Como vender cursos superiores com estratégias de Marketing Educacional sustentáveis

Transformar os resultados de captação da sua instituição de ensino pode ser uma tarefa desafiadora, entretanto, com as estratégias e ferramentas certas, é possível. Neste conteúdo, abordamos como vender cursos superiores de forma sustentável e focada em resultados. Vem com a gente conferir! 👊📈🏆

Leitura: 4 minutos

Introdução

Se tudo fosse simples, sua instituição de ensino poderia mandar uma mensagem para os alunos interessados, fazer com que eles se matriculassem, e tudo estaria bem resolvido. No entanto, quando se trata de captar alunos, a concorrência é dura, o que significa que as instituições precisam de uma estratégia de alto nível para alcançar mais alunos.

Seja a sua instituição de ensino superior, colégio, escola de idiomas, cursos livres, pré-vestibular, preparatório de concursos, in company ou por assinatura, uma coisa é certa: é preciso trabalhar diferentes etapas, que vão desde a geração e atração de leads, conversão (nutrição e qualificação) até a Gestão da Permanência e fidelização do aluno.

Não sabe por onde começar? Resolvemos compartilhar algumas estratégias realmente poderosas de como vender cursos superiores com você. Este blog post pretende compartilhar as melhores opções para a sua instituição de ensino se tornar uma verdadeira máquina de matrículas de alunos.  💪

Boa leitura e ótimos insights! ✨

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6 dicas poderosas para aumentar as vendas de cursos superiores na sua instituição de ensino

Assim como qualquer estratégia de crescimento, as dicas que serão abordadas a seguir não são “fórmulas mágicas”, elas demandam atenção, tempo e monitoramento contínuo das equipes de Marketing e Vendas da sua instituição de ensino.

Vamos começar?

1. Ofereça preparação rápida por meio de certificações intermediárias

Nem todos os estudantes podem esperar o fim da graduação para ingressar no mercado de trabalho. Isso significa que o fator “tempo” influencia significativamente a decisão do lead de ingressar ou não em um curso que geralmente dura de 4 a 5 anos.

Justamente por isso, as certificações intermediárias estão sendo a escolha de diversos estudantes. Os cursos profissionalizantes e técnicos, por exemplo, são muito atrativos por possuírem uma abordagem mais rápida e profissional. Ou seja, mais focada para o mercado de trabalho. E, geralmente, são direcionados para pessoas que desejam aprimorar competências úteis para determinada área de trabalho. 

✏️🗓️ A dica é: Aposte em certificações mais rápidas. Caso a sua instituição de ensino já ofereça, a estratégia deve ser destacar os benefícios de forma mais consistente e frequente. Para isso, você pode utilizar as redes sociais e o site, bem como produzir e-mails marketing e enviá-los para a sua base de contatos.

2. Como vender cursos superiores: Invista em tráfego pago

O tráfego pago é uma estratégia de Marketing Digital que tem o objetivo de fazer com que as pessoas cheguem até a sua marca ao pesquisar no Google ou em suas redes sociais, por exemplo. Isso será possível por meio do investimento em campanhas e anúncios.

Em resumo, sua instituição paga para aparecer para os potenciais alunos

Há muitas plataformas nas quais você pode realizar uma estratégia de tráfego pago, mas as duas plataformas mais conhecidas são o Google Ads e o Facebook Ads.

✏️🗓️ A dica é: Desenvolva uma campanha com o objetivo de captar leads e suba essa lista para o Facebook Ads. Lá, você vai ter a opção de vincular a campanha criada previamente a essa lista de e-mails, ou seja, a sua campanha vai ser direcionada a essas pessoas e eles vão poder cadastrar seus e-mails de forma legítima e, assim, você terá os e-mails de forma autorizada e poderá se comunicar com eles de acordo com os termos da LGPD.

