Call to Action de sucesso: passo a passo para criar chamadas para ação que convertem

Utilizar Call to Action para captar alunos pode ser a chave para despertar o gatilho de compra do potencial aluno. Tendo em vista a relevância dessa prática para o sucesso do Marketing Educacional, preparamos este passo a passo para te ajudar a maximizar os resultados do seu site, redes sociais e campanhas de e-mail realizadas. 🗓️🏃🎓

Tempo de leitura: 5 – 6 minutos

Introdução

Você concorda comigo que prender a atenção dos leads é uma tarefa cada vez mais difícil? Com o imediatismo e a quantidade de informação disponibilizada, as pessoas estão cada vez mais seletivas. Resultado? Muitos conteúdos são ignorados. 

Frente a isso, o que as instituições de ensino podem fazer para despertar o interesse dos potenciais alunos? A resposta para essa pergunta envolve a criação de ações de engajamento, daquelas que conseguem captar a atenção e fazer com que o leitor interaja de alguma forma.

Para fazer isso, além da definição do perfil dos seus leads e da utilização de landing pages em seu website e blog, é primordial também investir em Call to Action para captação de alunos. E é sobre isso que iremos falar neste conteúdo! 🧲🎓

Newsletter Rubeus | Call to Action para captar alunos: veja como criar
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O que é um Call to Action (CTA)? 

Um Call to Action (CTA) é uma chamada persuasiva que convida os usuários a tomar uma ação específica. Geralmente, é um elemento visual ou texto destacado em um site, e-mail, anúncio ou qualquer material de marketing. Seu objetivo é direcionar e incentivar os usuários a realizar uma ação desejada, como clicar em um link, fazer uma compra, preencher um formulário, entre outros.

O Call to Action é mais comum no nosso dia a dia do que imaginamos. Eles estão presentes em estratégias de vendas de muitas empresas, independentemente do ramo de atuação. E isso só acontece porque os CTAs são comprovadamente eficazes. Resumidamente, eles são peças fundamentais para direcionar o tráfego e engajar os usuários, convertendo visitantes em leads e/ou inscritos.

Provavelmente você já viu e clicou em um “Saiba mais!” ou “Quero ter acesso a esse material!”. E se eu te disser que todos eles são CTAs que possuem o objetivo de te engajar para a tomada de alguma ação, você acreditaria? Pois eles são! 

No contexto educacional, os CTAs, do termo, em inglês, Call to Action, significam “chamada para ação”. Basicamente, eles consistem em um recurso muito valioso utilizado nas estratégias das IEs para potencializar suas ações de Marketing Digital

Quando aplicado à geração de leads, o Call to Action é uma técnica muito eficaz, capaz de levar os interessados à realização de alguma ação desejada. Essa ação pode variar, ela pode ser a realização de uma inscrição para visitar o campus, baixar algum material, falar com o coordenador de curso ou, até mesmo, se inscrever no processo seletivo. 

Call to action na educação: passos indispensáveis na hora de criar o da sua IE

Para que esta estratégia gere bons resultados, não basta apenas criar CTAs “padrões”, é essencial saber planejá-los. Por isso, quando for escolher um Call to Action para captar alunos, leve em consideração questões como:

  • O perfil da dos seus potenciais alunos (personas);
  • O comportamento dos visitantes que a sua página recebe;
  • Como essas pessoas chegaram lá; 
  • No que elas estão, verdadeiramente, interessadas.

Ao responder a essas perguntas, você conseguirá identificar o próximo passo dado pelos seus potenciais alunos e, assim, estruturar CTAs inteligentes e relevantes para o momento que cada lead está na jornada.

Como a utilização do Call to Action na educação pode aumentar a conversão de alunos?

Devido ao efeito de engajamento causado pelos CTAs, a tendência é que a taxa de conversão da instituição de ensino aumente. Isso porque os leads estarão avançando gradativamente em sua Jornada de Compra Educacional

A utilização estratégica do CTA na educação pode ter um grande impacto na conversão de alunos, tais como:

Direcionamento claro

CTAs bem elaborados orientam os visitantes do site educacional sobre os próximos passos. Eles podem direcionar para páginas de inscrição, formulários de contato, inscrição em newsletters ou até mesmo convites para eventos. Especificidade e clareza são essenciais para incentivar a ação.

