Uma boa divulgação é capaz de gerar mais oportunidades de venda e, portanto, impactar diretamente os resultados. Neste conteúdo vamos compartilhar com você, dicas de como divulgar um curso de forma inteligente e direcionada e, assim, aumentar as matrículas da sua instituição de ensino. Confira! 🎯
⏰ Tempo aproximado de leitura: 6 minutos
Introdução
🤔 Você já parou para pensar na importância de elaborar boas estratégias de divulgação dos cursos da sua instituição?
Em síntese, a divulgação é a forma mais inteligente e estratégica de dar visibilidade ao curso e à instituição de ensino como um todo. Sendo assim, ela é capaz de influenciar significativamente os seus resultados de captação de alunos.
Ademais, com a divulgação certa, os esforços de captação podem ser otimizados, afinal, quando a divulgação é realizada de forma correta e bem direcionada, a tendência é que a informação seja disseminada de maneira mais abrangente e “natural” entre os leads.
Já pensou sobre isso, mas não sabe por onde começar? 😥
Neste conteúdo vamos compartilhar com você e a sua equipe dicas de como divulgar um curso de forma consistente. O nosso objetivo é te ajudar a gerar melhores resultados para a sua captação de alunos! 💪
Boa leitura e ótimos insights!
🚀 Manual com 7 dicas de como divulgar um curso e gerar mais oportunidades de venda
1) Faça uma pesquisa de marketing e conheça o mercado e os clientes 👀
Em resumo, uma pesquisa de marketing consiste na coleta de dados e informações sobre um mercado em específico com o objetivo de identificar tendências, influências, comportamento de consumo, entre outros, e a partir disso tomar as melhores decisões para venda.
Ao realizar uma pesquisa de marketing fica mais fácil identificar a melhor forma de divulgar o seu curso. Ou seja, você saberá em qual direção seguir. Por exemplo, em sua pesquisa de marketing você descobriu que o seu público é muito receptivo a vídeos. Perfeito! Você já sabe qual a melhor estratégia para divulgar o seu curso!
🤔 Mas, por que fazer pesquisa de mercado?
Existem diversos motivos que justificam a realização desse tipo de pesquisa, dentre eles estão:
- Monitorar tendências;
- Conhecer melhor a sua persona;
- Saber quais são os influenciadores chaves de seus alunos;
- Monitorar concorrentes;
- Entender o relacionamento com leads, alunos e influenciadores;
- Melhorar o desempenho.
🤔 Quais tendências monitorar?
- Sua IE é falada no mercado?
- Como a comunidade te enxerga no mercado?
- Monitore o Google: menções e buscas;
- Político-legal;
- Econômico;
- Demográfico;
- Social;
- Tecnológico.
🔍 Aprenda com o seu concorrente:
- O que eles fazem para alcançar o público;
- Como eles se comunicam;
- Como está a performance deles no CENSO (CenSup e Censo Escolar)
- Quais são as estratégias de captação de leads e ações comerciais utilizadas.
🔍 Monitore os seus dados internos:
- Organize os seus dados em um BI, CRM e sistemas de inteligência de marketing;
- Monitore os KPIs;
- Compare com as métricas de mercado;
- Avalie os resultados do CENSO em comparação com a concorrência.
📝 Vou deixar aqui um de nossos webinars sobre o tema! Nele, abordamos mais sobre a importância e como realizar uma pesquisa de marketing. Clique na imagem abaixo e não deixe de conferir!
2) Como divulgar um curso: Invista na união perfeita entre site e blog 🧲
O blog é uma poderosa ferramenta capaz de potencializar as estratégias de divulgação. Ele aumenta as chances da sua IE obter bons resultados (mesmo fora dos períodos de processos seletivos). O que acontece é que ambos, site e blog, devem ser utilizados por sua instituição de ensino.
A dinâmica é: o blog atua como uma forma de “educar” e nutrir o lead, de prepará-lo, fazê-lo notar que precisa da sua instituição de ensino. Por isso, é interessante trabalhar a produção de conteúdos. Você pode fazer isso por meio de Marketing de Conteúdo, abordando temas como “As profissões do futuro” e aí, linkar com os cursos disponibilizados pela sua instituição de ensino.
Já o website trabalha uma abordagem mais comercial para quando o lead já estiver mais decidido sobre sua decisão de compra. Justamente por isso, o site deve possuir páginas de vendas específicas de cada curso, bem como CTAs de “Inscreva-se” e “Fale com um consultor”.
Em resumo, você “evolui” o lead, nutrindo-o com conteúdos específicos que atendam as suas dores, do blog para o site.
