A metodologia Storytelling atua como um incentivador para o desenvolvimento de habilidades como compreensão e respeito. Por isso, exercitá-la em sala de aula agrega diversos benefícios para a aprendizagem ativa dos estudantes. Você já sabe como trabalhá-la? 🎯🔍📊
Tempo aproximado de leitura: 5 – 6 minutos
Introdução
Antes de começarmos, eu tenho uma pergunta para você: lembra daquela historinha em que a avó da personagem é engolida por um lobo mau? 🐺
E aquela em que uma menina vai para um baile e perde o sapatinho de cristal? 👠
Tem ainda aquela em que a personagem tem um cabelo tão grande que consegue usá-lo para descer uma torre altíssima. 😲
Mas por que estamos falando sobre isso? É para ilustrar o quão poderosa e inesquecível pode ser uma boa história. Aposto que você imediatamente soube de quais histórias eu citei acima: Chapeuzinho Vermelho, Cinderela e Rapunzel, respectivamente. Sabe por que isso acontece? Porque o nosso cérebro adora uma história. 😍
O que percebemos é que as técnicas de narrativa tornaram-se um fenômeno de marketing absoluto, porque são muito eficazes para criar conexões com o público e influenciar ações.
Mas como, exatamente, esse processo é desenvolvido?
Quando o nosso cérebro é exposto a uma história, ele liga o modo “assimilação” e fixa o relato na memória. Ademais, quando tratam-se de histórias que envolvem intensidade e emoção, por exemplo, o cérebro libera dopamina, que é o neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, aprendizado, emoções e humor. Justamente por isso a utilização da metodologia Storytelling pode ser tão benéfica para a aprendizagem.
O que é a metodologia Storytelling?
O storytelling, ou a arte de contar histórias, é uma prática milenar que tem conquistado cada vez mais espaço na educação. Storytelling, do Inglês “Story” (história) + “telling” (contar) é uma metodologia de contação de histórias na qual elementos primordiais como personagem, ambiente, conflito e a mensagem principal são construídos, estrategicamente, de forma a transmitir uma mensagem e, ao mesmo, persuadir o ouvinte a realizar determinada ação.
Através dessa metodologia, os professores têm a oportunidade de transformar o aprendizado em algo mais envolvente e significativo para os alunos, incentivando o desenvolvimento de habilidades como criatividade, empatia e pensamento crítico.
Dentro da sala de aula, o storytelling se mostra uma ferramenta poderosa para despertar o interesse dos estudantes e mantê-los engajados durante as aulas. Ao invés de simplesmente apresentar conteúdos de forma abstrata e desconectada da realidade dos alunos, o professor pode utilizar narrativas para contextualizar os temas estudados e torná-los mais acessíveis.
Uma história bem contada é capaz de capturar a atenção dos estudantes, despertar a curiosidade e estimular a reflexão. Além disso, ao se identificar com personagens e situações apresentadas, os alunos se tornam mais receptivos ao aprendizado e mais propensos a se envolver ativamente nas atividades propostas. O storytelling também estimula a imaginação e a criatividade dos estudantes, incentivando-os a criar suas próprias narrativas e explorar diferentes perspectivas.
Motivos para utilizar a metodologia Storytelling
Em resumo, a contação de histórias dentro da sala de aula proporciona diversos benefícios, tais como:
- Despertar o interesse do aluno;
- Fixar os conteúdos aprendidos;
- Superar a resistência ou ansiedade do aluno;
- Construir um relacionamento de confiança;
- Incentivar a integração entre os próprios alunos.
Além disso:
- Desenvolve o gosto pela leitura;
- Aprimora a escrita;
- Melhora a habilidade de ser um bom ouvinte.
Metodologia Storytelling: como criar uma narrativa persuasiva
Com o intuito de realmente encantar o público, a história precisa envolver elementos importantes capazes de criar uma narrativa envolvente. Sendo assim, é importante pensar em questões como:
Direcionadores
Ao utilizar a metodologia Storytelling para envolver os alunos e fazê-los expor opiniões e explorar a habilidade de resolução de problemas, por exemplo, há grandes chances deles se identificarem, gerando, assim, o sentimento de pertencimento e acolhimento.
Mas, para isso, é preciso partir de um planejamento eficaz, que englobe pontos importantes que irão direcionar toda a narrativa. Sendo assim, para começar, é crucial ponderar sobre algumas questões, como:
- Quem será o “ouvinte”?
- O que será narrado?
- Qual o objetivo da história?
- Quais recursos serão utilizados (livros, projetor, áudio)?
- Qual a abordagem será trabalhada (mais formal ou informal)?
🚨 Lembre-se: o segredo do sucesso do Storytelling é despertar o interesse e manter o público envolvido. Por isso, é importante pensar em como tornar a narrativa mais interessante à medida que evolui. Mas, como fazer isso? Inserindo elementos indispensáveis para uma boa história! Te conto quais a seguir!
