Pare de fazer eventos só pra “marcar presença”. Descubra como transformar seus eventos para captação de alunos em um gerador real de matrículas!
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Introdução
É muito comum quando pensamos em marketing logo vir à mente estratégias digitais. Afinal, atualmente, o ambiente virtual já faz parte da vida das pessoas. Entretanto, ignorar ou negligenciar estratégias para captação off-line pode ser um grande erro.
Se você ainda está apostando todas as fichas no digital para atrair novos alunos, é hora de repensar sua estratégia de captação. Enquanto anúncios on-line disputam a atenção de um público, apostar em eventos para captação de alunos é uma poderosa alternativa para gerar conexão real e conversões.
Hoje vamos falar exatamente sobre isso: eventos para captação de alunos. Mais do que encontros pontuais, eles são uma oportunidade de criar experiências presenciais que encantam, engajam e… matriculam!

Off-line também vende: Use isso a seu favor
Você ainda acha que só o digital importa na hora de captar alunos? Então tá na hora de rever essa ideia.
A verdade é que, por mais que vivamos conectados, nada substitui o olho no olho, o aperto de mão, a presença física. E é exatamente por isso que as ações off-line continuam sendo um trunfo poderoso — especialmente quando bem combinadas com estratégias on-line.
1. Abra as portas da sua instituição: convide para vivenciar a experiência
Quer uma maneira simples e eficiente de começar? Promova eventos educacionais que convertem. Um simples Dia de Portas Abertas, por exemplo, pode gerar resultados impressionantes.
Ações que funcionam:
- Aulas experimentais que mostrem a metodologia da instituição.
- Visitas monitoradas com tour pelo campus, salas e laboratórios.
- Encontros com professores e coordenadores para tirar dúvidas.
👉 Dica prática: Personalize o convite! Envie mensagens personalizadas para os leads que já demonstraram interesse.
2. Leve sua instituição até onde os alunos estão
Sua escola ou faculdade não precisa esperar os interessados virem até você. Uma das estratégias de marketing educacional off-line mais efetivas é marcar presença onde seu público está.
Exemplos de ações presenciais que geram resultado:
- Participação em feiras de educação e eventos comunitários.
- Realização de palestras em escolas parceiras.
- Montagem de stands em locais estratégicos da cidade.
👉 Dica prática: Leve tablets para cadastro rápido de leads e distribua materiais com QR Codes direcionando para uma página de inscrição.
3. Crie eventos temáticos com foco nas aspirações dos alunos
Fuja do óbvio. Invista em campanhas de matrícula com eventos que mexem com o emocional e o racional do futuro aluno.
Exemplos de eventos escolares para atrair estudantes:
- Feiras de profissões com participação de ex-alunos bem-sucedidos.
- Workshops de carreira abordando as oportunidades de mercado.
- Bate-papos com professores e profissionais da área.
👉 Dica prática: Aproveite esses momentos para mapear o interesse de cada participante. Pergunte: Qual curso te interessa? Quando pretende iniciar? Assim, você já alimenta seu CRM com dados valiosos.

