5 modelos de e-mail para a conversão de alunos que são obrigatórios para uma campanha de sucesso

Você sabia que o e-mail é a estratégia de Marketing Digital que mais engaja o potencial cliente à compra? É o que revela algumas pesquisas divulgadas pela Digital Commerce 360 e pelo Bizrate Insights. Pensando exatamente nisso, resolvemos compilar alguns modelos prontos de e-mail para a conversão de alunos indispensáveis para a sua campanha.  📩

⏰ Tempo aproximado de leitura: 8 – 10 minutos

Introdução

Aposto que você já sabe que um bom e-mail marketing é capaz de contribuir muito para a conversão de leads em alunos. Afinal, esse é um meio de contato direto com o potencial aluno, que permite personalizar a comunicação, despertando o desejo de estabelecer e manter contato com a instituição de ensino.

Se você já leu o nosso conteúdo “Régua de relacionamento educacional: dicas práticas para montar a da sua IE”, certamente já compreende a importância de estabelecer contato com potenciais clientes, entregando conteúdos e assuntos relevantes com o intuito de fazê-los evoluírem na jornada de compra, e que os e-mails podem ajudar muito nessa tarefa. 

Por isso, neste conteúdo vamos compartilhar com você 5 modelos prontos de e-mail para conversão de alunos que podem gerar muito resultado para a sua campanha de captação. Confira!

Boa leitura e ótimos insights! 😃

Newsletter Rubeus

🦸‍♀️🦸‍♂️ 📧 O poder do e-mail

Embora muitas pessoas acreditem naquela velha história de que o “e-mail está com os dias contados”, é indiscutível que a sua utilização ainda é muito importante e impactante nos resultados das empresas, e nas instituições de ensino não é diferente. 

Ainda não acredita? Então veja só essas estatísticas, elas poderão fazer você acreditar que o e-mail marketing funciona:

  • E-mails, e-books e whitepapers também continuam populares, especialmente nos estágios mais avançados do funil.— SemRush;
  • 76% dos profissionais de Marketing apontam crescimento contínuo em sua base de e-mails. — Ascend2;
  • 92% dos adultos presentes no ambiente digital utilizam e-mail, desses 61% utilizam diariamente. — Pew Research.

👩‍💻 Aliás, se você ainda não conferiu o nosso guia completíssimo sobre como elaborar e-mails marketing poderosos, não sabe o que está perdendo! Clique na imagem abaixo e pegue suas inspirações:

E-mail marketing para instituições de ensino - Rubeus

🚀 5 modelos prontos de e-mail para a conversão de alunos para enviar e turbinar a sua campanha

1) Newsletter

Vamos começar pelo mais simples. A newsletter é um tipo de e-mail marketing produzido de forma constante e enviado com uma periodicidade fixa para a base de contatos

Na newsletter, geralmente, aborda-se novidades, notícias e assuntos relevantes para a persona da sua instituição de ensino.

De forma simples, é muito importante que a IE disponibilize a opção do lead receber a newsletter. Afinal, nem todos estão preparados para realizar alguma ação de fundo de funil, como é o caso de solicitar uma conversa com um consultor ou se inscrever no vestibular. 

Por isso, é muito importante oferecer essa possibilidade. Assim, esses leads “verdes” podem nutrir a sua decisão de compra. 

Além disso, a newsletter é uma ótima ferramenta para divulgar conteúdos estratégicos da sua IE. Sendo assim, a newsletter é eficaz tanto para leads quanto para alunos já matriculados. Veja bem:

> Para leads: possibilita que a instituição de ensino ofereça conteúdo estratégico para aqueles potenciais alunos que ainda não estão prontos para ações de macro conversão.

> Para alunos já matriculados: o envio de conteúdos, notícias e avisos importantes tem o poder de informar e engajar o público.

😎 Preparamos um modelo para você copiar, adequar e enviar! Veja só:

No último mês na Rubeus… Olá, @Nome! Tudo bem?