📝 Listei alguns links para você acessar conteúdos complementares que irão te ajudar com essa dica:
- Como criar um blog escolar de sucesso? Guia para instituições de ensino
- Como criar um site educacional: dicas primordiais para fazer isso bem feito
- Conquiste resultados rápidos explorando a demanda reprimida do website
3) Crie pop-ups de captura nas páginas dos cursos 🎣
Além de divulgar o seu curso, é importante reter quem chega até ele!
Sendo assim, é primordial identificar o máximo de visitantes que chegam a página do seu curso. Mas, infelizmente, a grande maioria dos acessos não são identificados.
Com isso, muitos dos potenciais alunos vão embora sem deixar seus dados para gerar contato, impossibilitando que a sua instituição estabeleça um fluxo de relacionamento eficiente com eles.
Em resumo, os pop-ups de captura, quando bem utilizados, atuam de forma estratégica e aumentam o número de identificados, o que, consequentemente, influenciará positivamente no volume de futuros candidatos.
Veja só um exemplo:
4) Como divulgar um curso: invista em poderosos e-mail marketing 📩
Você sabia que o e-mail marketing tem um retorno médio de investimento de 122% de acordo com o e-mail marketing trends?😲
Em síntese, um bom fluxo de e-mail direcionado para os seus potenciais alunos é capaz de entregar o conteúdo certo, para a pessoa certa e no momento que ela precisa.
Ao estruturar e segmentar uma boa lista de contatos gerados a partir de seus leads, suas chances de gerar bons resultados são maiores.
🤔 Mas, como construir um e-mail de captação que funciona?
Um assunto matador!
Essa é a primeira forma de contato com seu lead e é decisivo para saber se o seu e-mail será aberto ou não.
Sendo assim, seja simples e direto: utilize o gatilho da curiosidade. Mas, cuidado para não criar click bates.
Consistência
Com o intuito de garantir a qualidade do seu e-mail marketing, invista em sua padronização estrutural consistente, clara e inteligível.
Frequência
Estude sua persona profundamente e entenda o melhor horário e dia da semana para ela checar seus e-mails. Dessa forma, você conseguirá impacta-la de forma eficiente.
Estabeleça métricas a serem monitoradas
Em suma, métricas como taxa de abertura, taxa de cliques e taxa de descadastro são algumas formas estratégicas de avaliar os resultados e estar em constante evolução.
😥 Achando tudo muito teórico?
Veja só um exemplo de e-mail a ser enviado para candidatos que iniciaram a ficha de inscrição, mas a abandonaram. O objetivo é aumentar o número de inscrições no processo seletivo atual:
🥰 Quer ter acesso a mais inspirações como essa? Vou deixar o link para você baixar gratuitamente o nosso e-book Modelos prontos de e-mail marketing para captação. Garanta já o seu clicando AQUI ou na imagem abaixo:
5) Invista em anúncios pagos 💰
Em síntese, os canais pagos são veículos que permitem que profissionais e empresas invistam uma determinada quantia monetária para que seus conteúdos sejam vistos por uma parcela específica da população.
As mídias mais usadas e conhecidas mundialmente são o Google Ads e o Facebook Ads (que inclui o Instagram também). Mas, além dessas, há algumas outras como o LinkedIn e agora até mesmo o Pinterest passou a oferecer essa possibilidade.
Veja a seguir algumas dicas para começar a conquistar alunos por meio dos anúncios pagos:
Anúncios no Facebook
Através dos anúncios no Facebook, as instituições de ensino podem se conectar com potenciais alunos sem que seja preciso um grande investimento. Veja algumas dicas para usar em tais anúncios:
- Mostre imagens ou vídeos autênticos de alunos e ex-alunos reais. Dessa forma, você mostrará autenticidade em sua publicidade e ajudará os futuros alunos a se verem no mesmo lugar. 👩🎓👨🎓
- Ofereça material relevante. 📚
- Crie campanhas de publicidade segmentadas. Quanto mais relevante sua mensagem for para suas personas, melhor ela funcionará e apresentará bons resultados. 🎯
- Não subestime o poder da criatividade dos anúncios. Os recursos gráficos que você usa podem impactar positivamente na taxa de conversão de um anúncio. Então, faça testes e avalie o que melhor funciona para sua instituição. 💭
📝 Interessante, né? Se aprofunde no assunto, confira o nosso conteúdo sobre estratégias de mídias pagas para instituições de ensino e inspire-se!
6) Como divulgar um curso: publique nas redes sociais 📢
🤔 Como anda as estratégias de mídias sociais em sua instituição de ensino? A introdução e a manutenção da sua instituição no universo das mídias sociais devem ser sempre pautadas em objetivos.
Ao realizar pesquisas sobre a sua instituição nas redes sociais, o potencial aluno procurará ver uma vitrine não apenas dos cursos ofertados, mas ter um bom atendimento de solução de dúvidas.
