Com um bom calendário de conteúdos para blog educacional a sua equipe de Marketing pode atrair leads e, assim, maximizar os resultados desse canal de aquisição. Saiba como fazer isso agora por meio das nossas dicas + um modelo pronto de calendário para você organizar as publicações em seu blog! ✨
Leitura: 4 minutos
⚡⚡ O poder do blog
Os blogs educacionais são ótimas ferramentas para vincular conteúdos que abrangem os mais diversos assuntos relacionados ao tema educação. Especificamente para a captação de alunos, os blogs permitem solucionar as principais dúvidas das suas personas – e tá aí um grande diferencial, né?. 🤔
A estratégia fundamental do blog educacional voltado para a atração de leads é a criação de conteúdos educativos – blog posts, infográficos, e-books, pdfs, tabelas etc – como forma de fomentar o desejo de compra do lead, no caso das IEs, a decisão de se inscrever ou se matricular na instituição de ensino.
💡💡 O blog é um ótimo lugar para promover a sua instituição de ensino como um todo e também o seu curso especialmente. Para isso, o time de Marketing deve publicar regularmente conteúdo gratuito relacionado ao tema do seu curso.
Além disso, é importante enxergar o blog como uma ponte para os leads que tem a finalidade de os levar até o site, que é um canal mais comercial. Sendo assim, ele deve possuir conteúdos relevantes que “mostrem” ao lead que ele precisa da sua instituição de ensino. (Já conferiu nosso conteúdo sobre sites otimizados? Aproveite ➡️ Como criar um site educacional: dicas primordiais para fazer isso bem feito.)
😎 O blog se encaixa perfeitamente em todos os níveis da educação. Desde as escolas de educação básica até as instituições de ensino que oferecem cursos livres. Isso significa que, independente do ramo de atuação, o blog é um canal de aquisição poderoso.
Neste conteúdo, vamos compartilhar dicas de como criar posts valiosos + um calendário de conteúdos para blog educacional pronto. Boa leitura e ótimos insights!
✍️ Marketing de Conteúdo + 📚 blog = 👥 LEADS
O conteúdo ofertado no blog deve ser relevante (responder dúvidas dos potenciais alunos), interessante (oferecer uma experiência positiva) e exclusivo (trabalhar conteúdos produzidos pelas equipes e membros da IE, seja interna e/ou externamente).
O Marketing de Conteúdo Educacional é uma estratégia que vai muito além da produção de materiais que ajudam os potenciais alunos na tomada de decisão. Ele é capaz de gerar autoridade à instituição de ensino, posicioná-la na mente do lead, fazendo-o percebê-la como referência de mercado. 👑
🔥🔥 De acordo com um estudo da Impulsione sua empresa, 94% das pessoas compartilham o conteúdo do blog porque acham que será útil para outras pessoas.
🔥🔥 Além disso, 47% dos compradores visitam conteúdos de 3 a 5 vezes antes de tomar uma decisão de compra, é o que revela o Relatório de demanda Gen.
Por isso, uma dica muito poderosa é a utilização de conteúdos conhecidos como evergreen. Mas o que é isso? São conteúdos que se mantêm atuais e relevantes durante um grande período de tempo. Essa estratégia é muito vantajosa para as IEs, pois, por serem perenes, eles são sempre procurados pelos potenciais alunos ou pais e/ou responsáveis, mantendo um alto padrão de buscas.
▶️ Preparamos um webinar especialmente dedicado a dar dicas de produção de conteúdos para instituições de ensino. Aprenda a produzir os melhores conteúdos para atrair e engajar mais leads em sua instituição de ensino!
Como produzir conteúdos trabalhando os diferentes níveis da educação?
Como vimos, o blog se encaixa perfeitamente em todos os níveis da educação. Por isso, é possível explorar ao máximo o potencial deste canal de aquisição.
Separei algumas dicas para você considerar ao criar seus posts e materiais:
📍 Educação básica
O blog para escolas de educação básica pode ser amplo e diverso. Nele, você pode abordar um grande número de assuntos que sejam do interesse das suas personas.
É importante que os blog posts a serem vinculados nesse tipo de blog tratem todos os níveis de ensino. Como assim? Caso a sua instituição ofereça desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio ou, até mesmo, o pré-vestibular, é importante que você produza conteúdo para todos esses níveis e suas respectivas personas.
