O Censo Escolar configura-se como a principal ferramenta para coleta de informações referentes à educação básica, consolidando-se como uma das pesquisas estatísticas educacionais mais importantes no país. Neste blog post, elencamos informações essenciais para você, tais como: o que é Censo Escolar, sua finalidade, suas etapas e como ele pode impactar a sua instituição de ensino. Confira!

Quer conhecer informações importantes sobre o principal Censo de Educação Básica do país? Então a dica é ler esse blog post até o final. Além disso, fique atento(a), pois elencamos convites especiais para você ao longo de todo o conteúdo. Boa leitura!

Introdução

Você já se perguntou quantas escolas existem no Brasil? Ou qual o nível de desempenho de cada uma delas? Ou ainda como utilizar o desempenho da sua escola a favor da sua captação de alunos? Essas são algumas das perguntas esclarecidas pelo Censo Escolar. 

De forma simples, ele serve para proporcionar um panorama geral e específico ao mesmo tempo, das escolas no país. Isso significa que esse diagnóstico pode ser útil tanto para as escolas, quanto para os alunos e seus pais e/ou responsáveis. 

Neste contexto, o Censo de Educação Básica é um importante instrumento. Isso porque, por meio dele, é possível obter um panorama estratégico da situação educacional do país.

Ainda não sabe o que é Censo Escolar ou possui alguma dúvidas? A gente esclarece para você, vem ver:

O que é Censo Escolar?

De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira):

“O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. É coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.”

A data de referência para as escolas informarem os dados educacionais ao Censo Escolar acontece anualmente, mais especificamente toda última quarta-feira do mês de maio, em conformidade com as diretrizes previstas  na Portaria MEC nº 264/07

Ilustração

A pesquisa estatística engloba os distintos estágios e modalidades da Educação Básica e profissional, tais como:

  • Ensino regular (educação infantil, ensino fundamental e médio);
  • Educação especial – modalidade substitutiva;
  • Educação de Jovens e Adultos (EJA);
  • Educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).

Qual a finalidade do Censo Escolar?

Resumidamente, o Censo Escolar possui como objetivo a identificação do quadro da educação no país mediante a coleta de informações junto às escolas. 

Ao final da coleta de dados, pode-se ter uma visão e compreender a situação educacional do país, das unidades federativas, dos municípios e do Distrito Federal, bem como das escolas. E a partir disso, pode-se verificar questões importantes como a efetividade das políticas públicas, por exemplo. 

De acordo com o Inep:

“A compreensão da situação educacional ocorre por intermédio de um conjunto amplo de indicadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros, que servem de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE), que podem ser acompanhadas no Observatório do PNE. Todos esses indicadores são calculados com base nos dados do Censo Escolar.”

A seguir, veremos como funciona o Censo Escolar na prática, mas antes eu tenho um convite para você!

Um convite especial para você!

Como vimos, as mudanças no cenário educacional ocorrerem rapidamente. Por isso, nada melhor do que saber delas com prioridade! 

Se você deseja receber notícias relevantes do cenário educacional, mensalmente diretamente no seu e-mail, clique na imagem abaixo e entre para o nosso Boletim Informativo!

Como é realizado o Censo Escolar? 

No que tange a coleta de dados das escolas ela possui caráter declaratório e é dividida em duas etapas. 

Vale ressaltar que as informações são declaradas pelas escolas através do Sistema Educacenso.

1ª etapa: Matrícula Inicial

Neste momento, acontece a coleta de informações referente à questões como: locais de ensino, docentes, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula. 

2ª etapa: Informações sobre a Situação do Aluno

Aqui, a escola deve fornecer insumos que exponham o rendimento e movimento (transferências/evasão) escolar dos alunos ao final do ano letivo.

Ilustração

Deveres e responsabilidades das escolas

Já que o nosso assunto é o que é Censo Escolar, não podemos deixar de mencionar as responsabilidades encarregadas às escolas. De acordo com o Inep:

“Com relação às responsabilidades das escolas relativas aos procedimentos de preenchimento do Censo Escolar, é importante enfatizar que os dados declarados pelas unidades escolares devem ter como base os registros administrativos e acadêmicos de cada escola (ficha de matrícula, diário de classe, livro de frequência, histórico escolar, sistemas eletrônicos de acompanhamento, diário do professor, regimento escolar, projeto político-pedagógico, documentos de modulação de professores e de enturmação, dentre outros). Essa exigência é fundamental para a garantia da fidedignidade dos dados declarados.”

Acesso aos resultados

A divulgação dos resultados ocorre por meio do Diário Oficial da União (DOU). Os resumos e notas são disponibilizados em uma seção específica no site do Inep.

  • Resultados Censo Escolar 2020

A Portaria 1.081/2020, publicada no dia 31 de dezembro pelo Ministério da Educação no Diário Oficial da União, traz os resultados finais do Censo Escolar da Educação Básica 2020.

Para conferir os resultados na íntegra, basta clicar AQUI!

Calendário Censo Escolar 2021

De acordo com a Portaria 357/2020 do Inep, a disponibilização do módulo Situação do Aluno para conferências e retificações ocorre entre os dias 22/04/2021 e 07/05/2021. 

Você pode conferir todas as datas, clicando AQUI!

Impacto da pandemia no Brasil 

Vale ressaltar que, devido ao momento inédito enfrentado pelas instituições de ensino, essa edição traz a incorporação, no Sistema Educacenso, de um questionário eletrônico que deve ser preenchido pelos gestores das escolas públicas e privadas.

Resumidamente, ele objetiva coletar insumos referentes à suspensão das aulas presenciais ao longo do ano letivo de 2020. Esses insumos, posteriormente, serão utilizados para a compreensão do cenário da educação básica do país neste momento tão atípico. 

Ilustração

A importância do censo escolar 

O Censo Escolar possibilita a análise do cenário como um todo. Com ele, é importante ponderar sobre questões como:

  • Qual o cenário em que minha escola está inserida?
  • Os índices de captação e permanência de alunos estão apresentando resultados satisfatórios ao longo dos anos? 
  • Quais são os pontos onde minha escola está deixando a desejar? 
  • Os níveis de evasão de alunos estão em uma crescente?
  • O que pode ser realizado para melhorar o desempenho na captação? 
  • Qual a situação atual dos meus concorrentes? As estratégias adotadas estão apresentando resultados satisfatórios?  

Após responder essas questões será possível obter uma visão sistêmica dos seus processos educacionais. Ou seja, um panorama do que precisa ser melhorado, bem como os que podem ser potencializados.  

E aí, gostou?

Espero que nosso material sobre o que é Censo Escolar tenha sido útil! Caso você queira enriquecer ainda mais a sua experiência, tenho uma sugestão de material complementar para você! Estou falando do blog post com dicas de Marketing Digital para escolas. 

Clique na imagem abaixo e comece hoje mesmo a arrasar na geração de leads!

De 0 a 10, quando o assunto é Censo Escolar, quanto você descobriu coisas novas com o nosso conteúdo? Conte-nos sua experiência!

Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.