O marketing para escolas pode ser uma poderosa ferramenta para conquistar a confiança dos pais e/ou responsáveis e, assim, captar mais alunos. Saiba agora como colocá-lo em prática através das nossas preciosas dicas de marketing escolar. 

Para tornar a sua experiência mais completa, nós distribuímos ao longo do conteúdo, materiais estratégicos capazes de melhorar a compreensão e enriquecer o conhecimento. Além disso, nós também reservamos alguns convites para você, leitor. Portanto, fique bem atento, combinado? Boa leitura!

Introdução

Não é novidade que o cenário educacional está cada vez mais competitivo. Diante disso, só há uma certeza: não dá para ficar esperando resultados positivos sem que se tenha um bom planejamento e a definição de ações capazes de solucionar, de forma sustentável, os problemas relacionados à sua captação de alunos, não é mesmo?

Por essa razão, é cada vez maior o número de instituições de ensino que estão continuamente buscando maneiras estratégicas de aumentar o número de matrículas. Dentre as formas mais eficazes encontradas está a utilização do Marketing Digital.

Ilustração

Engana-se quem limita o marketing a apenas um conjunto de propagandas e posts nas redes sociais. Um marketing bem planejado e executado, é capaz de atrair e persuadir o seu público, despertando um desejo no lead e nutrindo-o para que realizar algumas ações. 

Para obter resultados eficazes é preciso planejar e criar estratégias personalizadas. Por isso, uma das principais regras para um marketing eficaz é: não seja generalista

Essa é apenas uma das dicas de marketing escolar que veremos a seguir. 

7 dicas de marketing escolar

Matricular mais alunos é sempre um grande desafio, isso é um fato mais que constatado. Por isso, resolvemos estruturar este conteúdo com 7 dicas práticas para você captar mais. Através delas, queremos ajudar a sua escola a conseguir alunos o ano todo. Então, vamos conhecê-las? 

1) Conheça a sua realidade

A primeira das nossas dicas de marketing escolar, apesar de não ser uma prática de marketing propriamente dita, é fundamental para a elaboração das ações futuras de marketing.

A dica aqui é mapear a realidade na qual a sua escola está inserida. Identificar pontos fortes, pontos fracos, variáveis que podem ser exploradas positivamente, bem como aquelas que podem influenciar negativamente. 

Para esse objetivo, a Análise SWOT Educacional pode ser considerada uma ferramenta bastante estratégica para as IEs. Na prática, essa análise permite avaliar as Strengths (Forças) e Weaknesses (Fraquezas) do ambiente interno, bem como as Oportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) do ambiente externo.

No ambiente interno, verificam-se as forças que representam uma vantagem em relação à concorrência e as fraquezas que afetam o crescimento da instituição, ambas influenciam o desenvolvimento das atividades e estão sob o controle da IE.

Já no ambiente externo, encontram-se as oportunidades que favorecem o alcance dos objetivos e as ameaças que prejudicam a atuação da instituição de ensino, sendo que elas não podem ser controladas.

Depois de analisar todas essas variáveis, é importante que sua instituição empenhe-se para solucionar as fraquezas encontradas, potencializar suas forças, ficar preparada para as ameaças e aproveitar cada oportunidade identificada.

Dessa forma, através de uma Análise SWOT é possível agregar grande valor à tomada de decisão e impactar de forma positiva todos os planos estratégicos da sua instituição de ensino. 

2) Construa um mapa de empatia

Em resumo, o mapa de empatia consiste em uma ferramenta colaborativa que possibilita conhecer a fundo as suas personas. Além de possibilitar se colocar no lugar delas a fim de não somente identificar suas dores e desejos, mas também criar soluções que possam atendê-las.

O modelo trabalha questionamentos que englobam esferas como pensamentos, sentimentos e experiências da persona. Quando juntas, as informações permitem construir um panorama detalhado de seu perfil, bem como sua tendência de compra.

