O marketing one to one na educação é um tipo de interação baseada nas preferências de potenciais e atuais alunos, proporcionando, assim, um alto grau de personalização com o objetivo de fazer com que o lead se sinta único. Saiba agora como aplicá-lo! 📒✏️
Tempo aproximado de leitura: 7 – 10 minutos
Introdução
Alguma vez você já passou por uma experiência de atendimento que te marcou? Estou me referindo a um atendimento que te fez sentir especial, que fez sentir que você não é apenas “um” cliente para a empresa, mas sim “o” cliente. 🥰
Eu vivi uma experiência assim e vou compartilhá-la com você! Sempre compro açaí em uma loja perto de casa. A primeira vez que pedi, me lembro que passei todos os detalhes do meu pedido para a atendente. E assim foi até a 5ª vez. Hoje, quando peço o açaí só preciso dizer “Alô”. A atendente já sabe de cor o meu pedido e apenas pergunta: “O de sempre?”.
Esse toque pessoal no atendimento é uma estratégia poderosíssima para empresas que desejam fidelizar clientes. “Apenas” o ato de lembrar o nome ou decorar o pedido de um cliente, é capaz de transformá-lo em fã da sua marca. Esse toque de pessoalidade é chamado de marketing one to one. 🥇
Por isso, neste post, vamos dar uma olhada nos benefícios do marketing one to one e como aplicá-lo na educação. Além disso, preparamos também algumas dicas para ajudar você e a sua equipe a trabalhá-lo no dia a dia da sua IE.
Vamos juntos! Boa leitura e ótimos insights! 😉
O que é marketing one to one e qual a sua aplicação na educação?
Em resumo, marketing one to one, marketing 1:1 ou marketing um para um, consiste em uma estratégia de marketing que se baseia em conhecer individualmente as escolhas e preferências dos clientes e potenciais clientes.
O objetivo do marketing one to one pode variar de empresa para empresa, podendo ser: conduzir o potencial e/ou atual cliente à (re) venda, a fidelização e a criação de uma experiência altamente positiva, por exemplo.
Quando aplicado especificamente à educação, o marketing one to one configura-se como uma abordagem que objetiva chamar a atenção do potencial aluno e manter a sua atenção ao longo de toda a sua jornada educacional.
O marketing one to one na educação é centrado em interações personalizadas com os potenciais e atuais alunos. Por isso, podemos dizer que o marketing one to one na educação contribui tanto para a captação de alunos quanto para a Gestão da Permanência.
Ademais, quando trabalhado no processo da captação, o marketing 1:1 é capaz de tornar a experiência do lead altamente envolvente e personalizada. Já na Gestão da Permanência, o marketing one to one na educação trabalha a fidelidade do aluno, com vistas à educação continuada.
Qual o objetivo do marketing one to one na educação?
Como vimos, o marketing one to one aplicado à educação pode apresentar objetivos diversos. Entretanto, podemos dizer que o objetivo final é realizar a venda. Ou seja, alcançar a conversão do potencial aluno inscrito em matriculado.
Em resumo: o objetivo do marketing one to one na educação é oferecer uma experiência personalizada que seja marcante, construindo uma barreira poderosa contra concorrentes. Afinal, todo mundo gosta de se sentir único e o marketing individual proporciona essa sensação.
Marketing one to one não é mágica
Que o marketing one to one é altamente persuasivo, isso você já sabe. Ele se comunica diretamente com o lead, fazendo-o sentir especial. Entretanto, vale destacar que, assim como toda ação de marketing, o 1:1 é uma abordagem que precisa de bases para que tenha êxito. Ou seja, é preciso dados do seu potencial aluno. É preciso conhecer os seus gostos e hábitos de consumo.
Além disso, é preciso possuir uma ferramenta capaz de realizar o monitoramento de ações e o “disparo” de estratégias, como os e-mails personalizados, por exemplo.