💡💡 Você pode, por exemplo, para o nível médio, produzir dentro do blog uma série de preparação para o ENEM e outros vestibulares famosos em sua região. Já para o Ensino Infantil, invista em uma comunicação direcionada aos pais dos potenciais alunos, respondendo às dúvidas e preocupações mais comuns a eles.
📍 Ensino superior
As instituições de ensino superior (IES), assim como as demais, podem obter resultados positivos quando o assunto é o uso do blog. Isso porque os interessados a realizarem uma graduação ou uma pós-graduação, geralmente estão inclinados a obterem mais informações. Seja sobre as profissões que estão considerando seguir e/ou sobre como está o mercado de trabalho, por exemplo.
💡💡 Desenvolver uma série de vídeos curtos sobre as profissões é um bom exemplo de material a ser disponibilizado. Além de dicas sobre como se encontra o mercado profissional regional para cada um dos cursos ofertados por sua instituição de ensino.
📍 Cursos Técnicos e Profissionalizantes
O blog para instituições de ensino que trabalham com cursos técnicos e/ou profissionalizantes possui uma flexibilidade e uma diversidade muito alta.
💡💡 Nesse caso, você poderá explorar bastante os cursos que você oferta, produzindo materiais específicos e relevantes sobre cada um deles. Ao ofertar um curso de segurança do trabalho, por exemplo, será possível abordar questões como: o porquê de iniciar esse curso e o que seus egressos têm a dizer sobre ele.
⚡⚡ Precisando se inspirar mais? Preparamos um material exclusivo com exemplos de conteúdos por níveis de ensino e etapa do funil. Ele está sendo disponibilizado de forma 100% gratuita, então aproveite e garanta já o seu!
Desenvolvendo posts de sucesso no blog
Se você está começando agora, muito provavelmente está se perguntando onde hospedar o seu blog. Bem, há inúmeras opções de hospedagens disponíveis, cabe à sua equipe analisar a que melhor atende às suas necessidades. Uma das opções mais conhecidas é o WordPress, que é voltado principalmente para a criação de páginas e blogs on-line (que tal dar uma olhada ➡️ https://wordpress.com/pt-br/). |
⚡⚡ Agora que você já entende a diversidade de conteúdos e abordagens que podem ser explorados em seu blog, chegou a hora de vermos algumas dicas sobre a publicação de conteúdos:
1. Pesquise palavras-chave
Antes de saber qual e como será produzido o conteúdo, você precisa fazer uma boa pesquisa de palavras-chave. Assim, você saberá como conduzir sua estratégia. Além do mais, de nada adianta um conteúdo perfeito, se ninguém está procurando por ele, né?!
👉 Algumas ferramentas para fazer essa pesquisa:
- Autocomplete do Google: busque o início da palavra que você está pensando em produzir e veja as sugestões geradas pelo Google;
- Grupos focais: grupo focal é um método utilizado para a realização de pesquisas qualitativas. Para sua realização, forma-se um grupo entre 6 e 12 pessoas escolhidas aleatoriamente entre seus alunos e verifica-se as dúvidas em comum e os temas mais relevantes que podem ser trabalhados.
- Os posts dos seus concorrentes: vá no blog deles e explore quais os posts mais acessados e quais as palavras-chaves que eles trabalham.
- Google Trends: com esta ferramenta gratuita do Google, você descobre os volumes de pesquisa de termos específicos.
2. Identifique o perfil do seu aluno e responda dúvidas
Entender quem é seu aluno ideal vai te ajudar a criar estratégias de marketing que falem diretamente com eles, abordando suas frustrações, necessidades e desejos.
Buyer persona ou apenas persona, é a representação semi-fictícia do seu aluno ideal com base nas características reais e comuns dentre os seus alunos.
Elas permitem maior qualidade na comunicação e no relacionamento com os seus potenciais alunos.
Algumas perguntas de resposta aberta podem ser:
- Quais as suas principais dores (necessidades)?
- Suas preocupações (financeira, tempo, social)?
- Seus sonhos (desejos)?
- Quais pessoas e ideias a influenciam?
- Quais são as marcas favoritas dela?
- O que dizem essas marcas?
- Quais produtos de comunicação ela consome?
- Que obstáculos ela precisa ultrapassar para conseguir o que deseja (possíveis impeditivos para a compra)?
