Estratégias off-line para captar alunos para escolas e faculdades

Atuar no off-line é tão importante quanto estar no virtual. Então, vamos dar uma olhada em 11 estratégias off-line para captar alunos e como integrá-las à sua estratégia de marketing atual. 📌🔍

Leitura: 4 minutos

Introdução

É muito comum quando pensamos em marketing, logo vir à mente estratégias digitais. Afinal, atualmente, o ambiente virtual já faz parte da vida das pessoas. Entretanto, ignorar ou negligenciar estratégias para captação off-line pode ser um grande erro. 

De acordo com dados do Google, cerca de 80% dos compradores vão à loja quando precisam ou desejam imediatamente um item. Além disso, 61% dos compradores revelam preferência por marcas que possuam uma localização física, em comparação com aquelas que estão apenas on-line.

💡 Esses números ilustram bem a importância de atuar em ações físicas, unindo o off-line e o on-line para oferecer uma experiência multifacetada e completa. 

💡Neste conteúdo, vamos compartilhar 11 estratégias off-line para captar alunos para escolas e faculdades. O nosso objetivo é te ajudar a captar nas duas frentes: off e on-line. Boa leitura e ótimos insights!

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A importância das ações off-line para captar alunos

Às vezes tendemos a achar que apenas ações virtuais são válidas, mas, na verdade, as ações presenciais também são muito estratégicas, pois permitem o que o brasileiro mais ama: o contato humano!

Então, é importante que você entenda que os seus resultados de captação de alunos podem ser potencializados ao unir as estratégias de marketing on e off-line, e é isso que o Marketing de Guerrilha propõe.

💡 Em resumo, o Marketing de Guerrilha pode ser entendido como uma tática de marketing que possibilita, através de um baixo custo, gerar um alto impacto. Normalmente, esse tipo de Marketing tem mais a ver com o potencial criativo da equipe da sua instituição do que com os recursos financeiros destinados a ele.

Muitas vezes as campanhas deste tipo de marketing são realizadas em lugares de grande circulação de pessoas. Escolas, praças, empresas parceiras e shopping centers são bons exemplos. 

📴 O MARKETING OFF-LINE:

Em síntese, o marketing off-line é toda prática de publicidade ou promoção que utiliza a mídia off-line tradicional, atuando em canais como televisão, rádio, outdoors, panfletos e eventos presenciais. 

Vale destacar que essa estratégia é utilizada pelas instituições de ensino que desejam captar mais alunos de forma ágil e impactante. E, assim, promover sua marca como um todo ou os cursos ofertados. 

É importante estar consciente das estratégias e ações praticadas. Ou seja, aperfeiçoá-las constantemente. Isso porque neste tipo de marketing as ações devem ser baseadas em algo inusitado, chamativo e interessante.

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🛠️ Táticas de marketing para você realizar presencialmente

Se você está procurando iniciativas de marketing tradicionais inovadoras e até mesmo testadas e comprovadas, aqui estão 11 das melhores ideias de estratégias off-line para captar alunos:

1) Roda de profissões 👩‍🏫

Promover uma roda de profissões próximo ao período de realização do vestibular tende a atrair um número expressivo de interessados e curiosos. 

Além disso, esse é um ótimo momento para promover o corpo a corpo com leads, sanando dúvidas e os encorajando a seguir seus sonhos e realizar a inscrição no curso que deseja. 

2) Estratégias off-line para captar alunos: Cartões de visita 💌

Apesar de ser considerado um recurso “antigo”, investir em cartões de visita ainda é uma forma inteligente de divulgar a sua instituição de ensino. 

O segredo é disponibilizá-lo de forma inteligente, ou seja, identificar para quem ele será relevante: as suas personas.

Além disso, é muito importante apostar em um visual inovador e que esteja em conformidade com a identidade de marca da sua instituição.

3) Participação e apoio/patrocínio em eventos 👥

A participação e/ou patrocínio em eventos culturais, shows e festas tradicionais da cidade ou região pode ser muito estratégico

Ações em shopping centers ou praças públicas com atividades que envolvam a participação do público alvo podem ser ótimas oportunidades para promover a instituição em nível local.

