Conheça 8 estratégias de marketing para escolas particulares de sucesso

Funil de Matrículas: o app perfeito para a gestão da captação de alunos da sua escola
App Funil de Matrículas

Está em busca de ações inteligentes capazes de maximizar os resultados de captação de alunos da sua instituição de ensino? Então confira agora as nossas 8 estratégias de marketing para escolas particulares de sucesso! 🎒🏫

Leitura: 6 minutos

Introdução

Captar está cada vez mais difícil e há muitas condições que deixam esse desafio ainda mais complexo.

De acordo com o resumo técnico do Censo Escolar, no ano de 2022, registraram-se 47,4 milhões de matrículas nas 178,3 mil escolas de educação básica no Brasil, cerca de 714 mil matrículas a mais em comparação com o ano de 2021, o que corresponde a um aumento de 1,5% no total.

De 2021 para 2022, as escolas privadas tiveram uma expansão de 10,6% nas matrículas, se aproximando de 2019, antes da pandemia que causou uma diminuição significativa nas matrículas principalmente na rede privada.

Esses números demonstram a importância de investir em ações, ferramentas e estratégias inteligentes focadas em retomar o crescimento do setor privado da educação do país. Mas, por onde começar?

Aliado ao setor Comercial da sua escola, as ações de marketing atuam como o pontapé inicial para captar esses leads. E, justamente por isso, resolvemos compartilhar com você e a sua equipe, 8 estratégias de marketing para escolas particulares. O nosso foco é te ajudar a maximizar a sua captação de alunos. 💪

Boa leitura e ótimos insights!

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> Estratégias de marketing para escolas particulares no ambiente on-line

Embora o marketing tradicional ainda surta efeito, utilizar o ambiente virtual para divulgar a sua escola é uma das maneiras mais rápidas de maximizar a sua captação de alunos

Além disso, o Marketing Digital tem a versatilidade de não precisar de um orçamento ilimitado. Através do próprio ambiente virtual é possível se manter relevante sem gastar muito dinheiro.  

Sem mais delongas, vamos às dicas!

1. Otimize o seu site e explore a demanda reprimida 

O site tem um poder enorme de influenciar a decisão de compra, tanto positiva quanto negativamente. É através dele que a sua escola “se mostra” e é “encontrada” pelos leads. Por isso, o seu site deve estar otimizado e sempre atualizado. 

💡 Nem precisamos mencionar que o site já se tornou uma obrigação e é uma das 8 estratégias de marketing para escolas particulares que mais geram resultados!

Em resumo: quem não investe em ações voltadas para a otimização e melhoria do site tende a obter uma taxa de conversão muito pequena. Ou seja, os interessados podem até navegar pelo site, porém não realizam nenhuma ação para estabelecerem uma relação com a sua escola, “entram e saem” sem serem identificados.

Com o intuito de frear esse “entra e sai”, é importante que a sua escola trace ações que atuem como “barreiras” para captar o lead. Mas como fazer isso? Através de ações como:

  • Estruturar um bom discurso de condução;
  • Separar o site do portal do aluno;
  • Oferecer conteúdos de qualidade;
  • Adicionar call to actions que atendam os diferentes níveis do Funil de Captação;
  • Disponibilizar chats on-line, etc.

As ações acima parecem complicadas? Que nada! Nós detalhamos o passo a passo de como realizá-las em nosso conteúdo abaixo, confira!

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2. Aposte no marketing de mídias sociais

As mídias sociais são uma realidade factível no dia a dia das pessoas, incluindo os seus potenciais alunos! Assim, independentemente se a sua instituição de ensino atua na educação básica ou não, uma coisa é certa: é preciso estar nas redes sociais!

💡 São diversas mídias e a sua escola precisa entender estrategicamente em qual(is) deve estar presente. Mas como decidir isso? Suas personas irão te dizer. Ou seja, você precisará estar onde elas estão. Em suma: se o seu público-alvo são pais e/ou responsáveis de alunos, duas redes sociais em que provavelmente eles estarão presentes são o Instagram e Facebook.

Ademais, independente de quais mídias sua escola optar, é sempre crucial criar um perfil claro para os seus seguidores mediante as seguintes análises: 

  • definir os canais que melhor se encaixam de acordo com os dados obtidos das personas;
  • utilizar o tom adequado requerido por cada rede social;
  • compreender seus pontos de dor e como ativar emoções;
  • visualizar e prever padrões de compra;
  • estar culturalmente consciente;
  • considerar parcerias;
  • usar ferramentas de automação para segmentação e análise de métricas.

🚀 Conheça mais sobre como utilizar as redes sociais para captar mais alunos! Leia o nosso guia completo: Captação de alunos nas redes sociais: o Guia Completo para a sua IE.

3. Invista em Otimização dos Mecanismos de Buscas

Está anotando tudo? Porque a nossa dica número 3 já chegou!

Conforme vimos acima, é muito importante que sua escola tenha um site e que ele ranqueie bem no Google, somente desta forma é possível aumentar as chances dele ser encontrado quando um lead procurar por informações relacionadas.

💡 Assim, para que o seu site e blog apareçam entre as primeiras posições nos mecanismos de buscas, é preciso trabalhar o SEO. Ele deve ser a base da sua estratégia de marketing. 

Em resumo, o SEO consiste em um conjunto de estratégias com o objetivo de melhorar o posicionamento de um site nos mecanismos de busca. Assim, quando somado a um conteúdo altamente atrativo e que abarque as principais dúvidas e questionamentos dos interessados, sua escola conseguirá aparecer entre as primeiras posições orgânicas no Google. Mas, muita atenção! É preciso atuar tanto no SEO On Page, quanto no Off Page. Veja a diferença entre eles:

Conheça 8 estratégias de marketing para escolas particulares de sucesso! - Rubeus

Sendo assim, comece otimizando o seu site e conteúdo por meio de palavras-chave relacionadas aos serviços oferecidos por sua escola. Isso aumentará seus rankings nos mecanismos de pesquisa, aumentando as chances de ser encontrada quando pais e alunos em potencial pesquisarem. 

