perfil da sua instituição de ensino ainda mais bonito visualmente, confira esse material:

Captação de alunos nas redes sociais: o Guia Completo para a sua IE - rubeus
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5. Invista no Ensino a Distância (EaD)

Disponibilizar cursos on-line aumenta a acessibilidade e atrai alunos que buscam flexibilidade. Plataformas digitais e metodologias híbridas podem ser diferenciais importantes no mercado atual.

Uso de metodologias ativas no EaD - Rubeus
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6. Disponibilize testes de diagnóstico de “nível de idioma”

Muitos interessados em cursos de idiomas têm dúvidas sobre seu nível de proficiência. Para auxiliá-los, ofereça um teste de diagnóstico gratuito em uma página dedicada. Essa ferramenta permite que os leads identifiquem seu estágio de aprendizado, trazendo mais clareza e segurança para a decisão de matrícula.

Além disso, essa estratégia pode ser uma excelente forma de captação de leads. Para acessar o resultado do teste, solicite o e-mail do usuário. Com isso, você pode direcioná-lo a um fluxo de nutrição focado na sua evolução na decisão de compra.

💡 Dica: Utilize um CRM educacional para otimizar a gestão dos leads captados. Com essa ferramenta, é possível acompanhar a jornada do aluno, segmentar os contatos, automatizar comunicações e personalizar o atendimento. Isso garante um relacionamento mais eficiente e aumenta as taxas de conversão de matrículas.

 7. Crie uma landing page bem elaborada

As landing pages são páginas 100% focadas em conversão. Em suma, seu principal objetivo é captar mais alunos para as instituições de ensino.

Quando bem estruturada, a landing page é composta por alguns elementos básicos, mas essenciais para o seu bom desempenho. Eles podem ser usados como um guia na hora de definir e criar o conteúdo da sua página. 

Nas LPs, busque mostrar o impacto real dos cursos para converter interessados. Algumas formas de fazer isso incluem:

  • Depoimentos de alunos e cases de sucesso;
  • Aulas experimentais gratuitas;
  • Certificações reconhecidas no mercado.

🔗 Nós detalhamos todos eles, em nosso conteúdo “O que precisa ter na landing page do seu curso: 8 elementos indispensáveis para a conversão”.

8. Trabalhe parcerias e programas “in company

Oferecer cursos para empresas e firmar parcerias com instituições pode expandir a atuação da escola. O ensino corporativo é uma tendência crescente e pode se tornar uma fonte de receita estável.

9. Disponibilize promoções em datas estratégicas

Campanhas promocionais em momentos específicos, como volta às aulas, Black Friday e início de semestre, podem incentivar novas matrículas e impulsionar a receita da escola.

10. Participe de eventos e feiras

Estar presente em eventos educacionais e comunitários ajuda a fortalecer a marca e atrair potenciais alunos. Workshops gratuitos, palestras e dinâmicas podem ser boas oportunidades para engajar o público e captar leads.

11. Aposte em um bom CRM educacional

O CRM na educação é uma ferramenta tecnológica que visa a coleta, análise e utilização de dados para melhorar a experiência educacional e atender às expectativas do público.

Com essa solução, a sua escola de idiomas sai na frente ao atuar desde a geração e nutrição de leads até o acompanhamento do estudante ao longo do período em sua instituição de ensino. 

Que tal se aprofundar no tema? Clique na imagem abaixo e saiba mais!

CRM para educação - Rubeus
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Conclusão

A captação de alunos para uma escola de idiomas exige um planejamento estratégico e ações integradas. Investir em marketing digital, parcerias e diferenciação no ensino são caminhos para atrair e fidelizar estudantes. Implementando essas práticas, sua escola estará preparada para se destacar no mercado e garantir um crescimento sustentável.

Agora, nos conte: Sua instituição de ensino já trabalha alguma das dicas que sugerimos acima? 😊

Considerações finais

Espero que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre como captar alunos para escola de idiomas. Agora, você pode compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e estejam alinhados. 

Saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua escola. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos!

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Para usar como referência acadêmica

Quer usar este conteúdo em seus trabalhos acadêmicos? Confira a forma correta de referenciá-lo:

– Formato ABNT:

PAULA, Natália. Como captar alunos para escola de idiomas: o guia básico para IEs bem-sucedidas. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/como-captar-alunos-para-escola-de-idiomasl/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. 2022, 20 de janeiro. Como captar alunos para escola de idiomas: o guia básico para IEs bem-sucedidas. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/como-captar-alunos-para-escola-de-idiomas/