Unbound Marketing na educação: como unir estratégias e captar mais alunos

Você sabe o que é o Unbound Marketing e qual a sua importância para alavancar as estratégias de marketing digital das instituições de ensino? Confira agora, como unir estratégias de Inbound e Outbound Marketing e captar mais alunos por meio do Unbound Marketing na educação. ✅⚡🏆

Tempo aproximado de leitura: 5 minutos

Introdução

Se você leu nosso conteúdo sobre Marketing para instituições de ensino: 7 estratégias para potencializar sua captação de alunos já sabe que utilizar estratégias de marketing digital é primordial quando o assunto é atrair mais alunos e contribuir para a sobrevivência e o crescimento de toda IE. Portanto, adotar estratégias bem personalizadas de marketing pode ser o grande diferencial na hora de conquistá-los. 

Através do Unbound Marketing na educação é possível trabalhar duas técnicas voltadas para a captação de alunos: o Inbound e o Outbound Marketing Educacional.

Neste conteúdo, vamos dar uma olhada em conceitos fundamentais sobre o Unbound Marketing na educação com o objetivo de desenvolver estratégias de marketing digital altamente personalizadas.

Boa leitura e ótimos insights! 😊

CTA newsletter Rubeus
Newsletter Rubeus

Inbound Marketing Educacional: prospecção passiva

O Inbound Marketing é uma importante abordagem de persuasão e atração de leads. No Inbound, as empresas se promovem no ambiente on-line por meio de canais de aquisição, tais como blogs, sites, newsletters, vídeos, podcasts, iscas digitais, SEO etc.

 Em resumo, ao utilizar esse tipo de marketing, a IE estará focada em educar e nutrir os potenciais alunos. Ou seja, prepará-los para a decisão de compra. Por essas e outras razões, ele também é conhecido como Marketing de Atração ou, ainda, Marketing de Permissão.

Em resumo, nesse tipo de marketing, o potencial aluno vai até a sua instituição de ensino, através de ações de atração como a criação de campanhas e conteúdos atraentes e relevantes disponibilizados no site, blog ou mídias sociais. Aqui, sua IE será “encontrada” pelo potencial aluno. Por isso, a estratégia de Inbound Marketing Educacional é considerada uma prospecção passiva.

📚 Se você está conhecendo esse assunto agora, preparamos um blog post completo que pode te ajudar a entender melhor o que é, como e por onde começar.

Inbound Marketing Educacional - Rubeus
Blog post Rubeus

Outbound Marketing Educacional: prospecção ativa

Já o Outbound Marketing refere-se à estratégia tradicional de marketing, em que a sua instituição atua de forma mais direta e intensa. Por isso, ele é considerado um tipo de prospecção ativa. Nesse tipo de marketing, sua IE é quem vai em busca dos prospects por meio de ações mais “tradicionais”.

Por muito tempo, as ações do Outbound limitaram-se às propagandas de TV, anúncios no rádio, folders, outdoors, cartazes, telemarketing e carros de som, por exemplo. Contudo, com a popularização das mídias sociais, ele adotou uma nova forma: o Outbound 2.0. Um exemplo comum de ações de Outbound 2.0 são os anúncios que antecedem os vídeos no YouTube. 

Percebeu como as ações de Outbound Marketing são mais comuns no nosso dia a dia do que pensamos? Que tal imergir nesse “mundo”? Clique na imagem abaixo e tenha acesso a um material exclusivo!

Outbound Marketing Educacional - Rubeus
Blog post Rubeus: Outbound Marketing Educacional

O que é Unbound Marketing na educação

Unbound Marketing é uma abordagem estratégica que combina elementos do marketing tradicional com métodos modernos e digitais, com foco na personalização, flexibilidade e centralização na jornada do cliente. Diferentemente de estratégias “engessadas”, o Unbound Marketing busca integrar diversas ferramentas e canais para se adaptar às necessidades do público em tempo real, utilizando dados e tecnologias para criar experiências mais eficazes e impactantes.

Resumidamente, o Unbound Marketing consiste em uma integração entre as estratégias de Inbound e Outbound Marketing. O conceito de “Unbound” (sem amarras) sugere uma abordagem livre de limitações rígidas, permitindo que as empresas experimentem, ajustem e personalizem ações de marketing para alcançar resultados mais expressivos.

Aplicação no cenário educacional

Especificamente no cenário educacional, onde a jornada do aluno é complexa e passa por várias etapas (da captação à fidelização), o Unbound Marketing se destaca como uma estratégia altamente eficaz.

1. Personalização da jornada do aluno

Utilizando ferramentas como CRM educacional, é possível mapear o comportamento de leads, desde o primeiro contato até a matrícula, ajustando as campanhas e ações conforme os interesses individuais. Por exemplo:

  • Oferecer conteúdos específicos com base na área de interesse do aluno.
  • Enviar comunicações personalizadas, como e-mails que tratam diretamente das dúvidas daquele potencial estudante.

2. Integração multicanal

O Unbound Marketing incentiva a integração de canais on-line e off-line para criar uma experiência coesa e contínua.

  • Exemplos no marketing educacional: anúncios em redes sociais, envio de mensagens por WhatsApp e presença em feiras de educação.

3. Adoção de ferramentas de automação

No marketing educacional, ferramentas de automação podem ser usadas para nutrir leads com informações úteis e relevantes. Fluxos automatizados podem:

  • Responder dúvidas frequentes de candidatos.
  • Enviar lembretes sobre prazos de matrícula.

4. Dados e Inteligência Artificial

A coleta e análise de dados desempenham um papel central no Unbound Marketing. No contexto educacional, essas informações ajudam a prever tendências, ajustar estratégias e oferecer conteúdos mais relevantes para os estudantes em potencial.