4. Envie e-mails poderosos para qualificar suas listas de contatos 

Com o intuito de potencializar suas estratégias para captação de alunos, é interessante que você trabalhe com listas qualificadas de processos seletivos. Esses contatos (principalmente e-mails), podem ser conseguidos através de ligações, ações presenciais de captação ativa de leads, interessados que solicitam conteúdos em seu blog ou cliques em CTAs estratégicos, por exemplo. 

Em suma, o importante é ir recolhendo esses contatos para posteriormente enviá-los e-mails estratégicos de nutrição do desejo de compra.

💡 E-mails poderosos de qualificação de leads podem ser a alternativa para despertar o desejo de matricular-se em sua escola. Para isso, use e-mails com conteúdo relevante. Além de um CTA atraente e chamativo que consiga atrair o interesse dos indecisos. 

🚀 Saiba mais sobre a utilização do e-mail marketing + modelos prontos para te inspirar.

5. Trabalhe a sua campanha de matrícula com antecedência

A campanha de matrícula é um conjunto de ações práticas que buscam alcançar resultados efetivos na conversão de leads geralmente durante o processo seletivo da sua IE. Ela contribui ativamente, através de práticas mais direcionadas, para que a IE obtenha melhores resultados em processos seletivos. 

💡 O segredo do sucesso é começar a estruturá-la com antecedência para que, assim, a sua campanha de matrícula seja divulgada com um tempo estratégico para que os responsáveis estejam preparados para realizar a matrícula. 

🚀 Aliás, saiba como estruturar uma campanha de sucesso lendo o nosso material detalhado sobre o tema: Campanha de matrícula: como potencializar sua conversão de alunos.

6. Permita o agendamento de visitas com facilidade

Para os pais ou responsáveis de uma criança, certamente escolher a melhor escola é sempre uma difícil decisão, não é mesmo? Assim, um pré-requisito essencial é conhecer de perto a instituição antes de efetuar a matrícula.

💡 Por isso, a prática de visitas nas escolas sempre foi fundamental na tomada de decisão de qualquer pessoa que busque por uma escola para seu filho. Isso porque essas visitas ajudam os pais e responsáveis a entenderem as estratégias de aprendizagem da sua equipe pedagógica. Além disso, as visitas proporcionam a chance de visualizar o aparato e estrutura física e tecnológica oferecida pelo colégio.

Sendo assim, permita que pais e/ou responsáveis agendem visitas a sua escola através de alguns cliques. Além de passar segurança para os pais, o agendamento de visitas permite que sua escola se organize melhor

🚀 Nunca mais sofra com a perda de datas! A Plataforma Rubeus possui integração com o aplicativo de Agenda que permite criar e configurar agendas personalizadas para alunos e responsáveis agendarem as atividades com os múltiplos serviços que a sua instituição oferece. Saiba mais clicando AQUI!

> Estratégias de marketing para escolas particulares no ambiente off-line

Agora que vimos 6 estratégias de marketing para escolas particulares no ambiente digital, chegou a hora de vermos as ações de marketing tradicional, ou seja, no ambiente off-line. 

É muito importante que a sua escola considere aqueles pais que não estão tão antenados assim na era virtual e estruturam ações físicas. 

Veja as nossas dicas:

7. Invista em ações de Guerrilha

Em resumo, o Marketing de Guerrilha pode ser entendido como uma tática de marketing que possibilita, através de um baixo custo, gerar um alto impacto. Normalmente, esse tipo de Marketing tem mais a ver com o potencial criativo da equipe da sua instituição do que com os recursos financeiros destinados a ele.

💡 Muitas vezes as campanhas deste tipo de marketing são realizadas em lugares de grande circulação de pessoas. Escolas, praças, empresas parceiras e shopping centers são bons exemplos. Contudo, o ambiente virtual também é essencial! 

Em suma, alguns exemplos de ações de guerrilha incluem:

  • Realização de pedágios em vias de grande movimento;
  • Ações em shopping centers ou praças públicas com atividades que envolvam a participação do público alvo;
  • Participação e apoio/patrocínio em grandes eventos culturais, shows e festas tradicionais da cidade;
  • Atividades realizadas pela instituição de ensino como corridas ou campeonatos que envolvam toda comunidade e/ ou apenas os universitários da região.

8. Invista em ligações comerciais

As ligações comerciais ainda são muito utilizadas por empresas. Sendo assim, quando aliadas a um poderoso script para vendas e a uma equipe bem treinada, as ligações podem ser bastante estratégicas para a captação de alunos. 

💡 Contar com uma eficiente prospecção de alunos por telefone pode ser a chave para a sua escola captar mais. 

Mas, como elaborar um bom script para vendas de cursos por telefone? É o que te explicamos neste conteúdo: 

prospecção de alunos: como construir um bom script de ligação - Rubeus

Considerações finais

Espero que você tenha gostado das nossas estratégias de marketing para escolas particulares. 

Agora, você pode compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e estejam alinhados. 

Saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua IE. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos!

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Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 😉

– Formato ABNT:

ESTEVAM, Paloma. Conheça 8 estratégias de marketing para escolas particulares de sucesso! Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/estrategias-de-marketing-para-escolas-particulares/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. 2022, 3 fevereiro. Conheça 8 estratégias de marketing para escolas particulares de sucesso! [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/estrategias-de-marketing-para-escolas-particulares/