Resolvemos abrir a nossa caixinha de segredos e compartilhar com você 12 estratégias para vender cursos que irão te ajudar a vender todos os dias do ano. Confira!
Nada de enrolação! Neste post, elencamos dicas valiosas e comprovadamente eficazes para você começar a colocar em prática o mais rápido possível!
Leitura: 4 minutos
Introdução
🪄 Muitas instituições de ensino buscam uma fórmula mágica para turbinar suas matrículas. Entretanto, o segredo do sucesso está na utilização contínua de ações inteligentes e bem alinhadas com os processos da instituição.
Para começar, entenda que por meio de estratégias para vender cursos que atuam em diferentes níveis do Funil de Captação é possível maximizar as matrículas da sua instituição de ensino de forma gradual e consistente.
Neste conteúdo, vamos compartilhar com você e sua equipe 12 estratégias para vender cursos que irão te ajudar a vender todos os dias do ano. Aliás, o nosso objetivo é te ajudar a vender o máximo possível. 🎯
Boa leitura e ótimos insights!
12 estratégias para vender cursos para vender de forma gradual e consistente
1. Defina o perfil do seu aluno ideal
Este é um primeiro passo antes de implementar qualquer uma das estratégias listadas neste blog post.
Isso porque, entender quem é seu aluno ideal antes de começar a divulgar o seu curso vai te ajudar a criar estratégias de marketing que falem diretamente com eles, abordando suas frustrações, necessidades e desejos.
💡 As personas permitem que você construa um bom planejamento estratégico de marketing. E, assim, gere uma maior qualidade na comunicação e maior assertividade no relacionamento com os potenciais alunos.
Uma persona é a representação do aluno ideal para o seu curso. Sendo assim, defina pelo menos as principais informações do seu aluno ideal e mantenha-o em mente ao implementar as estratégias de marketing.
📢 Uma dica para quem quer fazer uma avaliação científica mais aprofundada do perfil do seu aluno ideal é utilizar grupos focais.
O grupo focal é um método utilizado em pesquisas qualitativas. Em suma, para sua realização, forma-se um grupo entre 6 e 12 pessoas escolhidas aleatoriamente entre seus alunos. Para personas de captação, recomenda-se a escolha de ingressantes do primeiro período.
Algumas perguntas de resposta aberta para alcançar esse objetivo podem ser:
- Quais as suas principais dores (necessidades)?
- Suas preocupações (financeira, tempo, social)?
- Seus sonhos (desejos)?
- Quais pessoas e ideias a influenciam?
- Quais são as marcas favoritas dela?
- O que dizem essas marcas?
- Quais produtos de comunicação ela consome?
- Que obstáculos ela precisa ultrapassar para conseguir o que deseja (possíveis impeditivos para a compra)?
- O que ela gostaria de mudar na vida?
- O que é sucesso para a sua persona?
- Onde ela quer chegar?
- O que acabaria com os seus problemas?
Agora, é só criar 1, 2, 3 ou mais personas que ajudem a sua instituição a direcionar a informação para o potencial aluno certo e na hora certa.
Quer entender mais? Confira o nosso blog post com 11 exemplos de personas para você se inspirar!
2. Estratégias para vender cursos: identifique sua proposta de valor exclusiva
💡 Faça uma pesquisa de mercado. Ou seja, pesquise alguns dos cursos já existentes para ter uma boa ideia do que está incluso e como eles são apresentados.
Portanto, o objetivo é determinar como você irá diferenciar seu curso da concorrência. Quais temas do seu curso você cobrirá que sua concorrência não cobre? Que valor você pode agregar ao seu curso que não está incluído nos demais?
📢 Em outras palavras, identifique e explore a sua proposta de valor exclusiva (diferencial) e inclua-a na página de vendas do seu curso e em suas ações de marketing (e-mail, redes sociais, copy de ligações telefônicas etc).
