Se o desempenho da equipe de captação de alunos da sua instituição fosse comparado a uma partida de futebol, qual seria o placar do jogo? Descubra agora o papel fundamental de cada integrante do time de captação de alunos da sua IE e verifique se você sairia de campo com o placar favorável ou com a derrota.
Tempo aproximado de leitura: 5 minutos
Introdução
Conforme detalhamos no blog post “Setor de Captação de Alunos: 6 dicas eficientes para estruturar o da sua IE“, é primordial contar com um time bem estruturado e eficaz para captar mais alunos.
Ter clareza sobre os objetivos e as metas a serem alcançadas, alinhar quais serão as próximas ações e analisar as melhores táticas são apenas algumas das práticas indispensáveis para o sucesso de um time de captação de alunos.
Dessa forma, se paramos para fazer uma analogia, podemos considerar o time de captação de alunos semelhante a um time de futebol. Isso significa que todos os componentes devem direcionar seus esforços para o objetivo: o gol, ou seja, a efetivação da matrícula pelo aluno.
Daí, percebemos a importância de um time coeso e que esteja alinhado com os objetivos da IE como um todo e, em específico, com as metas da equipe de captação.
Além disso, outra parte fundamental para obter um resultado positivo ao final da partida, é que os jogadores enxerguem o seu papel na obtenção de resultados. Assim, a tendência é que se comprometam pessoalmente com todo o processo.
Pensando em como é importante que todos os membros do seu time de captação de alunos estejam cientes do seu papel para o sucesso ao final do jogo, desenvolvemos este conteúdo sob uma perspectiva diferente. Esperamos que você goste do novo formato e o compartilhe com a sua equipe! E ah! Não se esqueça de nos contar, ao final do conteúdo, o que achou e qual o seu papel no time de captação de alunos, combinado?
Preparado? Bola rolando! ⚽
Quem é você no time de futebol da Captação de Alunos?
1) Analista de Marketing: volante 🥇
O Analista de Marketing assume o papel de volante, pois é capaz de ajudar o time na armação das jogadas, com foco em monitoramento e traqueamento dos canais de captação.
Além disso, através da sua atuação é possível ter acesso a dados concretos e, assim, nortear todas as ações futuras do time.
2) Estrategista de Marketing: zagueiro 🥇
Semelhante ao zagueiro, o Estrategista de Marketing ocupa uma posição defensiva, é ele quem visualiza a viabilidade e continuidade da estratégia, estruturando metas e definindo o que precisa ser melhorado.
Vale ressaltar o seu papel indispensável para “tirar as bolas perigosas”, ou seja, para “barrar” aquelas ideias que não são tão efetivas.
3) Analista de T.I: lateral 🥇
Em resumo, o Analista de TI apoia as jogadas tanto de defesa quanto de ataque e auxilia no avanço do time no campo adversário. Além disso, ele tem a responsabilidade de “fechar a lateral” para que nenhum adversário avance. Ou seja, o profissional de TI resolve problemas e auxilia ativamente na resolução final.
Além disso, ele conhece e entende o sistema integrado de informações, garantindo que os processos estejam funcionando.
4) Líder de Relacionamento: goleiro 🥇
Assim como o goleiro, o Líder de Relacionamento precisa trazer segurança à equipe.
Em resumo, o seu objetivo é evitar os gols adversários, sendo flexível e com reflexos apurados, ele é um pivô essencial para o processo de elaboração da estratégia comercial, fazendo com que o time de vendas funcione.
5) Consultor de Atendimento: atacante 🥇
O atacante assume um papel importantíssimo para a vitória, é ele quem busca possibilidades, avança e penetra na defesa adversário. Ou seja, é ele quem trabalha as dores do seu potencial aluno e incentiva-o a avançar até o final, concretizando a matrícula.
6 dicas para sair de campo com a vitória 🏆
“É tetra, é tetra!” 🤩🎙️🥳🎙️😎
Muito provavelmente, ao ler essa frase veio à sua mente a imagem do Galvão Bueno em êxtase narrando a vitória da Seleção Brasileira em 1994.
Quem viu a vitória da Seleção Brasileira sobre a Itália sabe que foi preciso muito treino e ajustes. Da mesma forma, para que o time de captação da sua instituição de ensino tenha sucesso ao entrar em campo, é preciso se atentar a práticas primordiais que irão auxiliar na vitória. Abaixo elencamos 6 delas, confira!
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Por trás da VITÓRIA tem muito TREINO
Assim como no futebol, é importante estar constantemente se exercitando e procurando as melhores práticas para colocar em ação. Afinal, um bom time é aquele que monitora seus resultados e, se preciso for, ajusta o que deve ser melhorado.
Assim, uma dica importante é verificar os pontos que demandam melhorias! Isso significa que antes de definir qualquer estratégia nova, é preciso rever e analisar as estratégias atuais. Por isso, realize um diagnóstico geral, focando em setores mais estratégicos, como o de Marketing, Relacionamento e Gestão da Permanência.