4. Proporcione experiências sensoriais que marquem
Eventos que despertam os sentidos criam memórias afetivas. E memória afetiva vende.
Ideias simples e eficazes:
- Montagem de espaços instagramáveis.
- Música ao vivo ou DJs durante o evento.
- Degustação de um coffee break temático.
- Oficinas práticas e demonstrações de aula.
👉 Dica prática: Aproveite cada detalhe para gerar conteúdo nas suas redes sociais. Isso amplia o alcance e ainda reforça o posicionamento da sua marca.
5. Crie senso de exclusividade: menos é mais
Nada chama mais atenção do que aquilo que é limitado. Criar ações presenciais com vagas exclusivas é um gatilho poderoso.
Exemplos:
- Eventos VIP para pré-matrícula com condições especiais.
- Mentorias individuais ou em grupo com coordenadores de curso.
- Sessões de orientação profissional só para convidados.
👉 Dica prática: Limite o número de vagas e divulgue isso nas redes e nos convites. O famoso “últimas vagas” realmente funciona.
Exemplos de eventos para captação de alunos
1 – Roda de profissões
Promover uma roda de profissões próximo ao período de realização do vestibular tende a atrair um número expressivo de interessados e curiosos.
Além disso, esse é um ótimo momento para promover o corpo a corpo com leads, sanando dúvidas e os encorajando a seguir seus sonhos e realizar a inscrição no curso que deseja.
2 – Ações em escolas e cursinhos
Leve sua marca para onde os futuros alunos já estão. Faça parcerias com escolas e cursinhos para realizar:
- Palestras e oficinas gratuitas.
- Simulados presenciais.
- Distribuição de brindes úteis (blocos, canetas, ecobags).
Dica: leve um QR Code para inscrição direta com bolsa, bônus ou condição especial.
3 – Eventos próprios da instituição
Organize eventos abertos ao público:
- Dias de visita guiada ao campus.
- Aulas-show com professores.
- Pockets de experiências práticas dos cursos.
A ideia é: encantar antes mesmo da matrícula.
4 – Cartões de visita
Apesar de ser considerado um recurso “antigo”, investir em cartões de visita ainda é uma forma inteligente de divulgar a sua instituição de ensino. O segredo é disponibilizá-lo de forma inteligente, ou seja, identificar para quem ele será relevante: as suas personas.
Além disso, é muito importante apostar em um visual inovador e que esteja em conformidade com a identidade de marca da sua instituição.
5 – Blitz criativas e itinerantes
Monte uma equipe para realizar blitz em pontos estratégicos com:
- Abordagem leve e bem-humorada.
- Entrega de materiais promocionais.
- Interações com desafios e brindes instantâneos.
Pode investir até um mascote da instituição circulando pelo shopping ou centro da cidade!
6 – Participação e apoio/patrocínio em eventos
A participação e/ou patrocínio em eventos culturais, shows e festas tradicionais da cidade ou região pode ser muito estratégico.
Participe de feiras de carreira, eventos comunitários, exposições e festivais da cidade com:
- Estande interativo.
- Materiais impressos estratégicos.
- Sorteios e ações gamificadas.
Seja visto onde seu público se diverte.
7- Ofereça wi-fi gratuito 📶
Nos eventos em que sua instituição de ensino promover ou participar, ofereça acesso a wi-fi instantâneo por meio do login. Solicite o e-mail deles em troca. Assim, você terá acesso às informações e poderá inseri-los na base de contatos para um posterior contato de nutrição.
8 – Ações em empresas parceiras
Leve oportunidades para colaboradores de empresas próximas:
- Bolsas corporativas.
- Mini talks dentro das empresas.
- Espaço fixo ou itinerante para atendimento exclusivo.
Captação + fortalecimento de marca na comunidade = resultado.
9 – Marketing de Guerrilha
Faça ações inesperadas que gerem surpresa e viralização local, como:
- Flash mobs.
- Intervenções artísticas.
- Cenografias ou instalações temáticas.
Nada mais forte que alguém de confiança falando sobre a experiência.
10 – Anúncios em mídias locais
O rádio ainda é muito aderente. E, por isso, anunciar nesse meio de comunicação é eficaz. Sendo assim, considere a possibilidade de anunciar em estações de rádio locais, isso ajudará na divulgação da instituição, na construção de relacionamentos e na conexão com alunos em potencial.
Ademais, outra estratégia off-line para captar interessados são os outdoors, que são pontos fixos em lugares estratégicos de grande visibilidade.
Use um bom CRM para potencializar seus eventos educacionais
Planejar e executar um evento incrível é só metade do caminho. Se você realmente quer transformar suas ações presenciais em um motor de captação, a gestão dos leads gerados no evento precisa ser estratégica.
É aqui que entra o papel de um bom CRM educacional. Com ele, sua instituição consegue:
- Organizar todos os contatos captados de forma centralizada.
- Segmentar os leads por curso de interesse, canal de origem ou nível de engajamento.
- Automatizar o envio de comunicações personalizadas no pós-evento.
- Monitorar a evolução de cada lead até a matrícula.
👉 Quer entender melhor como um CRM pode transformar seus eventos em resultados concretos de captação? Confira o conteúdo completo:

Conclusão: Sua próxima matrícula pode estar a um evento de distância
Eventos para captação de alunos são muito mais do que uma ação isolada. Eles são uma peça essencial dentro de qualquer estratégia de marketing educacional off-line bem-sucedida. Quando bem planejados, com foco na experiência e no relacionamento, transformam visitantes em alunos.
Se a sua instituição ainda não está aproveitando esse potencial, o momento de começar é agora.
A virada de chave está na estratégia
Capte mais alunos, com menos esforço e mais previsibilidade. Conheça o CRM educacional que integra de ponta a ponta o seu processo de captação.

Com tecnologia, automação e foco em produtividade, você ganha controle e escala na conversão de leads em matrículas.
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Para usar como referência acadêmica
Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo!
📌 Formato ABNT:
VIEIRA, Bráulio. Transforme eventos em matrículas: Descubra como criar ações que realmente captam alunos. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/eventos-para-captacao-de-alunos/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
📌 Formato APA:
Rubeus. 2022, 12 de setembro. Transforme eventos em matrículas: Descubra como criar ações que realmente captam alunos. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/eventos-para-captacao-de-alunos/