Estímulo à ação imediata

Ao utilizar CTAs com senso de urgência, como “Inscrições limitadas” ou “Matricule-se até o final da semana”, cria-se um senso de urgência que pode motivar os alunos em potencial a agir rapidamente.

Benefícios claros e convincentes

CTAs que destacam os benefícios da ação, como “Obtenha acesso a recursos exclusivos” ou “Inscreva-se para aprender com os melhores profissionais da área”, atraem os interessados ao mostrar o valor que receberão ao agir.

Facilidade de acesso

CTAs bem posicionados, visíveis e intuitivos facilitam que os usuários encontrem e interajam com eles. Um botão de CTA bem colocado em uma página ou um convite claro no final de um conteúdo podem aumentar a conversão.

Testes e otimização

A experimentação com diferentes tipos de CTAs, textos, cores e posicionamentos pode ajudar a identificar quais chamadas funcionam melhor com o público-alvo. A otimização contínua com base nos dados e feedback pode aumentar a eficácia ao longo do tempo.

Call to Action para captar alunos: veja como criar
Imagem ilustrativa

IMPORTANTE!

Um Call to action jamais deve vir sem contexto. Ele deve dizer, em poucas palavras, para onde o usuário será direcionado ao clicar nele. Por isso, é importante que os elementos do CTA, bem como os elementos da página onde ele será inserido, “falem” a mesma língua. 

É sempre bom lembrar: suas personas só irão clicar em seus CTAs se eles forem chamativos e relevantes o suficiente. 

Geralmente, o Call to Action na educação fica no meio de todo o conteúdo da página. Resultado? Muitas vezes ele não é percebido pelos usuários. Um grande desperdício, não é mesmo? Portanto, para destacar a sua chamada, é fundamental pensar no: 

  • Formato;
  • Cores;
  • Conteúdo; 
  • Local.

Vamos detalhar cada um deles a seguir! 😉

Call to Action para captar alunos: Quais são os elementos essenciais para engajar?

1) Formato

Existe uma infinidade de formas e versões que uma chamada para ação pode assumir. Contudo, todas elas partem de basicamente três: botões, banners e links em texto.

BOTÃO

Este é o tipo mais comum nas páginas iniciais dos sites e, geralmente, são visíveis logo no início delas. Também é muito utilizado em formulários e campanhas de e-mail marketing. Contudo, o exemplo que certamente a sua instituição utiliza, por ser o mais frequente, é o famoso CTA de “Inscreva-se”.

Um outro exemplo de botão que pode ser utilizado no website da sua instituição de ensino é o “Fale com um consultor”. Ele é bastante útil para levar o potencial aluno/visitante a ter um contato mais direto com os consultores da sua instituição e, até mesmo, com o coordenador de curso, a fim de ajudá-lo a sanar qualquer possível dúvida sobre carreiras e profissões.

BANNER

Trata-se de uma imagem que, por si só, provê mais contexto do que apenas um botão que depende de outros elementos da página. 

As chamadas para ação em formato de banner são modelos bastante utilizados em blogs, redes sociais e anúncios em redes de display. Nesses casos, é necessário ter mais cuidado com o contexto, pois ele nem sempre recebe o apoio de um blog post, por exemplo. Por essa razão, é muito importante que o CTA em formato de banner seja auto explicativo.

💡 Na prática: você pode ter um banner no seu blog, incentivando o visitante a baixar um e-book como, por exemplo, “Escolher sua profissão ficou mais fácil: confira nossas 10 dicas!”.