Mapa de empatia - Rubeus

Com o mapa de empatia é possível conhecer, por exemplo, gostos, dores, percepções e preferências dos pais e/ou responsáveis pelos potenciais alunos. 

Dessa forma, você pode atuar, por exemplo, oferecendo seus serviços diretamente em uma dor específica identificada. Nesse momento, aproveite para destacar o que você pode agregar a ele e como ele será após consumir o que sua instituição está divulgando.

3) Invista em atração de leads

Dentre as dicas de marketing escolar que separamos para você, agora falaremos sobre a atração de leads.

Uma boa gestão educacional é de suma importância para o sucesso de toda e qualquer instituição de ensino. 

Você deve entender que a conquista de um aluno é composta por diversas etapas que, juntas, permitem a efetivação da matrícula. Essas etapas, por sua vez, envolvem variáveis que vão desde a atração até a qualificação de leads. 

Ilustração

Através de ações voltadas para a atração, sua instituição de ensino pode se transformar em um verdadeiro “ímã” de leads. Ou seja, aumentar, significativamente, os índices de captação de alunos.

A fórmula para atrair os seus leads, no caso das escolas, os pais e/ou responsáveis dos alunos, é investir na produção de conteúdos com temas relacionados à tomada de decisão sobre a IE. 

Além disso, sua escola pode investir em:

  • Tour virtual pela escola;
  • Webinars e/ou lives com temas pertinentes ao cenário escolar;
  • Roda de conversa para tirar dúvidas;
  • Descontos atrativos;
  • Dentre outros.

A seguir veremos mais dicas de marketing escolar, mas antes eu tenho um convite para te fazer!

Um convite para você!

Quer ter acesso à várias dicas em vídeos sobre diferentes temas pertinentes ao cenário educacional? Então siga a Rubeus no Youtube! E, por falar nisso, temos playlists novinhas!

Que tal dar uma conferida? E não se esqueça de curtir e ativar o sininho para não perder nenhum dos nossos vídeos! Basta clicar na imagem abaixo e abrirá uma nova aba te direcionando para lá!

QUERO SEGUIR A RUBEUS NO YOUTUBE - RUBEUS

4) Estruture um bom Setor de Captação de Alunos

A eficiência na captação pode ser alcançada por meio do desenvolvimento completo de um conjunto de fatores e variáveis. Um desses fatores é o relacionamento de excelência da sua IE com seus potenciais alunos. Mas como conseguir estabelecer um alto nível de qualidade nessa relação? 

Uma possível resposta para este questionamento é contar com um eficiente Setor de Captação de Alunos, que seja composto por pessoas qualificadas e que realmente estejam dispostas a alcançar o sucesso de matrículas.  

Um time de captação de alunos bem treinado, empático e acolhedor pode aumentar, consideravelmente, as chances de transformar leads em matriculados e, portanto, ser um grande diferencial para a IE como um todo. 

Para conseguir um time de captação de alunos eficiente, é necessário que todos da equipe (sem exceção) possuam conhecimentos específicos e gerais, assim como a consciência de que são os responsáveis por representar a instituição de ensino perante os potenciais alunos. 

Por isso, se eles forem bem atendidos, mesmo que não efetuem a inscrição no momento, possivelmente vão lembrar da sua IE pela qualidade no atendimento recebido, o que pode contribuir para que eles retornem futuramente e se tornem alunos.

Saiba mais sobre como estruturar um time de captação bem sinérgico e eficiente:

Setor de captação de alunos - Rubeus

5) Invista em processos de qualificação

O processo de qualificação do lead nada mais é do nutri-lo através de ações estratégicas, para que ele amadureça a sua decisão de compra. 

Em resumo, a qualificação de leads se inicia com a segmentação daqueles prospects que realmente apresentam a probabilidade de efetivação de compra. 