- O que ela gostaria de mudar na vida?
- O que é sucesso para a sua persona?
- Onde ela quer chegar?
- O que acabaria com os seus problemas?
😎 Quer entender mais? Confira o nosso blog post com 11 exemplos de personas para você se inspirar!
3. Considere o estágio do Funil para produzir conteúdos com a abordagem certa
O funil visa demonstrar as fases de decisão dos potenciais alunos até a matrícula. Em suma, ele é uma representação da “evolução” deles pelas etapas do processo de compra em si.
🚨 O Funil de Captação de Alunos é um ótimo instrumento para orientar a produção de conteúdo ao permitir a identificação da maturidade do lead.
Topo do funil (Descoberta)
Nessa fase o potencial aluno ainda não sabe com clareza o problema (ou a necessidade) que vivencia.
Assim, sua função ao criar conteúdo deve ser investir em conteúdos básicos e mais genéricos sobre o ensino em si. Esses materiais devem atrair a atenção, despertar a curiosidade e principalmente responder possíveis dúvidas dos potenciais alunos. Neste momento, não é aconselhável que você fale sobre sua instituição nem dos cursos ofertados por ela.
Meio do funil (Consideração)
Nesse momento o potencial aluno já entende que possui um problema e começa a considerar as melhores soluções para resolvê-los.
Por isso, a abordagem a ser utilizada pode ser um pouco mais específica e aprofundada. Bons materiais para esse momento são aqueles que consigam captar dados desses leads, facilitando assim a abordagem utilizada na próxima etapa.
Fundo do funil (Decisão)
Aqui, o lead está muito aquecido. Ou seja, muito próximo do momento de fazer sua matrícula. O seu conteúdo será um dos fatores capazes de convencê-lo a realizar uma inscrição em um dos seus cursos.
Por isso, é a hora ideal de mostrar a ele porque deve escolher a sua instituição dentre tantas outras. Crie conteúdos que evidenciam todos os diferenciais que destacam sua instituição das demais.
4. Planeje a frequência das postagens
🕐 Muito provavelmente você já sabe, mas não custa nada reforçar: publicar um blog post por ano não é suficiente para atrair leads de forma significativa.
Busque publicar conteúdos estratégicos de forma consistente e periódica. Além disso, não deixe de revisar os conteúdos já publicados, as revisões são muito importantes para a atualização dos conteúdos.
5. Crie um calendário de conteúdos para blog educacional
Para não se perder, crie um cronograma para suas publicações, planejando cada uma com antecedência.
O cronograma te auxiliará na organização de questões como frequência de publicações, palavras-chave, tom, abordagens, CTAs etc.
😎 Que tal ter acesso a um modelo de calendário de conteúdos para blog educacional totalmente pronto? A gente preparou um para você, e o melhor: você consegue baixá-lo de forma 100% grátis!
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6. Monitore os resultados em tempo real
Em resumo, uma das grandes vantagens de possuir um blog é poder monitorar os resultados em tempo real, através de ferramentas específicas para isso, como é o caso do Google Analytics.
Através dele, é possível medir quantos cliques, sessões, visualizações e tempo de permanência o seu blog apresenta em determinado período. Tudo isso através de alguns cliques. Veja só:
Assim, será possível alterar o que for necessário. Por exemplo, quando um blog post estiver com uma taxa de rejeição muito alta, aí está um sinal de alerta, provavelmente uma boa ação é revisá-lo. O contrário também é válido! Um material está performando muito bem? Então que tal acrescentar alguns conteúdos complementares para que as pessoas continuem navegando pelo seu blog?
Considerações finais
Chegamos ao final deste conteúdo! Espero que tenha sido útil para você.
Fique à vontade para compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e na mesma direção.
Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário no final desta página!
Irei te responder o mais rápido possível, combinado? 💚
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Para usar como referência acadêmica
Além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Para te ajudar, preparei a forma correta que você deve referenciá-lo, confira:
😎 Formato ABNT:
VIEIRA, Bráulio. You Tube para captar alunos: estratégias para aumentar as matrículas da sua IE. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/calendario-de-conteudos-para-blog-educacional/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
😎 Formato APA:
Rubeus. 2022, 23 de setembro. You Tube para captar alunos: estratégias para aumentar as matrículas da sua IE. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/calendario-de-conteudos-para-blog-educacional/.