Precisando alavancar a sua captação de alunos para cursos livres, mas não sabe como? Nós te contamos como agora! Confira! 😎
⏰ Tempo aproximado de leitura: 5 minutos
Introdução
Em meio a um cenário de transformações, a crescente economia do conhecimento aumentou a demanda por cursos de capacitação e aperfeiçoamento.
Dentre os principais formatos em alta estão os cursos livres. Em resumo, esse formato de curso é caracterizado por possuir uma abordagem mais específica e profissional.
Justamente por isso, estruturar um eficiente processo de captação de alunos para cursos livres é fundamental quando o assunto é atrair mais leads e transformá-los em matriculados.
🤔 Não sabe por onde começar ou sente que falta tempo e mão de obra para dar o pontapé inicial? Neste conteúdo, mostraremos que através de ações simples é possível maximizar os seus resultados. O nosso foco é alavancar a captação de alunos para cursos livres da sua IE! 💪
Boa leitura e ótimos insights!
🤔 O que são cursos livres?
De acordo com o Artigo 42 da Lei nº 9.394/1996, a Lei das Diretrizes e Bases da Educação (LDB), os cursos livres, também conhecidos por cursos profissionalizantes, são caracterizados por possuírem uma abordagem mais específica. Ou seja, mais voltada para o mercado de trabalho.
Assim, diferentemente dos cursos acadêmicos de longa duração, eles geralmente não exigem pré-requisitos e são direcionados para profissionais que desejam aprimorar competências úteis para a sua área de trabalho. Isso significa que, geralmente, os cursos livres são curtos e direcionados para aquelas pessoas que buscam se atualizar em um assunto bem específico e de forma rápida.
Ademais, por sua flexibilidade e curta duração, eles podem ser bastante atrativos também para pessoas que já possuem qualificação. Isso porque os cursos livres podem servir como uma forma de preencher algumas lacunas no currículo, por exemplo.
🤔 VOCÊ SABIA?
Muitas pessoas confundem cursos técnicos e cursos livres, mas eles não são a mesma coisa. Veja só algumas diferenças entre eles:
📊 Cursos livres e a sua aderência no cenário atual
Prova da valorização desse tipo de curso é que, em 2018, o Senac EAD registrou um crescimento de 97% nas matrículas de cursos livres a distância. Número que ilustra o quão relevante e urgente é o investimento em ações eficazes de captação de alunos para cursos livres.
Além disso, de acordo com o Qualifica, aplicativo educacional de capacitação, os cursos livres apresentaram um aumento de 119% durante a pandemia, em relação a 2020 versus 2019.
🤔 VOCÊ SABIA? Os cursos livres geralmente não exigem muitos pré-requisitos. Isso é, mesmo aqueles que não cursam ou que não estão cursando o ensino médio podem se matricular em um curso livre. Assim, eles constituem-se como uma excelente oportunidade para os estudantes que desejam aprender uma nova habilidade e saírem mais “maduros” para iniciarem sua jornada no cenário acadêmico, bem como no mercado de trabalho. |
6 dicas de captação de alunos para cursos livres que farão a diferença para os seus resultados 💪
Separamos a seguir, algumas dicas preciosas de marketing digital que se aplicadas corretamente, farão a diferença para os seus resultados! Antes de começarmos, temos algumas sugestões para você:
⭐ Salve este post para não perder as dicas de vista!
💪 Não deixe para amanhã a estratégia que você pode fazer hoje!
🚀 Fique de olho nos conteúdos complementares, pois eles irão enriquecer a sua experiência!
😎 Se puder, realize todas as dicas em conjunto. Assim, as chances de alcançar melhores resultados serão maiores!
Sem mais delongas, vamos às dicas!
1) Captação de alunos para cursos livres: Entenda o seu potencial aluno
Em resumo, para entender o seu potencial aluno, você pode utilizar diferentes ferramentas. Aqui estão duas delas:
📝 Mapa de empatia
Em resumo, um mapa de empatia é uma ferramenta utilizada para entender mais a fundo os potenciais alunos. Por meio dele, é possível identificar e construir uma percepção mais assertiva de como trabalhar as ações de marketing educacional.
