Setor de captação de alunos: 6 dicas para ter um time altamente produtivo

O processo de captação de alunos impacta direta e/ou indiretamente o desempenho da instituição de ensino como um todo. Por isso, é cada vez mais necessário estruturar um bom setor de captação de alunos, com profissionais qualificados e motivados. Saiba mais sobre como fazer isso agora!

Tempo aproximado de leitura: 8 – 10 minutos

Introdução

Atentar-se em como o processo de captar alunos está sendo desenvolvido, levando em consideração suas etapas, os responsáveis diretos e indiretos e os objetivos e metas a serem alcançados é essencial para manter um volume saudável e sustentável de alunos matriculados.

A eficiência na captação pode ser alcançada por meio do desenvolvimento completo de um conjunto de fatores e variáveis que vão desde a atenção com a preparação adequada do setor de captação de alunos até um relacionamento de excelência, estabelecido entre IE e potenciais alunos. Por isso, queremos te ajudar a estruturar um setor eficiente de captação de alunos.   

😃 Mas, antes, caso você não tenha lido o nosso Guia Essencial sobre captação de alunos na prática, sugerimos que você faça isso antes de continuar a sua leitura aqui. Nesse conteúdo, você encontrará o “ABC” das melhores práticas a serem realizadas quando o assunto é captar alunos. Acesse-o clicando na imagem abaixo:

Captação de alunos: descubra como IEs de todo o país têm revolucionado seus resultados - Rubeus

👥 O setor de captação de alunos

Não deve ser novidade para você que um time de captação de alunos bem treinado, empático e acolhedor tem a capacidade de aumentar as chances de transformar visitantes em alunos matriculados. Nesse sentido, é interessante levar em consideração a importância desse setor sobre os resultados de matrículas nas instituições de ensino.

Em resumo, o primeiro passo para conseguir um time de captação de alunos eficiente é que todos dessa equipe possuam pleno entendimento que eles são responsáveis por representar a instituição de ensino perante os potenciais alunos.

Eles também devem saber que o atendimento e a forma de conversar com os interessados podem ser decisivos para que estes matriculem-se ou desistam da sua instituição.

Isso é realmente muito importante, tendo em vista que, após ser bem atendido por sua instituição de ensino, mesmo que o interessado não efetue sua inscrição no momento, ele possivelmente lembrará de você pela qualidade no atendimento recebido de seus consultores de captação. Essa situação pode contribuir para fazer com que ele retorne futuramente e se torne um aluno.

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Dicas para estruturar um setor de captação de alunos que gera resultados

Para te ajudar a estruturar um setor de captação de alunos eficiente, confira algumas de nossas dicas:

1. Antes de mais nada, planeje o seu setor de captação de alunos!

Com o intuito de montar um setor de captação de alunos que realmente traga bons resultados a curto e a longo prazo para a sua instituição, nossa primeira dica é que você inicie planejando. Isso mesmo!

Planeje e estruture tudo o que será necessário para que o setor de captação de alunos possa desenvolver, da melhor forma possível, o seu trabalho. 

Para facilitar o planejamento, recomendamos que você pense no pilar composto por três importantes variáveis, a saber:

Setor de captação de alunos - Rubeus

Aliás, esse tripé pode ser usado como base para visualizar tudo o que precisa pensar para estruturar uma eficiente equipe de captação de alunos. Para facilitar o seu entendimento, elaboramos alguns questionamentos que devem ser pensados através de cada uma dessas variáveis, veja:

Setor de captação de alunos - Rubeus

  • Quais são os profissionais necessários para as atividades que serão desenvolvidas? 
  • Em quais áreas eles devem ser formados? 
  • Quais são as competências comportamentais e os conhecimentos técnicos da área que eles devem possuir? 
  • Qual a quantidade de funcionários, de acordo com a realidade do seu cenário de captação, é necessária para desempenhar um bom fluxo de trabalho sem sobrecarregar nenhum deles?

