Como vender curso presencial pela internet: 8 dicas poderosas para captar mais

Sua instituição de ensino oferece cursos na modalidade presencial, mas sente que precisa turbinar as ações de  divulgação e venda on-line? Se você respondeu sim, confira agora nossas dicas sobre como vender curso presencial pela internet! 📈🥇 

Tempo aproximado de leitura: 5 minutos

Introdução

Durante muito tempo, as ações físicas de Marketing foram o carro chefe no que tange a venda de produtos e serviços. Com a popularização da internet, iniciada nos Estados Unidos, a partir dos anos 90, os computadores passaram a ser acessíveis ao consumidor final, dando início à Revolução Digital que transformou, definitivamente, a sociedade e a toda a forma de se comunicar.

A partir dos anos 2000, com o aumento dos usuários da Internet, que o Marketing Digital popularizou-se, ganhando força e levando-o a ser, hoje, essencial para os times de Marketing e de Vendas da maioria dos negócios.

✏️🗓️ Quando analisamos especificamente o cenário educacional, percebemos que essa premissa também é aplicável. Cada vez mais, é preciso criar ações no ambiente virtual para atrair mais alunos no presencial. Isso significa que, alinhada às ações físicas de divulgação de cursos, deve-se também trabalhar os canais digitais, praticando, assim, ações de guerrilha estratégicas e bem persuasivas.

Mesmo que a instituição em questão disponibilize apenas com cursos presenciais deve-se também estruturar ações de Marketing Digital. Da mesma forma, se a instituição oferece demais modalidades, como o EaD ou o ensino híbrido, é importante também aplicar as ações nos canais digitais e, a depender das estratégias, nos canais físicos também.

Não sabe por onde começar? Neste conteúdo, separamos algumas dicas poderosas de como vender cursos presenciais pela internet para você alcançar resultados excepcionais em sua próxima campanha de captação. Vamos conferir todas elas?

Boa leitura e ótimos insights! ⭐

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🏆 8 dicas de como vender curso presencial pela internet para alcançar resultados sustentáveis na sua próxima campanha

Assim como qualquer estratégia de crescimento, as dicas que serão abordadas a seguir não são “fórmulas mágicas”, elas demandam atenção, tempo e monitoramento contínuo das equipes de Marketing e Vendas da sua instituição de ensino.

Vamos começar?

🚏 PRIMEIRA PARADA: PLANEJAMENTO

1) Identifique com quem você quer falar

Em suma, tanto na divulgação física quanto na virtual, uma coisa é importantíssima: saber direcionar e otimizar a sua comunicação

Portanto, o pontapé inicial é saber com quem você irá falar, ou seja, conhecer os gostos, desejos e necessidades dos potenciais alunos. Assim, será possível identificar a qual abordagem ele estará mais receptivo. 

✏️🗓️ O segredo aqui é obter uma visão o mais detalhada possível de quem é o seu potencial aluno. Por isso, busque responder questões como:

  • Qual a sua idade? 
  • Onde mora? 
  • O que faz nas horas vagas?
  • Em que trabalha?
  • Quais são seus objetivos profissionais? 
  • Quais são seus principais desafios? 
  • Do que não gosta? 

Aqui, é muito importante tomar nota do que está sendo feito. Em outras palavras, crie um documento que sintetize todas as informações relevantes de forma objetiva e prática. A construção das personas e a definição das etapas da Jornada de Compra Educacional serão partes fundamentais para uma estratégia de marketing bem “redondinha”.

Veja este exemplo de persona:

Exemplo de persona Rubeus
Exemplo de persona para colégios

🔴 Esse é apenas um modelo para te inspirar, mas em nosso e-book 11 exemplos de personas por instituição de ensino você pode encontrar mais! Garanta o seu agora mesmo clicando neste link: https://mkt.rubeus.com.br/exemplosdepersonas

Além da identificação e definição das suas personas, você pode apostar na elaboração de um mapa de empatia. Resumidamente, ele é uma ferramenta utilizada para humanizar o seu potencial aluno, trabalhando questionamentos que englobam esferas como pensamentos, sentimentos e experiências do seu potencial aluno.

🔴 Clique neste link -> https://rubeus.com.br/blog/mapa-da-empatia-na-educacao/ e confira o nosso conteúdo detalhado sobre o tema!

2) Como vender curso presencial pela internet: Defina estratégias a serem utilizadas pela equipe de Vendas 

É essencial definir qual estrutura vai adotar para as vendas. Assim, será possível direcionar as ações a serem tomadas.

✏️🗓️ Deve-se pensar em questões como:

  • Em qual momento será realizado o contato mais comercial com o lead?
  • Haverá descontos como forma de incentivo? 
  • Como acontecerá a abordagem? Serão utilizados scripts?  
  • Qual será a abordagem utilizada pelo time de Vendas? 
  • Como acontecerá o monitoramento dos “leads quentes” (aqueles que apresentam maiores chances de efetivar a matrícula)?

DICA: considere a ideia de estruturar uma campanha de captação de alunos, ela pode ser bem eficaz para aumentar seus índices de conversão.

🚏 SEGUNDA PARADA: NA PRÁTICA

Chegou a hora da mão na massa! Por isso, muita atenção. A partir deste momento você terá acesso a dicas mais práticas de como vender curso presencial pela internet.

3) Otimize o site educacional 

Nossa terceira dica parte do pressuposto de que sua instituição já possui um site educacional. Aliás, caso ainda não tenha, acesse imediatamente nosso blog post “Como criar um site educacional: dicas primordiais para fazer isso bem feito”. 

Em síntese, um site educacional é uma poderosa estratégia quando o assunto é como vender curso presencial pela internet. Em uma comparação, podemos dizer que o site trabalha como a vitrine das lojas. Ou seja, isso significa que ele tem a capacidade de atrair ou repelir alunos. 

