Unbound Marketing na educação: como unir estratégias e captar mais alunos

Você sabe o que é o Unbound Marketing e qual a sua importância para alavancar as estratégias de marketing digital das instituições de ensino? Confira agora, como unir estratégias de Inbound e Outbound Marketing e captar mais alunos por meio do Unbound Marketing na educação.

Neste conteúdo, vamos dar uma olhada em conceitos fundamentais sobre o Unbound Marketing na educação com o objetivo de desenvolver estratégias de marketing digital altamente personalizadas. Boa leitura e ótimos insights!

Introdução

Se você leu nosso conteúdo sobre “Marketing para instituições de ensino: 7 estratégias para potencializar sua captação de alunos já sabe que utilizar estratégias de marketing digital é primordial quando o assunto é atrair mais alunos e contribuir para a sobrevivência e o crescimento de toda IE. Portanto, adotar estratégias bem personalizadas de marketing pode ser o grande diferencial na hora de conquistá-los. 

Através do Unbound Marketing na educação é possível trabalhar duas técnicas voltadas para a captação de alunos: o Inbound e o Outbound Marketing Educacional.

Por isso, antes de vermos a definição do que é Unbound Marketing na educação, precisamos relembrar alguns conceitos importantes, veja:

Inbound Marketing Educacional: prospecção passiva

O Inbound Marketing também é conhecido como Marketing de Atração. Ele consiste em toda ação ou prática pontual executada através de estratégias de produção de conteúdos relevantes, com o objetivo de atrair o interesse dos seus potenciais alunos, explorando sua curiosidade e desejo

Em resumo, nesse tipo de marketing, o potencial aluno vai até a sua instituição de ensino, através de ações previamente realizadas por você.

Aqui, sua IE será “encontrada” pelo potencial aluno. Por isso, a estratégia de Inbound Marketing Educacional é considerada uma prospecção passiva. Uma vez que o processo é realizado através de ações mais sutis, como a criação de campanhas e conteúdos atraentes e relevantes, sua IE irá direcionar o seu potencial aluno, seja para o site, blog ou hotsite. Assim, posteriormente, será possível identificá-lo.

Se você está conhecendo esse assunto agora, preparamos um blog post completo que pode te ajudar a entender melhor o que é, como e por onde começar.

 

 

Outbound Marketing Educacional: prospecção ativa

Já o Outbound Marketing refere-se à estratégia tradicional de marketing, em que a sua instituição atua de forma mais direta e intensa

Por isso, ele é considerado um tipo de prospecção ativa. Sua abordagem é baseada no perfil do potencial aluno (persona) da sua instituição de ensino. Nesse tipo de marketing, sua IE é quem vai em busca dos prospects.

Por muito tempo, as ações do Outbound limitaram-se às propagandas de TV, anúncios no rádio, folders, outdoors, cartazes, telemarketing e carros de som, por exemplo. Contudo, com a popularização das mídias sociais, ele adotou uma nova forma: o Outbound 2.0. Um exemplo comum de ações de Outbound 2.0 são os anúncios que antecedem os vídeos no YouTube. 

Percebeu como as ações de Outbound Marketing são mais comuns no nosso dia a dia do que pensamos? Que tal imergir nesse “mundo”? Clique na imagem abaixo e tenha acesso a um material exclusivo!

Agora que relembramos alguns conceitos importantes, podemos avançar para a definição de  Unbound Marketing na educação.

O que é Unbound Marketing e qual a sua aplicação na educação?

Em suma, o Unbound Marketing consiste em uma integração entre as estratégias de Inbound e Outbound Marketing. Especificamente no cenário educacional, o Unbound Marketing é empregado com o objetivo de captar mais leads

Desse modo, captura-se leads pelo Outbound e os nutre pelo Inbound, assim como também pode ocorrer o contrário. 

Daí está a ideia do uso da letra Y para ilustrar o Funil de Captação dessa estratégia, na qual o “abastecimento” dos leads acontece graças a segmentação que ocorre no topo do funil.

O Funil de Captação em Y

O Funil de Captação em Y, embora não seja tão conhecido quanto o Funil de Captação Tradicional, é um grande aliado para as estratégias de atração. Por isso, deve ser estudado e analisado com atenção.

Por possuir uma abordagem ímpar, ele permite ilustrar esquematicamente a união das estratégias de Inbound + Outbound, e, assim, direciona a atuação das equipes de Marketing.

Você pode saber mais sobre o Funil de Captação em Y, lendo o nosso conteúdo detalhado sobre o tema!

Qual a importância do Unbound Marketing na educação?

Esse tipo de estratégia visa facilitar o gerenciamento bem como a otimização da Jornada de Compra Educacional do potencial aluno. Isso tudo só é possível através da sinergia entre as estratégias que acontece justamente com o trabalho conjunto entre as equipes de Marketing e Vendas para que os leads possam ser melhor qualificados.

Ainda não ficou claro? Então vamos aprofundar mais!

O Unbound Marketing na educação age da seguinte forma: sua instituição estrutura a captação através de ações de Outbound. Posteriormente, será realizada a sua qualificação por meio de ações de Inbound, como um fluxo de nutrição, por exemplo. Assim, o seu potencial aluno estará mais propenso a escolher a sua instituição de ensino. 