PROCESSOS - Rubeus

  • Sua captação de alunos será segmentada por nível de ensino e modalidade
  • Quais são as etapas do processo, desde a identificação de um interessado até a sua matrícula, para cada segmentação da sua captação?
  • Em quais etapas a equipe de captação irá atuar pessoalmente e em quais a comunicação será somente automatizada
  • Como (e por quem) serão priorizadas as atividades da sua equipe de captação? 
  • Quais procedimentos operacionais devem ser realizados para garantir a consistência das suas informações e por quem eles serão realizados?
  • Quais indicadores você irá monitorar para medir o desempenho da execução dos seus processos? 
  • Como funcionará a revisão / melhoria contínua desses processos? 
  • Como estas mudanças serão replicadas a toda a equipe?

TECNOLOGIA - Rubeus

  • Onde será registrada a comunicação (ligações, mensagens, visitas) com seus alunos e potenciais alunos? 
  • Quais ferramentas tecnológicas serão utilizadas para automatizar a comunicação (e-mails, SMS, mensagens em redes sociais) com seus candidatos?
  • Como funcionarão as fichas de inscrição que serão usadas pelos seus candidatos? 
  • De que maneira os interessados identificados no seu website serão enviados para a sua equipe de captação? 
  • Como será a integração das informações geridas pela sua equipe de captação e os registros de matrícula e financeiro no seu sistema de gestão acadêmica? 
  • De que forma serão gerados os relatórios de produtividade da sua equipe? 

2. Busque por características específicas nos membros que irão compor o setor de captação de alunos

Em resumo, a equipe de captação deve ser um time formado por pessoas qualificadas. Esse time deve ser capaz de atender os potenciais alunos com excelência e de acordo com suas necessidades, a fim de oferecer sempre aos potenciais e atuais alunos uma experiência de alto nível com a sua instituição.

Todas as suas atividades possuem o objetivo de garantir um atendimento capaz de impactar positivamente o modo como eles visualizam a instituição de ensino. Além disso, elas devem te destacar perante a concorrência.

Mas, para oferecer um ótimo atendimento, é interessante que cada membro da equipe possua algumas características específicas, tais como:

  • Facilidade para trabalhar em grupo

Com o intuito de atingir o objetivo do setor de captação, é essencial que os colaboradores saibam trabalhar em grupo, percebendo e sabendo reconhecer a importância do trabalho de cada um para o alcance do objetivo.

Isso porque uma única pessoa não consegue realizar todo o processo. E, por isso, no trabalho em grupo, cada um tem o seu papel, podendo colaborar com o melhor de si na conquista dos resultados.

  • Capacidade de liderança

Esta é uma característica essencial, especificamente para o supervisor de captação. Isso porque a liderança, bem como a capacidade de priorizar atividades da equipe fazem parte do seu dia a dia.

Através dessa característica, ele conseguirá planejar melhor, delegar tarefas de forma inteligente e gerir relacionamentos. Além disso, essa capacidade permite motivar sua equipe, mantendo-os comprometidos.

Por isso, o líder precisa, dentre algumas particularidades, ter boa comunicação, empatia e conhecer a atual realidade da instituição.

📌Em nosso blog post Como ser um bom gestor educacional (tudo o que não te contaram), você encontrará uma lista das nossas melhores dicas. Confira!

  • Capacidade analítica

Em resumo, cada atendimento é um atendimento diferente. Isso porque as pessoas são diferentes, as situações e problemas que cada uma delas vivenciam também. Portanto, todos os membros do setor de captação de alunos devem possuir capacidade analítica a fim de saber lidar com os imprevistos e apresentar a solução mais eficaz.

Em suma, essa característica consiste na capacidade de decompor o problema em partes menores. Isso facilita sua compreensão, permitindo uma avaliação mais detalhada e contribuindo para uma tomada de decisão mais efetiva.

