O marketing para escolas pode ser uma poderosa ferramenta para conquistar a confiança dos pais e/ou responsáveis e, assim, captar mais alunos. Saiba agora como colocá-lo em prática através das dicas de marketing escolar que separamos para você! 😃
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Introdução
Não é novidade que o cenário educacional está cada vez mais competitivo. Diante disso, só há uma certeza: não dá para ficar esperando resultados positivos sem que se tenha um bom planejamento e a definição de ações capazes de solucionar, de forma sustentável, os problemas relacionados à captação de alunos, não é mesmo?
Por isso, é cada vez maior o número de instituições de ensino que estão continuamente buscando maneiras estratégicas de aumentar o número de matrículas. Dentre as formas mais eficazes encontradas está a utilização do Marketing Digital.
Engana-se quem limita o marketing a apenas um conjunto de propagandas e posts nas redes sociais. Um marketing bem planejado e executado, é capaz de atrair e persuadir o seu público, despertando um desejo no lead e educando-o para que realize ações desejadas de conversão.
Para obter resultados eficazes é preciso planejar e criar estratégias personalizadas. Por isso, uma das principais regras para um marketing eficaz é: não seja generalista. 🔍
Essa é apenas uma das dicas de marketing escolar que veremos a seguir. Vamos juntos? 😃
🤔 Como realizar ações de marketing escolar que sejam efetivas?
Separamos a seguir, algumas dicas preciosas de marketing digital que se aplicadas corretamente, farão a diferença para os seus resultados! Mas antes de começarmos, temos algumas sugestões para você:
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😎 Se puder, realize todas as dicas em conjunto. Assim, as chances de alcançar melhores resultados serão maiores!
Sem mais delongas, vamos às dicas!
1) Conheça a sua realidade
A primeira das nossas dicas de marketing escolar, apesar de não ser uma prática de marketing propriamente dita, é fundamental para a elaboração das ações futuras de marketing.
A dica aqui é mapear a realidade na qual a sua escola está inserida. Identificar pontos fortes, pontos fracos, variáveis que podem ser exploradas positivamente, bem como aquelas que podem influenciar negativamente.
Para esse objetivo, a Análise SWOT Educacional pode ser considerada uma ferramenta bastante estratégica. Na prática, essa análise permite avaliar as Strengths (Forças) e Weaknesses (Fraquezas) do ambiente interno, bem como as Oportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) do ambiente externo.
No ambiente interno, verificam-se as forças que representam uma vantagem em relação à concorrência e as fraquezas que afetam o crescimento da instituição, ambas influenciam o desenvolvimento das atividades e estão sob o controle da IE.
Já no ambiente externo, encontram-se as oportunidades que favorecem o alcance dos objetivos e as ameaças que prejudicam a atuação da instituição de ensino, sendo que elas não podem ser controladas.
🚨 Depois de analisar todas essas variáveis, é importante que sua instituição empenhe-se para solucionar as fraquezas encontradas, potencializar suas forças, ficar preparada para as ameaças e aproveitar cada oportunidade identificada.
Em resumo, através de uma Análise SWOT é possível agregar grande valor à tomada de decisão e impactar de forma positiva todos os planos estratégicos da sua instituição de ensino.
😃 Aliás, confira o nosso conteúdo no qual detalhamos mais sobre como construir a sua análise. Aproveite também para baixar gratuitamente o nosso kit com dicas avançadas:
2) Dicas de marketing escolar: Construa um mapa de empatia
Em resumo, o mapa de empatia consiste em uma ferramenta colaborativa que permite conhecer a fundo os seus leads. Além de possibilitar se colocar no lugar delas a fim de não somente identificar suas dores e desejos, mas também criar soluções que possam atendê-las.
O modelo trabalha questionamentos que englobam esferas como pensamentos, sentimentos e experiências do seu potencial aluno. Quando juntas, as informações permitem construir um panorama detalhado de seu perfil, bem como sua tendência de compra.
