Conheça 7 processos da Plataforma Rubeus desenvolvidos para ajudar as instituições de ensino a captarem mais

A Plataforma Rubeus conta com processos focados em captação, conversão e permanência de alunos. Em resumo, cada um possui um objetivo específico e foi desenvolvido a partir de uma análise detalhada das necessidades das instituições de ensino. Conheça agora 7 processos da Plataforma Rubeus que podem verdadeiramente revolucionar os resultados da sua IE. 💥💥

Tempo aproximado de leitura: 7 minutos

A importância da ferramenta certa

Adotar uma eficiente plataforma de CRM que conte com processos desenvolvidos de acordo com a demanda das diferentes etapas da jornada de compra do estudante é imprescindível. Mas isso você já sabe, não é mesmo?

Entretanto, você sabia que dentre os benefícios da adoção de um software desenvolvido especificamente para atender as necessidades das instituições de ensino, devem estar funcionalidades e processos indispensáveis para o sucesso da implantação em si? 

Quando a IE não desenvolve uma boa pesquisa de mercado para verificar a melhor opção de CRM para a sua realidade, as chances de ocorrerem contratempos são significativamente maiores. Isso acontece porque não adianta adotar “qualquer” ferramenta e investir muito esforço nela se não é a adequada para a necessidade da IE. 

🔧 Aqui, vale a analogia da utilização de uma chave fixa para retirar um parafuso. Certamente não será possível, pois uma peça não “conversa” com a outra:

Conheça 7 processos da Plataforma Rubeus desenvolvidos para suprir as necessidades das IEs
Imagem ilustrativa

Em suma, dentre os benefícios oferecidos pelo CRM devem estar:

  • Visão ampla e específica da etapa da jornada de compra percorrida pelo lead;
  • Envio de e-mails personalizados e estratégicos;
  • Construção de eficientes fluxos de nutrição;
  • Ampla visão dos pontos de gargalo que levam às perdas;
  • Criação de uma forma própria de captação;
  • Gerenciamento da equipe para que cada integrante saiba exatamente o que deve fazer em cada etapa.

Além disso, há diversas tarefas que podem se tornar bem mais desafiadoras quando a instituição não conta com um CRM para Gerenciamento do Relacionamento com o aluno. Mesmo que a IE faça o controle em planilhas, muitos dados podem ser perdidos e a segurança das informações ser comprometida. 😥

Por isso, podemos afirmar que uma das principais vantagens no que tange a utilização de um CRM para educação é a Gestão do Relacionamento com alunos automatizada e focada na evolução do lead para a próxima etapa do Funil de Captação.  

Newsletter Rubeus
Newsletter Rubeus

Sinais de que o CRM escolhido não está sendo eficaz para a sua IE

Em resumo, a falta de uma visão estratégica é uma das variáveis que contribuem para o mau desempenho do CRM. Além desses fatores, demais questões podem levar ao insucesso da aquisição, tais como:

  • Falta de personalização na comunicação, mediante a Jornada de Compra Educacional;⠀
  • Ausência de integrações com sistemas estratégicos;⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
  • Falta de sincronia e sinergia entre as equipes e departamentos;⠀⠀
  • Visão ineficaz de cada etapa do lead;
  • Defasagem na comunicação e nutrição do lead;
  • Falta de monitoramento dos indicadores de evasão.⠀⠀⠀⠀⠀

💥 Aliás, essas são apenas algumas das consequências da adoção de um CRM que não suporta as necessidades específicas da sua instituição. 

Para evitar que isso aconteça, é necessário ficar atento e identificar a presença de tais problemas dentro do menor tempo possível a fim de então eliminá-los. Por isso, escolha a melhor proposta de CRM, que realmente atenda cada ponto que você precisa. 

[Checklist] Como avaliar uma Plataforma de Captação e Permanência de alunos - Rubeus
Check list Rubeus: 100% gratuito

Plataforma Rubeus: conheça o primeiro CRM desenvolvido especificamente para instituições de ensino

Já pensou se a sua instituição possuísse uma ferramenta eficiente que realizasse todas as ligações dentro de uma mesma plataforma, pudesse gravá-la e, logo que iniciasse uma ligação, você tivesse acesso a todas as informações registradas sobre aquele contato?

Qual o seu desafio hoje? - Rubeus
Imagem ilustrativa da Plataforma Rubeus

A Plataforma Rubeus entrega essa experiência, assim, sua IE consegue um melhor gerenciamento por meio do histórico de dados de toda a comunicação anterior com aquele potencial aluno em uma única tela.

✅ Ademais, com a Plataforma Rubeus, você consegue automatizar sua régua de relacionamento, enviando, no momento certo, a mensagem certa à pessoa certa. Por consequência, sua taxa de conversão de alunos tende a aumentar.

Além disso, desenvolvemos ferramentas e processos específicos para o cenário educacional, o que aumenta significativamente as chances de êxito ao longo do processo, se comparado a um software que atende a múltiplos setores. 

Ao escolher a Plataforma Rubeus, sua instituição de ensino poderá obter diversas vantagens competitivas. Listamos algumas delas, confira:

  • Atrair mais alunos para a sua instituição;
  • Aumentar as suas taxas de conversão;
  • Diminuir o índice de evasão na instituição;
  • Eliminar retrabalhos entre os setores de atendimento ao aluno;
  • Monitorar os seus resultados em tempo real;
  • Personalizar a comunicação com os seus alunos de forma segmentada;
  • Integrar, de forma efetiva e eficiente, os sistemas, as equipes e os processos.

