Pós-venda educacional: veja 6 ações para manter o aluno engajado

O serviço de pós-venda educacional é o suporte fornecido aos seus alunos depois de se inscreverem ou se matricularem em sua instituição de ensino. Trabalhá-lo contribui para o aumento do ticket médio e para a Gestão da Permanência de alunos. Veja agora 6 ações para manter o aluno engajado no seu pós-venda! 🎓🎯

Tempo aproximado de leitura: 6 minutos

Introdução

Manter os clientes engajados é essencial para qualquer negócio. É a chave para reter clientes, construir lealdade e aumentar o ticket médio por venda.

No âmbito educacional, a fidelização de alunos é um dos pilares indispensáveis para se trabalhar a Gestão da Permanência, atuando sobre necessidades específicas dos estudantes de forma preventiva e preditiva.

Ao entender a importância do envolvimento do estudante em ações dentro e fora da sala de aula, as instituições de ensino podem estruturar estratégias de incentivo para que eles estejam satisfeitos e dispostos a permanecer por todo o período letivo e/ou adquirir cursos adicionais. 

O processo de envolvimento dos estudantes engloba a criação de relacionamentos significativos com eles, fornecendo experiências personalizadas que atendam às suas necessidades e expectativas. 

Certamente, você já sabe que um bom relacionamento começa antes mesmo da conversão do lead, logo nos seus primeiros contatos com a instituição de ensino. Entretanto, é no pós-venda que as IEs possuem maior espaço e oportunidade para engajar e fidelizar seus alunos. 

O pós-venda educacional, apesar de pouco discutido, é parte essencial para diversos pontos estratégicos no sucesso de uma instituição de ensino, tais como: a Gestão da Permanência, o aumento do ticket médio por aluno, a realização de vendas adicionais e até mesmo a educação continuada

Justamente por isso, separamos 6 ações de pós-venda para você começar a trabalhar aí na sua instituição de ensino. O nosso objetivo é te ajudar a engajar, fidelizar e reter seus alunos! 🚀🎯🎓

Boa leitura e ótimos resultados!

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O que é o pós-venda e qual a sua importância?

Basicamente, o pós-venda refere-se aos serviços prestados após a venda de um produto ou serviço. Isso inclui atendimento, suporte, garantia, serviços de reparo, manutenção, instalação e outras atividades relacionadas. 

Falando especificamente do pós-venda educacional, podemos defini-lo como serviços prestados após a conversão do lead, ou seja, quando ele se tornar aluno da instituição. 

O pós-venda educacional ajuda a garantir a satisfação do estudante e gera confiança na marca. Também auxilia no aumento da fidelidade do aluno, contribuindo diretamente para a permanência dele na instituição de ensino. 

É importante que as IEs entendam como trabalhar de forma eficaz o processo de pós-venda, a fim de manter a fidelidade do estudante e aumentar a receita. Isso significa entender como fornecer atendimento de qualidade, como lidar com reclamações e (possíveis) evasões, como identificar oportunidades potenciais para upselling e como usar insights orientados por dados para uma melhor tomada de decisão.

Pois bem, agora que sabemos o que é o pós-venda, chegou a hora de vermos algumas dicas de como trabalhá-lo no dia a dia da rotina educacional! 🎯

Como estruturar o pós-venda educacional focado no engajamento do estudante  através de 6 passos

Como vimos, o pós-venda é uma das formas mais eficazes de promover a lealdade dos alunos, além de ser a chave para uma próxima venda. 💰

Entretanto, é importante salientar que o pós-venda não se configura como uma revenda. Em outras palavras, o pós-venda deve ser um momento reservado para “mostrar” ao estudante que ele fez a escolha certa, retê-lo e fidelizá-lo. E, em alguns casos, a consequência disso são as vendas adicionais. 

Para trabalhar o pós-venda da sua instituição de ensino, você pode apostar em ações como: 

     1. Enviar um e-mail de boas-vindas

Pode parecer clichê, mas o e-mail de boas-vindas pode ser bastante atrativo e cativante. Resumidamente, ele é destinado às pessoas que chegaram ao fim da Jornada de Compra Educacional, ou seja, leads que realizaram a matrícula em um curso da sua instituição de ensino.

O mais indicado é que esse e-mail seja enviado imediatamente após a realização da matrícula e deve abordar o que o estudante pode esperar da sua instituição de ensino e, estrategicamente, mencionar o portal do aluno. 

Veja este exemplo: 

Imagem explicativa: e-mail de boas-vindas
Imagem explicativa: e-mail de boas-vindas

📚 Aliás, os e-mails são poderosas estratégias de marketing, sua instituição de ensino já investe? Clique no conteúdo abaixo e pegue dicas valiosas de como estruturar e-mails marketing altamente persuasivos:

E-mail marketing para instituições de ensino - Rubeus
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     2. Recolher feedbacks

Não fique no escuro quando se trata de satisfação do aluno. Invista em pesquisas de acompanhamento com perguntas claras para saber como os alunos se sentem sobre processos específicos da sua instituição de ensino e se possuem sugestões de melhorias.

Desenvolva um objetivo claramente definido para cada pesquisa, isso te ajudará a desenvolver as perguntas certas. 

Você pode apostar, por exemplo, em pesquisas de satisfação como a Net Promoter Score, que consiste em um questionário com perguntas que devem ser respondidas com a atribuição de uma nota que varia de 0 a 10. 