Na prática, o mapa de empatia trabalha questionamentos que englobam esferas como pensamentos, sentimentos e experiências do seu potencial aluno. O objetivo é conhecê-lo para que assim seja possível conversar, nutrir e ganhá-lo para a sua instituição de ensino.
Quando juntas, as informações permitem construir um panorama detalhado de seu perfil, bem como as variáveis que influenciam a sua decisão de compra.
Os mapas de empatia tradicionais são divididos em 4 quadrantes:
📝 TOME NOTA: Com o mapa de empatia é possível conhecer gostos, dores, percepções e preferências dos seus potenciais alunos. Dessa forma, você pode atuar, por exemplo, oferecendo seus serviços diretamente em uma dor específica identificada. 🚨 Por exemplo, caso ele esteja indeciso sobre optar por um curso ou outro, você pode direcioná-lo um teste vocacional ou então realizar uma live abordando algumas dicas de como escolher entre diferentes cursos. |
👥 Personas
Outra ferramenta que você deve entender paralelamente ao mapa da empatia é a buyer persona. Em síntese, elas são representações semi fictícias do seu aluno ideal.
Sendo assim, personas bem elaboradas permitem que você construa um bom planejamento estratégico de marketing, melhorando a qualidade na comunicação e no relacionamento com os potenciais alunos.
Não vamos alongar nesse ponto, mas é interessante que você conheça. Para isso, aqui está uma dica de leitura para você!
2) Captação de alunos para cursos livres: Trabalhe todas as etapas do Funil de Captação de Alunos
O Funil da Captação de Alunos é o seu aliado na tarefa de conhecer as etapas de compra do seu potencial aluno. Em resumo, ele é uma ferramenta que mapeia as etapas do caminho percorrido por ele até a sua matrícula na instituição de ensino.
Com ele é possível criar estratégias personalizadas para cada etapa e, assim, transformar inscritos em matriculados.
🤔 Tá legal, mas como identificar as etapas dessa jornada? A gente te conta tudo, basta só dar um clique na imagem abaixo!
3) Captação de alunos para cursos livres: Crie oportunidades para o visitante disponibilizar seus dados pessoais
Para alavancar a sua captação de alunos para cursos livres, é primordial criar oportunidades para o seu lead “entrar” para a sua base de contatos.
Em resumo, o Lead Magnet para instituições de ensino é todo material que serve como estímulo para que o visitante forneça suas informações de contato (normalmente o seu nome e um endereço de e-mail) a sua IE. Assim, é possível que sua instituição de ensino inclua-o em sua base de dados e posteriormente nutra-o para que ele efetue a matrícula.
Geralmente, o material é disponibilizado na forma de conteúdo para download. Nem precisamos mencionar que esses materiais devem ser suficientemente bons para que os leads enxerguem relevância a ponto de oferecer seu e-mail em troca.
📚 Alguns dos principais exemplos de materiais são:
- E-books;
- Infográficos;
- Audiobooks;
- Checklists;
- PDF com questões de processos seletivos anteriores;
- Conteúdo de vídeo bloqueado;
- Webinars;
- Modelos prontos;
- Apresentação de slides;
😃 Você pode criar conteúdos interessantes e relevantes para os seus leads e disponibilizá-los no Google através do blog e site, por exemplo.
🚀 Conteúdos complementares: Lead Magnet para instituições de ensino: como utilizá-lo no Inbound Marketing de Conteúdo Educacional: conteúdo para conversão de alunos |
4) Captação de alunos para cursos livres: Venda através das redes sociais
Muitas vezes, nos deparamos com instituições de ensino que não exploram o potencial máximo das suas redes sociais, o que faz com que elas percam muitas oportunidades nesse processo.
😉 Fique ciente! Em síntese, as redes sociais são uma oportunidade da sua faculdade/escola se fazer presente no dia a dia do estudante e criar um relacionamento poderoso, inclusive com os seus leads.