  • Facilidade na comunicação

O relacionamento com o potencial aluno se desenvolve através da comunicação, por isso é imprescindível que as pessoas responsáveis por atendê-lo saibam se comunicar bem. Isso contribui para desenvolver a excelência no atendimento ao ser capaz de responder dúvidas e questionamentos de forma rápida, eficiente e concisa.

  •  Técnicas de Atendimento

Com o objetivo de encantar os potenciais e atuais alunos, por meio de um atendimento de excelência, é necessário que a equipe de captação ofereça uma experiência de alto nívelPor isso, além de procurar desenvolver todas as características citadas acima, é fundamental que os profissionais busquem conhecer mais sobre as técnicas do atendimento de sucesso para instituições de ensino.

Quer conhecer melhor as atividades e competências técnicas e comportamentais do consultor de captação e do supervisor de captação? Baixe o descritivo de cada um desses cargos:

Descritivo de cargos: Analista de CRM, Consultor e Líder de Captação

3. Estabeleça objetivos e metas

A terceira dica é estabelecer objetivos e metas. Para isso, recomendamos realizar primeiramente uma estimativa realista dos resultados da próxima campanha. Avaliando, por oferta de curso, qual é a tendência dos números. A partir dessa estimativa, estabeleça suas metas de número de inscrições e número de matrículas por oferta de curso.

É importante evidenciar que todos os objetivos traçados devem ser realistas, relevantes e que sejam significativos para cada um dos membros. Assim, após definir seus objetivos é o momento de desmembrá-los em metas estratégicas. Essas metas são úteis para ajudar a alcançar todos os seus objetivos.

Metas estratégicas para sua instituição de ensino podem ser elaboradas por meio da aplicação da técnica “SMART”, direcionada ao processo de captação de alunos. Cada inicial desta técnica implica em um critério para a definição dos objetivos. Conheça um pouco sobre elas através do infográfico abaixo:

Objetivos SMART - Rubeus

Se levarmos em consideração o nosso objetivo primário como “Aumentar a captação de alunos”, podemos traçar a meta considerando o Método SMART como:

💥 “O setor de captação de alunos efetivará 4200 matrículas na campanha do primeiro semestre deste ano que inicia-se em 01/10 e encerra-se no dia 30/03”. Garantindo, assim, o aumento da receita da instituição por meio da estratégia de Outbound Marketing Educacional.

Percebeu como essa meta atende todos os pontos conversados?

Ela é ao mesmo tempo eSpecífica, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal. Com uma meta bem definida, as chances de toda a equipe se envolver e se empenhar em conquistar o objetivo são muito maiores.

4. Invista em Treinamento & Desenvolvimento

Após realizar todos os passos recomendados anteriormente é hora de avançar. Assim, defina detalhadamente as funções, atividades e objetivos de cada cargo para cada um dos colaboradores.

Dessa forma, realizado isso, é o momento ideal para começar a investir no Treinamento e Desenvolvimento do seu time de captação de alunos. Essas duas práticas são essenciais para que ele desempenhe um bom trabalho.

Por isso, é visível que nesse tópico o enfoque está no pilar Pessoas, que trabalha diretamente com os Processos e a Tecnologia.

💭 O passo inicial é pensar no Treinamento:

Esse treinamento diz respeito ao processo de propor mudanças comportamentais dos colaboradores. Em suma, o seu principal objetivo é possibilitar com que os responsáveis pela captação de alunos adquiram cada vez mais conhecimentos, habilidades e atitudes relacionadas às tarefas inerentes ao cargo a eles atribuídos.

Essas atividades visam aumentar a produtividade, aperfeiçoar o desempenho e promover a motivação no desenvolvimento do trabalho diário. Por isso, ao investir em treinamento espera-se obter resultados mais rápidos. Isso quer dizer que os seus resultados tendem a aparecer no curto prazo.