🔍 Veja só o que não pode faltar quando você for publicar nas redes sociais da sua IE:
1. Frequência: a frequência das postagens é muito importante. Portanto, crie um calendário de publicação, no qual o intervalo temporal entre os posts seja reduzido.
😃 Precisando de um modelo de cronograma editorial? Esse material pode te ajudar: [Templates] Marketing Educacional para redes sociais.
2. Interação com o público: busque sempre responder aos comentários, seguir de volta, curtir e comentar publicações de alunos, isso faz com que eles sintam-se notados, aumentando, assim, a percepção de proximidade entre eles e a sua IE.
3. Uso correto de imagens: as redes sociais estão cada vez mais visuais, por isso é necessário observar as dimensões corretas e a qualidade das imagens a serem postadas.
⭐ DICA DE CONTEÚDO A SER POSTADO: 1. Destaque o seu curso: fale sobre os pontos positivos e os diferenciais do seu curso, o que você oferece que o concorrente não. Quais vantagens e oportunidades serão trabalhadas. 2. Foque na experiência: para potencializar os seus resultados, evidencie tudo o que a sua IE tem de melhor, invista em bons depoimentos de sucesso de alunos e ex-alunos em formatos de vídeo. 3. Humanize o contato: estabeleça um relacionamento personalizado e eficiente, facilitando a oferta de experiências de alto nível. |
🎁 BÔNUS: Como vender matrículas através do Instagram
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7) Como divulgar um curso: Crie landing pages estratégicas 🚀
Em suma, as landing pages são páginas 100% focadas em conversão, seu objetivo é capturar mais alunos para as instituições de ensino. Saber estruturá-las de forma assertiva pode ser o que separa a sua instituição de uma captação com um ticket médio bom ou ruim.
As landing pages são páginas estratégicas que devem divulgar de forma inteligente as informações do seu curso. Elas são responsáveis por levar o estudante a efetivar a inscrição ou matrícula no curso escolhido.
Para isso, existem elementos importantes capazes de persuadir o lead e incliná-lo a executar a ação desejada. Veja alguns deles:
📝 Texto persuasivo:
A técnica de Copywriting deve estar presente para envolver e persuadir o leitor a seguir pela jornada de compra.
📢 Chamada principal:
Ela deve expor e detalhar a ideia central da página, sendo um dos primeiros elementos que o estudante verá. Deve conter: – nome do curso; – modalidade; – informação importante que precisa de destaque.
🧲 Chamada de apoio:
Aqui, é hora de destacar a chamada principal e adicionar outras informações estratégicas.
🖼️ Elementos visuais:
É importante utilizar imagens em alta definição que complementem o texto da página, gerando aproximação entre o potencial aluno e sua IE.
👥 Prova social:
Ao utilizar esse gatilho mental e apresentar pessoas que adquiriram o serviço da sua IE e estão satisfeitas, qualquer indecisão tende a sumir, pois ele vê e acredita que também ficará satisfeito com a sua IE.
🎯 Diferenciais e vantagens da IE:
Qual é a diferença que a sua instituição pode fazer na vida profissional e acadêmica do estudante? Descreva.
🚨 CTA:
Aqui, você quer que ele realize uma ação. Utilize Call to Actions de fundo de funil como “Matricule-se” , “Converse com um consultor” ou “Inscreva-se“. Atente-se à sua disposição, cor e visibilidade.
🤔 Perguntas frequentes:
Forneça o máximo de informações relevantes, em que o aluno conseguirá tirar todas as suas dúvidas e evitará que ele saia da sua página sem antes realizar a ação que você deseja.
✅ Para saber mais sobre como estruturar landing pages poderosas, acesse o nosso blog post “O que precisa ter na landing page do seu curso: 8 elementos indispensáveis“.
🎁 DICA BÔNUS: Monitoramento de resultados
Para aumentar as chances de sucesso das estratégias de divulgação, sugerimos que você utilize a técnica dos 4 M’s.🎯⠀⠀
Em resumo, ela consiste em Monitorar, Mapear, Medir e Mudar todas as ações de divulgação realizadas. Ou seja, acompanhar de perto o que está ou não funcionando.
Considerações finais
Espero que você tenha gostado das nossas dicas de como divulgar um curso de forma inteligente! Agora, você pode compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e na mesma direção.
Além disso, saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua IE. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos!
Bons resultados! 😃
Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo!
– Formato ABNT:
AMARAL, Matheus. Como divulgar um curso e gerar mais oportunidades de venda para sua IE. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/como-divulgar-um-curso/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
– Formato APA:
Rubeus. 2022, 11 de maio. Como divulgar um curso e gerar mais oportunidades de venda para sua IE. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/como-divulgar-um-curso/