Aprendizagem construtivista: Como trabalhar a prática de “aprender a aprender”

Você já ouviu falar na aprendizagem construtivista? Essa metodologia de ensino trabalha a prática do “aprender a aprender”, ou seja, conduzir o aluno a desenvolver o seu próprio conhecimento a partir de experiências vivenciadas anteriormente. Chegou a hora de se aprofundar e entender mais sobre essa proposta de ensino. 👩‍💻🎓

Tempo aproximado de leitura: 4 minutos

Introdução

Profundas transformações ocorreram na educação ao longo do século XX, principalmente na aprendizagem dos jovens brasileiros. Desde então, novas formas de ensino-aprendizado vêm ganhando espaço na dinâmica das instituições de ensino.

Dentre as novas metodologias de ensino que vêm emergindo no cenário educacional, está o Construtivismo, que consiste em uma teoria de aprendizagem na qual educadores assumem o papel de “condutores” dos alunos ao próprio aprendizado. 

Na prática, isso significa que através de práticas desenvolvidas especificamente para atender aos propósitos da aprendizagem construtiva (veremos mais sobre isso ao longo do conteúdo), os educadores são capazes de auxiliar seus alunos a compreenderem seus conhecimentos anteriores, criando conexões com os conteúdos atuais.

Além disso, o Construtivismo tem o poder de influenciar a maneira como os alunos aprendem e a forma como os professores ensinam. Isso acontece porque formação e conhecimento anterior influenciam a forma como os alunos aprendem. 

Neste conteúdo, vamos compartilhar com você e a sua equipe dicas de como desenvolver a aprendizagem Construtivista em sua instituição de ensino. Vamos lá?

Boa leitura e ótimos insights!

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O que é aprendizagem construtiva?

Como o próprio nome sugere, Construtivismo significa “construir”. E é exatamente isso que essa metodologia propõe: a construção do próprio conhecimento.

Em suma, o Construtivismo trabalha a perspectiva de que as pessoas constroem ou fazem ativamente o seu próprio conhecimento e que a sua fixação é determinada pelas experiências anteriores de aprendizagem. Isso significa que o aprendizado é algo único, pois as experiências são particulares a cada pessoa.

Ao contrário dos métodos tradicionais, que muitas vezes se concentram na memorização e na repetição, a aprendizagem construtiva busca envolver os alunos de forma ativa, permitindo que eles construam seu próprio conhecimento por meio da exploração e da reflexão.

Esse modelo pedagógico reconhece que cada aluno traz consigo experiências únicas e pré-conceitos que influenciam sua forma de aprender. Portanto, ao criar um ambiente onde os estudantes podem interagir com o conteúdo de maneira significativa, promovemos não apenas a compreensão profunda dos conceitos, mas também o desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI.

Investir em práticas de aprendizagem construtiva nas salas de aula pode transformar a maneira como os alunos se relacionam com o conhecimento. Isso não só aumenta a motivação dos estudantes, mas também prepara-os melhor para enfrentar desafios futuros. Em um mundo em constante mudança, essa abordagem se mostra mais relevante do que nunca.

Quais os objetivos da aprendizagem construtivista?

Em resumo, toda metodologia de ensino – inovadora ou não – possui o objetivo central de melhorar o aprendizado e proporcionar uma maior fixação do conteúdo. Contudo, particularmente, a aprendizagem construtivista objetiva:

  • Incentivar o processo de construção do conhecimento de forma particular a cada aluno;
  • Proporcionar o autoconhecimento;
  • Desenvolver o autoaprendizado;
  • Contextualizar a aprendizagem em cenários realistas;
  • Promover uma aprendizagem centrada no aluno;
  • Trabalhar a integração social do estudante;
  • Explorar diferentes recursos de aprendizagem (vídeo, texto de áudio, etc.);
  • Estimular a consciência do processo de conhecimento contínuo.

3 princípios da aprendizagem construtivista

  • O conhecimento é uma trilha a ser percorrida e não algo absorvido passivamente

Em resumo, a ideia central do Construtivismo prega que a aprendizagem é construída. Isso significa que os alunos devem construir novos conhecimentos a partir daqueles que viram anteriormente. Ou seja, a cada “caminho percorrido” os conhecimentos vão se agregando e expandindo o cenário sobre determinado tema.

Além disso, apenas a aceitação passiva do conhecimento não surte resultados concretos na construção do saber. Em contrapartida, a aprendizagem construtivista trabalha o envolvimento do aluno com o mundo, o conduzindo ao longo da trilha de construção do conhecimento.

  • Os alunos “aprendem a aprender”

Aprender consiste na construção de significado e de “sistemas de significado”. Por exemplo, quando aprendermos a cronologia das datas de uma série de eventos históricos, estaremos simultaneamente aprendendo o significado de cronologia. Ou seja, um conhecimento conduz ao outro.

