Como gerar mais matrículas: 3 dicas para ações com resultados rápidos

Quando o assunto é captação de alunos não há fórmula mágica, há estratégias direcionadas. Neste conteúdo, iremos compartilhar com você 3 dicas de como gerar mais matrículas com resultados rápidos. Confira!

Leitura: 4 minutos

Introdução

Obter resultados de forma rápida sempre foi uma necessidade presente no dia a dia das equipes. Especificamente no cenário educacional, atrair leads durante o processo seletivo da instituição de ensino é primordial para garantir resultados satisfatórios de captação, certo?

Sendo assim, realizar ações para captação que explorem o imediatismo pode ser uma das melhores maneiras de captar mais leads e engajá-los na decisão de compra. Mas muito cuidado! Por trabalharem o gatilho de urgência é indicado que a sua instituição de ensino tenha moderação na hora de usá-las! 

Abra seu bloco de notas porque neste conteúdo resolvemos compartilhar algumas das nossas principais estratégias de como gerar mais matrículas. O nosso foco é te ajudar! 💪 

Leia até o final e prepare-se para acumular bons insights! 😉

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3 dicas de como gerar mais matrículas para você começar o quanto antes a ter resultados

As dicas a seguir são comprovadamente eficazes, ou seja, já apresentam resultados concretos. 

📝 NOTA IMPORTANTE: fique atento às dicas práticas e ao material de apoio, eles auxiliarão na compreensão do conteúdo.

Sem mais delongas, vamos às dicas!

1) Como gerar mais matrículas: ofereça descontos atrativos 

💡 Os descontos e condições promocionais é sempre uma boa opção. Por isso, a primeira dica é: ofereça descontos por tempo limitado e de forma esporádica para que os interessados sejam engajados na decisão de compra

Assim, ao explorar o lado financeiro como forma de engajar para a compra, você pode investir em diferentes estratégias, veja:

  • Promoção relâmpago;
  • Cupons de desconto;
  • Descontos por indicações;
  • Condições promocionais.

Em suma, uma dica é agrupar diferentes cursos em “blocos” e vendê-los com desconto. Por exemplo, se você tem 3 cursos vendidos por R$ 300,00 individualmente, você pode vender todos os 3 cursos juntos por R$ 800,00 (resultando em um desconto de R$ 100,00 para seu aluno). Isso fornece um incentivo para as pessoas comprarem vários cursos de uma só vez.

Outra forma de incentivar o engajamento do lead é fornecer cupons para desconto na realização da matrícula, por exemplo. Mas atenção, o cupom deve ser válido por um tempo limitado para que, assim, o potencial se sinta “pressionado”. Aliás, essa estratégia também é muito interessante para reativar leads frios ou aqueles que já terminaram um curso em sua IE.  
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Para cursos de média e/ou curta duração, você pode apostar em um bom plano de pagamento. Isso porque algumas pessoas irão querer comprar o seu curso, mas não têm espaço no cartão de crédito para pagar o preço total da compra de um curso antecipadamente. No entanto, eles podem pagar pelo curso se esses pagamentos forem diluídos ao longo tempo. Por exemplo, se você vender seu curso por R$ 500,00, poderá oferecer aos seus alunos um plano de pagamento de R$ 100,00 por mês durante 5 meses como alternativa.

Ademais, é importante que a sua instituição de ensino diversifique as formas de pagamento. Afinal, o famoso boleto está ficando para trás. A “bola da vez” é o Pix, sua IE já oferece essa modalidade de pagamento da taxa de inscrição e mensalidades?

🚀 Confira nosso conteúdo complementar: 

A transformação digital das formas de pagamento no cenário educacional

2) Como gerar mais matrículas: “Indicou, ganhou”

Os programas de indicação consistem em um sistema no qual os alunos indicam (“sinalizam”) potenciais alunos, ou seja, pessoas que possuem algum potencial de se inscrever em sua instituição de ensino, sejam amigos, familiares ou conhecidos. 

Em resumo, podemos dizer que, em um programa para indicações de estudantes, ambas as partes ganham: tanto a instituição de ensino, ao obter alunos, quanto os alunos que indicam, ao receberem “prêmios” ou “recompensas” que podem vir em diferentes formatos e abordagens.

Como gerar mais matrículas: 3 dicas para ações com resultados rápidos - Rubeus

Assim, a recompensa por inscrever um novo aluno na IE, pode assumir o formato de descontos no valor da inscrição ou na mensalidade, a depender da etapa da Jornada de Compra na qual o aluno que indicou encontra-se. 

Em resumo, o segredo para o sucesso do seu programa de indicações está na divulgação. Por isso, crie campanhas institucionais que mostram de forma emocional o quanto a sua marca é diferente, pois seus valores são únicos. Assim, o seu aluno se sentirá muito mais seguro ao te indicar. 

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Já anotou tudo aí? Então prepare-se pois a nossa terceira dica está chegando! 😃

3) Como gerar mais matrículas: Faça ligações comerciais + envie e-mails 

Em resumo, o Outbound Marketing refere-se à estratégia tradicional de marketing na qual a sua instituição atua de forma mais direta e intensa. Por isso, ele é considerado um tipo de prospecção ativa

Sua abordagem é baseada no perfil do potencial aluno (persona) da sua instituição de ensino. Nesse tipo de marketing, sua IE é quem vai em busca dos prospects.

☎️ Através do Cold Calling é possível realizar ligações para a sua base de contatos, oferecendo o seu curso de forma mais direta e “agressiva”. Para que surtam efeito, as ligações podem ser guiadas por um script de vendas por telefone

📩 Além das ligações, sua instituição de ensino também pode investir em e-mails, o Cold Mailing. Através de e-mails disparados para a sua base de contatos, é possível estabelecer uma comunicação rápida e estratégica, além de ressaltar os diferenciais dos seus cursos.

Percebeu como as ações de Outbound Marketing são muito importantes para captar mais alunos? Que tal imergir nesse “mundo”? Clique na imagem abaixo e tenha acesso a um material completo!

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Considerações finais

Espero que o nosso conteúdo tenha te inspirado! 😃 Antes de ir, que tal compartilhá-lo com alguém da sua equipe?

Até a próxima!

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Sucesso! 

Para usar como referência acadêmica

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📌 Formato ABNT:

ESTEVAM, Paloma. Como gerar mais matrículas: 3 dicas para ações com resultados rápidos. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/como-gerar-mais-matriculas/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

📌 Formato APA:

Rubeus. 2022, 2 março. Como gerar mais matrículas: 3 dicas para ações com resultados rápidos. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/como-gerar-mais-matriculas/

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