Estruturar um processo seletivo eficiente é a chave para obter resultados positivos na captação de alunos. Contudo, para que isso aconteça, é importante trabalhar a atração e nutrição dos leads em períodos nos quais o processo seletivo não esteja em vigor. Por isso, nosso assunto de hoje é como captar alunos nas entressafras, confira! 🏆🎯
Tempo aproximado de leitura: 6 – 8 minutos
Introdução
É uma tarefa desafiadora para as instituições de ensino encontrarem novos alunos para o próximo semestre letivo. Sabemos que as IEs precisam contar com ações de marketing on-line e off-line para se destacarem em um mercado tão competitivo quanto o educacional, que conta com concorrentes diretos (outras instituições de ensino) e indiretos (professores particulares, aulas gratuitas disponíveis na internet, cursos de curta duração EaD etc).
Diante disso, os processos seletivos das instituições de ensino passaram por grandes transformações ao longo dos anos. Atualmente, por exemplo, destaca-se a presença de vários e importantes vestibulares nacionais que anteriormente não existiam.
Dessa forma, as instituições de ensino perceberam a importância de captar alunos mesmo que seu processo seletivo não esteja em vigor, ou seja, nas entressafras, que são aqueles períodos entre o fechamento do semestre letivo e a abertura do próximo. Ao fazer isso, se torna possível alimentar continuamente a captação de alunos.
✍️ Neste conteúdo, vamos compartilhar algumas dicas poderosas de estratégias de marketing que o seu time de Relacionamento pode (e deve) colocar em prática com o objetivo de estruturar uma captação sustentável. Vamos juntos?
Boa leitura e ótimos resultados!
O processo contínuo de captação de alunos como fator essencial para as instituições de ensino
A captação de alunos configura-se como o conjunto de práticas e estratégias de Marketing e Vendas realizadas pelas IEs a fim de atrair e converter cada vez mais potenciais alunos em matriculados.
Nem precisamos mencionar que uma instituição de ensino que não “alimenta” o seu Funil de Captação de Alunos, muito provavelmente, terá como resultado a estagnação e/ou o retrocesso de crescimento.
🚨 Daí a importância de captar e captar continuamente.
Em resumo, isso significa que a instituição de ensino deve contar com ações que sejam capazes de atrair leads o ano todo. Além disso, é importante estruturar uma boa nutrição para que os leads que chegam ao topo do funil sejam bem conduzidos ao longo da Jornada de Compra Educacional, evoluindo até o fundo e transformando-se em alunos matriculados.
A captação de alunos nas entressafras
Em resumo, as entressafras são o que chamamos de “momento ocioso” entre um semestre e outro. Isso significa que é o momento no qual o seu processo seletivo não está em vigor.
Vamos tomar como ilustração a Rede Exemplo, considerando que ela utiliza o formato semestral de aulas para a realização do seu processo seletivo:
Entre os meses de março e abril, há um período ocioso no qual o semestre está em vigor.
Já em maio e junho, o processo seletivo começa e é nesse momento que as instituições de ensino, costumeiramente, começam a divulgar informações e realizar ações para captar alunos.
🤔 Mas, pense comigo: por que não aproveitar o tempo ocioso entre março e abril e começar a captar leads e qualificá-los para que, assim, em maio, quando o processo seletivo abrir, eles já estejam “preparados” para se matricular?
Dessa forma, haverá tempo para atuar de maneira mais sólida e persuasiva, gerando e nutrindo os leads.
Justamente por isso, dizemos que captar é um processo contínuo, assim como o processo de Gestão da Permanência de alunos (que deve começar já na captação).
Mas, afinal, como captar alunos nas entressafras? Quais ações realizar? Nós te explicamos logo abaixo!
Dicas indispensáveis de Marketing Digital para captar o ano todo
1) Site responsivo e CRO
Em síntese, contar com um bom site educacional é uma ótima estratégia para atrair leads que estão em busca de instituições de ensino.
Por isso, em seu site, você deve detalhar o seu instituto e as histórias de sucesso de seus alunos. Além disso, você deve estruturá-lo de acordo com a sua identidade institucional e pensar na experiência do aluno durante toda a criação.
✅ Lembre-se: seu site deve ser responsivo a dispositivos móveis, pois muitos leads costumam pesquisar on-line. Certifique-se de que haja um carregamento rápido, pois ninguém tem paciência para aguardar carregamentos lentos, além de deixar uma impressão de ineficiência.
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2) Anúncios no Google
Nossa segunda dica quando o assunto é como captar alunos nas entressafras diz respeito aos anúncios. Em suma, eles são ótimas formas de conseguir resultados de ranqueamento no Google de forma rápida.
Ademais, em parceria com os conteúdos orgânicos, você pode optar pelo Google Ads. Usando-o, você pode anunciar sua instituição de ensino nos mecanismos de busca. Assim, quando os leads realizarem alguma busca pelas palavras-chaves escolhidas pela sua instituição, seu site estará entre as primeiras posições oferecidas aos usuários.