🚀 Confira nossos conteúdos complementares: Benchmarking Educacional: potencialize o desempenho da sua IE Branding educacional: por que gerir a marca da sua instituição é tão importante? |
3. Estratégias para vender cursos: invista no digital
💡 O que falta para a sua instituição de ensino começar a ser uma referência em presença digital? Se a sua estratégia de Marketing Digital é falha ou inexistente, saiba que provavelmente você está perdendo leads!
Selecionamos 4 passos para sua IE avançar de nível e gerar impacto pelos canais digitais. Veja só:
📢 Planejamento e definição de objetivos: neste momento, defina o que é mais relevante em sua estratégia. Isso impactará diretamente no tipo de conteúdo que será compartilhado e também em como os seus resultados serão mensurados.
📢 Definição dos melhores canais de distribuição: o segredo é focar em suas personas. Dessa forma, é possível identificar hábitos, interesses e também onde o seu público recebe melhor as informações que serão transmitidas. Em resumo, esses canais podem ser redes sociais, e-mails marketing, vídeos e, até mesmo, blog.
📢 Produção de conteúdo: chegou a hora de gerar o material! Assim, é necessário ter em mente que a qualidade e relevância do conteúdo são fatores que aumentam as chances de converter mais alunos. Pense no tipo de abordagem, assim como no tom de voz e tipografia. Você pode apostar em materiais como infográficos, e-books, webinars e posts nas redes sociais para divulgar o seu curso.
📢 Criação de um cronograma: a partir de um planejamento datado, é factível se organizar melhor tanto na produção quanto na mensuração dos resultados.
4. Estratégias para vender cursos: promova o curso em seu blog
💡 O blog é um ótimo lugar para promover a sua instituição de ensino como um todo e também o seu curso, especialmente se o time de Marketing publicar regularmente conteúdo gratuito relacionado ao tema do seu curso.
📢 LEMBRE-SE: a construção de percepções e a interação dos potenciais alunos com a sua instituição de ensino começa muito antes do dia da realização da matrícula, seu início está nos primeiros contatos com os canais digitais da IE.
O blog tem o objetivo de fazer a ponte dos leads para o site. Sendo assim, ele deve possuir conteúdos educativos que “mostram” ao lead que ele precisa do seu curso. (Pegue uma dica de blog de sucesso AQUI).
Aliás, separei algumas dicas de conteúdos para você compreender melhor como trabalhar esses dois canais de aquisição:
🚀 Confira nossos conteúdos complementares: Blog para instituições de ensino: conheça 4 motivos para você criar um Dicas para criar conteúdos relevantes e gerar mais leads |
5. Adicione informações do curso no seu site e crie uma página de venda
No site da sua instituição de ensino, adicione uma página que inclua detalhes sobre cada um dos seus cursos. Inclua um link para comprá-lo de forma facilitada diretamente nessa página ou, alternativamente, inclua um link para sua página de vendas do curso (landing page poderosa) para que seus leads possam saber mais sobre ele e decidir se desejam comprá-lo.
💡 Em suma, as landing pages são páginas 100% focadas em conversão, seu objetivo é capturar mais alunos para as instituições de ensino. Sendo assim, saber estruturá-las de forma assertiva pode ser o que separa a sua instituição de uma captação com um ticket médio bom ou ruim.
Veja abaixo quais elementos são indispensáveis para montar uma landing page que converte:
6. Estratégias para vender cursos: aposte em CTAs
As chamadas para ação (CTAs) podem ser a chave para despertar o gatilho de compra do seu potencial aluno!
💡 CTA é a sigla para Call to Action que significa “chamada a uma ação”. Mas, na prática, o que é isso? É um link, geralmente, representado em forma visual ou textual dentro de uma página. Em resumo, o seu principal objetivo é fazer com que os usuários, no caso os potenciais e atuais alunos da sua instituição, realizem uma ação específica.
Contudo, a sua utilização deve ser estratégica e bem planejada. Questões como posicionamento, conteúdo, cor e formato, por exemplo, são fundamentais na hora de estruturar um CTA eficaz.