Veja só um modelo de mapa de empatia:
🚨 Com o mapa de empatia é possível conhecer, por exemplo, gostos, dores (preocupações), percepções e preferências dos pais e/ou responsáveis pelos potenciais alunos.
Dessa forma, você pode atuar, por exemplo, oferecendo seus serviços diretamente em uma dor específica identificada. Ademais, aproveite para destacar o que você pode agregar a ele e como ele será após consumir o que sua instituição está divulgando.
3) Invista em atração de leads
Em suma, a conquista de um novo aluno é composta por diversas etapas que, juntas, permitem a efetivação da matrícula. Essas etapas, por sua vez, envolvem variáveis que vão desde a atração até a qualificação de leads.
Assim, através de ações voltadas para a atração de leads, sua instituição de ensino pode se transformar em um verdadeiro “ímã” de leads. E, consequentemente, aumentar os índices de captação de alunos ao trabalhar um bom processo de conversão.
🚨 A fórmula para atrair os seus leads, no caso das escolas, os pais e/ou responsáveis dos alunos, é investir na produção de conteúdos com temas relacionados à tomada de decisão sobre a IE.
Além disso, sua escola pode investir em:
- Tour virtual;
- Webinars e/ou lives com temas pertinentes ao cenário escolar (clique AQUI e pegue dicas);
- Roda de conversa para tirar dúvidas;
- Descontos atrativos;
- Dentre outros.
4) Dicas de marketing escolar: Estruture um bom Setor de Captação de Alunos
A eficiência na captação pode ser alcançada por meio do desenvolvimento completo de um conjunto de fatores e variáveis. Um desses fatores é o relacionamento de excelência da sua IE com seus potenciais alunos. Mas como conseguir estabelecer um alto nível de qualidade nessa relação? 🤔
Uma possível resposta para este questionamento é contar com um eficiente Setor de Captação de Alunos que seja composto por pessoas qualificadas e que realmente estejam dispostas a alcançar o sucesso de matrículas.
🚨 Um time de captação de alunos bem treinado, empático e acolhedor pode aumentar, consideravelmente, as chances de transformar leads em matriculados e, portanto, ser um grande diferencial para a IE como um todo.
Para conseguir um time de captação de alunos eficiente, é necessário que todos da equipe (sem exceção) possuam conhecimentos específicos e gerais, assim como a consciência de que são os responsáveis por representar a instituição de ensino perante os potenciais alunos.
Por isso, se eles forem bem atendidos, mesmo que não efetuem a inscrição no momento, possivelmente vão lembrar da sua IE pela qualidade no atendimento recebido, o que pode contribuir para que eles retornem futuramente e se tornem alunos.
😃 Saiba mais sobre como estruturar um time de captação bem sinérgico e eficiente conferindo o nosso conteúdo abaixo!
5) Invista em processos de qualificação
O processo de qualificação do lead nada mais é do nutri-lo (fomentar o desejo de compra) através de ações estratégicas, para que ele sinta-se pronto para a compra.
🚨 Em resumo, a qualificação de leads se inicia com a segmentação daqueles prospects que realmente apresentam a probabilidade de efetivação de compra.
Mas por que fazer isso? Ao identificar os leads que representam as melhores oportunidades de negócio, suas equipes podem realizar um processo de prospecção mais de perto, o que aumenta as chances de converter mais e, assim, melhorar o seu desempenho. Isso é necessário para que ele avance em sua Jornada de Compra até que chegue ao fundo do funil e efetive sua matrícula.
O próximo passo é enviá-lo conteúdos relevantes. Os formatos e temas desses conteúdos irão variar de acordo com o seu “amadurecimento” da decisão de compra. Por isso, dizemos que é importante enquadrá-lo em uma das etapas do Funil de Captação de Alunos para nortear os conteúdos que você enviará.
Abaixo temos exemplos de formatos de conteúdos para cada etapa do funil, veja só:
Vale ressaltar que, caso sua instituição não conte com um processo de nutrição bem consolidado, todo o esforço para atrair, captar e converter poderá não surtir o efeito desejado, pois o lead não se sentirá pronto para tomar a sua decisão final.
