10 dicas de como cuidar da saúde mental dos professores e amenizar o estresse da rotina escolar

O ambiente escolar requer dos professores resiliência e inovação, principalmente por estarem à frente do desafio de se adaptar às constantes mudanças ocorridas dentro e fora da sala de aula. Toda a dinâmica do dia a dia escolar pode expor o profissional ao estresse e à sobrecarga. Pensando nisso, nosso assunto de hoje é como cuidar da saúde mental dos professores. Vamos juntos? 🧠

Tempo aproximado de leitura: 8 – 10 minutos

Introdução

A pandemia desencadeada pelo novo coronavírus acelerou a mudança dos métodos educacionais tradicionalmente utilizados. Em pouco tempo passou-se do presencial para o on-line e a forma de ensinar e aprender  foram alteradas.  

Diversas mudanças ocorreram rapidamente, requerendo uma brusca adaptação. O resultado foi sentido na pele e na mente, traduzindo-se como impactos no bem estar e na saúde mental dos envolvidos nesse “ritmo frenético”. 

Soma-se a isso a falta de estrutura escolar adequada e a ausência de ajudantes para auxílio dentro da sala de aula. Pais e responsáveis ausentes também formam essa equação, tornando o desafio de lecionar ainda mais exaustivo. 

Todas essas mudanças mais os desafios inerentes ao exercício de lecionar, tem materializado um quadro preocupante: professores cada vez mais sobrecarregados, com a saúde mental comprometida. 

Neste conteúdo, evidenciamos a importância de desenvolver ações voltadas para a saúde mental desses profissionais. Sim, reunimos 10 dicas de como cuidar da saúde mental dos professores e amenizar o estresse da rotina escolar.

Boa leitura e bons insights! 💛

Newsletter Rubeus

A ansiedade no ambiente escolar

Segundo levantamentos da Organização Mundial da Saúde (OMS):

🚨 Recentemente, um caso que ganhou bastante repercussão na mídia foi o de 26 alunos de uma escola estadual no Recife que passaram mal apresentando sintomas como falta de ar, tremor e crise de choro. Os alunos foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que informou que eles tiveram crise de ansiedade.

Saúde mental dos professores na quarentena: 10 dicas para você se cuidar - Rubeus

A COVID-19 E SEUS IMPACTOS NA SAÚDE MENTAL

A experiência vivenciada como consequência da Covid-19 sobrecarregou ainda mais o sistema educacional como um todo, especialmente os professores. Questões como a ausência de conhecimento das ferramentas para ministrar as aulas on-line, a falta de estrutura educacional frente ao digital e a sobrecarga na rotina escolar expuseram os docentes a estresse e desafios diários.

🚨 Segundo pesquisa realizada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), os problemas de saúde mental aumentaram consideravelmente ao longo da pandemia da Covid-19.

Foram entrevistadas um total de 1.460 pessoas, em 23 estados de todas as regiões do Brasil. Para isso, foi utilizado um questionário on-line contendo mais de 200 perguntas disponibilizadas em dois momentos específicos, de 20 a 25 de março e de 15 a 20 de abril.

A prevalência de pessoas com estresse agudo na primeira coleta de dados foi de 6,9% contra 9,7%, na segunda. Para depressão, os números saltaram de 4,2% para 8,0%. Por último, no caso de crise aguda de ansiedade, vimos sair de 8,7% na primeira coleta para 14,9%, na segunda coleta”, ressaltou o professor Alberto Filgueiras, do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

🤯🤯 Com o distanciamento social e a consequente diminuição na interação com pessoas, a pressão pode dar espaço para um looping de preocupações e, assim, resultar em crises de ansiedade. No cenário educacional, isso não é diferente: a ansiedade afeta docentes e discentes em diferentes graus e formas.

A saúde mental dos professores na quarentena

Durante a pandemia, gestores, professores e funcionários das IEs permaneceram intensamente focados em se adaptar e proporcionar aos  alunos a continuidade do ensino de qualidade. 

Dentre mudanças e incertezas, as instituições de ensino tiveram que adaptar processos, comportamentos e formas de lecionar. Na prática, isso significou ensinar, cuidar e garantir uma aprendizagem de qualidade mesmo frente a todos os desafios do ensino não presencial. 

Percebemos a preocupação com a adaptação e o cuidado aos estudantes, mas uma parte tão fundamental quanto essa é a saúde mental dos professores.