Mas por que fazer isso? Ao identificar os leads que representam as melhores oportunidades de negócio, suas equipes podem realizar um processo de prospecção mais de perto, o que aumenta as chances de converter mais e, assim, melhorar o seu desempenho.

Isso é necessário para que ele avance em sua Jornada de Compra até que chegue ao fundo do funil e efetive sua matrícula. Para isso, é importante que você o incentive e isso pode ser realizado através de conteúdos interessantes para cada momento percorrido. 

Abaixo temos exemplos de formatos de conteúdos para cada etapa do Funil, veja só:

Melhores materiais para cada etapa do Funil - Rubeus

Vale ressaltar que, caso sua instituição não conte com um processo de nutrição bem consolidado, todo o esforço para atrair, captar e converter poderá não surtir o efeito desejado, pois o lead não se sentirá pronto para tomar a sua decisão final.

Talvez você esteja pensando: “tenho os formatos certos para os conteúdos, mas não tenho ideia de quais temas abordar!”. Nós também pensamos nisso e se por acaso você estiver sem inspiração, aí vai uma sugestão de conteúdo repleto de dicas:

Exemplos de conteúdos por nível de ensino e etapas do funil - Rubeus

6) Sincronize o Inbound e o Outbound Marketing por meio do Funil de Captação em Y

Além do Funil de Captação de Alunos que atua de forma tradicional, há ainda o Funil em Y. Embora não seja tão conhecido, é um grande aliado para as estratégias de atração. Por isso, deve ser estudado e analisado com atenção.

Basicamente, através desse funil, sua IE pode desenvolver uma abordagem ímpar, ao unir as estratégias de prospecção ativa e passiva. Com ele, você torna o seu processo de geração de leads cíclico. Assim, os leads da campanha atual podem ser trabalhados da melhor e mais estratégica forma possível.

Dessa forma, sua escola pode trabalhar o Inbound Marketing por meio da disponibilização de conteúdos relevantes e o Outbound por meio das ligações frias, por exemplo. 

7) Realize o follow-up na conversão de alunos

A última das nossas dicas de marketing escolar é o acompanhamento.

Acompanhar cada lead nas diversas etapas do funil é essencial para obter bons e sustentáveis índices de conversão. Diante disso, a última das nossas dicas de marketing escolar é realizar o follow-up na conversão de alunos

Em resumo, ele consiste no acompanhamento dos contatos realizados com o lead durante toda sua jornada de compra. Essa prática é responsável por avaliar os resultados sempre após uma determinada campanha de captação de alunos com o propósito de identificar o seu desempenho e entender mais sobre a geração de leads qualificados em tempo hábil para prospecção. 

Para torná-lo cada vez mais eficiente, algumas estratégias podem ser grandes aliada. Estruturar um fluxo de cadência para registrar todos os contatos realizados com os potenciais alunos é um exemplo.

Portanto, com essa ação, os gestores conseguem monitorar e analisar os dados, comparando-os à sua meta estratégica previamente planejada de conversão de alunos. Além disso, é possível desenvolver um relacionamento com seus prospects ao acompanhá-los individualmente de acordo com suas necessidades e, assim, aumentar o seu número de matrículas.

Ilustração

E aí, gostou?

Espero que esse conteúdo tenha sido útil! Para tornar a sua experiência ainda mais rica, tenho um material complementar para você! Estou falando do e-book 8 práticas poderosas para captar alunos de forma sustentável.

Você verá nesse e-book:

  • A importância do Smarketing Educacional no alcance dos objetivos das IEs;
  • Como as instituições podem obter um alto desempenho no processo de vendas;
  • A eficiência do conteúdo relevante para engajar um maior número de interessados.

Faça o download clicando na imagem abaixo! 

CTA: E-book 8 dicas para captar mais alunos - Rubeus

Agora, queremos saber! Sua IE já utiliza alguma das nossas dicas de marketing escolar? Conta para a gente aí nos comentários!

Bons resultados e até a próxima! 😉

Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.