7 processos da Plataforma Rubeus desenvolvidos para revolucionar a forma como a sua IE capta e retém alunos

Qualificação de leads

Sabemos que o processo de qualificação de leads é primordial para fazê-los avançar pela Jornada de Compra Educacional. Por isso, a Plataforma Rubeus conta com um processo específico para isso. 

As oportunidades são enviadas para o funil pelos canais de macro captação. Assim, sua equipe tem as melhores oportunidades em tempo real. 

Processos da Plataforma Rubeus: Fluxo de inscrição e matrícula

Monitore em tempo real as inscrições parciais e completas de cada canal. Desse modo, é possível verificar, na prática, o que funciona e o que precisa ser ajustado.

Além disso, crie campanhas com links personalizados para calcular o ROI de cada ação, tais como: e-mail, divulgação em redes sociais ou links do website. 

Processos da Plataforma Rubeus: Agendamento de visita e matrícula

Em resumo, o agendamento de visitas on-line é uma necessidade nos websites das escolas. Por isso, se você ainda não oferece essa possibilidade, saiba que isso pode prejudicar o desempenho da sua instituição. 

Dessa forma, um dos processos da Plataforma Rubeus permite o agendamento de visitas com simplicidade. Dessa forma, a equipe comercial é notificada a cada agendamento e os atrasos são monitorados em tempo real

Processos da Plataforma Rubeus: Atendimento ao estudante

Sabemos que o atendimento é tudo! Por isso, para não perder o timing de nenhuma oportunidade, desenvolvemos um processo específico para essa finalidade.

Em síntese, com o nosso fluxo de relacionamento, é factível segmentar o envio das mensagens, automatizar o agendamento das ligações e controlar a movimentação dos processos. 

Processos da Plataforma Rubeus: Controle de inadimplência

Em suma, o processo de controle de inadimplência possibilita que a sua IE sistematize a dinâmica de faturamento e cobrança da instituição, desde a emissão do título a receber até a quitação da mensalidade pelo aluno. E isso tudo de forma humanizada.

Conheça 7 processos da Plataforma Rubeus desenvolvidos para suprir as necessidades das IEs
Imagem ilustrativa

Processos da Plataforma Rubeus: Renovação de matrícula

Em resumo, um processo de rematrícula bem planejado pode fazer toda a diferença na hora de reter alunos. Ademais, realizar um bom acompanhamento durante o ano letivo, ajustar a sua comunicação e trabalhar os diferenciais da sua IE são algumas das ações indicadas para alcançar ótimos resultados no período de renovação de matrícula

Para que isso ocorra na prática, a Plataforma conta com um processo específico que permite a automação da régua de relacionamento, desde a abertura do período de renovação de matrícula até a sua confirmação junto a cada estudante. 

Processos da Plataforma Rubeus: Acompanhamento do estudante

A evasão de alunos é uma realidade que assusta muitas instituições de ensino. Por isso, o nosso foco é atuar preventivamente, e não somente após a possibilidade já ser uma realidade. 

Assim, para atuar de maneira preditiva, nós desenvolvemos o processo de acompanhamento do estudante. Basicamente, ele sistematiza abordagens proativas da instituição em relação às circunstâncias que podem ocasionar a insatisfação e a evasão de alunos, definindo, assim, padrões comportamentais que indicam potenciais evasões.

Material complementar para enriquecer a sua experiência

Que tal potencializar os resultados de captação e permanência de alunos da sua IE? Para te ajudar neste desafio, preparamos um e-book com 4 experiências que a Rubeus te ajuda a solucionar no Ensino Básico + 4 experiências no Ensino Superior, confira duas delas:

  • Ensino Superior: Dúvidas sobre o curso.
  • Ensino Básico: Mensalidades atrasadas.

😃 Aproveite para salvar esse conteúdo e tê-lo sempre à mão!

📌 Que tal conhecer os processos da Plataforma Rubeus de perto?

Estes são apenas 7 dos processos da Plataforma Rubeus desenvolvidos para maximizar os resultados da sua IE. Para conhecer todos, queremos convidar você a conhecer de perto o CRM Educacional Rubeus. 

Plataforma Rubeus: o CRM educacional que sua instituição de ensino precisa

👨‍💻 Você pode falar com um de nossos consultores e agendar uma demonstração gratuita para tirar as suas próprias conclusões. Para solicitar o atendimento de um consultor, basta clicar na imagem abaixo!

AGENDAR UMA DEMONSTRAÇÃO - Rubeus
Agendar uma demonstração da Plataforma Rubeus

Considerações finais

Finalizamos! Espero que sua cabeça esteja “fervilhando” de novas ideias para potencializar os seus resultados! Agora, que tal salvar esse link em sua barra de favoritos e também compartilhá-lo com alguém da sua equipe que vai te ajudar a colocar a mão na massa?

Até a próxima! 👋

Materiais Rubeus
Página de materiais Rubeus 100% gratuitos

Você também pode gostar

Para usar como referência acadêmica

Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 

– Formato ABNT:

VIEIRA, Bráulio. Conheça 7 processos da Plataforma Rubeus desenvolvidos para suprir as necessidades das IEs. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/processos-da-plataforma-rubeus/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. 2021, 28 janeiro. Conheça 7 processos da Plataforma Rubeus desenvolvidos para suprir as necessidades das IEs. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/processos-da-plataforma-rubeus/