5. Engajamento pós-matrícula

A jornada do aluno não termina na matrícula. Estratégias de Unbound Marketing garantem que o estudante continue engajado durante o curso e até mesmo após a graduação, promovendo a educação continuada.

Qual a importância do Unbound Marketing na educação?

Esse tipo de estratégia visa facilitar o gerenciamento bem como a otimização da Jornada de Compra Educacional do potencial aluno. Isso tudo só é possível através da sinergia entre as estratégias que acontece justamente com o trabalho conjunto entre as equipes de Marketing e Vendas para que os leads possam ser melhor qualificados.

Ainda não ficou claro? Então vamos aprofundar mais! 😎

O Unbound Marketing na educação age da seguinte forma: Sua instituição estrutura a captação através de ações de Outbound. Posteriormente, será realizada a sua qualificação por meio de ações de Inbound, como um fluxo de nutrição, por exemplo. Assim, o seu potencial aluno estará mais propenso a escolher a sua instituição de ensino. 

Mas, caso ele não esteja no momento de compra, o que é muito comum de acontecer no Outbound, sua instituição pode incluí-lo em um fluxo de nutrição (Inbound) destinado para tratar apenas quem está nessa situação. 

Dessa forma, você otimiza esforços ao não desperdiçar tempo tentando convertê-lo “à força”, o que aumenta as chances de que, quando ele estiver realmente pronto, se lembre de você e queira ser seu aluno.

Benefícios do Unbound Marketing na educação

Em resumo, são diversos os benefícios propostos pelo Unbound Marketing na educação, entre eles estão:

  • Reconhecimento de marca;
  • Construção e manutenção de um relacionamento sólido com potenciais e atuais alunos;
  • Fidelização de alunos;
  • Alinhamento das equipes;

O Funil de Captação em Y e o Unbound Marketing na educação

O Funil de Captação em Y, embora não seja tão conhecido quanto o Funil de Captação Tradicional, é um grande aliado para as estratégias de atração. Por isso, deve ser estudado e analisado com atenção.

Por possuir uma abordagem ímpar, ele permite ilustrar esquematicamente a união das estratégias de Inbound + Outbound, e, assim, direciona a atuação das equipes de Marketing.

🔗 Neste vídeo, nosso CEO, Bráulio Oliveira, e nosso CPO, Matheus Amaral, conversam sobre a importância e diferença entre essas duas modalidades do marketing. Deu play e pega dicas!

Especialistas Rubeus

Funil de Captação em Y na prática

Caso você ainda não tenha conseguido visualizar como é a atuação do funil na prática, preparamos um exemplo.

💭 A Beatriz concluiu o ensino médio há algumas semanas. Ela está pensando sobre a possibilidade de iniciar um curso superior em Medicina, mas ainda não tem certeza. Ela recebeu uma ligação da RedeExemplo, uma faculdade em sua cidade, onde a atendente oferecia um desconto de 30% para cursos superiores. 

Durante a conversa, a atendente fez algumas perguntas a Beatriz, tais como nome completo, endereço e curso de interesse.

Unbound Marketing na educação: como unir estratégias e captar mais alunos - Rubeus
Imagem ilustrativa

A Beatriz ficou interessada na proposta. Contudo, ela disse que precisaria pensar mais um pouco e disponibilizou o e-mail para receber mais informações.

Após uns dias, ela recebeu um e-mail da Fernanda, coordenadora de Marketing da RedeExemplo. Ela divulgava informações sobre a IE, com destaque para a nota do curso de Medicina junto ao MEC. Junto ao destaque havia um link que dava acesso à grade do curso para que os interessados pudessem conhecer como o curso conta com uma estrutura eficaz. A Beatriz, empolgada, clicou no link e ficou encantada com a estrutura do curso e de toda a faculdade em si.

No dia seguinte, ela recebeu mais um e-mail. Contudo, desta vez, a Fernanda estava a convidando para fazer sua inscrição no curso de Medicina. Além disso, ele oferecia novamente o desconto de 30% na matrícula. Certa da sua escolha, a Beatriz optou por efetivar logo a sua inscrição no curso.

🔍 Agora eu quero saber de você: identificou as estratégias de Outbound e Inbound Marketing no nosso exemplo? 

Inicialmente, a Beatriz foi atraída por uma abordagem Outbound. Contudo, após realizar o primeiro contato, a equipe de captação da RedeExemplo percebeu que ela precisava de uma atenção maior. Por isso, estratégias de Inbound foram utilizadas, a fim de nutri-la.

Considerações finais

Espero que o nosso conteúdo tenha te inspirado! Aproveite para compartilhá-lo com alguém. Agora com essas dicas, mão na massa e muitos leads!

Até a próxima! 👋

Plataforma Rubeus | Unbound Marketing na educação: unindo o Inbound e o Outbound
Plataforma Rubeus

Você também pode gostar

📚 Nosso blog possui diversos conteúdos. Aqui estão alguns materiais que também podem te interessar:

Matheus Amaral - Rubeus
www.linkedin.com/in/matheusaamaral/

Para usar como referência acadêmica

Quer usar este conteúdo em seus trabalhos acadêmicos? Confira a forma correta de referenciá-lo: 

🔗 Formato ABNT:

AMARAL, Matheus. Unbound Marketing na educação: como unir estratégias e captar mais alunos. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/unbound-marketing-na-educacao/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

🔗 Formato APA:

Rubeus. 2021, 21 setembro. Unbound Marketing na educação: como unir estratégias e captar mais alunos. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/unbound-marketing-na-educacao/