Dessa forma, quando o aluno aprende sobre a tabuada, indiretamente está aprendendo a realizar contas avançadas. Essa abordagem estabelece “pontes” entre os conhecimentos, ou seja, um completa o outro e “explica” o próximo.

  • O aprendizado não é instantâneo

Em suma, nessa abordagem, como um conhecimento vai “se conectando ao outro”, ele pode levar tempo. Dessa forma, para uma aprendizagem significativa é preciso revisitar as ideias, ponderá-las e experimentá-las, permitindo erros nesse processo e aprimorando-o da próxima vez. 

Como trabalhar a aprendizagem construtiva?

Para trabalhar essa metodologia de forma eficaz, é essencial criar um ambiente de aprendizagem que estimule a curiosidade e a reflexão crítica.

I. Incentive a participação dos alunos

Um dos primeiros passos é incentivar a participação ativa dos alunos. Isso pode ser feito por meio de discussões em grupo, projetos colaborativos e atividades práticas que conectem o conteúdo teórico à realidade cotidiana. Além disso, é fundamental promover o questionamento e o debate, permitindo que os alunos explorem diferentes perspectivas e construam seu próprio entendimento.

🔗 Leia também: Aprendizagem colaborativa em sala de aula: entenda como essa abordagem pode melhorar o processo educativo.

II. Integre tecnologias à rotina de aula

Outra estratégia eficaz é integrar tecnologias educacionais que suportem a aprendizagem construtiva. Ferramentas digitais podem facilitar o acesso à informação e proporcionar experiências interativas, tornando o aprendizado mais dinâmico.

Ferramentas tecnológicas na educação: a importância e o impacto no processo de ensino-aprendizagem - Rubeus
Blog post Rubeus: Ferramentas tecnológicas na educação

III. Forneça feedback contínuo

Por fim, não se esqueça da importância do feedback contínuo; ele ajuda os alunos a refletirem sobre seu progresso e ajustarem suas abordagens conforme necessário.

Características da sala de aula construtivista

I. Na aprendizagem construtivista, o conhecimento é compartilhado entre professores e alunos

Na aprendizagem construtivista o docente atua como uma das fontes de conhecimento, mas não a única. Assim, como o objetivo é “construir“ o conhecimento, ele deve incentivar a participação, o envolvimento e o compartilhamento de experiência por parte dos alunos.

II. O papel do professor na aprendizagem construtivista é o de facilitador ou guia

Em síntese, um dos grandes segredos para o sucesso dessa metodologia é renovar o papel dos docentes. Ou seja, é preciso tirar o foco de que o professor é o detentor do conhecimento e torná-lo, aos olhos dos alunos, um facilitador e guia que, juntamente com eles, tem a missão de agregar o conhecimento e contribuir para a formação da sua jornada acadêmica e consequentemente, profissional.

III. Os grupos de aprendizagem são em pequeno número de alunos

Com o intuito de incentivar a interação entre professor-aluno de forma mais sustentável e próxima, a sala de aula construtiva é composta por uma quantidade reduzida de alunos. Isso porque, ao contar com menos alunos, o professor pode conduzir de forma mais próxima e eficaz cada aluno em sua jornada particular de aprendizado.

Por isso, veja a seguir algumas diferenças entre a sala de aula construtiva e a sala de aula tradicional:

Sala de aula tradicional

Sala de aula construtivista

A aprendizagem é baseada na repetiçãoA aprendizagem é interativa, partindo do que o aluno já sabe
Aulas centradas no professorAulas centradas no aluno
Os docentes são detentores do conhecimento, os alunos apenas o recebem (aprendizagem passiva)Os professores dialogam com os alunos, ajudando-os a construírem seu próprio conhecimento (aprendizagem ativa)
Os alunos trabalham principalmente sozinhos (competição por atenção, protagonismo e melhores resultados nas avaliações)Os alunos trabalham principalmente em grupos (cooperativismo)

Qual o papel do professor na aprendizagem construtivista?

Como vimos, o docente deve ganhar uma nova perspectiva, migrando da “fonte de conhecimento” para um facilitador que viabiliza a trajetória de aprendizagem dos alunos, estimulando assim o protagonismo estudantil de cada um.

Além desse papel, o professor deve também estruturar um ambiente colaborativo, ou seja, criar um ambiente propício para a resolução de problemas no qual os alunos se tornem participantes ativos em sua própria aprendizagem, desenvolvendo soft skills importantes para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Considerações finais

Espero que você tenha gostado do nosso conteúdo! Agora, você pode compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e estejam alinhados. 

Além disso, saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua IE. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos! 😉

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– Formato ABNT:

VIEIRA, Bráulio. Aprendizagem construtivista: saiba mais como “aprender a aprender”. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/aprendizagem-construtivista/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. 2021, 24 março. Aprendizagem construtivista: saiba mais como “aprender a aprender” [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/aprendizagem-construtivista/