Elementos indispensáveis para a metodologia Storytelling
Depois de responder a questões como essas, comece a construir a sua história. Dessa forma, ao longo do processo, não perca de vista as perspectivas abaixo:
Além disso, atente-se aos elementos indispensáveis que devem compor a sua narrativa:
Personagem principal
O protagonista é aquele personagem com o qual as pessoas irão se identificar. Ele é o diferencial da história.
Antagonista
Você já parou para pensar na importância do vilão para as narrativas? Aliás, em alguns casos, ele é tão brilhante que acaba ofuscando a atenção do personagem principal. Por isso, o antagonista precisa marcar presença na sua narrativa.
Dica: ele não precisa ser necessariamente uma pessoa física, ou seja, pode ser uma situação adversa que acontece com o seu aluno, como a falta de tempo para estudar para uma prova ou a dificuldade em fazer amigos.
Motivação
A motivação compreende um desejo ou objetivo do personagem principal, uma vez que é ele quem move a história no sentido de sua resolução. Ela pode ser a vontade de realizar um curso de graduação ou o interesse em sua instituição de ensino, por exemplo.
Dicas para trabalhar a metodologia Storytelling em sala de aula
Trabalhar a metodologia do storytelling em sala de aula pode ser uma maneira eficaz de engajar os alunos, estimular sua criatividade e melhorar a compreensão de conteúdos. Aqui estão três dicas para implementar o storytelling na sala de aula:
1. Escolha histórias adequadas ao conteúdo
Ao introduzir um novo conceito, tema ou tópico em sala de aula, escolha histórias que estejam relacionadas ao conteúdo. Pode ser uma história real, uma fábula, um conto ou até mesmo uma anedota.
Certifique-se de que a história seja apropriada para a faixa etária e nível de compreensão dos alunos, além de ter um enredo interessante e relevante. Ao relacionar o conteúdo com uma história, os alunos podem visualizar e se envolver mais com o assunto, facilitando a compreensão e a retenção do conhecimento.
2. Adicione elementos visuais e sonoros
Para tornar o storytelling mais envolvente, utilize recursos visuais e sonoros. Isso pode incluir imagens, gráficos, vídeos, músicas e efeitos sonoros que complementem a história. Esses elementos ajudam os alunos a criar uma imagem mental mais vívida da história, estimulando sua imaginação e aumentando o impacto emocional. Além disso, eles também podem ser úteis para destacar aspectos importantes do conteúdo.
3. Promova a participação dos alunos
Ao contar uma história em sala de aula, estimule a participação ativa dos alunos. Encoraje-os a fazer perguntas, compartilhar ideias, discutir o enredo e os personagens, e até mesmo criar suas próprias versões da história. Isso promove a expressão de opiniões, a colaboração entre os alunos e ajuda a fortalecer o entendimento do conteúdo.
Você também pode incentivar a escrita criativa pedindo aos alunos que criem suas próprias histórias relacionadas ao tema estudado, permitindo que eles apliquem o conhecimento adquirido de forma criativa.
Lembre-se de adaptar as técnicas de storytelling de acordo com as características dos alunos e os objetivos de aprendizado específicos. A aplicação consistente dessa metodologia pode tornar as aulas mais envolventes e criar uma atmosfera de aprendizado mais significativa para os alunos.
Considerações finais
Chegamos ao fim deste conteúdo! Espero que tenha sido útil e inspirador para você. Se este material agregou valor, o que tal compartilhá-lo com alguém que também possa se beneficiar?
Até breve! 👋
Na Rubeus, estamos comprometidos com o sucesso das instituições de ensino. Como o primeiro CRM educacional personalizado para as necessidades do setor, estamos aqui para ajudar!
Já conhece a Plataforma Rubeus? Descubra como nosso CRM pode gerar resultados de longo prazo para sua equipe!
Você também pode gostar
Confira outros conteúdos que podem ser do seu interesse! 📚 Nosso blog contém mais de 350 posts específicos para você explorar:
- Desenvolvendo uma estratégia multicanal para captação de alunos com dicas simples e práticas
- Storytelling para captar alunos: a receita de sucesso para atrair mais leads
- Criando a programação perfeita de postagens no Instagram para o seu perfil educacional
Referência acadêmica
Este conteúdo pode ser utilizado em trabalhos acadêmicos. Para referenciá-lo corretamente, siga as orientações abaixo:
– Formato ABNT:
AMARAL, Matheus. Metodologia Storytelling: como trabalhá-la em sala de aula e envolver os alunos. Rubeus, 2020. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/metodologia-storytelling/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
– Formato APA:
Rubeus. 2020, 29 outubro. Metodologia Storytelling: como trabalhá-la em sala de aula e envolver os alunos. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/metodologia-storytelling/