O atendimento é parte vital para a construção de uma experiência positiva. Principalmente na educação infantil e básica, ele desempenha um papel poderoso para dar ao responsável aquele toque de segurança e confiança que falta para realizar a efetivação da matrícula do seu filho(a). Por isso, confira agora as dicas de atendimento na educação infantil que separamos para você! 🏫📗🎒
Tempo aproximado de leitura: 6 – 8 minutos
Introdução
Conforme detalhamos no conteúdo Gestão escolar e família: 5 motivos para colocar essa parceria em prática, é essencial que os pais se envolvam na educação de seus filhos e forneçam orientação e apoio.
Para isso, as escolas devem reconhecer essa importância e criar programas que envolvam os pais na jornada de aprendizado de seus filhos. Tais iniciativas podem ajudar as crianças a desenvolver as habilidades necessárias para serem bem-sucedidas acadêmica, social e emocionalmente.
Os pais também podem ajudar as escolas a promover um ambiente seguro para os alunos, fornecendo feedback sobre as políticas da escola, ajudando nas atividades de arrecadação de fundos e sendo atuantes em eventos escolares.
Entretanto, o primeiro fator a ser considerado, antes mesmo da efetivação da matrícula pelo responsável, é o atendimento. Por isso, podemos dizer que a qualidade do atendimento prestado é capaz de impactar positiva e negativamente toda a parceria que possa haver futuramente entre escola e responsáveis.
Em síntese, o atendimento é todo contato que a escola estabelece com os interessados, candidatos ou alunos – no caso da educação infantil e básica, com os pais e/ou responsáveis. A partir daí, é possível perceber a importância de oferecer um atendimento de qualidade em todas as interações realizadas, seja durante o processo de Captação de alunos ou de Gestão da Permanência.
Quando trata-se da educação infantil especificamente, notamos a importância de um atendimento direcionado e focado nos pais e/ou responsáveis. Afinal, são eles que farão a escolha da instituição de ensino. Vejamos mais sobre essa comunicação a seguir!
Os benefícios de personalizar a abordagem do seu atendimento para os pais e responsáveis na educação infantil
Semelhante a todo tipo de comunicação, o atendimento na educação infantil requer uma adequação das táticas e estratégias tendo em vista quem deseja-se alcançar: os responsáveis.
Para isso, é imprescindível que, ao desenvolver suas táticas de atendimento, sua equipe leve em consideração fatores como abordagem, tom, preferências e gostos dos responsáveis.
📍 Quando trata-se de uma instituição de ensino superior, a abordagem do atendimento e das estratégias de marketing, por exemplo, geralmente destina-se diretamente ao aluno e baseia-se na utilização de gatilhos mentais em conjunto com estímulos mais diretos.
📍 Quando tratamos de escolas, no entanto, é preciso considerar as suas especificidades. Entenda que, quando sua escola se comunica e foca os esforços em conquistar a confiança dos responsáveis, fica muito mais fácil evoluir e amadurecer a decisão de compra. Afinal, um dos pilares essenciais para a tomada de decisão deles é a segurança na instituição.
Como usar a tecnologia para aprimorar suas estratégias de atendimento na educação infantil
Como vimos, direcionar a abordagem do seu atendimento é primordial para torná-lo mais eficiente e assertivo. Quando falamos de comunicação com pais e responsáveis é importante saber identificar cada um deles e classificá-los como leads.
Há diversas tecnologias no mercado com a finalidade de facilitar a gestão de relacionamento com clientes, entretanto, a mais benéfica em relação ao custo-benefício e as vantagens agregadas a todo o processo educacional, é o CRM para educação.
Quando sua escola utiliza uma plataforma de CRM é possível personalizar todo o atendimento. Com ele é possível definir os perfis de acordo com quem você deseja se comunicar e personalizar a exibição de todos os recursos na plataforma.
Além disso, é possível configurar a automação do fluxo, enviando mensagens específicas para personas específicas, como é o caso da educação básica, por exemplo, onde é preciso adequar a comunicação para os pais e responsáveis.
😃 Vou deixar aqui um de nossos conteúdos sobre o tema para você se aprofundar neste assunto, combinado?
Estratégias para se conectar com os responsáveis por meio de boas práticas de atendimento na educação infantil
Agora que você já sabe a importância do atendimento focado nos responsáveis e como a utilização de um bom CRM pode torná-lo mais fácil, rápido e eficiente, chegou a hora de vermos algumas das melhores práticas para fornecer um excelente atendimento no setor educacional!
1. Disponibilize o agendamento de visitas on-line
Sem dúvidas, uma parte decisiva quando tratamos de eficiência no atendimento, é a disponibilização do agendamento de visitas on-line. Permitir que o responsável agende visitas à sua escola através de alguns cliques torna tudo muito mais fácil e atrativo.
A prática de visitas nas IEs sempre foi fundamental na tomada de decisão. Isso porque essas visitas ajudam os responsáveis a entenderem as estratégias de aprendizagem da sua equipe pedagógica. Além disso, elas proporcionam a chance de visualizar o aparato e estrutura física e tecnológica oferecida pelo colégio.