Tenha em mente: o papel de uma chamada para ação é incentivar quem estiver vendo o seu anúncio a clicar nele imediatamente. Mas como criar essa atenção?⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Existem 4 elementos essenciais que devem ser observados na hora de construir o CTA certo para a conversão de seus alunos, são eles:⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📢 Formato: o mais utilizado é o botão, visto frequentemente em home pages, e-mails marketing e formulários. Temos também a opção de utilizar banners, tratando-se de uma imagem que, por si só, provê mais contexto do que apenas um botão. E, por fim, links no texto que são muito importantes para as boas práticas de SEO.
📢 Cores: além de priorizar a utilização de cores presentes na paleta da sua instituição, é necessário pensar que cada elemento do seu site estará “concorrendo” entre si para despertar a atenção do visitante.⠀
📢 Conteúdo: a frase de impacto presente nos CTAs do website deve despertar o gatilho de compra, portanto invista em chamadas para ação que sejam claras e objetivas.
📢 Local: como já vimos, existe o lugar certo para cada CTA dependendo da etapa da jornada de compra do visitante do site, sendo assim escolha o lugar correto para que o bom desenvolvimento de tal jornada não fique comprometido.⠀
Agora que tal ter acesso a mais dicas incríveis para a produção de chamadas para ação que realmente convertem? Para isso, basta clicar no CTA abaixo! 😆
7. Estratégias para vender cursos: venda através das redes sociais
💡 O pontapé inicial para todas as instituições de ensino que desejam uma atuação efetiva nas redes sociais é o planejamento.
📢 Por isso, investir na construção de um cronograma de publicações é essencial. Nele, deve conter a definição das abordagens a serem utilizadas e a forma de comunicação. Isso facilitará o seu trabalho e o tornará muito mais assertivo. Postagens regulares e interação frequente manterão o público engajado.
Com o intuito de potencializar os seus resultados, evidencie tudo o que o seu curso tem de melhor, invista em bons depoimentos de sucesso de alunos e ex-alunos em formatos de vídeo.
Além disso, humanize o contato e estabeleça um relacionamento personalizado e eficiente, facilitando a oferta de experiências de alto nível.
Ademais, não tenha medo de interagir com o seu público, essa é uma das formas de fazer com que os seus potenciais alunos sintam-se mais próximos da sua instituição, criando uma verdadeira sintonia e relação de acolhida estratégica.
🚀 Confira nossos conteúdos complementares: Modelos de templates para diferentes canais digitais (incluindo stories e imagens ilustrativas); Cronograma de publicações; Capas para Destaques no Instagram. |
🎁 Nossa Social Media separou um conteúdo especial para te inspirar ainda mais, não vai perder né? Clique na imagem abaixo e prepare-se!
8. Estratégias para vender cursos: guias no Instagram
💡 Recentemente, o Instagram lançou uma nova funcionalidade vista como um “Mini blog”. Isso porque, o seu objetivo é reunir publicações, produtos ou locais. Logo, significa que ela permite o agrupamento de listas de postagem com temas específicos escolhidos pela sua IE.
📢 Assim, ao utilizar essa ferramenta pode-se criar conteúdos diferenciados, sendo uma nova possibilidade de guiar o seu potencial aluno pela jornada de compra!
Posteriormente criar o seu primeiro Guias é possível visualizar o ícone em seu perfil. Também é viável escolher a imagem de capa, título e descrição. O conteúdo também pode ser compartilhado via Stories ou Direct.
9. Estratégias para vender cursos: use o Google e o Facebook Ads
Outra estratégia para vender cursos é apostar no tráfego pago, principalmente através do Google Ads e do Facebook Ads. Assim, sua IE irá criar anúncios que aparecem nos resultados de pesquisa para palavras-chave específicas relacionadas ao seu curso.
📢 Dessa forma, defina quais palavras-chave o seu público-alvo está usando para pesquisar seu curso e estruture anúncios em torno delas.
Em resumo, existem vários benefícios em usar anúncios pagos. Veja só:
- Resultados alcançados em curto prazo;
- Rastreamento completo da jornada do lead;
- Altamente direcionado para sua persona;
Além disso, pelo Facebook, você pode criar anúncios direcionados a pessoas com base em dados demográficos, interesses, comportamentos específicos.