Como vender curso presencial pela internet - Rubeus
Imagem ilustrativa

É no seu site que você elencará informações sobre os cursos, além do processo de compra de cada um. Mas não adianta só possuir um site, é indispensável que ele seja bem planejado e otimizado. Ademais, atrelado a isso, é importante acrescentar CTAs estratégicos e direcionados para cada etapa do Funil de Captação de Alunos

🔴 Vou deixar aqui alguns conteúdos que certamente te ajudarão neste desafio:

4) Como vender curso presencial pela internet: Crie um pop-up de captura nas páginas dos cursos

O objetivo primário de um bom site focado em conversão é identificar o máximo de visitantes. Mas, infelizmente, a grande maioria dos acessos às páginas dos cursos não são identificados. Com isso, muitos dos seus potenciais alunos vão embora sem deixar seus dados para estabelecer contato, impossibilitando que a sua instituição estabeleça um fluxo de relacionamento eficiente com eles. 

Em resumo, os pop-ups de captura quando bem utilizados, atuam de forma estratégica e aumentam o número de identificados, o que, consequentemente, influenciará positivamente no volume de futuros candidatos.

Como vender curso presencial pela internet - Rubeus
Exemplo de pop-up de fuga

5) Marque presença e acredite no potencial das redes sociais

As redes sociais são uma oportunidade da sua faculdade/escola se fazer presente no dia a dia do estudante e criar um relacionamento poderoso, inclusive com os seus leads.

A verdade é que não basta somente “marcar presença” nos canais digitais. É preciso possuir uma estratégia bem definida e fácil de gerenciar. 

📝 Aqui estão algumas dicas de como vender por meio das redes sociais

  • Faça um cronograma de postagem;
  • Identifique em quais redes sociais investir;
  • Compartilhe uma prévia do seu curso;
  • Gere engajamento por meio de publicações interativas;
  • Disponibilize link para uma landing page.

🔴 Aliás, aqui estão alguns conteúdos que podem te ajudar nesse desafio:

6) Como vender curso presencial pela internet: Crie uma lista de e-mail

O marketing por e-mail continua a representar uma das estratégias mais eficazes para gerar, nutrir e converter leads para cursos on-line. Isso acontece porque ele é uma linha direta com potenciais alunos, então use-o com sabedoria.

Para construir sua lista de e-mail, disponibilize conteúdos gratuitos em seu blog em troca do e-mail do lead. Assim, será possível enviar e-mails marketing regulares com conteúdos interessantes e estratégicos que apontem para os seus cursos.

7) Invista em agendamento de visitas on-line

Essa dica é mais focada em escolas, mas nada impede que também seja aplicada em cursos superiores!

Em resumo, a prática de visitas nas escolas sempre foi fundamental na tomada de decisão de qualquer pessoa que busque por uma escola para seu filho. Isso porque essas visitas ajudam os pais e responsáveis a entenderem as estratégias de aprendizagem da sua equipe pedagógica. Além de os dar a chance de visualizar o aparato e estrutura física e tecnológica oferecida pelo colégio.

As visitas podem ser encaradas como uma chance de construir empatia e confiança com os interessados. Isso aumenta as chances deles acreditarem em seu propósito educacional, levando-os a matricularem seus filhos. 

Por isso, adote essa opção em seu site educacional e prepare-se para receber potenciais clientes em sua IE!

🚏 TERCEIRA PARADA: MONITORAMENTO

Além de planejar e executar, é essencial também monitorar todas as ações em tempo real. Essa é uma das grandes vantagens quando o assunto é como vender curso presencial pela internet: a possibilidade de acompanhamento imediato. Por isso, nossa dica final envolve o monitoramento.

8) Como vender curso presencial pela internet: Acompanhe seus resultados

Colocou uma ação em prática? Não pense que ela surtirá efeito para sempre. Isso porque, muitas vezes, será preciso criar estratégias e testar abordagens. No que tange os anúncios, por exemplo, tanto Google quanto Facebook Ads, é importante sempre verificar a quantidade de conversões e cliques. 👉 Pegue dicas valiosas em nosso conteúdo: “Estratégias de mídias pagas para instituições de ensino: o que você precisa saber para começar”.

Outra ferramenta valiosa é o Google Analytics. Ele demonstra tendências e comportamento dos visitantes no website da sua instituição, além de taxas de rejeição e de saída que poderão revelar o que precisa ser melhorado. 

Ademais, no quesito visão específica de cada potencial aluno, uma ferramenta importante é o CRM educacional. Através de sua utilização pode-se ver na prática a especificidade e a etapa da Jornada de Compra em que cada lead está. Assim, será possível traçar a melhor abordagem para fazê-lo avançar até a matrícula.

🔴 Aliás, você já conhece as principais métricas de Marketing Educacional que a sua instituição de ensino deve monitorar? Em nosso conteúdo Métricas de marketing educacional para relatórios de desempenho que o seu time de Marketing deve acompanhar! você pode conferir todas elas!

Considerações finais

Sabemos que as dúvidas surgem durante a prática, mas esperamos que você tenha conseguido absorver muitos insights com o nosso conteúdo e que todas as informações sejam muito úteis para você. 💚

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Para usar como referência acadêmica

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🔗 Formato ABNT:

PAULA, Natália. D. Como vender curso presencial pela internet: 8 dicas para captar mais. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/como-vender-curso-presencial-pela-internet/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

🔗 Formato APA:

Rubeus. 2021, 22 janeiro. Como vender curso presencial pela internet: 8 dicas para captar mais. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/como-vender-curso-presencial-pela-internet/