Para gerar uma experiência única por meio do marketing one to one na educação, a utilização de um CRM educacional (Sistema de Gestão de Relacionamento) pode ser altamente eficaz, configurando-se como uma maneira consistente de centralizar informações e não perder o timing de cada lead.
Por isso, é fundamental compreender que o marketing one to one não faz mágica se não for trabalhado a partir de informações que permitirão a personalização da interação com o potencial e/ou atual aluno.
Quais são os benefícios do marketing one to one na educação?
Dentre os benefícios desse tipo de marketing estão:
🗣 Personalização da comunicação⠀
Transmitir o sentimento de pertencimento é necessário para que o aluno sinta-se conectado com a realidade à sua volta.
Os estudantes querem sentir-se confiantes de que estão contribuindo para a dinâmica da IE. Assim, quanto maior for esse sentimento de pertencimento, maior tende a ser a resposta no que tange o engajamento de alunos.
Através de ações como personalização da comunicação e estratégias para não perder o timing do negócio, sua instituição de ensino consegue trabalhar a personalização de forma eficaz.
🔍 Uma boa coleta de dados
Através de um CRM educacional é possível realizar a compilação de informações de interação com atuais e potenciais alunos. Isso fornece à sua instituição de ensino dados valiosos que irão viabilizar as ações de marketing one to one na educação, bem como as campanhas de marketing em massa.
Dessa forma, quando a equipe de Marketing passar os leads para a equipe de Vendas, eles estão munidos com informações valiosas. Assim, além de entregar leads quentes, é possível passar para a equipe de Vendas informações valiosas como timing e abordagem ideal a ser utilizada. Em resumo: a sinergia entre os times de Marketing e de Vendas aumentará.
❤️ Aumentar a percepção de valor para os estudantes
É preciso proporcionar uma experiência tão agradável e satisfatória ao aluno a ponto dele se tornar “fã” da instituição. Isso porque, quando o aluno é leal, ele realmente encontra-se comprometido, engajado e estabelece uma relação duradoura com a IE.
💡 Pegue dicas valiosas em nosso conteúdo: “Como encantar os alunos: 6 dicas para promover a lealdade nas IEs”.
🤝🏻 Conquistar a confiança
Em suma, a conquista da confiança de potenciais alunos é outro benefício que evidencia o quão vantajoso pode ser para a sua instituição de ensino investir na construção de um bom relacionamento por meio do marketing one to one na educação.
Não há fórmula mágica, manual e nem mesmo um script com o passo a passo para você seguir quando o assunto é fazer seus potenciais alunos confiarem em sua instituição. Isso porque em todo tipo de relação lida-se com emoções e valores, e a confiança presente neles é que determina a duração e o estreitamento desses relacionamentos.
Quando você “conversa” com o seu lead e ele sente que está tendo atenção, a confiança começa a ser estabelecida.
🚧 Monitoramento e adequação de ações
As informações que você obterá dos seus potenciais e atuais alunos ajudam a determinar o que está funcionando e o que precisa ser adequado em sua estratégia de Marketing.
3 dicas valiosas para trabalhar o marketing one to one na educação
Chegou a hora de colocar a mão na massa. Aqui estão 3 dicas de marketing de personalização básicas, mas comprovadas, que a sua instituição de ensino pode utilizar:
📩 Crie e-mails personalizados
Em resumo, o e-mail marketing é uma das maneiras mais fáceis de aplicar o marketing 1:1. Quando bem desenvolvidos, eles despertam interesse e levam o lead a uma ação.
Dica número 1: Segmente às suas listas de e-mail. Ou seja, faça uma separação de acordo com o estágio do Funil de Captação. Dessa forma, você conseguirá identificar qual será a melhor abordagem para o seu e-mail.
Dica número 2: Aposte em um assunto personalizado. Você pode colocar o nome do destinatário no campo “assunto” do e-mail, assim você o tornará mais pessoal. Além disso, sempre que possível, humanize o seu contato enviando o e-mail de uma pessoa real da sua equipe de Marketing. Ou seja, use o nome de uma pessoa real como remetente.