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Estudar e analisar o adversário
Uma equipe preparada sempre analisa o seu adversário antes dos jogos. Dessa forma, torna-se possível mapear as melhores jogadas e explorar os pontos fracos.
Da mesma forma, é importante que sua instituição de ensino realize essa análise. Através do Benchmarking Educacional torna-se possível perceber o que os seus concorrentes estão fazendo para alcançar melhores resultados e replicar isso à sua realidade.
Com a utilização desta ferramenta, é possível potencializar o desempenho da sua instituição de ensino, uma vez que o uso de boas práticas do mercado é intensificado.
Torna-se possível também promover e incentivar a inovação interna. Ademais, pode-se minimizar possíveis falhas e problemas em um processo contínuo, desde que seja assimilado e sincronizado na cultura da instituição de ensino.⠀
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Imagem é tudo!
Sabemos que a imagem é muito importante para um time de futebol. Atraso de pagamento, algumas derrotas consecutivas, jogadores desestimulados… tudo isso pode contribuir para uma percepção negativa pelos torcedores.
Assim, de forma semelhante, é importantíssimo que a IE também se atente à construção e manutenção de uma imagem positiva e estratégica junto aos seus leads e alunos. Para isso, é primordial colocar em prática o Branding Educacional.
Em resumo, podemos visualizá-lo como uma ferramenta capaz de evidenciar a sua instituição. Além de construir o valor da sua marca com foco em atingir suas personas, ele também é capaz de planejar o modo em que são transmitidos tais princípios.
Ao estruturar o Branding da sua IE, pense em elementos como:⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Missão;⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Visão;⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Valores;⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Identidade visual;⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Tom de voz;⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
- Tipografia.⠀
🏆 Inspire-se com o nosso conteúdo: Branding Educacional: por que gerir a marca da sua IE é tão importante?
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Conquiste a sua torcida
Nem precisamos mencionar como a torcida é fundamental para o desempenho do time em campo, não é mesmo?
Assim, quando aplicamos essa premissa no cenário de captação de alunos percebemos a importância do Marketing de Relacionamento, focado na construção e manutenção de uma conexão com seus potenciais e atuais alunos.
Ademais, por ser composto por um conjunto de estratégias desenvolvidas com o objetivo de conquistar mais alunos, ele permite construir verdadeiros embaixadores da instituição de ensino.
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A união faz a força
O segredo de um time bem sucedido é a união e a sinergia dentro e fora de campo. Por isso, nada de divisões!
Sabemos que gerir times e criar novas estratégias de obtenção de alunos não é uma tarefa fácil. É preciso estar bem alinhado e trabalhar metas para chegar ao tão sonhado GOL, isto é, a matrícula.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em resumo, o Smarketing Educacional é o marketing inteligente realizado de forma estratégica, unindo seus times de Vendas e Marketing. Através da sua utilização torna-se factível promover a sinergia entre as equipes e fazê-las trabalharem de forma conjunta.
Dessa forma, o “bastão” é passado no momento correto da equipe de Marketing para a de Vendas, eliminando, assim, as chances de perder o timing da oportunidade. Aliás, isso tudo aumenta significativamente as chances de sucesso ao final do percurso do potencial aluno pela Jornada de Compra.
Desenvolvemos um conteúdo específico que ilustra como aplicar o Smarketing Educacional na prática. Para conferi-lo, basta dar um clique na imagem abaixo e reservar o conteúdo para a sua próxima leitura! 😎
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Utilize tecnologias para melhorar o desempenho
Nossa última dica para aumentar o despenho do time de captação de alunos da sua IE, refere-se à tecnologia.
Os times que contam com tecnologias que os auxiliam em sua performance tendem a obterem os melhores resultados. Isso porque, através delas, é possível mapear as melhores táticas e seguir uma lógica estratégica de jogo.
Assim, quando trazemos isso para o cenário educacional, percebemos a importância da utilização de tecnologias para tornar todo o processo de captação e permanência de alunos o mais assertivo e eficaz possível. A adoção de um CRM educacional pode ser uma das ferramentas mais indicadas para isso.
A Plataforma Rubeus, por exemplo, configura-se como um software completo. Em suma, ela é capaz de suportar todas as necessidades das instituições, auxiliando-as a se comunicarem de forma eficiente com seus alunos. Tudo isso por meio de soluções inovadoras desenvolvidas para captação e permanência de alunos sustentável.
Você pode saber mais detalhes sobre as suas funcionalidades lendo o conteúdo abaixo!
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Considerações finais
Pronto! Finalizamos esse conteúdo. Espero que nossas dicas tenham conseguido te ajudar a montar o melhor esquema tático para o seu time!
Ótima partida! 👊👊
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Para usar como referência acadêmica
Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Veja a forma correta de referenciá-lo! 😉
- Formato ABNT:
ESTEVAM, Paloma. Time de captação de alunos: conheça o papel de cada jogador para alcançar o placar positivo. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/time-de-captacao-de-alunos/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
- Formato APA:
Rubeus. 2021, 11 fevereiro. Time de captação de alunos: conheça o papel de cada jogador para alcançar o placar positivo. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/time-de-captacao-de-alunos/