4) Estratégias off-line para captar alunos: Ofereça wi-fi gratuito 📶

Nos eventos em que sua IE promover ou participar, ofereça acesso a wi-fi instantâneo por meio do login. Solicite o e-mail deles em troca. Assim, você terá acesso às informações e poderá inseri-los na base de contatos para um posterior contato de nutrição.

5) Panfletos 🗞️

Outra maneira de transmitir a mensagem da sua marca ao seu mercado-alvo é distribuir material de marketing impresso. 

A impressão de panfletos pode parecer uma tática antiga, mas isso não significa que não obtenha resultados, especialmente se você estiver indo para uma feira ou tentando obter alguma visibilidade em sua área local.

6) Estratégias off-line para captar alunos: Palestras abertas ao público 🎯

Promover palestras abertas ao público é uma ótima forma de atrair interessados. Você pode trabalhar temas relevantes para os leads, seja sobre uma área específica ou sobre o mercado de trabalho em geral, por exemplo. 

Quando os interessados estiverem presentes, você pode solicitar o nome e o e-mail deles para fornecer o certificado. Assim, será possível inseri-los em sua base de dados e fomentar o desejo de compra.
Além disso, há outras atividades além de palestras que podem ser exploradas por sua instituição de ensino. Você pode organizar corridas ou campeonatos que envolvam toda comunidade e/ ou apenas os universitários da região.

7) Anúncios em mídias locais 📻

O rádio ainda é muito aderente. E, por isso, anunciar nesse meio de comunicação é eficaz.

Sendo assim, considere a possibilidade de anunciar em estações de rádio locais, isso ajudará na divulgação da instituição, na construção de relacionamentos e na conexão com alunos em potencial.
Ademais, outra estratégia off-line para captar interessados são os outdoors, que são pontos fixos em lugares estratégicos de grande visibilidade.

🎤  FALE EM EVENTOS:

Semelhante à realização de eventos, a participação como palestrante em  eventos pode dar credibilidade à instituição de ensino e permitir a conexão com alunos em potencial.

8) Estratégias off-line para captar alunos: Chamadas frias 📞

As chamadas frias são uma técnica realizada por meio de ligações telefônicas para potenciais alunos que ainda não tiveram contato direto com sua instituição.

As ligações telefônicas são mais pessoais do que os e-mails, mas às vezes pode ser considerada uma técnica muito invasiva. Entretanto, esse problema pode ser minimizado se o time de captação tiver consciência da importância em gerar valor para a pessoa que está do outro lado

Assim que os membros da sua equipe perceberem isso será possível quebrar as resistências das pessoas fazendo com que os leads atribuam valor à ligação. Contar com uma eficiente prospecção de alunos por telefone pode ser a chave para a sua IE captar mais. 

Mas, como elaborar um bom script para vendas de cursos por telefone? É o que te explicamos neste conteúdo:

Prospecção de alunos por telefone - Rubeus
Blog post Rubeus: Prospecção de alunos por telefone

9) Estratégias off-line para captar alunos: Parcerias com empresas 🤝

A parceria com empresas locais pode ser uma ótima forma de adquirir leads. Você pode apostar na parceria com clubes, associações e sindicatos, por exemplo.

Para realizar a divulgação, você pode reservar um espaço no mural, criar posts nas redes sociais, enviar e-mails para divulgar as oportunidades etc.

10) Brindes 🎁

Todo mundo gosta de ganhar um mimo, né? Então, por que não investir em brindes? Essa é uma ótima forma de ser marcante e construir uma experiência positiva junto aos potenciais alunos. 

Vai participar de algum evento? Promover alguma palestra? Leve um brinde para os participantes. Mas, lembre-se: seja criativo!

11) Estratégias off-line para captar alunos: Cupons de desconto 🎟️

Quem dispensa um cupom de desconto? A maioria das pessoas esperam e procuram por condições especiais relacionadas a este gatilho mental para efetivarem a compra.

Então, que tal fornecer cupons de desconto para quem ouvir o anúncio na rádio ou para leads vindos de empresas parceiras?

Ademais, sua instituição também pode explorar a abordagem de descontos sazonais, que são aqueles em torno de uma data ou evento específico. Isso inclui descontos e promoções que ocorrem durante datas como o Natal ou a Black Friday

📢 Já parou para pensar em quantas pessoas aguardam essas datas para efetivar as suas decisões de compra? Só as datas em si, muitas vezes, já servem de gatilho para o consumidor, o deixando mais “predisposto” a comprar.