😃 Talvez você esteja pensando: “tenho os formatos certos para os conteúdos, mas não tenho ideia de quais temas abordar!”. Nós também pensamos nisso e se você estiver sem inspiração, aí vai uma sugestão de conteúdo repleto de dicas:
6) Sincronize o Inbound e o Outbound Marketing por meio do Funil de Captação em Y
Além do Funil de Captação de Alunos que atua de forma tradicional, há o Funil em Y. Embora não seja tão conhecido, é um grande aliado para as estratégias de atração. Por isso, deve ser estudado e analisado com atenção.
Em resumo, através desse funil sua IE pode desenvolver uma abordagem ímpar, ao unir as estratégias de prospecção ativa e passiva. Com ele, você torna o seu processo de geração de leads cíclico.
Assim, você pode realizar ações de guerrilha (campanhas físicas, rodas de profissões, visitações etc) como forma de atrair o seu lead e, posteriormente, nutrí-lo por meio de ações de Inbound como o envio de e-mails e SMS marketing, por exemplo.
Além disso, pode trabalhar o Inbound Marketing por meio da disponibilização de conteúdos relevantes e o Outbound por meio das ligações frias, por exemplo.
7) Dicas de marketing escolar: Realize o follow-up na conversão de alunos
Acompanhar cada lead nas diversas etapas do funil é essencial para obter bons e sustentáveis índices de conversão. Diante disso, a última das nossas dicas de marketing escolar é realizar o follow-up na conversão de alunos.
Em resumo, ele consiste no acompanhamento dos contatos realizados com o lead durante toda sua jornada de compra. Essa prática é responsável por avaliar os resultados sempre após uma determinada campanha de captação de alunos com o propósito de identificar o seu desempenho e entender mais sobre a geração de leads qualificados em tempo hábil para prospecção.
Para torná-lo cada vez mais eficiente, algumas estratégias podem ser grandes aliadas. Estruturar um fluxo de cadência para registrar todos os contatos realizados com os potenciais alunos é um exemplo. Aliás, pegue dicas sobre isso em nosso conteúdo: Fluxo de cadência comercial para instituições de ensino: mais competitividade a sua IE. 😃
Assim, com essa ação, é possível monitorar e analisar os dados, comparando-os à sua meta estratégica previamente planejada de conversão de alunos. Além disso, é possível desenvolver um relacionamento com seus prospects ao acompanhá-los individualmente de acordo com suas necessidades e, assim, aumentar o seu número de matrículas.
💪 Se precisar de ajuda, pode contar conosco!
Sabemos o quão concorrido é o mercado educacional. Por isso, estruturar ações de marketing escolar é fundamental para a captação de alunos. Através das 7 dicas que elencamos acima, esperamos auxiliar sua escola nesse desafio!
Se você precisar de ajuda e se interessar em conhecer de perto um CRM Educacional totalmente desenvolvido para atender as necessidades da sua escola, nos mande uma mensagem pelo chat e conheça mais sobre a Plataforma Rubeus!
Aliás, saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua IE. Atuando sob as frentes de Marketing Educacional, Captação e Gestão da Permanência, já transformamos os resultados de centenas de instituições em todo o país. Faça você também parte disso! 😃
Considerações finais
Chegamos ao final deste conteúdo! Espero que tenha sido útil para você. Fique à vontade para compartilhá-lo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e na mesma direção.
😃 Quais estratégias você vai adotar em sua instituição de ensino? Compartilhe conosco nos comentários.
Bons resultados e até a próxima! 👋
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Para usar como referência acadêmica
Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 😉
📌 Formato ABNT:
VIEIRA, Bráulio. Dicas de marketing escolar: 7 práticas capazes de captar mais alunos. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/dicas-de-marketing-escolar/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
📌 Formato APA:
Rubeus. 2021, 12 março. Dicas de marketing escolar: 7 práticas capazes de captar mais alunos. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/dicas-de-marketing-escolar/