Mas, caso ele não esteja no momento de compra, o que é muito comum de acontecer no Outbound, sua instituição pode incluí-lo em um fluxo de nutrição (Inbound) destinado para tratar apenas quem está nessa situação. 

Com isso, você otimiza esforços ao não desperdiçar tempo tentando convertê-lo “à força”, o que aumenta as chances de que, quando ele estiver realmente pronto, se lembre de você e queira ser seu aluno.

A seguir, veremos mais sobre o Unbound Marketing na educação, mas antes tenho um convite especial para você!

Receba insights valiosos do cenário educacional!

Entre para o nosso grupo privado e receba insights poderosos sobre os principais acontecimentos do cenário educacional, boas práticas para captação de alunos, Gestão da Permanência e Marketing Educacional. Tudo isso, gratuitamente, diretamente em seu e-mail. 
QUERO RECEBER NOVIDADES DA RUBEUS

Funil de Captação em Y na prática

Se acaso você ainda não tenha conseguido visualizar como é a atuação do funil na prática, preparamos um exemplo.

A Beatriz concluiu o ensino médio há algumas semanas. Ela está pensando sobre a possibilidade de iniciar um curso superior em Medicina, mas ainda não tem certeza. Ela recebeu uma ligação da RedeExemplo, uma faculdade em sua cidade, onde a atendente oferecia um desconto de 30% para cursos superiores. 

Durante a conversa, a atendente fez algumas perguntas a Beatriz, tais como nome completo, endereço e curso de interesse.

Ilustração
A Beatriz ficou interessada na proposta. Contudo, ela disse que precisaria pensar mais um pouco e disponibilizou o e-mail para receber mais informações.

Após uns dias, ela recebeu um e-mail da Fernanda, coordenadora de Marketing da RedeExemplo. Ela divulgava informações sobre a IE, com destaque para a nota do curso de Medicina junto ao MEC. Junto ao destaque havia um link que dava acesso à grade do curso para que os interessados pudessem conhecer como o curso conta com uma estrutura eficaz. A Beatriz, empolgada, clicou no link e ficou encantada com a estrutura do curso e de toda a faculdade em si.

No dia seguinte, ela recebeu mais um e-mail. Contudo, desta vez, a Fernanda estava a convidando para fazer sua inscrição no curso de Medicina. Além disso, ele oferecia novamente o desconto de 30% na matrícula. Certa da sua escolha, a Beatriz optou por efetivar logo a sua inscrição no curso.

  • Agora eu quero saber de você: identificou as estratégias de Outbound e Inbound Marketing no nosso exemplo? 

Inicialmente, a Beatriz foi atraída por uma abordagem Outbound. Contudo, após realizar o primeiro contato, a equipe de captação da RedeExemplo percebeu que ela precisava de uma atenção maior. Por isso, estratégias de Inbound foram utilizadas, a fim de nutri-la.

Benefícios do Unbound Marketing na educação

São diversos os benefícios propostos pelo Unbound Marketing na educação, entre eles estão:

  • Reconhecimento de marca;
  • Construção e manutenção de um relacionamento sólido com potenciais e atuais alunos;
  • Fidelização de alunos;
  • Alinhamento das equipes;
  • Atuação focada na conversão.

Bônus: Diferença de um líder mediano e um bom líder de marketing

O quão importante é, para a sua instituição de ensino, contar com uma boa liderança setorial?

O líder é o responsável por motivar a equipe, monitorar os resultados e canalizar todos os esforços em busca de um objetivo em comum que seja positivo para cada um dos profissionais e para a organização de forma geral.

Dê o play no vídeo e confira as nossas dicas!

Rubeus academy

Material complementar para enriquecer a sua leitura

Espero que nosso conteúdo sobre Unbound Marketing na educação tenha sido fonte de entendimento para você! Para tornar a sua experiência ainda mais completa, reuni duas dicas de conteúdos que podem te interessar:

1) [Kit Completo] Planejamento de Marketing

Neste kit você terá acesso aos seguintes materiais:

  • Modelos prontos de planejamento estratégico;
  • Modelos de e-mails marketing para sua IE;
  • Dicas para monitorar sua concorrência através do Benchmarking Educacional;
  • Ações para preparar seus candidatos para processos seletivos;
  • E muito mais!

kit completo sobre Marketing Educacional - Rubeus

2) Exemplos de conteúdos

Nesse material completo, você encontrará sugestões de conteúdos para cada etapa do funil (Topo, Meio e Fundo) para:

  • Todos os níveis de ensino da Educação Básica (Ensino Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Pré-Vestibular);
  • Ensino Superior (Graduação e Pós-Graduação);
  • E Cursos (Técnicos e Profissionalizantes).

Exemplos de conteúdos por nível de ensino e etapas do funil - Rubeus

Considerações finais

Por fim, quero te desafiar a compartilhar esse conteúdo! Envie-o para os outros membros da sua equipe, assim seu time estará alinhado e crescerá junto

Até a próxima!

Ajude-nos a aperfeiçoar esse conteúdo! Comente o que achou!