LINK EM TEXTO

Por construir os links internos dos sites, blogs e qualquer outro ambiente como os e-mails e e-books, por exemplo, esse formato é extremamente importante, principalmente se você quer garantir um bom posicionamento de seus conteúdos através de práticas de SEO. Veja um exemplo:

Sua instituição enviou um e-mail para os seus alunos solicitando o preenchimento de um questionário de satisfação. Ao término da mensagem, inseriu um CTA “Quero responder o questionário agora”, estimulando o leitor a clicar e respondê-lo imediatamente.

2) Cores

Pode parecer simples, mas a escolha das cores que irão compor as chamadas para ação pode influenciar consideravelmente os seus resultados. Por isso, são muito importantes e devem ser bem pensadas. 

Ao considerar a cor para os seus CTAs, pense que cada elemento do seu site estará “concorrendo” entre si para despertar a atenção do visitante. Por essa razão, é preciso escolher uma cor que combine com as demais tonalidades do seu site e, ao mesmo tempo, consiga destacar-se entre elas. 

Para definir a cor do seu CTA, você pode utilizar o círculo cromático para identificar as cores que mais podem contrastar-se com as do seu site. Para utilizá-lo, basta saber que uma cor contrasta com a da posição oposta.

💡 Lembre-se: as cores dos CTAs não podem atrapalhar a identidade visual que a sua instituição utiliza.

3) Conteúdo

É imprescindível se atentar ao conteúdo do Call to Action para captar alunos, uma vez que é ele que terá a capacidade de despertar (ou não) o gatilho da compra.

Por isso, a dica é investir em CTAs objetivos e claros para que, dessa forma, seja possível fazer com que o seu potencial aluno tome uma decisão baseada em um sentimento gerado pela experiência proporcionada pela sua IE.

🔗 Confira nosso blog post Marketing de Conteúdo Educacional: conteúdo para conversão de alunos. Nele, você encontrará dicas importantes para a produção de conteúdos das suas chamadas para ação.

4) Local

Uma coisa é certa: todas as páginas de um site são criadas com um propósito. Por exemplo, algumas visam que o candidato inscreva-se em seu processo seletivo, outras oferecem conteúdos relevantes a fim de sanar possíveis dúvidas e outras são desenvolvidas com vistas à atração e conversão de leads.

No entanto, ainda é comum encontrarmos sites de instituições de ensino com posts ou páginas importantes sem um objetivo específico. Isso faz com que esses sites deixem escapar várias oportunidades de negócio, perdendo, com isso, vários dos seus potenciais alunos.

Isso porque é primordial saber definir os locais mais estratégicos para a utilização dos CTAs. Quando o seu conteúdo não possui um objetivo bem definido, essa missão se torna mais difícil. Lembre-se: chamadas para ação são muito eficientes, entretanto, quando simplesmente “jogadas” ao longo do conteúdo ou da página do seu website, o seu desempenho tende a ser bastante comprometido.

Mas onde inserir o meu Call to Action para captar alunos? Veja alguns exemplos de lugares estratégicos nos quais elas podem aparecer: 
  • Home e páginas do site;
  • Redes Sociais;
  • Anúncios;
  • E-mail Marketing.

Vamos ver mais sobre isso a seguir! 😉

Locais estratégicos para inserir CTAs e maximizar os seus resultados

1) Home e páginas do site

Quando uma pessoa chega até o seu site, mesmo que ela nunca tenha ouvido falar da sua instituição, as chances de possuir algum tipo de interesse em você são grandes. Por isso, explore essa condição e incentive o visitante a tomar uma ação nesse momento.

Veja alguns exemplos de CTAs para essa situação: 

CTA Inscreva-se - Rubeus

CTA de “Assine a nossa newsletter” - Rubeus

CTA “Saiba mais sobre” - Rubeus

Ao estruturar o seu Call to Action para captar alunos, é importante considerar que elas devem estar alinhadas à etapa do aluno na Jornada de Compra Educacional. Veja 3 exemplos simples de pessoas em momentos diferentes:

Visitante querendo conhecer a instituição

Nesta etapa, o potencial aluno ainda está ponderando sobre qual instituição é a ideal. Além disso, ele busca por informações como: entender melhor os diferenciais da instituição, às metodologia de ensino e a localização, por exemplo. Por isso, um CTA que seria facilmente notado por esse visitante é:  