Um exemplo deste tipo de solução é a Agenda, desenvolvida pela Plataforma Rubeus: o aplicativo. Através dela, as escolas criam e configuram agendas personalizadas com os múltiplos serviços que a sua instituição oferece. |
Além das visitas presenciais, ofereça também o tour virtual no qual a pessoa pode visitar a sua IE sem precisar sair de casa. Esse recurso tem ganhado muito destaque por oferecer muitas vantagens. Algumas delas são:
- Possibilidade de um passeio virtual a qualquer hora;
- Sem precisar sair da segurança do lar;
- Possibilidade de visualizar por dispositivos diversos.
Ele pode ser uma aba específica no site com fotos em alta definição de todas as salas e acomodações do local. Mas se preferir, você pode investir em um vídeo com um dos seus colaboradores apresentando toda a escola e dando informações importantes.
Fazendo isso, as chances de conquistar novos clientes aumentam, uma vez que você se aproxima mais dos pais e responsáveis interessados em matricular seus filhos em sua IE.
Ah! E não se esqueça de disponibilizar um CTA de “Fale com um consultor” ou de “Tire suas dúvidas” ao longo de todo o tour e do agendamento de visita. Você pode pegar dicas sobre isso neste conteúdo: Call to Actions de sucesso: passo a passo para criar chamadas para ação que convertem.
2. Simplifique os processos
Procedimentos de secretaria claros são essenciais para qualquer escola garantir um ambiente organizado e eficiente.
É importante que a escola dê orientações claras para os responsáveis sobre como lidar com diferentes situações, como frequência, disciplina e comunicação. Ao ter procedimentos claros em vigor, a escola pode garantir que todos estejam cientes de seus papéis e responsabilidades, amarrando expectativas e criando um diálogo contínuo com os responsáveis.
3. Resolva e solucione todas as dúvidas
Nada é mais frustrante do que não ter nossas dúvidas solucionadas, não é mesmo? Por isso, todo atendimento deve conter, no mínimo, uma solução.
O primeiro passo é identificar precisamente qual é a dúvida para entregar exatamente a solução que a pessoa necessita. Caso saiba respondê-la, elabore a sua resposta de forma lógica para facilitar o entendimento do interessado.
Mas, caso não saiba respondê-la, é imprescindível direcioná-la para a pessoa adequada. Se for necessário encaminhá-la a um responsável, deixe isso bem transparente. Além disso, dê um retorno à pessoa atendida e, o mais importante, nunca a deixe sem uma resposta.
4. Cumpra o calendário escolar
O calendário escolar é uma ferramenta importante para ajudar os responsáveis e alunos a se manterem organizados e em dia com a rotina escolar. Ele fornece uma estrutura para planejar tarefas, testes, férias e outras atividades ao longo do ano.
O cumprimento do calendário escolar ajuda os alunos e responsáveis a priorizarem suas tarefas para cumprir os prazos. Também permite que eles planejem com antecedência para que possam estar preparados para as próximas atividades.
Além disso, ajuda os professores a acompanhar o progresso de seus alunos e garantir que todos estejam na mesma página quando se trata de expectativas e prazos.
Resumindo: cumprir o calendário escolar é benéfico para todos os envolvidos!
5. Sempre agende o próximo passo
Uma prática muito eficiente para a excelência no atendimento educacional é sempre marcar o próximo contato.
Essa atitude é essencial para que o responsável não sinta-se perdido ou “abandonado” por sua escola. Além disso, é uma ótima forma de não perdê-lo para a concorrência.
Por exemplo, se o atendimento for realizado por meio de uma ligação telefônica, marcar o próximo contato para verificar uma informação que, porventura, tenha ficado pendente no último atendimento, é essencial. Lembre-se: nada de supor informações!
📍 Na Plataforma Rubeus, sua instituição de ensino consegue agendar próximas atividades de forma simples e rápida. Saiba mais sobre essa funcionalidade! |
6. Monitore o seu atendimento por meio de pesquisas de satisfação
As pesquisas de satisfação podem ser uma poderosa estratégia para mensurar o quão efetivo tem sido o atendimento em sua instituição de ensino.
Basicamente, elas direcionam seus esforços, contribuindo para que seu desempenho seja positivo. Além disso, quando bem realizadas, permitem que sua escola esteja sempre um passo à frente dos seus concorrentes.
Após identificar os pontos positivos e os que precisam ser melhorados no processo constante de excelência no atendimento educacional, torna-se mais simples oferecer aquilo que os responsáveis desejam e, consequentemente, proporcionar a eles uma experiência de alto nível, verdadeiramente cativante.
🎁 Bônus: dicas de ouro para tornar o seu atendimento excepcional
Depois disso tudo, consegue perceber como um atendimento de qualidade faz toda a diferença? Mas, não acaba por aqui. Separamos ainda algumas dicas para que o seu atendimento seja ainda mais completo, veja:
Considerações finais
Espero que o nosso conteúdo sobre dicas de atendimento na educação infantil tenha te inspirado!
😃 Antes de ir, me conte: quais das nossas dicas você vai colocar em prática aí na sua instituição de ensino?
Até a próxima! 👋
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Para usar como referência acadêmica
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🔗 Formato ABNT:
VIEIRA, Bráulio. Dicas de atendimento na educação infantil para usar na sua escola! Rubeus, 2023. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/dicas-de-atendimento-na-educacao-infantil/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
🔗 Formato APA:
Rubeus. 2023, 13 de abril. Dicas de atendimento na educação infantil para usar na sua escola! [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/dicas-de-atendimento-na-educacao-infantil/