Manual infalível de como realizar pesquisa de mercado com alunos e prospects

Você sabe a importância de monitorar o mercado transformando as pesquisas que sua IE realiza ou pode realizar com o lead e aluno em ações estratégicas? Neste conteúdo vamos compartilhar com você as principais abordagens de pesquisa de mercado com  alunos e prospects para melhorar a performance da sua instituição de ensino. Por isso, leia-o até o final para conhecer um passo a passo prático para realizar pesquisas de sucesso na sua IE. 🎯

⏰ Tempo aproximado de leitura: 5 minutos

Introdução

Como bem reconheceu Philip Kotler: “A pesquisa é o ponto inicial para o marketing. Sem ela, uma empresa entra em um mercado às cegas”.

Várias empresas também reconhecem a necessidade de levantar informações sobre seus clientes e possíveis clientes, e isso não pode ser diferente nas instituições de ensino.

🔍 Monitorando o mercado e os clientes as IEs podem avaliar o desempenho de marketing, identificar oportunidades e desafios do mercado, além de gerar, aperfeiçoar e avaliar ações mais assertivas de marketing educacional.

Achando muito complicado? Calma, a gente te mostra que, através de ações simples, você e a sua equipe podem realizar pesquisas de sucesso e utilizá-las para gerar melhores resultados para a captação de alunos! 💪

Boa leitura e ótimos insights!

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🤔 Por que fazer pesquisa de marketing nas instituições de ensino?

A resposta é simples: para manter o foco no mercado. E isso se traduz em:

✅ Viu só como realizar uma pesquisa de mercado com alunos e prospects trás grandes benefícios? 

🎯 Pesquisas primárias e secundárias

Em resumo, as pesquisas podem ser primárias e secundárias. Isto é:

  • Primárias: realizadas pela IE com públicos selecionados;
  • Secundárias: pesquisas com dados já existentes no mercado. 

Ademais, listei a seguir algumas dicas que você e a sua equipe devem se atentar ao colocar em prática qualquer um desses tipos de pesquisas, veja só:

👀 Esteja atento ao ambiente de marketing da sua IE. Ou seja, você deve estar atento a qualquer mudança no macro e microambiente que poderão impactar sua IE, tais como, mudanças no cenário político-legal, econômico, demográfico, social, tecnológico e até mesmo natural. Ademais, atente-se também aos movimentos da concorrência. Um concorrente do passado pode não ser o seu concorrente direto atualmente, e novos concorrentes podem surgir na sua praça.

📝 Monitore dados do mercado como, por exemplo, dados do CENSO, de organizações públicas e pesquisas do segmento realizadas por institutos e empresas privadas.

✍️ Realize pesquisas com os leads enquanto ele ainda não está apto para iniciar os estudos na sua IE e quando estiver em busca de informações sobre o curso e instituição de ensino. Por exemplo, faça pesquisa de interesse pela sua IE e entenda seus pontos fortes e fracos e use essas informações a seu favor.

👨‍💻 Com os alunos inscritos ou que visitaram a sua IE, levante informações sobre o que ele está buscando e o que é fator determinante para que ele escolha alguma instituição.

Com os alunos, realize pesquisas de satisfação para fortalecer o relacionamento e atacar pontos fracos e problemas relacionados ao atendimento, por exemplo. Além disso, use um bom software de levantamento e gestão destas informações para favorecer a retenção dos seus alunos (🚀 Contar com um CRM educacional pode te ajudar e muito nessa tarefa!).

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🌟 Quer fazer pesquisa de sucesso na sua IE? Então, siga esse passo a passo!

1) Defina o problema da pesquisa

Em resumo, esse é o momento destinado a definir o problema de pesquisa e seus desdobramentos em objetivos de levantamento de informações. Ou seja, o que você quer saber?

Você pode estar interessado em saber quem é o lead da IE ou de um curso específico. Também pode querer entender quem participa da decisão do lead pela sua IE. O seu intuito pode ser ainda entender porque sua IE não está alcançando as metas definidas.

A dica aqui é ser claro e objetivo! 🎯

2) Pesquisa de mercado com alunos e prospects: Escolha o método

Para escolher o método você precisa entender quem será o público-alvo da pesquisa. Em suma, o método de coleta e análise também vai variar conforme o problema da pesquisa e os objetivos definidos na etapa anterior.

Além disso, você pode ainda usar triangulação de dados, que é a utilização de diferentes métodos de pesquisa, como análises qualitativas e quantitativas, para o estudo de um mesmo fenômeno, além de envolver análises primárias e secundárias.

Ademais, ao definir o universo da pesquisa, faça o cálculo de amostra mínima, defina as técnicas e estratégias de coletas de dados, o cronograma, entre outras ações relevantes para a pesquisa que será realizada.

3) Pesquisa de mercado com alunos e prospects: Realize uma boa coleta

Realize a coleta dos dados conforme determinado no planejamento da pesquisa, ou seja, coleta com dados primários e/ou secundários (desk research).

Aliás, um exemplo de técnica de coleta primária pode ser entrevista, questionário ou grupo focal. As estratégias de coletas podem ser presencial, on-line ou por telefone, por exemplo.

Nesta etapa de coleta atente-se para relatar exatamente o que foi informado pelo respondente para não enviesar a pesquisa, e tenha foco no público selecionado.

Atingir a amostra é um dos objetivos desta etapa, para isso defina formas diversificadas para alcançar o público.

4) Pesquisa de mercado com alunos e prospects: Analise os dados

Analise os dados, tabulando e consolidando as informações com o uso ou não de excel e/ou softwares de análise de pesquisa, como o R, SPSS, Atlas T.I, ou outros.

Assim, conclua o relatório verificando se o problema foi devidamente respondido pela pesquisa e se foram alcançados os objetivos propostos.

Por fim, registre as informações na sua solução de relacionamento interna, como no seu CRM, e use estas informações para alcançar os objetivos de marketing e de vendas. 💪

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Considerações finais

Espero que você tenha gostado das nossas dicas de como realizar pesquisa de mercado com alunos e prospects de forma inteligente! Agora, você pode compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e na mesma direção. 

Além disso, saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua IE. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos!

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Além disso, saiba que a Rubeus está comprometida com o sucesso da sua IE. Afinal, somos o primeiro CRM educacional feito sob medida para as necessidades das instituições de ensino

Atuando sob as frentes de Marketing Educacional, Captação e Gestão da Permanência, já transformamos os resultados de centenas de instituições em todo o país. 

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Sucesso! 😃

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Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 

– Formato ABNT:

MAXIMO, Aryane. Manual infalível de como realizar pesquisa de mercado com alunos e prospects. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/pesquisa-de-mercado-com-alunos-e-prospects/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. 2022, 3 de junho. Manual infalível de como realizar pesquisa de mercado com alunos e prospects. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/pesquisa-de-mercado-com-alunos-e-prospects/