Exemplo de CTA - Rubeus | Call to Action para captar alunos: veja como criar

Lead que já conhece a instituição, mas está com dúvida sobre qual curso escolher

Tendo em vista a necessidade deste lead, é importante que o Call to Action disponibilizado seja estratégico. Assim, a chamada para ação mais indicada seria:

CTA: “Fale com um consultor” - Rubeus

CTA:“Faça um teste vocacional agora!” - Rubeus

Potencial aluno que já conhece a instituição, já decidiu o curso e quer se inscrever no vestibular

Neste momento, o potencial aluno já se decidiu e deseja fazer parte da sua instituição. Dessa forma, o CTA mais adequado é:

CTA Inscreva-se - Rubeus | Call to Action para captar alunos: veja como criar

2) Redes Sociais

O uso das redes sociais é essencial em todas as etapas do Funil de Captação de Alunos, principalmente no estágio de atração e conversão. Através delas, é possível divulgar os conteúdos do seu blog e site institucional a fim de ter mais visitantes.

Exemplos de CTAs para essa situação são:

“Curta e compartilhe com os seus amigos” 

ou 

“Marque o seu amigo que tem tudo a ver com esse post”

💡 Atenção: nas redes sociais não é muito comum a utilização de CTAs em formato de botões, geralmente eles aparecem de forma escrita. Ao fazer isso, não se esqueça de disponibilizar um link que direcione o seu prospect. Ele pode ser colocado na Bio, na descrição do post ou nos comentários, por exemplo.

3) Anúncios

Um anúncio pode ser bonito, atrativo e com conteúdo relevante, mas sem um Call to Action eficiente, ele pode não ser eficaz, já que a pessoa poderá ficar perdida sem saber o que fazer em seguida. Por isso, podemos concluir: o papel de uma chamada para ação é exatamente incentivar quem estiver vendo o seu anúncio a clicar nele imediatamente.

💡 DICA: invista em números! Eles são capazes de aumentar o senso de urgência das suas personas, estimulando e incentivando a entrarem ou avançarem em seu Funil de Captação.

Exemplos de CTAs para essa situação:

“Quero ganhar os 10% de desconto” - Rubeus

CTA: “Realize a sua matrícula e economize até R$ 500,00”. - Rubeus

4) E-mail marketing

A fim de ter resultados cada vez melhores em seus e-mails marketing, os CTAs são muito úteis. Por isso, você não pode deixar de adicioná-los nos e-mails que serão enviados aos potenciais alunos. 

Exemplos de CTAs para essa situação: 

CTA: “Clique aqui e saiba mais!” - Rubeus

 CTA: “Agende uma visita e conheça nossa escola” - Rubeus

📌 Baixe o nosso e-book sobre o assunto e saiba mais: “E-mail marketing para instituições de ensino: transformando e-mails em matrículas”. 

Call to Action para captar alunos: exemplos práticos para sua instituição de ensino adotar!

No contexto educacional, é importante criar chamadas para ação que incentivem a participação, a aprendizagem e o envolvimento dos alunos. Aqui estão  mais alguns bons exemplos que podem ser incluídos no seu copy:

👨‍💻 No site educacional:
“Matricule-se agora e dê o próximo passo para o seu futuro!”
“Explore nossos cursos e inicie sua jornada de aprendizado hoje!”
“Descubra como nossa plataforma pode impulsionar sua educação – Inscreva-se!”
📌 Para incentivar a participação em um webinar:
“Inscreva-se no nosso webinar exclusivo e aprofunde seus conhecimentos!”
“Não perca a chance de aprender com especialistas – Garanta sua vaga agora!”
“Registre-se para transformar sua carreira – Participação gratuita!”
📩 Em um e-mail promocional para um curso:
“Desenvolva novas habilidades com o nosso curso – Inscreva-se agora e economize!”
“Garanta sua vaga – Matricule-se e comece a aprender hoje mesmo!”
“Não perca a oportunidade de aprimorar seu conhecimento – Acesse o curso agora!”
📚 Para incentivar o download de material educativo:
“Baixe nosso guia gratuito e aprofunde seu entendimento sobre [tema]!”
“Acesse agora para obter o e-book exclusivo sobre [assunto] – Download gratuito!”
“Clique para baixar o material de estudo essencial para seu progresso acadêmico!”

