Você sabe quais são as principais tendências de ensino-aprendizagem para 2024? Conhecê-las permite que a sua instituição de ensino se prepare para receber o próximo ano da melhor forma possível, ao executar ações estratégicas, inovadoras e no timing certo! Que tal conhecê-las agora? 🥇✅
Leitura: 5 minutos
Introdução
O cenário educacional está em constante evolução, impulsionado por avanços tecnológicos, mudanças na sociedade e uma compreensão aprimorada das necessidades dos alunos.
À medida que nos aproximamos de 2024, é possível observar as tendências emergentes que moldarão o futuro do ensino-aprendizagem. Neste conteúdo, exploraremos algumas das tendências mais promissoras capazes de transformar a forma como aprendemos e ensinamos.
O que são tendências educacionais?
Em resumo, as tendências educacionais consistem em novos hábitos dos potenciais e atuais alunos que determinam novas demandas que devem ser exploradas pelas instituições de ensino, com grande potencial de crescimento.
A partir do momento em que ocorre uma mudança no mercado educacional e ela começa a ser adotada como prática para um número significativo de estudantes, há grandes chances de que isso seja ou se torne uma tendência.
Dentre as tendências no âmbito educacional estão diversas ações que dividem-se em diferentes esferas e devem ser cuidadosamente analisadas, o nosso foco hoje são as tendências focadas em ensino e aprendizagem!
Tendências de ensino-aprendizagem para 2024 que você precisa conhecer e se preparar!
Diante dos acontecimentos dos últimos meses, todos os setores do mercado tiveram que se adaptar. Na educação, essas mudanças estão ainda sendo desenvolvidas.
Depois de vivermos esse novo paradigma, uma coisa é certa: nada será como antes! Apesar de não podermos afirmar nada, é tudo muito incerto. No entanto, algumas coisas já podem e estão sendo inferidas, tais como:
1. Aprendizagem on-line e híbrida
A revolução digital continua a remodelar a educação, e a tendência para modelos de aprendizagem on-line e híbridos está mais forte do que nunca. Plataformas de ensino a distância oferecem flexibilidade, acessibilidade e oportunidades de aprendizado personalizado
O modelo tradicional de ensino está se adaptando às constantes transformações ocorridas no ambiente educacional. Dessa forma, a modalidade de ensino híbrido vem ganhando destaque e revolucionando a forma como as IEs ofertam toda a experiência do serviço educacional.
Em suma, o ensino híbrido ou Blended Learning é uma modalidade de ensino que une o ensino tradicional presencial, em que o processo ocorre em sala de aula, e o on-line, que utiliza as tecnologias digitais para promover o ensino à distância.
Ele é uma das grandes tendências para o futuro da educação. Isso porque ele concilia as vantagens de ambas modalidades, unindo a possibilidade do presencial sem perdermos o que aprendemos com esse grande experimento das possibilidades virtuais.
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2. Inteligência Artificial e Personalização
A inteligência artificial (IA) está desempenhando um papel cada vez mais importante na educação, permitindo a personalização do ensino. Sistemas baseados em IA podem adaptar o conteúdo de acordo com o desempenho e as preferências de aprendizagem de cada aluno, oferecendo uma abordagem mais individualizada.
3. Desenvolvimento de soft skills
Soft skills é um termo em inglês utilizado para se referir às habilidades emocionais, comportamentais e sociais dos indivíduos. Em síntese, são hábitos e traços pessoais que moldam a forma como a pessoa trabalha individualmente e em grupo.
Com a pandemia, os profissionais precisaram se reinventar, inovar e se adaptar. Sendo assim, as empresas estão em busca de profissionais que excedam as expectativas e vão além dos limites do seu cargo. Aliás, alguns empregadores priorizam candidatos que tenham um conjunto mais forte de soft skills em vez de hard skills, pois as soft skills são mais difíceis de desenvolver.
Daí a importância de preparar o profissional desde a sua capacitação, como é o caso dos estudantes.
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4. Realidade Virtual e Aumentada
As tecnologias imersivas, como a Realidade Virtual (RV) e a Realidade Aumentada (RA), estão ganhando terreno na sala de aula. Essas ferramentas proporcionam experiências de aprendizado envolventes e interativas, especialmente úteis para disciplinas que se beneficiam da visualização tridimensional.
A realidade aumentada permite ver o ambiente da vida real bem à nossa frente com um aumento digital sobreposto.
Quando aplicada em sala de aula pode ser extraordinária e mais interativa, pois a realidade aumentada permite que os professores mostrem exemplos virtuais de conceitos e adicionem elementos de jogo para fornecer suporte ao material didático. Isso permitirá que os alunos aprendam mais rápido e assimilem com mais facilidade as informações.