Vale ressaltar que, apesar de muitos não transparecem, os professores também estão tentando encontrar o equilíbrio no “novo normal” e se adaptarem a todas as mudanças sem perder o ritmo e sem comprometer o ensino.

😮‍💨 A SÍNDROME DE BURNOUT

A síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional, é um distúrbio emocional ocasionado por trabalho desgastante. Ela leva o indivíduo à exaustão extrema, estresse e esgotamento físico. 

Segundo dados divulgados por uma pesquisa realizada em 2017 na Universidade de Brasília (UnB), cerca de 15,7% dos professores que lecionam no ensino básico são portadores da síndrome.

ANSIEDADE NO AMBIENTE ESCOLAR- RUBEUS

🧠 Por que as IEs devem desenvolver ações voltadas para a saúde mental dos professores?

Sabemos que os docentes são um elo muito importante entre a instituição e os alunos. Eles atuam como um “termômetro” entre o que ocorre dentro e fora da sala de aula. 

Podemos perceber seu papel fundamental na prática: eles são os responsáveis por “fazer acontecer” e garantir o ensino de qualidade. 

Por se configurarem como pilares fundamentais, os professores estão diretamente envolvidos com a gestão educacional, fornecendo informações relevantes e ajudando na adaptação dos processos. 

Agora, pense bem: se esses “elos” estiverem desmotivados e com a saúde comprometida, como irão atuar estrategicamente? Daí a importância das instituições cuidarem dos professores, proporcionando e transmitindo o cuidado a eles.

Ilustração

⚡ Principais motivos que afetam a saúde mental dos professores

Se pararmos para analisar os principais fatores que afetam a integridade mental dos docentes, encontraremos:

  • Desinteresse dos alunos em aprender;
  • Ausência de preparação para lidar com as tecnologias requeridas pela revolução digital;
  • Incerteza sobre a garantia do emprego;
  • Falta de estrutura para as adaptações do ensino;
  • Falta de apoio e ruído na comunicação com a gestão escolar;
  • Ausência de relações interpessoais com colegas de trabalho;
  • Redução de tempo reservado para descanso (sobrecarga de aulas);
  • Preocupação frequente com a manutenção do ensino de qualidade;
  • Falta de valorização financeira e social do trabalho.
O perfil do professor do futuro - Rubeus

💛 10 dicas de como cuidar da saúde mental dos professores

Reunimos abaixo algumas práticas capazes de contribuir para a manutenção da saúde mental dos professores. Aconselhamos que você as compartilhe com o seu time.

1) Reserve tempo para o autocuidado 

Agora, mais do que nunca, estamos intensamente focados na retomada do ensino presencial, queremos “correr atrás do prejuízo”. Sabemos que há toda uma preocupação com o ensino de qualidade, mas não podemos deixar de lado a saúde mental. 📚🤸🏼‍♀️💥

Frente a isso, reserve algum tempo para priorizar aquelas práticas que promovam o seu equilíbrio: para alguns é o exercício físico, para outros é a leitura… independentemente de qual seja a sua “válvula de escape”, reserve um tempo para você.

Saúde mental dos professores na quarentena: 10 dicas para você se cuidar

2) Como cuidar da saúde mental dos professores: Mexa-se!

A dica é se exercitar com moderação. Caso não tenha tempo para ir a uma academia, você pode optar por fazer os exercícios em casa mesmo. Para orientar seus exercícios, você pode baixar um aplicativo específico para isso no seu smartphone ou reservar intervalos para você mover-se pela casa. 💃💃💃

Pode parecer pouco, mas qualquer prática que coloque o seu corpo em movimento ajudará a manter o seu bem estar mental.

3) Não se isole

Depois do distanciamento social, algumas pessoas ficaram “traumatizadas” e isso pode causar uma certa tendência ao isolamento. Contudo, quando sozinhos, podemos nos sentir desmotivados. 😰😰😰

Por essa razão, a dica é se manter perto dos seus amigos e colegas de trabalho. Compartilhe dicas, insights, reserve um tempo para a socialização e o compartilhamento de informações. Troque ideia de conteúdos e abordagens, por exemplo. Isso pode auxiliar até mesmo na prática da interdisciplinaridade.