Assim, você conseguirá ter uma visão dos pontos que demandam melhorias e aqueles que estão funcionando bem e podem ser potencializados.

     3. Buscar parcerias com empresas de empregos

A parceria com empresas pode ser uma ótima forma de divulgar vagas de emprego e estágios. Você pode apostar na parceria com clubes, associações e sindicatos, por exemplo.

Para realizar a divulgação das vagas, você pode reservar um espaço no mural, criar posts nas redes sociais, enviar e-mails para divulgar as oportunidades etc. 

     4. Estabelecer um bom programa de fidelidade

Campanhas de indicação são excelentes oportunidades para atrair alunos em potencial, pois o contato é facilitado e a conversão mais assertiva, aumentando significativamente as chances de conversão.

Muitas vezes, a instituição possui alunos satisfeitos e engajados em compartilhar a sua opinião e indicação com outras pessoas, porém não há um “estímulo” para que o façam. A campanha de indicação vem justamente ao encontro do objetivo de levá-los a falar e agir. 

No entanto, para obter êxito neste processo, é importante seguir pensar em quais ações não devem ficar de fora da sua campanha, veja algumas delas a seguir:

Ofereça descontos nas mensalidades

Essa estratégia pode ser realizada utilizando descontos na parcela de matrícula ou de renovação, ou ainda, nas mensalidades do semestre.

  • Para os alunos já matriculados

No caso dos alunos já matriculados, você pode, por exemplo, a cada indicação matriculada, oferecer uma porcentagem de desconto na mensalidade do mês seguinte, podendo ser cumulativo. Ou seja, quanto mais indicados matriculados o aluno conseguir, maior será o valor de desconto que ele terá na mensalidade, podendo até chegar a conquistar uma mensalidade totalmente gratuita.

Assim, será mais fácil fazer com que os alunos percebam o quão vantajoso é indicar e o fato de que, quanto mais indicações, mais chances tem de obter grandes descontos. E que super incentivo ele conseguir ganhar uma mensalidade totalmente grátis! 

Essa ação pode ser executada por um formulário dentro do portal do aluno. Pode ser enviado um link para eles por e-mail ou por WhatsApp. Lembrando que as informações do aluno e do amigo precisam estar bem amarradas, para que o desconto seja emitido ao aluno certo.

Como preparar uma campanha de indicação para escolas que traga resultados concretos para a captação de alunos - Rubeus
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  • Para os candidatos indicados

Na abordagem com o contato indicado, o consultor poderá informar que por ele ter sido indicado por um aluno da IE, terá a sua taxa de inscrição do vestibular isenta ou ganhará certa quantia de desconto no boleto de matrícula do curso. Entenda: o objetivo aqui é direcionar a abordagem certa para que o lead enxergue atratividade nessa oportunidade.

Assim, o lead também verá que pode ter benefícios por ter sido indicado e poderá ser mais fácil de converter.

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Temos um conteúdo no qual detalhamos mais dicas de como trabalhar e divulgar a sua campanha de indicações. Clique na imagem abaixo para conferi-lo! 😉

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  5. Promover eventos que incentivem a participação de alunos e potenciais clientes

Manter seus alunos engajados é essencial para fazê-los ficar. Muitas vezes, o desânimo é um dos fatores que contribuem (e muito) para a decisão de parar ou trancar o curso na sua instituição.  Por isso, trabalhe para que isso não aconteça. 

Você pode optar por realizar eventos que tenham o poder de despertar o engajamento dos seus alunos. Grêmio estudantil, visitas técnicas, palestras e feiras de profissões são bons exemplos. Isso porque eles envolvem os alunos e os fazem se sentir próximos e pertencentes à sua instituição de ensino.

     6. Agir com transparência com o fator financeiro

Nossa última dica envolve um dos pontos mais sensíveis de algumas instituições de ensino: o financeiro.

Se você fizer uma busca rápida pelas redes sociais, certamente achará diversos estudantes que se sentem lesados financeiramente pela instituição de ensino em que estudam ou estudaram.

Em grande parte dos casos, as reclamações incluem aumento inesperado e significativo no valor da mensalidade do curso. O resultado disso são alunos insatisfeitos – que expõem sua opinião nas plataformas digitais – influenciando potenciais alunos e evasões. 

Por isso, a dica é ser transparente quanto aos preços dos cursos, possíveis alterações de valores ao longo do período letivo e adicionais. Deixe sempre bem claro que possíveis reajustes podem ocorrer ao longo do tempo de permanência do aluno em sua instituição.

Além disso, assim como em todos os processos, pense no seu aluno na hora de precificar os cursos e considere formas inteligentes e benéficas para ambas as partes na hora de negociar valores. 

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Considerações finais

Espero que o nosso conteúdo sobre pós-venda educacional tenha te inspirado! 

😃 Antes de ir, me conte: quais das nossas dicas você vai colocar em prática aí na sua instituição de ensino?

Até a próxima! 👋

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Para usar como referência acadêmica

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🔗 Formato ABNT:

VIEIRA, Bráulio. Pós-venda educacional: 6 ações para manter o aluno engajado. Rubeus, 2023. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/pos-venda-educacional/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

🔗 Formato APA:

Rubeus. 2023, 7 de março. Pós-venda educacional: 6 ações para manter o aluno engajado. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/pos-venda-educacional/

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