O tempo tá passando tão rápido que nem tivemos a oportunidade de contar para você o que rolou em abril por aqui. Teve tanta coisa boa que não queremos que você perca. Por isso, separei esse compilado. Confira!

📲 Instagram:

Post X
Post Y

✍️ Blog:

Post X
Post Y

📹 YouTube:

Post X
Post Y


Te vejo na semana que vem!

[Assinatura]

E, aí? Deu para se inspirar? 😃

Aliás, temos um conteúdo completo sobre produção de newsletter. Não deixe de conferi-lo clicando na imagem abaixo, combinado? 

Newsletter para instituições de ensino: dicas para desenvolver a sua! - Rubeus

2)  E-mail de agradecimento

Esse e-mail pode parecer “inofensivo”, mas na verdade é bastante estratégico! Basicamente, ele funciona assim: imediatamente após o seu lead entrar para a sua base de dados, seja solicitando a newsletter ou baixando algum material gratuito no blog ou site, você dispara esse e-mail com uma copy estratégica. Ou seja, com um conteúdo que o engaje para manter o relacionamento com a sua IE. 

Especificamente no caso do lead assinar a sua newsletter, esse é um ótimo momento para utilizar esse e-mail como “agradecimento” e divulgar os canais digitais da sua IE, bem como para avisá-lo que, em breve, irá receber notícias quentinhas e estratégicas da sua instituição. Em suma, é uma forma de fazê-lo ter certeza de que a sua instituição de ensino já sabe que agora ele “faz parte da família”.

✍️ Olha só esse exemplo de e-mail de agradecimento para o caso do lead solicitar a newsletter: 
Olá, @Nome! 

Estamos muito felizes em te receber!

Vimos aqui que você solicitou a nossa newsletter e passamos para dizer que está tudo certo e te dar as boas-vindas! 
Periodicamente, enviaremos novidades, dicas e insights para você ficar por dentro de tudo o que acontece aqui na @RedeExemplo! Afinal, esse é o primeiro passo da nossa caminhada juntos! 


Enquanto a sua newsletter não chega, aproveite para conhecer os nossos canais digitais:

(Instagram)
(YouTube)
(Blog)

E qualquer dúvida, fique a vontade para entrar em contato conosco através do “XXXXXXXX”.

Até logo! 😃

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3) E-mail para a conversão de alunos: Entrega de algum material baixado (micro conversão)

Há outra ação que pode ser bastante estratégica para o envio de e-mails: quando o lead realiza alguma ação de micro conversão, como é o caso do download de algum conteúdo disponibilizado em algum canal de aquisição da sua IE. 

Nesses casos, o “pulo do gato” é enviar o conteúdo por e-mail e oferecer conteúdos similares que também possam interessá-lo. Dessa forma, você mantém o lead engajado e pode fazê-lo continuar navegando por seus canais digitais, bem como consumindo o seu conteúdo. O resultado? Você estará “educando” e fomentando o desejo de continuar esse relacionamento com a sua IE.

✅ Tudo parece muito abstrato? Então veja só esse exemplo:

Olá, @Nome!

Obrigado por baixar o [EBOOK RUBEUS] Exemplos de Personas.

Para acessar o material quando e onde quiser, é só clicar aqui (inserir link).

Caso queira receber dicas e insights educacionais gratuitos, acompanhe nosso blog e aproveite para se inscrever-se em nossa newsletter.

Por fim, separei três conteúdos que podem te interessar, dá uma olhada:

5 scripts de vendas avançados para a prospecção de alunos por telefone
8 práticas poderosas para captar alunos de forma sustentável
Como conseguir alunos o ano todo com o CRM Rubeus

Abraços!

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4) E-mail para a conversão de alunos: descontos e condições 

Esse tipo de e-mail marketing para instituições de ensino visa promover uma determinada oferta, independentemente se há desconto ou não.