Ilustração

4) Como cuidar da saúde mental dos professores: Respeite o horário de expediente 

Infelizmente, é “normal” levarmos trabalho para casa. Para os professores esse é um desafio maior ainda: é comum realizar a correção de provas e atividades fora do horário padrão de serviço. 

A tendência é “se empolgar” no trabalho e extrapolar o horário do expediente. Mas esse deve ser um ponto de atenção para você! Respeite o seu horário de trabalho, nada de ficar muitas horas além do horário.  😵‍💫🤯

Ao controlar e reservar horários específicos, você poderá definir limites e também fornecerá um horário designado no qual os alunos sabem que você está disponível para sanar dúvidas e/ou auxiliá-los de alguma forma.

5) Saiba lidar com imprevistos

Os imprevistos podem ser realmente desafiadores e desencadear um estresse a mais. Portanto, saiba que situações inesperadas são comuns de ocorrer. Se não deu certo da primeira vez, não se preocupe, continue em frente e tente de novo! 👊👊👊

Saúde mental dos professores na quarentena: 10 dicas para você se cuidar

6) Como cuidar da saúde mental dos professores: Desconecte-se!

O dia de um profissional da educação tende a ser bem corrido, por isso, permaneça disponível durante o tempo em que você está trabalhando, após findar o seu horário de trabalho, saiba desconectar-se, seja das aulas, das conversas com os alunos ou das preocupações do dia. 

Uma dica é colocar o celular no modo silencioso para evitar a curiosidade e a ansiedade em responder as mensagens. E lembre-se: você não precisa estar disponível o tempo todo. 😌😉

7) Crie uma playlist com músicas que te despertem sensações

A música tem um grande poder de despertar sensações e lembranças. Por isso, que tal reservar um tempo para relembrar algumas canções que marcaram de alguma forma a sua trajetória pessoal e/ou profissional? 🎤🎼🎧

Além disso, já é comprovado que a música tem um grande poder de auxiliar a concentração. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Caen, na França, estudar matemática ao som de música clássica aumenta cerca de 12% a concentração.

8) Como cuidar da saúde mental dos professores: Medite

Se você é adepto à meditação, agora mais do que nunca chegou a hora de colocá-la em prática!

Segundo estudos, as pessoas que meditam diariamente, por 30 minutos, melhoram a sua capacidade de concentração.

Ilustração

9) Acredite em você!

Quando você acredita em si mesmo, desenvolve um poder mental incrível que te ajuda em todas as áreas da sua vida. Por isso, acredite que você é capaz! 🌻🌱

E ah! Não aceite que você não sabe, vai lá e aprenda. Não permita que tarefas nunca antes feitas fiquem assim para sempre. Inove e se mantenha sempre “fora da caixa”, combinado?

10) Como cuidar da saúde mental dos professores: Inspire-se

Não tenha vergonha de se inspirar no trabalho de outra pessoa. Você precisa de inspirações e não há problema nisso. ⭐💫

Do mesmo modo que é bom buscar por inspirações, é melhor ainda compartilhar o que você sabe. Por esse motivo, se você já utiliza recursos ou conhece aplicativos que podem ajudar outros professores, aproveite para compartilhar.

Ilustração | Como cuidar da saúde mental dos professores: 10 dicas para você se cuidar

💛 Dica bônus: Conte com um profissional para te ajudar

Ansiedade é coisa séria e precisa ser tratada antes que evolua! 

Por isso, contar com um profissional capacitado para ajudar é de suma importância. Ele ajudará a pessoa a entender o que se passa por dentro e como lidar com isso. 

Sua instituição de ensino disponibiliza esse tipo de apoio aos docentes?

✅ Você também pode gostar:

Plataforma Rubeus

Considerações finais

Espero que você tenha gostado do nosso conteúdo! Agora, você pode compartilhá-lo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e na mesma direção. 

Além disso, saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua IE. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos!

Instagram Rubeus

Se cuide! 💛

Para usar como referência acadêmica

Além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Para te ajudar, preparei a forma correta que você deve referenciá-lo, confira:

⚡ Formato ABNT:

ESTEVAM, Paloma. Como cuidar da saúde mental dos professores: 10 dicas para você se cuidar. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/como-cuidar-da-saude-mental-dos-professores/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

⚡ Formato APA:

Rubeus. (data de publicação do art. 2021, 19 fevereiro). Saúde mental dos professores na quarentena: 10 dicas para você se cuidar. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/como-cuidar-da-saude-mental-dos-professores/