Este conteúdo pode te ajudar nesse desafio:

Estratégias de mídias pagas para instituições de ensino: o que você precisa saber para começar - Rubeus
Blog post Rubeus: Estratégias de mídias pagas para instituições de ensino

3. Não venda vagas, venha oportunidades

Seu potencial aluno provavelmente não irá “perceber” a sua instituição até que identifique uma necessidade. Ou seja, ele terá um problema e precisará de “alguém” que o solucione.  

Trabalhar uma estratégia de venda baseada nos obstáculos que o seu lead precisa superar (ou uma necessidade latente que ele precisa satisfazer) permite uma experiência de alto nível, pois você se coloca como a solução ideal para ele.

✏️🗓️ A dica é:  Ressalte em sua estratégia de marketing, estatísticas e pesquisas sobre como profissionais com cursos superiores possuem maiores chances de ingressar no mercado de trabalho, bem como depoimentos de alunos já formados em sua instituição de ensino que possuem uma boa colocação no mercado profissional. Lembre-se: o importante é colocar a sua IE como o meio utilizado por eles para alcançar os resultados. 

Quanto mais você se esforçar para entender o seu lead, mais ele tende a se inclinar à efetivação da matrícula. O ideal aqui é fixar na mente dele que a sua instituição é algo de que ele precisa.

4. Como vender cursos superiores: Divulgue vagas de estágio/emprego como forma de vender o curso

Pense estrategicamente em questões como a divulgação de vagas de estágio correlatas aos cursos ofertados. Essa pode ser uma ótima forma de trabalhar a questão financeira, ao mesmo tempo em que sua IE apoia os primeiros passos do aluno no mercado de trabalho. 

Além disso, essa é uma ótima oportunidade para vender o seu curso. Qual a melhor forma de mostrar que ele é rentável do que com vagas reais? 

✏️🗓️ A dica é: Para realizar a divulgação das oportunidades, você pode reservar um espaço no mural, criar posts nas redes sociais, enviar e-mails segmentados etc. 

5. Crie landing pages e disponibilize a opção de recebimento de informações

As landing pages são páginas 100% focadas em conversão. Em suma, seu principal objetivo é capturar leads para as instituições de ensino.

Por isso, a ideia é que nessas páginas você ofereça um conteúdo ou material de valor. Em troca, os visitantes mais interessados deixam suas informações de contato e, com isso, se tornam leads.

✏️🗓️ A dica é: Otimize e personalize a sua página. Aproveite para expor informações importantes e disponibilizar um chatbot para que o lead entre em contato em tempo real com a sua instituição de ensino.

Além disso, acrescente alguns depoimentos de atuais e ex-alunos para dar credibilidade à sua IE, trabalhando o gatilho mental de aprovação social.

Para potencializar esse marketing, elabore vídeos e depoimentos de alunos em diferentes cursos ou egressos comentando o seu desempenho profissional, por exemplo (isso gera muito valor para o lead que está interessado em sua IE).

Como fazer seu aluno ser porta-voz da sua IE - Rubeus
Instagram Rubeus: Como fazer seu aluno ser porta-voz da sua IE
⚠️⚠️ Atenção:

Muitas pessoas acessam o website da sua IE fora do período de inscrições. A maioria delas estão procurando informações sobre a instituição, sobre os cursos e próximos processos seletivos, deixá-las ir embora sem identificação é um enorme desperdício. 

Dessa maneira, disponibilize formas do interessado ser avisado quando um novo período de inscrições estiver disponível. Assim, será possível compor uma base de potenciais alunos para ser abordada já no início da sua próxima campanha. 

Você pode, por exemplo, oferecer a opção do lead se inscrever em sua newsletter. Veja um exemplo de como fazer isso na prática:

Captação de alunos de emergência: 9 dicas para resultados consistentes - Rubeus
Exemplo de inscrição em newsletter

6. Como vender cursos superiores: Realize táticas presenciais de marketing

Às vezes tendemos a achar que apenas ações virtuais são válidas, mas, na verdade, as ações presenciais também são muito estratégicas, pois permitem o que o brasileiro ama: o contato humano!

