Você já conhece o Marketing de Influência? Essa nova tendência digital está transformando a forma como as pessoas consomem produtos e serviços. Entenda mais sobre o Marketing de Influência na educação e como ele pode ser um grande aliado para os resultados da sua instituição de ensino! 📣💥
Leitura: 6 minutos
Introdução
Já passou o tempo em que apenas pessoas conhecidas e famosas eram capazes de influenciar a opinião de outras pessoas. Atualmente, qualquer pessoa com um smartphone tem o poder de expor a sua opinião no ambiente digital e formar uma legião de pessoas que compartilham da mesma opinião.
A influência digital tomou proporções gigantescas, sendo acentuada pela internet e o compartilhamento de informações em tempo real. Principalmente se o seu público englobar jovens na faixa etária de 18 a 24 anos, afinal, segundo pesquisas, eles são cerca de 51% dos compradores que seguem recomendações de influenciadores.
O Marketing de Influência é um híbrido de ferramentas de marketing e, atualmente, constitui uma estratégia com um alto poder influenciador na jornada de compra do potencial cliente.
No cenário educacional, o Marketing de Influência assume um papel importante para o lead optar (ou não) pela instituição de ensino. Por isso, neste conteúdo, vamos compartilhar algumas dicas de como utilizar o Marketing de Influência na educação para maximizar os resultados da sua campanha de captação. Vamos juntos?
Boa leitura e ótimos insights! ✨
O que é o Marketing de Influência?
Também conhecido como Influencer Marketing, consiste em uma estratégia de marketing digital onde influenciadores – indivíduos que têm seguidores sociais dedicados e são considerados especialistas em seu nicho – compartilham opiniões e experiências sobre determinado serviço e/ou produto oferecido por uma marca.
Qualquer pessoa pode se tornar um influencer ao atingir um determinado volume de seguidores na web e nas mídias sociais. Isso significa que o mundo do Marketing de Influência é muito pluralizado e rápido. 💥
Diversas empresas, com o objetivo de promover o seu negócio ao público, associam personalidades e, até mesmo, suas histórias de vida ao seu negócio. É bem provável que você já tenha assistido diversas propagandas na mídia em que as empresas utilizam influenciadores para contar a experiência que tiveram com seus produtos ou serviços.
Sabe por que as grandes empresas usam essa estratégia? Porque seu público-alvo irá vincular a sua marca àquele influenciador, gerando empatia nos consumidores e influenciando-os a consumirem o mesmo produto ou serviço.
O Marketing de Influência na educação
👤 O perfil do estudante que busca por uma faculdade, em sua grande maioria, é alguém ativo nas redes sociais e que é fortemente influenciado (mesmo que inconscientemente) pela experiência vivida por amigos, conhecidos e até mesmo por seus ídolos.
🤔 Então, por que não criar ações de marketing que sejam capazes de influenciar esses leads que estão em busca de referências sobre a sua instituição de ensino?
Conselheiros profissionais, consultores, ex-alunos, professores, formadores de opinião e outros indivíduos com uma sólida base de seguidores nas mídias sociais podem ajudar a sua instituição de ensino a aumentar o alcance de sua marca e, consequentemente, o ROI da sua campanha.
📣 Ainda não está convencido do poder do Marketing de Influência? Então veja só esses números:
O Marketing de Influência em números
- O Marketing de Influência deve movimentar globalmente algo em torno de 16,4 bilhões de dólares neste ano, ante 13,8 bilhões de dólares em 2021.
- O marketing de influenciadores cresceu para US$ 16,4 bilhões em 2022.
- As empresas estão obtendo um ROI de US$ 5,2 para cada US$ 1 gasto em marketing de influenciadores.
- 67% das marcas usam o Instagram para realizar marketing de influenciadores.
📌 Fonte: Influencer MarketingHub
Entendendo a diferença entre macro e micro influenciadores e criadores de conteúdo
📌Macro: Os macro influenciadores contam com uma audiência bastante abrangente e heterogênea. São personalidades já firmadas em uma determinada rede, chegando a milhões de seguidores nas plataformas.