💭 O próximo passo é pensar no Desenvolvimento:

Já o Desenvolvimento do pessoal tem o propósito de promover o crescimento das pessoas. Por esse motivo, procuram explorar os seus potenciais de aprendizagem, apresentando formas de aplicar seus conhecimentos e experiências em prol da sua função.

Assim, nesse processo, as pessoas são incentivadas a se aprimorarem continuamente. Diferente do Treinamento, o Desenvolvimento apresenta retornos como a elevada melhoria no desempenho e nos resultados alcançados no médio e no longo prazo.  

Geralmente, o planejamento de Treinamento e Desenvolvimento é uma das funções da área de Recursos Humanos (RH). Sendo assim, o ideal seria realizar esse trabalho em parceria com tal setor.

5. Empodere e confie na sua equipe

Confiar no potencial de cada um dos membros da equipe de captação também é uma ótima estratégia. 

Até aqui, você planejou, pensou nas competências comportamentais necessárias para cada um dos cargos do setor de captação de alunos, estabeleceu claramente os objetivos e metas e treinou as pessoas. Agora chegou o momento de empoderar e delegar mais autonomia e poder a todos os seus consultores de captação.

Em resumo, empoderar significa dar autoridade, espaço para agir, garantir maior independência, proporcionar aos colaboradores informações e ferramentas necessárias para que eles assumam as responsabilidades delegadas e proponham ideias e ações inovadoras e criativas durante a prática de captar alunos.

Essa confiança pode servir até mesmo como um estímulo a motivação, impactando na vontade de desenvolver um bom trabalho. Além disso, há chances de aumentar o engajamento e a sinergia entre os membros da equipe, melhorando os resultados da taxa de conversão da sua IE.

Setor de captação de alunos - Rubeus

6. Monitore os resultados

A última etapa a ser realizada é o monitoramento dos resultados. Portanto, busque acompanhar de perto todos os resultados e métricas referentes ao trabalho do setor de captação de alunos.

Dessa maneira, fica mais fácil visualizar quais são os gargalos que estão acontecendo durante o processo. Além disso, você identificará também quais são os momentos, durante a jornada de compra, nos quais sua instituição está perdendo mais alunos. E, ainda, quais ações estão sendo executadas de forma equivocada, considerando todo o seu planejamento realizado. 

Depois dessa análise, é possível pensar em ações e práticas que podem ser reformuladas ou otimizadas a fim de proporcionar melhores resultados.

Se acaso os resultados estejam abaixo da expectativa, deve-se reanalisar o cenário. Sendo necessário identificar os gargalos nos três pilares (pessoas, processos e tecnologia) para a melhoria contínua.  

Conclusão

Como vimos, estruturar um bom setor de captação de alunos é um grande desafio. Mas, ao mesmo tempo, é uma grande oportunidade para as IEs se diferenciarem ao transformarem sua forma de captar alunos.

Por isso, quando o objetivo é estruturar um time de captação de alunos eficiente, antes de mais nada, é recomendável planejar todos os detalhes. Portanto, nesse planejamento é essencial levar em consideração as pessoas, os processos e as tecnologias necessárias.

Posteriormente é importante que você pense nas competências técnicas e comportamentais de cada um dos membros da equipe. Estabeleça objetivos e metas estratégicas, invista em Treinamento & Desenvolvimento do pessoal, empoderando sua equipe. Por fim, é imprescindível monitorar de perto os resultados obtidos.

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Considerações finais

Espero que o nosso conteúdo tenha sido esclarecedor! 😃 Antes de ir, que tal compartilhar essas dicas com alguém da sua equipe? 

Até a próxima! 👋

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Para usar como referência acadêmica

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🔗  Formato ABNT:

AMARAL, Matheus. Setor de captação de alunos: 6 dicas para ter um time altamente produtivo. Rubeus, 2019. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/setor-de-captacao-de-alunos/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

🔗 Formato APA:

Rubeus. 2019, 5 fevereiro. Setor de captação de alunos: 6 dicas para ter um time altamente produtivo. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/setor-de-captacao-de-alunos/