5. Gamificação
A utilização de jogos nos processos de ensino e aprendizagem é cada vez mais uma prática comum nas instituições de ensino. Conhecido como gamificação, esse processo é uma excelente estratégia para despertar o interesse do aluno, aumentar a sua participação, desenvolver criatividade e autonomia, promover diálogo e resolver situações-problema.
Além de explorar jogos educativos em sala de aula, a gamificação também pode ser aplicada em tarefas comuns do dia a dia escolar. Para isso, pode-se utilizar o conceito de fases ao se referir à progressão do desenvolvimento de habilidades, tornando tudo muito mais autêntico e divertido.
6. Avaliação formativa
A avaliação formativa, que se concentra na avaliação contínua ao longo do tempo, está substituindo em parte a abordagem somativa tradicional. Essa mudança destaca a importância de fornecer feedback regular e construtivo, permitindo que os alunos compreendam e melhorem seu progresso ao longo do tempo.
7. Educação continuada
Também denominada “educação contínua” ou “Lifelong Education“, ela pratica e incentiva a constante atualização do indivíduo em todos os âmbitos de sua vida: tanto a profissional quanto a acadêmica e, até mesmo, a pessoal.
A prática de educação contínua pode e deve ser explorada pelas instituições tanto como forma de aumentar o ticket médio – ao criar incentivos para que o aluno permaneça na IE mesmo após terminar o primeiro curso escolhido – quanto para as equipes que trabalham – ao incentivar o desenvolvimento dos times.
Em resumo: o Lifelong Education pode ser uma poderosa fonte de receita para a sua instituição de ensino!
Ao trabalhar a educação contínua, um dos objetivos é fazer com que o aluno fique tão satisfeito que queira continuar os estudos na instituição por já conhecê-la e confiar na qualidade dos seus serviços.
Uma forma macro de visualizar essa situação é fazer com que aquele aluno que entrou na graduação, termine o seu curso superior e continue na instituição até a conclusão da pós-graduação ou do mestrado, por exemplo.
📢 Partindo desse pressuposto, alguns pontos são inerente à prática da Educação Continuada e, portanto, devem ser trabalhados pelas instituições de ensino, tais como:
- Disponibilidade e oferta de cursos em diferentes modalidades e níveis de ensino;
- Criação de incentivos, desde antes do aluno finalizar o primeiro curso escolhido, para que ele se sinta engajado em permanecer na instituição de ensino;
- Oferta de descontos estratégicos na aquisição de cursos complementares e /ou adicionais;
- Realização de pesquisas de satisfação para monitorar possíveis gargalos que irão impactar a satisfação do aluno impedindo-o de ficar após terminar a sua primeira escolha de curso.
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8. Novo perfil do professor
É inegável a necessidade dos docentes de se reinventarem. Isso porque, muito mais do que detentores de conhecimento, os professores exercem um papel essencial na formação humana dos estudantes, indo além de conteúdos expositivos e unidirecionais.
Ao se reinventarem, os professores deverão se atentar não somente aos métodos de ensino que mudarão significativamente, mas também a questões como o elo com os alunos e a adequação da tecnologia na forma de ensinar e aprender.
É preciso estar pronto para interagir com eficiência nos canais de comunicação que os alunos utilizam. Além disso, é preciso se tornar um agente facilitador, tanto na curadoria dos conteúdos quanto na aplicação do conhecimento.
🚨 Atenção: a transformação digital está acelerando a transição do professor expositivo para o facilitador.
Conclusão
Em 2024, a tecnologia desempenhará um papel ainda mais relevante na educação, proporcionando novas oportunidades e abordagens para a aprendizagem. No entanto, é importante lembrar que, além das ferramentas e métodos, a verdadeira essência da educação reside na capacidade de INSPIRAR, MOTIVAR e PREPARAR os alunos para os desafios do futuro.
À medida que educadores, alunos e tecnólogos colaboram para integrar essas tendências de maneira eficaz, podemos esperar um ambiente educacional mais dinâmico, acessível e centrado no aluno.
Considerações finais
Pronto! Chegamos ao fim de mais um conteúdo exclusivo para profissionais de instituições de ensino. Espero que tenha conseguido ilustrar algumas das principais tendências de ensino-aprendizagem para 2024! 😉
😃 Quais das nossas dicas você vai colocar em prática na sua IE? Compartilhe conosco nos comentários.
Até a próxima! 👋
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Para usar como referência acadêmica
Além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Para te ajudar, preparei a forma correta que você deve referenciá-lo, confira:
📌 Formato ABNT:
VIEIRA, Bráulio. Tendências de ensino-aprendizagem para 2024 que você precisa conhecer! Rubeus, 2023. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/tendencias-de-ensino-aprendizagem-para-2024/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
📌 Formato APA:
Rubeus. 2023, 20 de dezembro. Tendências de ensino-aprendizagem para 2024 que você precisa conhecer! [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/tendencias-de-ensino-aprendizagem-para-2024/