📌Micro: Os micro influenciadores, por sua vez, contam com uma audiência específica. São mais utilizados em mercados locais e de nicho, o que permite uma relação mais sólida e próxima com os potenciais clientes.
📌Criadores de conteúdo: São especialistas em sua área de trabalho e amam compartilhar conteúdo autoral, não querem se encaixar em um padrão e buscam por inovação e autenticidade. Sua audiência é engajada e admira seu trabalho.
🏆 Como criar uma estratégia de Marketing de Influência para a sua instituição de ensino
Como qualquer tática de marketing, um programa de influenciadores exige planejamento, monitoramento constante e ajustes. Além disso, a atuação deve ser conjunta entre o influenciador e a sua instituição de ensino!
Por isso, antes de começar a influenciar, certifique-se de atuar eficientemente nestes pontos:
1. Escolha um influenciador que tenha o perfil da sua persona
Uma coisa precisa ficar clara: o seu público-alvo irá vincular a sua marca àquele influenciador, gerando empatia nos consumidores e influenciando-os a consumirem o mesmo produto ou serviço.
Por essa razão, durante o estudo de possíveis parcerias, lembre-se de analisar o quanto aquela pessoa é compatível com os valores da sua instituição e as características das suas personas.
Além disso, priorize influenciadores que vivenciam o mundo da educação. Isso criará o sentimento de familiaridade com os seus leads.
Aqui fica um alerta: se por um lado associar sua marca a alguém pode ser muito positivo, por outro pode ser um grande desastre caso o influencer tenha algum incidente moral. Ou seja, toda a negatividade do incidente indiretamente será associada à sua instituição. Por isso, muito cuidado ao escolher quem vai representar a sua instituição de ensino!
📌 Vou deixar aqui alguns conteúdos que podem te ajudar a identificar o perfil do seu potencial aluno e como relacioná-lo com o seu influenciador:
- 11 exemplos de personas para IEs: saiba como construir as suas
- Como construir um mapa da empatia na educação para captar alunos para a sua instituição de ensino
2. Marketing de Influência na educação: Defina e alinhe o objetivo pretendido
Saber exatamente os resultados que pretende-se alcançar, desde o início, ajuda a moldar a campanha a cada passo. Por isso, certifique-se de alinhar as expectativas e identificar os objetivos pelos quais o Marketing de Influência será realizado.
💬 Pondere sobre questões como:
- Quais são seus objetivos em contratar um influenciador digital? Alguns deles podem ser: tornar a marca mais conhecida, lançar a marca/curso/serviço, gerar leads, aumentar a presença digital da empresa, vender mais etc;
- Almeja-se mais visibilidade para a marca ou o aumento das vendas?
- As estratégias serão focadas no curto ou no longo prazo?
3. Solicite o portifólio do influenciador
Quais são os números desse influenciador? Peça o mídia kit dele!
📌Alcance: é uma métrica utilizada para medir quantos usuários viram o seu conteúdo.
📌Impressões: é uma métrica utilizada para medir quantos quantas vezes os usuários viram o seu conteúdo.
📌Faixa etária do público: os seguidores desse influenciador são mais novos ou mais velhos?
📌Gênero: os seguidores desse influenciador são em sua maioria homens ou mulheres?
📌Localização de seguidores: onde a maioria dos seguidores do influenciador estão?
4. Defina o orçamento
Em muitos casos o orçamento pode ser um ponto de desgaste nas estratégias de marketing. Por isso, certifique-se de separar o orçamento certo para a sua estratégia de influência.
📌 Lembre-se de considerar questões como:
- Remuneração do influenciador;
- Geração de leads em múltiplos canais de aquisição;
- Anúncios em mídias pagas;
- Incentivos (vouchers e cupons de desconto).