Modelos de e-mail marketing - rubeus
Material Rubeus: 100% gratuito

✅ Boas práticas na hora de captar presencialmente

Na captação off-line é muito importante estar atento a alguns pontos, veja só:

Pratique o Rapport

Uma técnica poderosa para estabelecer afinidade com os seus potenciais alunos é o Rapport (em português, “trazer de volta”).

Basicamente, esse conceito, oriundo da psicologia, tem como principal objetivo criar sintonia e afinidade em cada contato que a sua instituição estabelece com o potencial aluno ao longo do processo de engajamento das vendas, impactando diretamente em suas taxas de conversão e no relacionamento one to one.

Através dessa técnica, torna-se possível conquistar a confiança do lead por meio de padrões similares, de modo que ele sinta-se “familiarizado” e “bem acolhido”. É como se fosse um “espelho”.

O representante da IE faz uso  de sinais emitidos pelo interessado – seja em palavras e/ou gestos – para despertar o sentimento de proximidade e tornar a venda mais fácil. Por exemplo, o interessado utiliza muito as mãos para se expressar, então, o consultor deve utilizar desse mesmo recurso como forma de despertar o sentimento de familiaridade.

Apele para os sentidos 

O corpo a corpo permite que o potencial aluno toque, sinta, veja e vivencie a experiência na prática. Por isso, invista em cheiros, materiais, banners, lousas interativas, experiências simuladas… enfim, as possibilidades são variadas!

Importe os leads conquistados em ações off-line para o seu CRM

Aqui está uma dica muito importante! Muitas instituições de ensino realizam ações offline, conseguem listas de contatos, mas pecam na hora de passá-las para o CRM. Resultado? Os contatos ficam estagnados e, em muitos casos, são perdidos. 😮😵‍💫

Por isso, a dica é: uma vez de posse dos contatos, sempre importe-os para o CRM da sua instituição, assim, você garantirá que eles sejam trabalhados por meio de uma régua de relacionamento inteligente e focada em conversão.

Posteriormente, você pode apostar no agendamento de visitas. Ou seja, oferecer a possibilidade do lead ir presencialmente a sua instituição de ensino e conhecê-la de perto! Deixando tudo organizado e centralizado ao utilizar o agendamento de visitas on-line.

🔗 Ainda não conhece essa solução?

Clique neste link e saiba mais: https://rubeus.com.br/solucoes/agendamento-de-visitas/

Materiais Rubeus | Estratégias off-line para captar alunos para escolas e faculdades
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📢 Bônus: Como criar um marketing impactante e chamativo

As estratégias de marketing tradicional da sua instituição de ensino têm gerado poucos resultados efetivos em sua captação de alunos? Apesar dos altos investimentos em campanhas de marketing a sua conversão através desta prática apresenta uma queda preocupante? 🤔

Se sim, que tal aliar aos esforços de marketing já praticados a um tipo de Marketing que promete fazer mais com menos? O Marketing de Guerrilha para instituições de ensino.

No conteúdo abaixo te damos várias dicas de como fazer isso, não deixe de conferir!

Marketing de Guerrilha para instituições de ensino  - Estratégias off-line para captar alunos para escolas e faculdades - RUBEUS
Blog post Rubeus: Marketing de Guerrilha para instituições de ensino

Considerações finais

👊👊 Pronto! Finalizamos esse conteúdo. Espero que sua cabeça esteja “fervilhando” de novas ideias!

Agora, que tal salvar esse link em sua barra de favoritos e também compartilhá-lo com alguém da sua equipe que vai te ajudar a colocar a mão na massa?

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Até a próxima! 🚀

Para usar como referência acadêmica

Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 

📌 Formato ABNT:

VIEIRA, Bráulio. Estratégias off- line para captar alunos para escolas e faculdades. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/estrategias-off-line-para-captar-alunos/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

📌 Formato APA:

Rubeus. 2022, 12 de setembro. Estratégias off- line para captar alunos para escolas e faculdades. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/estrategias-off-line-para-captar-alunos/