A educação midiática é uma forma de incentivar a responsabilidade e o senso crítico perante as muitas informações difundidas no século 21. Portanto, é um tema cada vez mais necessário e presente no dia a dia de crianças e adolescentes. Assim, hoje abordaremos pontos importantes como em que consiste a educação midiática e qual a importância de trabalhá-la em sala de aula. 

Conhece alguém que precisa conferir esse conteúdo? Então, não perca tempo: já copie a URL e envie para ele/a! 😉

Boa leitura e ótimos insights! 

Introdução

Em uma era altamente digital com informações sendo compartilhadas em tempo real, tudo ganha um alcance global. Dessa forma, diante de tanta popularidade, não é incomum que as fakes news componham grande parte das informações enviadas e recebidas. 

Além das fakes news, outro problema bastante recorrente é a apropriação indevida de conteúdos sem direitos autorais – os famosos plágios.

Tudo isso pode se tornar um grande problema na rotina das pessoas e empresas, causando, até mesmo, problemas irreversíveis e desgastes emocionais altamente severos

Ilustração

Conteúdo, conteúdo, conteúdo

A internet está repleta de conteúdo. São mensagens de texto, memes, vídeos, Tik Toks, mídias sociais, games, publicidade… um turbilhão de informação! 

Falando especificamente da geração Z e Alpha, percebemos que eles estão presentes ativamente na internet, consumindo muito conteúdo diariamente. Além disso, eles realizam muitas pesquisas on-line e confiam nas avaliações dos usuários para respaldar seus sentimentos e percepções sobre um determinado tema. 

Como resultado temos diversos jovens seguindo percepções de terceiros, sem ao menos adotar uma opinião e posicionamento próprio sobre o assunto.  

Ilustração

Portanto, levando em consideração a importância da responsabilidade e do senso crítico para evitar a disseminação de informações falsas, a educação midiática é um tema altamente necessário e relevante a ser trabalhado em sala de aula. 

Em que consiste a educação midiática?

Em suma, a educação midiática consiste no processo de ensinar os alunos a interpretar, avaliar e pensar criticamente acerca de informações e sistemas de mídia. 

Além disso, ela envolve uma análise cuidadosa sobre questões como veracidade da informação, intenção comercial, cobertura de notícias, parcialidade e representação, dentre outras. 

Ela desafia os alunos a pensarem criticamente acerca do impacto da informação no dia a dia das pessoas. Dessa forma, incentiva-se os alunos a ponderarem sobre como esses padrões de informação podem refletir e reforçar certas ideias, valores e até mesmo normas sociais.

Qual a importância da educação midiática?

Já que o nosso assunto é em que consiste a educação midiática, não podemos deixar de citar a sua importância prática! Veja só:

Em resumo, em uma cultura na qual as mídias são altamente invasivas e presentes no dia das pessoas, os alunos precisam pensar criticamente sobre o que vêem, ouvem e lêem. Além de possuírem a responsabilidade de analisar bem o conteúdo antes de compartilhá-lo ou replicá-lo. 

São diversos os benefícios da educação midiática nas escolas, veja abaixo alguns deles:

  • Pensamento crítico

À medida que avaliam a informação, os alunos ponderam se as mensagens fazem sentido, se estão incompletas ou até mesmo se parecem suspeitas. 

Além disso, eles aprendem a usar exemplos para embasar suas opiniões. Dessa forma, podem tomar suas próprias decisões sobre as informações, com base no conhecimento que já possuem.

  • Conscientização

A alfabetização midiática ajuda os alunos a aprenderem sobre a confiabilidade de uma informação ou de uma fonte de informação. 

Além disso, trabalha-se também a identificação de diferentes pontos de vista, despertando o respeito e o apreço por diferentes perspectivas. 

  • Utilização da mídia com responsabilidade

Atualmente, postar, curtir e compartilhar informações são ações comuns no dia a dia de grande parte dos alunos. Por isso, fazer isso com consciência é primordial. A educação midiática corrobora para que o aluno desenvolva o seu próprio ponto de vista, exponha sua opinião e entenda que suas mensagens podem ter impacto na vida das pessoas. 

Posteriormente, veremos mais sobre em que consiste a educação midiática e qual a importância de aplicá-la em sala de aula. Mas antes, eu tenho um convite para você. Veja só:

Junte-se a nós!

Como estamos vendo, é fundamental possuir uma fonte confiável de informações. Por isso, nós criamos o Boletim Informativo para IEs. Nosso objetivo é divulgar informações relevantes sobre o cenário educacional mensalmente e enviarmos diretamente via e-mail.

Se acaso você ainda não receba nosso boletim, te convido a fazer parte do grupo. Para isso, é só clicar na imagem abaixo!

QUERO RECEBER O BOLETIM PARA IEs - Rubeus

Como aplicar a educação midiática em sala de aula?

1. Construa roteiros midiáticos

Elaborar roteiros detalhados que incluam o passo a passo da aula, pode ser primordial para garantir o sucesso da sua aplicação. 

Ao construí-los, reúna quais recursos serão utilizados, quais informações e como será trabalhado cada um delas. 

2. Explore assuntos atuais 

Sabemos que o que não falta atualmente são notícias! Por isso, que tal trazê-las para dentro da sala de aula? Você pode explorar questões como:

  • Quem criou isso?
  • Qual a relevância deste conteúdo?
  • Para quem é a mensagem? 
  • Quais os objetivos?
  • Que técnicas estão sendo usadas para tornar esta mensagem confiável ou verossímil? 
  • Que detalhes foram omitidos e por quê? 

3. Utilize memes informativos

Em resumo, os memes são uma forma divertida de trabalhar a educação midiática. Contudo, apesar de serem engraçados, eles também podem contribuir para a realização de uma análise crítica acerca de alguma informação ou fonte. 

Ao utilizá-los será possível ensinar e aprender de forma divertida ao mesmo tempo que consegue-se capturar a atenção dos alunos de uma forma mais ativa.

E aí, gostou?

Espero que esse material tenha sido útil! Com o intuito de tornar a sua experiência separei alguns conteúdos complementares:

Agora queremos saber de você! Quando o assunto é em que consiste a educação midiática, sua IE já aplica alguma das nossas dicas? Comenta aí! 😉

Receba dicas de captação e retenção de alunos!

Receba quinzenalmente dicas, ideias e inspirações sobre como captar e reter alunos de forma sustentável.

Tenha acesso a ferramentas, processos e boas práticas para tornar sua instituição de ensino referência no mercado educacional.