5. Marketing de Influência na educação: Alinhe a estratégia de gestão
📌 Certifique-se também de alinhar pontos como:
- Tempo de planejamento, execução e revisão da estratégia de influência;
- Pessoas envolvidas e responsáveis por cada ação;
- Quais mídias e recursos que serão utilizados;
- Prazos e entregas;
- Alinhamento de expectativas entre o influenciador e a instituição de ensino.
Lembre-se: uma boa execução de campanha de Marketing de Influência deve envolver monitoramento e ajustes constantes. E, em alguns casos, será preciso “errar” para acertar. 😐
6. Alinhe o formato da sua campanha de influência
Defina se será feita uma campanha física ou se utilizarão canais digitais. Ou seja, nesse momento, é necessário ter bem definido qual será a direção da estratégia.
📌 Considere canais de aquisição como:
7. Marketing de Influência na educação: Defina o atrativo a ser oferecido
Chegou o momento de definir o que será oferecido pelo influenciador. Você tem algumas opções: cupons de desconto, vouchers, isenção de alguma taxa… o objetivo aqui é oferecer “algo a mais” para os leads.
Se você optar por um cupom de desconto, por exemplo, crie um que tenha o nome do influencer ou que faça menção a ele. Assim, você poderá monitorar a quantidade de leads que usaram ou clicaram naquele cupom.
8. Identifique como será o monitoramento das ações
É importante acompanhar todas as suas ações de marketing com a finalidade de analisar o seu desempenho e, assim, determinar que tipo de ação tem exercido mais impacto. Também é essencial saber em que parte do processo a ação falhou para, dessa maneira, alterá-la.
Sendo assim, utilize ferramentas como o Google Analytics para rastrear os leads e identificar de quais canais eles vieram. Além disso, as próprias redes sociais oferecem métricas para monitoramento do engajamento e das interações dos leads.
Por fim, se possível, solicite ao influenciador relatórios de alinhamento quinzenais, contendo as principais métricas de interações e engajamento dos leads. Isso te ajudará a identificar a performance das ações.
Ferramentas que te ajudam a encontrar influenciadores
📌Influency.me: A ferramenta permite buscar influencers com várias características. Você pode filtrá-los de acordo com gênero, reputação nas redes sociais, faixa etária, entre outros perfis.
📌Airfluencers: Nele, você pode analisar o impacto da sua campanha e o desempenho do profissional que contratou. A ferramenta calcula métricas como curtidas, tipos de interação, comentários e visualização.
📌Kuak: Ela traz relatórios completos para você monitorar o impacto que os influenciadores trouxeram para a sua campanha. A plataforma ainda mostra informações importantes sobre a sua audiência, entre as quais estão idade, religião, gênero e dados demográficos.
Não se esqueça que…
Marketing de Influência não é mágica! 🚫
Sabemos que o time de Marketing é muito cobrado para apresentar resultados rápidos e concretos, porém o Marketing de Influência não é mágica! Isso significa que, em muitos casos, ele demora para apresentar resultados.
Apesar do efeito imediato na retroalimentação do topo de funil, com leads que interagem de alguma forma com a instituição de ensino, a conversão desses leads nem sempre ocorre de forma rápida, pois é preciso nutrí-los e fomentar a decisão de compra.
🚨 Resumindo: o influenciador irá fornecer leads de topo de funil e será missão da sua instituição de ensino levá-los até a matrícula.
Considerações finais
Chegamos ao final deste conteúdo! Espero que tenha sido útil para você. Fique à vontade para compartilhá-lo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e na mesma direção.
😃 Quais das nossas dicas de Marketing de Influência na educação você vai colocar em prática na sua IE? Compartilhe conosco nos comentários.
Até a próxima! 👋
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Para usar como referência acadêmica
Além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Para te ajudar, preparei a forma correta que você deve referenciá-lo, confira:
📌 Formato ABNT:
PAULA, Natália. D. Marketing de Influência na educação: conceitos, benefícios e dicas. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/marketing-de-influencia-na-educacao/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
📌 Formato APA:
Rubeus. 2022, 22 de novembro. Marketing de Influência na educação: conceitos, benefícios e dicas. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/marketing-de-influencia-na-educacao/