Dica número 3: Certifique-se de que seus e-mails pareçam autênticos e não como um modelo em massa.
Você pode descobrir como fazer isso, lendo o nosso conteúdo detalhado sobre como elaborar e-mails marketing poderosos:
🚀 Crie conteúdo focado nas suas personas
A chave para a personalização é a criação de conteúdo orientado para o potencial aluno. Assim, para atingir esse objetivo, definir as personas da sua instituição de ensino pode ser a solução.
Ademais, ao definir com quem deseja-se comunicar, personalizar a comunicação será muito mais fácil. Aliás, assim será possível criar conteúdos relevantes, ou seja, que façam sentido para o seu potencial aluno.
Ainda não definiu as personas da sua IE? Não perca mais tempo investindo em estratégias de marketing generalistas, confira agora o nosso guia detalhado com 11 exemplos de personas prontas para instituições de ensino:
📲 Responda aos leads pessoalmente nas redes sociais
Como mencionamos em nosso conteúdo “Captação de alunos nas redes sociais: o Guia Completo para a sua IE”, as redes sociais são canais importantes para atrair e engajar o seu público.
Em resumo, um dos segredos para obter êxito nas mídias sociais é investir em conteúdo poderoso e de qualidade e não deixar ninguém “falando sozinho”.
Lembre-se: os leads usam a mídia social para fazer pesquisas e buscam interação. Por isso, quando eles comentam ou fazem uma pergunta, obter uma resposta de uma pessoa real pode fazer toda a diferença. Sem mencionar o alto grau de atenção que essa ação representará.
🥇 Como a Plataforma Rubeus ajuda a sua IE a trabalhar o marketing one to one
A Plataforma Rubeus é o primeiro CRM desenvolvido, exclusivamente, para instituições de ensino. Por isso, ela conhece detalhadamente todas as dificuldades presentes no cenário atual de captação de alunos das IE.
🔍 Não perca mais o timing de negócio
A Plataforma Rubeus leva em consideração as diferenças de cada potencial aluno e a complexidade presente em qualquer relação. E, por isso, o principal objetivo de se implantar a cultura do CRM Rubeus em sua instituição é aproximar e conquistar cada vez mais os seus potenciais e atuais alunos.
🚀 Relacionamento individual para cada potencial aluno
Através da Plataforma Rubeus, a sua instituição de ensino tem acesso a funcionalidades que permitem personalizar o relacionamento mediante o envio automatizado de e-mails, SMS e WhatsApp bem como o agendamento de ligações, por exemplo.
💪🏻 Monitoramento de ações e estratégias ⠀⠀⠀⠀
Com a Plataforma Rubeus é possível reunir dados em um só lugar e monitorar os resultados dos seus processos com relatórios personalizados e customizados.⠀⠀⠀
Quer saber mais sobre como uma Plataforma de CRM Rubeus pode potencializar os resultados da sua instituição? Então fale com um de nossos consultores clicando na imagem abaixo:
Considerações finais
Agora sim, finalizamos esse conteúdo. Espero que tenha conseguido te ajudar. Não se esqueça de salvar esse link em sua barra de favoritos e também de compartilhá-lo com alguém estratégico da sua equipe que vai te ajudar a colocar a mão na massa.
Agora é com você: sua instituição de ensino já utiliza o marketing one to one? Conte-nos a sua experiência!
Conte com a gente para o que precisar.
Até a próxima! 👋
Para usar como referência acadêmica
Quer usar este conteúdo em seus trabalhos acadêmicos? Confira a forma correta de referenciá-lo:
🔗 Formato ABNT:
ESTEVAM, Paloma. Marketing one to one na educação: dicas para explorar o marketing individual. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/marketing-one-to-one-na-educação/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
🔗 Formato APA:
Rubeus. 2021, 8 novembro. Marketing one to one na educação: dicas para explorar o marketing individual. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/marketing-one-to-one-na-educação/