🚀 Confira nosso conteúdo complementar: Estratégias de mídias pagas para instituições de ensino: o que você precisa saber para começar |
10. Estratégias para vender cursos: crie uma lista de e-mail
A maioria das pessoas precisa ter contato com vários estímulos de venda antes de decidir comprar o seu curso. É por isso que ter uma lista de e-mail é tão eficaz.
💡 Sendo assim, quando alguém se inscreve para receber notícias da sua instituição de ensino, você pode ganhar a confiança deles enviando dicas e condições especiais relacionadas ao seu curso. Assim, é mais provável que eles o comprem porque você forneceu valor antes de oferecer a venda.
📢 Alguns conteúdos relevantes que você pode tomar como base são:
- Convite para eventos (presenciais ou on-line);
- Orientações/conteúdos relevantes;
- Informações, notícias e novidades sobre sua IE.
🎁 Preparamos um check list completo sobre e-mails marketing para captação de alunos, confira-o clicando na imagem abaixo!
11. Estratégias para vender cursos: agrupe cursos e ofereça descontos
💡 Os descontos e condições promocionais são sempre muito atrativos. Sendo assim, por que não oferecer descontos por tempo limitado e de forma esporádica?
📢 Além disso, outra dica é agrupar diferentes cursos em “blocos” e vendê-los com desconto. Por exemplo, se você tem 3 cursos vendidos por R$ 300,00 individualmente, você pode vender todos os 3 cursos juntos por R$ 800,00 (resultando em um desconto de R$ 100,00 para seu aluno). Isso fornece um incentivo para as pessoas comprarem vários cursos de uma só vez.
📢 Por fim, mais uma dica é apostar em um plano de pagamento. Algumas pessoas irão querer comprar o seu curso, mas não têm espaço no cartão de crédito para pagar o preço total da compra de um curso antecipadamente. No entanto, eles podem pagar pelo curso se esses pagamentos forem distribuídos por um longo período de tempo. Por exemplo, se você vender seu curso por R$ 500,00, poderá oferecer aos seus alunos um plano de pagamento de R$ 100,00 por mês durante 5 meses como alternativa.
🚀 Confira nosso conteúdo complementar: A transformação digital das formas de pagamento no cenário educacional |
12. Realize pesquisas de satisfação e identifique possíveis gargalos
O relacionamento com o aluno é um fator fundamental para manter a satisfação dele, fazendo com que a instituição de ensino mantenha-se competitiva. Dessa forma, é necessário construir uma trajetória de experiências memoráveis com o estudante, indo desde a pesquisa, a compra, até chegar ao pós-venda.
💡 As pesquisas de satisfação são uma poderosa estratégia para que seus potenciais e atuais alunos sejam “ouvidos” e se sintam realmente satisfeitos com sua IE.
📢 Por isso, a dica é: realize pesquisas de satisfação. Assim, será possível identificar de forma mais precisa aquilo que precisa ser melhorado.
Em síntese, dentre os aspectos avaliativos que não podem faltar para estruturar uma pesquisa de satisfação assertiva estão:
- Metodologia utilizada;
- Conteúdo lecionado;
- Suporte acadêmico;
- Atendimento;
- Capacitação do corpo docente;
- Estrutura do curso.
Considerações finais
Espero que você tenha gostado das nossas estratégias para te ajudar a vender todos os dias do ano! Agora, você pode compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e estejam alinhados.
Saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua IE. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos!
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Ótimos resultados! 🚀
Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 😉
– Formato ABNT:
VIEIRA, Bráulio. 12 estratégias para vender cursos que irão te ajudar a vender todos os dias do ano. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/estrategias-para-vender-cursos/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
– Formato APA:
Rubeus. 2022, 16 fevereiro. 12 estratégias para vender cursos que irão te ajudar a vender todos os dias do ano. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/estrategias-para-vender-cursos/