Além disso, sua IE pode utilizar um e-mail promocional estratégico para promover um serviço totalmente gratuito. Por exemplo: a isenção do valor de matrícula. 

Assim, o e-mail promocional, ao realizar uma promoção específica inerente ao seu negócio, tem como foco converter mais alunos. Por isso, sua estrutura, geralmente, contempla Call to Actions (CTAs) que estimulam uma ação desejada.

No entanto, é importante considerar que para uma atuação eficaz, é necessário que o conteúdo esteja de acordo com o perfil e o estágio de cada lead.

Oi, @Nome! Tudo bem? 😃

Hoje viemos trazer uma mega oportunidade para você! Isenção de 100% no valor da matrícula no curso “X”.  Você não pode perder essa chance! 🥳

Por ser um mega descontão, só conseguimos garanti-lo por pouco tempo. Por isso, não adie mais, venha ser @RedeExemplo! 

Converse com a nossa equipe clicando AQUI (link)!

Até logo!  

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5) E-mail para a conversão de alunos: lembretes de datas e prazos importantes

Em síntese, esse e-mail visa lembrar o potencial aluno acerca de datas, prazos e ações que ele “deve” realizar, tais como garantir o desconto até o dia X, realizar a matrícula até o dia Y ou efetivar o pagamento do boleto até o dia Z.

Aqui, a grande sacada é estar atento à abordagem utilizada. Veja bem, você não pode utilizar um tom de ordem ou agressão. O ideal é utilizar uma abordagem que engaje o lead e não que o faça ter aversão. 

Por isso, quase sempre esse e-mail deve lembrá-lo do objetivo que ele deseja atingir e como dar esse passo é fundamental para alcançá-lo. Sendo assim, coloque a sua IE como ajudadora para que esse sonho se realize. 

Oi, @Nome! Tudo bem? 

Estamos nos últimos dias de matrícula e sentimos a sua falta. 🥺

Seria muito bom te ter conosco, mas para isso você precisa se apressar. Que tal conversar com a nossa equipe agora mesmo? 😃

Clique AQUI (link) e aproveite essa oportunidade! 

[Assinatura]

🚀 Conteúdo complementar para enriquecer a sua experiência

A Rubeus trabalha ao lado de colaboradores que estão 100% dedicados ao mercado educacional e sabem muito de ponta a ponta, por isso, pedimos aos nossos especialistas para compartilhar algumas dicas que irão ajudar a sua instituição de ensino a impulsionar os seus resultados e responder dúvidas frequentes.

A nossa Analista de Marketing, Victoria, que coordena a produção de e-mails para instituições, veio contar o que a sua IE precisa para converter mais por esse canal. Clique na imagem abaixo e confira TODAS essas dicas valiosas! 🤩

5 modelos prontos de e-mail para a conversão de alunos para enviar e turbinar a sua campanha - Rubeus

Aliás, essa e outras dicas você encontra em nosso perfil do Instagram. Se você ainda não nos acompanha nesse canal digital, não perca mais tempo e confira os nossos insights valiosos! 

Clique no botão abaixo e prepare-se para dicas e inspirações valiosas direto no seu Feed!

Instagram Rubeus

Considerações finais

Espero que você tenha gostado do nosso conteúdo com modelos prontos de e-mail para a conversão de alunos! Agora, você pode compartilhá-lo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e na mesma direção. 

Além disso, saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua IE. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos!

e-mail para a conversão de alunos - Rubeus

Até a próxima! 👋

Matheus Amaral - 5 modelos prontos de e-mail para a conversão de alunos para enviar e turbinar a sua campanha

Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 

– Formato ABNT:

AMARAL, Matheus. 5 modelos prontos de e-mail para a conversão de alunos para enviar e turbinar a sua campanha. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/e-mail-para-a-conversao-de-alunos/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. (data de publicação do art. 2022, 2 de agosto). 5 modelos prontos de e-mail para a conversão de alunos para enviar e turbinar a sua campanha. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/e-mail-para-a-conversao-de-alunos/