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3) Presença nas redes sociais
As redes sociais atuam como uma espécie de “vitrine”. Elas são um bom lugar para consolidar a marca e a presença digital da IE, pois tem um bom alcance junto aos potenciais alunos.
Sua instituição de ensino pode apostar em postagens interativas, educativas e mais comerciais, ou seja, atendendo diferentes etapas do Funil. Poste suas atividades diárias, fotos, vídeos promocionais, ressalte datas e prazos, tire dúvidas etc.
📚 Saiba como captar alunos através das redes sociais! Clique na imagem abaixo e favorite o conteúdo para não esquecer de conferir!
4) Newsletters
Muitas pessoas acessam o site da sua IE fora do período de inscrições. A maioria delas estão em busca de informações sobre a instituição, sobre os cursos e próximos processos seletivos, deixá-las ir embora sem identificação é um enorme desperdício.
Portanto, disponibilize formas do interessado ser avisado quando um novo período de inscrições estiver disponível. Assim, será possível compor uma base de potenciais alunos para ser abordada já no início da sua próxima campanha.
Em síntese, as newsletters são uma ferramenta de comunicação promocional e de baixo custo. Você pode enviá-las mensal ou semanalmente. Veja um exemplo de como fazer isso na prática:
5) Blog
Nossa quinta dica quando o assunto é como captar alunos nas entressafras são os blogs. Eles são a ferramenta perfeita para criar uma base de contato para a sua instituição de ensino e oferecer conteúdos educativos. Além disso, ele atua como uma “ponte” para o site da sua instituição de ensino.
Veja 5 motivos para apostar em um blog:
- Oferecer conteúdos condutores para avançar os leads pelo funil;
- Ganhar autoridade e ser (se manter) como referência no mercado;
- Aumentar o alcance da sua IE nos mecanismos de busca;
- Tirar dúvidas;
- Captar leads para sua base de dados.
6) Equipe de captação preparada e proativa
O setor de captação de alunos exerce papel fundamental quanto o assunto é como captar alunos nas entressafras. Isso porque eles serão responsáveis por estruturarem ações eficazes com o objetivo de manter a instituição de ensino na mente dos potenciais alunos.
Portanto, é cada vez mais necessário estruturar um bom setor de captação de alunos com profissionais qualificados e motivados, eles são a chave para a captação contínua de alunos.
7) Vídeos para o YouTube
Os tempos modernos tornaram os vídeos um dos principais recursos para a construção de um marketing persuasivo. Em suma, para as instituições de ensino isso significa ilustrar de forma atrativa seus pontos fortes e um cenário encantador repleto de oportunidades para os futuros alunos.
Os vídeos on-line são uma ótima forma de comunicação poderosa. Criar um vídeo envolve alguns custos de produção e edição, mas você pode compartilhá-lo com um público em massa sem nenhum custo envolvido.
📚 Este conteúdo pode te ajudar nesse desafio: Manual com 6 dicas valiosas de como usar o YouTube para captar alunos.
8) CRM educacional
Uma das ferramentas altamente eficazes para a construção e manutenção de uma relação próxima com potenciais e atuais clientes e que já é comprovada é o CRM para instituições de ensino.
Resumidamente, um CRM auxilia no gerenciamento do relacionamento com potenciais e atuais alunos. Isso significa que ele irá auxiliar estrategicamente na captação, conversão e retenção do aluno. O resultado disso é uma gestão muito mais segura, centralizada e ágil.
Além disso, por meio do CRM é possível criar gatilhos para a realização de atividades, monitorar o fluxo de interação entre a sua instituição de ensino e o potencial aluno, além de possuir um histórico detalhado de cada contato realizado.
Se você já conhece a Plataforma Rubeus, certamente já sabe que ela é o primeiro CRM 100% focado no setor educacional. Além disso, é 3 em 1: trabalha a Automação de marketing, a Captação de alunos e a Gestão da Permanência.
De uma maneira centralizada, é possível qualificar todos os seus leads, acompanhar o passo a passo deles, conduzi-los até a matrícula e depois cuidar para que permaneçam estudando em sua instituição.
😃 Que tal conhecer a nossa plataforma? Dê o play no vídeo abaixo e saiba mais sobre como podemos te ajudar a melhorar os seus resultados de captação nas entressafras!
Considerações finais
Espero que tenha gostado do nosso conteúdo!
Se este material serviu para te inspirar, que tal compartilhá-lo com alguém?
Até a próxima! 👋
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Para usar como referência acadêmica
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🔗 Formato ABNT:
ESTEVAM, Paloma. Como captar alunos nas entressafras: 8 dicas para captar o ano todo. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/como-captar-alunos-nas-entressafras/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
🔗 Formato APA:
Rubeus. 2021, 4 maio. Como captar alunos nas entressafras: 8 dicas para captar o ano todo. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/como-captar-alunos-nas-entressafras/