Então, é importante que você entenda que os seus resultados de captação de alunos podem ser potencializados ao unir as estratégias de marketing on e off-line.

Em resumo, o marketing off-line é toda prática de publicidade ou promoção que utiliza a mídia off-line tradicional, atuando em canais como televisão, rádio, outdoors, panfletos e eventos presenciais. 

Vale destacar que essa estratégia é utilizada pelas instituições de ensino que desejam captar mais alunos de forma ágil e impactante. E, assim, promover a marca como um todo ou os cursos ofertados. 

É importante estar consciente das estratégias e ações praticadas. Ou seja, aperfeiçoá-las constantemente. Isso porque neste tipo de marketing as ações devem ser baseadas em algo inusitado, chamativo e interessante.

✏️🗓️ A dica é: Realize as ações em lugares de grande circulação de pessoas. Escolas, praças, empresas parceiras e shopping centers são bons exemplos.

Em suma, alguns exemplos de ações incluem:

  • Realização de pedágios em vias de grande movimento;
  • Participação e apoio/patrocínio em eventos;
  • Wi-fi gratuito com login;
  • Palestras abertas ao público;
  • Atividades realizadas pela instituição de ensino como corridas ou campeonatos que envolvam toda comunidade e/ ou apenas os universitários da região.

💡 Temos um conteúdo detalhado sobre estratégias off-line para captar alunos para escolas e faculdades, você já conferiu? Clique neste link ou na imagem abaixo e veja as nossas dicas!

Estratégias off-line para captar alunos para escolas e faculdades - Rubeus
Blog post Rubeus: Estratégias off-line para captar alunos

🎁 Dica bônus: Aposte em um CRM educacional 

Pensou que acabou? Ainda não! A gente separou mais uma dica muito poderosa: a utilização de um software focado no relacionamento com o estudante.

A elevada competitividade de mercado e a necessidade de se manterem cada vez mais atualizadas, a centralização de informações e a otimização do tempo das equipes são variáveis fundamentais para o sucesso da IE e, dentro desse cenário, uma boa plataforma de CRM pode viabilizar tudo isso e, assim, impactar positivamente os resultados.

Utilizar uma ferramenta de gestão de relacionamento específica para educação pode ser altamente benéfico tanto para a Captação quanto para a Gestão da Permanência de alunos

Uma plataforma de CRM é capaz de centralizar informações, gerir atividades de contatos, personalizar o atendimento de cada lead, fornecer o histórico de interação de cada potencial aluno, entre tantas outras funcionalidades que são vitais para o sucesso da sua campanha.

Saiba mais sobre essa ferramenta conferindo o nosso conteúdo:

CRM para educação - Rubeus
Blog post Rubeus: CRM para educação

Além disso, um CRM para área educacional permite a otimização dos esforços empregados por sua equipe de relacionamento. Com isso, fica mais simples realizar a nutrição do lead ao incorporá-lo em um fluxo de nutrição, por exemplo.

[Checklist] Como avaliar uma Plataforma de Captação e Permanência de alunos - Rubeus | Como vender cursos superiores de forma prática e sem enrolação
Check list Rubeus: 100% gratuito

Considerações finais

Sabemos que as dúvidas surgem durante a prática, mas esperamos que você tenha conseguido absorver muitos insights com o nosso conteúdo e que todas as informações sejam muito úteis para você. 💚

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Até a próxima! 👋

Plataforma Rubeus | Como vender cursos superiores de forma prática e sem enrolação
Plataforma Rubeus: Captação de alunos, Gestão da Permanência e automação de Marketing

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Para usar como referência acadêmica

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🔗 Formato ABNT:

ESTEVAM, Paloma. Como vender cursos superiores de forma prática e sem enrolação. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/como-vender-cursos-superiores/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

🔗 Formato APA:

Rubeus. 2022, 19 de dezembro. Como vender cursos superiores de forma prática e sem enrolação. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/como-vender-cursos-superiores/