Sabemos que o Marketing de Conteúdo Educacional é uma importante ferramenta para captar alunos de forma persuasiva e menos invasiva. Contudo, para que surta os resultados desejados é importante oferecer conteúdos para cada etapa do Funil de Captação de Alunos. Dessa forma, se torna possível acertar em todas as etapas e, por fim, conduzir o lead ao fundo do funil: a matrícula. Saiba agora como fazer isso na prática! ⚡🎯
Tempo aproximado de leitura: 6 – 8 minutos
Introdução
Sabemos que em muitos casos a captação de alunos pode ser desafiadora. Isso se acentua ainda mais quando a instituição de ensino não utiliza o conceito de Funil de Captação de Alunos para nortear as suas ações, o que acaba tornando as ações genéricas.
Como sabemos, a utilização desta ferramenta é fundamental para desenvolver ações de acordo com cada etapa, já que diferentes leads significam diferentes momentos de compra.
Neste blog post disponibilizamos inspirações de conteúdos para atender as diferentes etapas do funil, mas caso você ainda não tenha lido o nosso conteúdo específico sobre o Funil de Captação de Alunos, sugerimos que você separe um tempinho para isso! Clique na imagem abaixo e pronto! 😉
No que tange a produção de conteúdos educativos, o funil também deve ser trabalhado. Em resumo, ao utilizar o Marketing de Conteúdo na prática, é importante desenvolver materiais com abordagens específicas para cada etapa de “amadurecimento” do desejo de compra do lead. Ou seja, é preciso trabalhar, por meio dos conteúdos e materiais, a Atração (topo), a Consideração (meio) e a Decisão (fundo). Veremos mais sobre isso a seguir!
A importância do Marketing de Conteúdo Educacional
Veja essas estatísticas:
- O Google recebe mais de 100 bilhões de buscas por mês. (Mashable, 2015);
- O Marketing de Conteúdo proporciona 2,2 vezes mais visitas e 3,2 vezes mais leads para as empresas que o adotam. (Content Trends, 2017);
- Publicações em blogs são responsáveis por conquistar uma média de 1,8 vezes mais visitantes para as empresas que apostam na prática da estratégia de Marketing de Conteúdo. (Content Trends, 2017);
- As instituições de ensino que utilizam o Marketing de Conteúdo como estratégia têm 2,2x mais visitas com publicações em blog. (EduTrends, 2016).
Deu pra perceber como a produção de conteúdo é importante para a atração e captação de alunos? O Marketing de Conteúdo é atualmente uma das formas mais eficazes de conquistar a confiança dos potenciais alunos. Por isso, investir nessa prática é uma das estratégias mais eficientes que sua instituição pode desenvolver.
Em suma, ao oferecer conteúdos que sejam relevantes para as suas personas, será possível agregar valor e mostrar ao potencial aluno que a sua instituição de ensino possui aquilo que ele deseja.
Aliás, você pode saber mais sobre o Marketing de Conteúdo Educacional clicando na imagem abaixo e conferindo o nosso conteúdo sobre o tema!
Formatos de conteúdos para cada etapa do Funil de Captação de Alunos
Agora que você conhece todas as etapas do Funil, chegou a hora de vermos os tipos de conteúdos a serem trabalhados em cada uma delas.
Compactamos as informações em uma imagem para que você possa fazer o download e tê-la sempre à mão! Aproveite!
Com essas informações, a sua equipe de Marketing consegue visualizar tudo o que será necessário e pode alocar melhor seus esforços para o planejamento e elaboração de tais materiais.
🔗 Aliás, em nossa página de materiais ricos você tem exemplos práticos de cada formato de material! Disponibilizamos uma página repleta de materiais gratuitos, desenvolvidos para os nossos leitores. Temos diversos conteúdos que trabalham diferentes temas e abordagens, mas que possuem o mesmo objetivo: ajudar você e a sua instituição a captar e converter mais alunos.
Conteúdos para cada etapa do Funil de Captação de Alunos
De posse dos melhores formatos de conteúdos, é importante desenvolver temas pertinentes para atender as diferentes necessidades. Por isso, nós preparamos dicas valiosas para você e compilamos tudo em um conteúdo estratégico.
Em nosso e-book Exemplos de conteúdos para cada etapa do funil, você encontrará sugestões de conteúdos para:
- Todos os níveis de ensino da Educação Básica (Ensino Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Pré-Vestibular);
- Ensino Superior (Graduação e Pós-Graduação);
- Cursos (Técnicos e Profissionalizantes).
Faça o download gratuitamente clicando na imagem abaixo! 😉
🎁 Dica bônus: etapas para a condução e nutrição de leads
Independentemente do ramo de atuação, todas as empresas querem e precisam converter leads, uma vez que isso significa aumento no faturamento e garante a competitividade a longo prazo. Assim, no mercado educacional, considerando o fundo de funil do comercial, geralmente, uma conversão é entendida como uma matrícula.⠀
📹 Neste vídeo, mostramos, com dicas práticas do mercado educacional, como atrair leads e criar meios para que eles avancem nas etapas que compõem o Funil de Captação de Alunos, aumentando o número de conversões. Dê o play e aproveite!
Considerações finais
Espero que tenha gostado das nossas dicas! 😃 Agora queremos saber de você! Sua instituição já cria conteúdos para cada etapa do Funil de Captação de Alunos? Conta tudo pra gente aí nos comentários!
Bons resultados!
Você também pode gostar
📚 Nosso blog possui mais 350 posts específicos para você. Aqui estão alguns conteúdos que também podem te interessar:
- Como usar o Instagram na educação: conteúdos, estratégias e inspirações
- Captação de alunos nas redes sociais: o guia completo para instituições de ensino atraírem leads
- Como evitar riscos na implantação de CRM educacional e maximizar a sua atuação
Para usar como referência acadêmica
Quer usar este conteúdo em seus trabalhos acadêmicos? Confira a forma correta de referenciá-lo:
– Formato ABNT:
ESTEVAM, Paloma. Dicas de conteúdos para cada etapa do Funil de Captação de Alunos. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/dicas-de-conteudos-para-cada-etapa-do-funil-de-captacao-de-alunos/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
– Formato APA:
Rubeus. 2021, 29 março. Dicas de conteúdos para cada etapa do Funil de Captação de Alunos. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/dicas-de-conteudos-para-cada-etapa-do-funil-de-captacao-de-alunos/