A verdade é que não basta somente “marcar presença” nos canais digitais. É preciso possuir uma estratégia bem definida e fácil de gerenciar.
📝 Aqui estão algumas dicas de como vender por meio das redes sociais:
- Faça um cronograma de postagem;
- Identifique em quais redes sociais investir;
- Compartilhe uma prévia do seu curso;
- Gere engajamento por meio de publicações interativas;
- Disponibilize link para uma landing page.
🚀 Conteúdos complementares: Como vender cursos através das redes sociais: Guia para uma presença digital consistente Guia Completo: Instagram para instituições de ensino |
5) Captação de alunos para cursos livres: Invista em depoimentos
Não, você não precisa gastar muito com marketing boca a boca, seus alunos podem fazer isso por você! E o melhor: funciona e dá (muito) resultado!
De acordo com uma pesquisa do Instituto Nielsen, 77% dos consumidores se sentem engajados em comprar um novo produto quando alguém o recomenda. E tem mais: 92% dos consumidores em todo o mundo revelam que confiam plenamente na indicação de um amigo ou familiar em detrimento de qualquer propaganda.
Em resumo, a dica principal é: transmita segurança, mostre ao seu potencial aluno que o seu curso é o que ele precisa. Através de uma atuação sólida e transparente, é possível conquistar o lead.
🤔 Certo, mas como fazer isso? Colete depoimentos de alunos e ex-alunos que validam o seu método e que conquistaram aquilo que desejavam.
Assim, você facilitará o processo de decisão, principalmente na hora de expressar valores monetários. Isso porque o lead sentirá que vale a pena o investimento e começará a enxergar o seu curso como uma oportunidade.
6) Acompanhe as métricas de Marketing e Vendas
Sabemos que o marketing educacional é uma forma muito concreta de ganhar leads. Entretanto, para que apresente resultados é preciso acompanhamento constante.
Com que frequência vocês analisam as métricas de marketing em sua instituição? Em resumo, a análise de dados é essencial para saber quais ações estão performando melhor e onde é necessário redirecionar os esforços.
Veja a seguir algumas das principais métricas que você deve acompanhar:
↩️ ROI (Retorno Sobre o Investimento): em resumo, é com o retorno sobre o investimento que a sua instituição está fazendo. Aqui, você sabe se está ganhando ou perdendo o dinheiro.
💰 Custo de aquisição por aluno: quanto o aluno “custou” para a sua instituição. Analisar essa métrica permite saber como está a saúde financeira da sua instituição.
🎯 Taxas de conversão do funil: quando bem executado, o funil direciona os leads adequados ao momento de matrícula. Sendo assim, caso haja algum problema, as taxas de conversão podem mostrar quais etapas do funil precisam de melhorias.
📉 Métricas de anúncios pagos: existem várias estratégias para anúncios pagos, basta escolher a ideal para a sua instituição. Posteriormente, é só realizar a análise estratégica por meio dos relatórios das próprias plataformas.
📩 Métricas de e-mail: o e-mail é um ótimo aliado no relacionamento com os potenciais alunos. Além disso, ajuda a compreender o comportamento e os interesses deles.
📞 Métricas de ligação: ao ligar para um potencial aluno, é possível ter um contato direto com ele e, assim, entender a fundo quais são as suas expectativas para com a sua instituição.
😐 Analisou e percebeu que alguns resultados não estão tão bons? Então está na hora de mudar a abordagem e otimizar os seus processos e projetos.
Considerações finais
Espero que você tenha gostado das nossas dicas para captação de alunos para cursos livres! Agora, você pode compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e estejam alinhados.
Além disso, saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua IE. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos!
Sucesso! 😃
Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 😉
– Formato ABNT:
VIEIRA, Bráulio. Captação de alunos para cursos livres: ações de marketing digital que dão resultado. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/captacao-de-alunos-para-cursos-livres/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
– Formato APA:
Rubeus. 2022, 13 de abril. Captação de alunos para cursos livres: ações de marketing digital que dão resultado. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/captacao-de-alunos-para-cursos-livres/
📝 Confira também: