Como encantar os alunos? Esse pode ser um dos principais desafios das instituições de ensino. O encantamento dos alunos está diretamente relacionado com o sucesso do estudante, com a educação continuada, o protagonismo estudantil e a Gestão da Permanência Sustentável. Ainda tem dúvidas sobre como promover o encantamento dos seus estudantes? Nós te contamos tudo agora, confira! 🥰
Tempo aproximado de leitura: 5 minutos
Introdução
Por estarem cada vez mais detalhistas, os estudantes buscam satisfazer os seus desejos e necessidades, antes, durante e depois da realização da matrícula, prestando atenção e atribuindo valor a todas as etapas do processo de compra educacional. Em resumo, isso demonstra o quão necessário é trabalhar ações voltadas para experiências memoráveis.
Além disso, o encantamento dos alunos requer uma equipe preparada e um alto padrão de atendimento. Isso porque, durante as etapas da Jornada de Compra Educacional é muito comum que os potenciais e atuais alunos tenham diversas dúvidas e ajudá-los a resolvê-las irá contribuir para a construção de uma experiência positiva.⠀⠀⠀
Assim, tudo isso em sintonia, é capaz de tornar toda a experiência vivenciada realmente memorável e encantadora.
Neste conteúdo reunimos conceitos, estratégias e conteúdos complementares, além de 5 dias sobre como encantar os alunos. O nosso objetivo é te ajudar a maximizar o marketing boca a boca e a permanência de alunos.
Boa leitura e bons insights! 🌟
Como encantar os alunos: qual a importância de criar ações?
Em um mercado altamente competitivo como o educacional, é preciso transparecer todos os pontos positivos da instituição, atuando ativamente para atender às expectativas dos alunos, garantindo a satisfação e, assim, fazendo com que se apaixonem por sua instituição como um todo.
Além disso, trabalhar esse encantamento contribui ativamente para os resultados da sua instituição em diferentes esferas de atuação. Um exemplo de processo altamente impactado pela satisfação dos estudantes é a Gestão da Permanência.
Conforme detalhamos em nosso “Guia completo: Gestão da Permanência para instituição de ensino“, trabalhar a satisfação dos estudantes como forma de alcançar o encantamento, é fundamental. Através desse indicador, o aluno pode avaliar todos os aspectos da sua instituição, considerando a metodologia utilizada, o conteúdo lecionado, o suporte acadêmico, o atendimento e a capacitação do corpo docente, bem como a estrutura física da instituição e das salas de aula, por exemplo.
Além da Gestão da Permanência, outros processos impactados pelo encantamento são: educação continuada, protagonismo estudantil, marketing boca a boca e atração e geração de leads.
🔍 Lealdade X fidelidade: você sabe a diferença?
Embora possuam significados diferentes, ambos os conceitos, muitas vezes, são confundidos. Isso porque há uma ideia muito clara na mente dos gestores das instituições: é preciso proporcionar uma experiência tão agradável e satisfatória ao aluno a ponto dele se tornar “fã” da instituição. Contudo, há uma pequena diferença entre fidelidade e lealdade, veja:
✅ Percebeu? Sua IE deve prezar pela lealdade e não apenas pela fidelidade do aluno. Isso porque, quando o aluno é leal, ele realmente encontra-se comprometido, engajado e estabelece uma relação duradoura com a instituição de ensino. Ao passo que, quando fiel, ele não enxerga tanto valor nessa relação e, por isso, está sujeito a rompê-la a qualquer momento em que algo mais convidativo lhe aparecer.
Os 5 tipos de experiências
Você sabia que existem 5 abordagens de experiências que sua instituição pode explorar? Conheça melhor cada um deles:
Em suma, podemos dizer que a experiência do estudante é a chave para fazê-lo permanecer na IE e também um grande influenciador na hora de gerar leads. Afinal, os seus alunos são o espelho da sua IE para o público que ainda não faz parte dela.
🔗 Aliás, já conferiu o nosso conteúdo Experiência do estudante: como criar experiências memoráveis? Nele ressaltamos mais sobre o assunto. Não deixe de conferir!
Como encantar os alunos: 5 dicas para promover a lealdade nas instituições de ensino
1. Pratique o Marketing de Experiência Educacional
Atender bem é uma das formas mais poderosas de cativar o seu potencial e atual aluno. Por isso, a dica é apostar no Marketing de Experiência Educacional, atuando em diferentes esferas para tornar a experiência como um todo muito agradável.
Do ponto de vista estratégico, a experiência do estudante é um processo que precisa estar alinhado com os objetivos da sua instituição. Por isso, deve-se desenvolver estratégias que busquem por:
- Entender, detalhadamente, o que o seu aluno espera e como atuar para ir além do esperado;
- Verificar o que a concorrência oferece e entregar algo melhor (Benchmarking Educacional);
- Entender como a sua instituição impacta a vida do estudante e o que fazer para tornar essa experiência excepcional;
- Quais os diferenciais da sua instituição? Como usar isso para promover uma atuação extraordinária.
2. Como encantar os alunos: Conheça seus alunos e saiba o que oferecê-los
Todo mundo gosta de ser compreendido! Os presentes de amigo oculto estão aí que não nos deixa mentir… Quando conhecemos a pessoa fica muito mais fácil agradá-la com um presente legal. No cenário educacional essa premissa também é válida!
Em síntese, conhecer a fundo os seus alunos faz toda a diferença quando o assunto é a criação de estratégias bem direcionadas. Portanto, é preciso começar a atuar estrategicamente desde os primeiros passos de sua Jornada Educacional. Como? Através do detalhamento das suas personas.
É preciso identificar suas necessidades, características, desejos e vontades a fim de entender como é realizada a sua tomada de decisão e moldar uma comunicação/atendimento que vá de encontro a isso e supere as expectativas.
Sendo assim, para visualizar todas essas informações e juntá-las de forma que façam sentido, você pode apostar na utilização do mapa de empatia. Confira mais informações sobre essa ferramenta:
3. Conquiste-os utilizando informações estratégicas
Com o intuito de envolver e encantar o aluno, identifique informações estratégicas a respeito dele e utilize-as a seu favor. Uma maneira de conseguir tais informações é utilizar seu sistema de gestão de relacionamento. Quer um exemplo na prática de como fazer isso? ⠀
Considere que um aluno em questão está apresentando alto número de faltas em uma determinada matéria. Então que tal enviá-lo um e-mail estratégico? Nele você pode trabalhar uma abordagem do tipo “(Nomedoaluno), estamos sentindo sua falta nas aulas de (nome da matéria)!”.
Pode parecer uma ação simples, mas, com certeza, ele agregará valor, pois sentirá que é percebido pela instituição como uma pessoa importante e não apenas como “mais um”. Com a Plataforma Rubeus, por exemplo, você consegue entender as necessidades e as principais dificuldades do seu aluno e, assim, antecipar-se, oferecendo uma experiência positiva.
4. Incentive o protagonismo estudantil
Sem dúvidas, o protagonismo estudantil é um fator que irá contribuir significativamente para que o aluno enxergue e agregue valor a sua instituição de ensino. Isso porque, através dele, sua IE semeia uma cultura de independência e protagonismo, tornando o aluno o centro de sua jornada acadêmica.
Ademais, essa cultura que incentiva a independência, é primordial para prepará-lo de forma efetiva para o mercado de trabalho atual, através do desenvolvimento de habilidades comportamentais que se somam às habilidades acadêmicas.
🔗 Confira o nosso conteúdo e descubra como cultivar o protagonismo estudantil em sua instituições de ensino:
5. Como encantar os alunos: Ofereça um atendimento campeão
“Se precisar, será um prazer te ajudar!”
Ao ler esta frase, qual é a sensação que ela transmite? A utilização de palavras positivas no atendimento com seu aluno exterioriza um senso de atenção e disposição em ajudar, por mais que a pergunta não seja respondida na hora. Por isso, para tornar o seu atendimento campeão, não deixe de adotar termos leves e agradáveis.
Além disso, para oferecer um bom atendimento é necessário atentar-se a vários fatores. Confira os cinco pilares de um atendimento de qualidade:
- Atenção: atender de maneira atenciosa é fundamental para que sua equipe consiga identificar, corretamente, as demandas e oferecer a solução adequada.
- Comprometimento: busque sempre comprometer-se em solucionar as necessidades e desejos identificadas.
- Satisfação do aluno: lembre-se que todos os seus atendimentos devem ter como objetivo satisfazer seus potenciais e atuais alunos, por isso, não meça esforços para fazer isso acontecer.
- Administração do tempo: otimize o timing de atendimento adotado por sua instituição, sem perder a qualidade oferecida.
- Superar expectativas: para entregar algo a mais ao seu potencial aluno invista em um atendimento personalizado, empático e realmente eficiente.
Considerações finais
Espero que você tenha gostado do nosso conteúdo sobre como encantar os alunos! Agora, você pode compartilhá-lo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e na mesma direção.
Sucesso! 🚀
Você também pode gostar
- Como criar um site educacional: dicas primordiais para fazer isso bem feito
- Boas práticas no hotsite do vestibular: regras de ouro capazes de maximizar a sua conversão de alunos
- Conquiste resultados rápidos explorando a demanda reprimida do website
Para usar como referência acadêmica
Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo!
– Formato ABNT:
PAULA, Natália. D. Como encantar os alunos: manual com dicas para promover a lealdade. Rubeus, 2020. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/como-encantar-os-alunos/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
– Formato APA:
Rubeus. 2020, 3 dezembro. Como encantar os alunos: manual com dicas para promover a lealdade. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/como-encantar-os-alunos/