3 dicas valiosas para criar chamadas para ação que convertem 

Criar chamadas para ação (CTAs) eficazes é essencial para converter visitantes em ações desejadas, seja para comprar um produto, inscrever-se em um curso, baixar um recurso ou qualquer outra meta específica. Aqui estão três dicas valiosas para criar CTAs que convertem:

Seja claro e direto

  • Exemplo Ruim: “Clique aqui.”
  • Exemplo Melhor: “Compre agora e receba 20% de desconto!”

Certifique-se de que sua CTA seja clara e específica sobre a ação desejada. Evite ambiguidades e forneça informações que incentivem a ação imediata. Use verbos de ação que orientem o usuário sobre o que fazer.

Destaque os benefícios

  • Exemplo Ruim: “Inscreva-se para o curso.”
  • Exemplo Melhor: “Transforme sua carreira – Inscreva-se e adquira novas habilidades hoje!”

Além de descrever a ação, destaque os benefícios que o usuário obterá ao seguir a CTA. Os visitantes estão mais propensos a agir se entenderem claramente como isso trará valor para eles. Utilize palavras persuasivas que enfatizem os ganhos, como “ganhe”, “descubra”, “economize” etc.

Crie urgência e escassez

  • Exemplo Ruim: “Compre quando quiser.”
  • Exemplo Melhor: “Oferta exclusiva! Compre agora antes que o estoque acabe!”

Introduza elementos de urgência e escassez para motivar a ação imediata. Isso pode ser feito destacando promoções por tempo limitado, estoque limitado, ou prazos para inscrição. Frases como “somente hoje”, “últimas unidades” ou “oferta expira em breve” incentivam a tomada de decisão rápida.

Mude uma palavra e ganhe novas inscrições : o poder dos CTAs

Transforme o seu engajamento: Descubra o impacto estratégico dos CTAs com nossos especialistas, Bráulio Vieira e Matheus Amaral. Assista agora e eleve suas habilidades práticas! 

Especialistas Rubeus

Conclusão

Ao explorar as estratégias de Call to Action (CTA) para a captação de alunos, fica claro o potencial transformador dessa ferramenta. A eficácia dos CTAs reside na sua capacidade de direcionar os visitantes para a ação desejada, seja ela a inscrição em um curso, o agendamento de uma visita à instituição ou a participação em um evento educacional.

Ao criar CTAs, a ênfase na clareza, na persuasão e na oferta de valor é essencial. A compreensão do público-alvo, a experimentação com diferentes abordagens e a otimização contínua são pilares fundamentais para o sucesso. Lembre-se, a força de um CTA está não apenas na sua presença, mas na sua capacidade de inspirar ação imediata e significativa.

Neste contexto, o poder dos CTAs não se limita a convencer, mas sim a estabelecer conexões valiosas entre a instituição educacional e os futuros alunos. Ao utilizar essas estratégias de forma inteligente e estratégica, as instituições podem transformar visitantes em alunos engajados, contribuindo assim para o crescimento e sucesso da comunidade educacional.

Considerações finais

Espero que tenha gostado do nosso conteúdo! Se este material serviu para te inspirar, que tal compartilhá-lo com alguém? 😁

Até a próxima! 👋

Plataforma Rubeus | Call to Action para captar alunos: veja como criar
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📌 Formato ABNT:

PAULA, Natália. D. Call to Action para captar alunos: veja como criar. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/call-to-action-para-captar-alunos/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

📌 Formato APA:

Rubeus. 2020, 18 fevereiro. Call to Action para captar alunos: veja como criar. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/call-to-action-para-captar-alunos/