Manual com 6 dicas valiosas de como usar o YouTube para captar alunos

De acordo com pesquisas, o YouTube lidera o ranking de redes sociais mais acessadas pelos brasileiros, com cerca de 89% de adesão. Isso significa que esse canal de aquisição deve ser explorado pela sua instituição de ensino para atrair e engajar potenciais alunos.  Veja agora as melhores dicas de como usar o YouTube para captar alunos. Confira! 💥

Leitura: 5 minutos

🤚 Antes de começar: conheça mais sobre o YouTube!

Atualmente, o YouTube é a maior plataforma de vídeos e também já ocupa o lugar de um dos maiores buscadores da internet. Segundo relatório do próprio Youtube, seus usuários assistem mais de 1 bilhão de horas de vídeo diariamente. 

Observando o potencial desta plataforma, o Google a adquiriu cerca de um ano após sua criação. Tudo isso já justifica a presença da sua instituição de ensino nesta ferramenta, certo? Mas ainda temos mais motivos para você criar – caso não tenha – ou fortalecer o seu posicionamento no YouTube.

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📹 A UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS E A CAPTAÇÃO DE ALUNOS:

De acordo com dados disponibilizados pelo Think With Google, todo o processo de escolha da IE envolve muita pesquisa e análise e, dentre os recursos utilizados, estão os vídeos.

Segundo os dados disponibilizados:

Isso significa que os vídeos educacionais que abordam as vantagens da instituição de ensino atuam como um estímulo para as pessoas, incentivando-as a se cadastrarem quando diante de solicitações de informação.

💡💡 Vou deixar um de nossos conteúdos como leitura complementar. Nele, detalhamos mais sobre a estratégia de marketing em vídeo, vale a pena conferir:

Vídeos para divulgar sua IE: a importância de investir e dicas de como criar - Rubeus

Presença digital e otimização de canais

Antes de nos aprofundarmos, é importante que você saiba que apenas “postar conteúdo” nesta plataforma não é o suficiente. Para alcançar bons resultados nesta plataforma, é preciso contar com uma estratégia eficiente para que seus vídeos sejam bem ranqueados e, consequentemente, ocupem as primeiras posições. 

💡 A essa estratégia damos o nome de SEO para YouTube. 

Assim como as estratégias de SEO realizadas em posts que são veiculados em blogs com o objetivo de serem ranqueados na rede de pesquisa do Google, os vídeos do YouTube também devem seguir alguns requisitos de SEO para serem bem posicionados na barra de pesquisa da plataforma e também na rede de pesquisa (sim, seus vídeos do YouTube, quando bem otimizados, possuem chances de aparecer na tela do Google).

SEO para YouTube: como fazer seus vídeos aparecerem para o seu público

Como vimos, todos os conteúdos publicados no canal do YouTube da sua instituição de ensino devem considerar o SEO para YouTube, ou seja, ações de ranqueamento a fim de facilitar a leitura pelo algoritmo. Isto é, devem ser preparados para serem entregues ao maior número de pessoas possível.

Agora, você pode estar se perguntando: mas, Natália, quais seriam essas boas práticas de SEO para YouTube? 🤯💬

Eu te respondo: são pequenos detalhes, mas todos são importantes para o desempenho do seu conteúdo. Separei alguns deles em três grandes momentos, veja:

🕐 ANTES DE PRODUZIR O CONTEÚDO:

⭐ Pesquise as palavras-chave

Antes de saber qual e como será produzido o conteúdo, você precisa fazer uma boa pesquisa de palavras-chave. Assim, você saberá como conduzir sua estratégia. Além do mais, de nada adianta um conteúdo perfeito, se ninguém está procurando por ele, né?!

👉 Algumas ferramentas para fazer essa pesquisa:

  • Autocomplete do YouTube: busque o início da palavra que você está pensando em produzir e veja as sugestões geradas pelo YouTube;
  • vidIQ: com esta plataforma você acessa informações estratégicas de todos os vídeos do YouTube. Assim, de acordo com essas informações, é possível otimizar melhor seus conteúdos;
  • Os vídeos dos seus concorrentes: vá no canal deles, clique na aba de Vídeos e selecione a opção de classificação por vídeos mais populares;
  • Google Trends: com esta ferramenta gratuita do Google, você descobre os volumes de pesquisa de termos específicos. A  notícia boa é que, através dela, você ainda consegue filtrar apenas buscas realizadas no YouTube.

Renomeie o título do seu vídeo antes de fazer upload

Antes de fazer upload do seu vídeo do computador para o YouTube, renomeie o seu arquivo para um nome que contenha a palavra-chave do seu conteúdo

Exemplo: considere que  a palavra-chave escolhida é “Roda de profissão de medicina”. Você pode nomear o vídeo assim: roda-de-profissao-medicina-uniexemplo.mp4.

Essa prática contribui para que o algoritmo do YouTube consiga identificar mais facilmente do que se trata o seu vídeo

Planeje o tamanho do seu vídeo

  • Vídeos com menos de 2 minutos tendem a ficar mal posicionados;
  • As 5 primeiras posições possuem vídeos com duração média de 11 min.

O tamanho do seu vídeo também importa! ⏰ Levando em consideração os dados exibidos acima retirados de uma pesquisa, minha recomendação é que seus conteúdos tenham cerca de 10 minutos. Esse período é tempo suficiente para aprofundar no assunto. 

🕐 NO MOMENTO DE UPLOAD DO CONTEÚDO PARA O YOUTUBE:

⭐ Utilize um bom título de vídeo

Seu título também precisa ser otimizado. Para isso, deixe-o sempre objetivo e inteligente, além disso não esqueça de colocar a palavra-chave logo no início.

⭐ Insira tags

Seu conteúdo precisa ser marcado, e para isso, é importante usar as chamadas tags ou marcadores. É através delas que você irá indicar ao algoritmo do YouTube do que o seu vídeo trata. 

Por isso, aproveite ao máximo este espaço e acrescente algumas palavras correlatas à sua palavra-chave principal. Para isso, você pode usar aquela seleção de palavras-chave que fez quando estava pesquisando qual seria o foco do seu vídeo, lembra?

⭐ Adicione boas descrições

Da mesma forma que é importante indicar quais são os marcadores do seu vídeo, você precisa inserir descrições interessantes para compor o seu conteúdo. 

Além disso, este espaço é bem grande e você pode colocar até 5.000 caracteres lá. Então, pense bem como você irá usar estrategicamente cada um deles.

Abaixo, deixo uma estrutura sugerida para te ajudar a compor sua descrição:

  • Até 3 parágrafos falando sobre o assunto do vídeo;
  • Minutagem de cada capítulo (se desejar que seu vídeo seja seja separado);
  • Outras redes sociais;
  • Um curso específico seu que faça sentido para aquele conteúdo.

🚀 Lembre-se de incluir sua palavra-chave ao longo desta descrição, combinado?

⭐ Inclua legendas dos vídeos

Outro aspecto importante para o SEO do YouTube para captar alunos, é incluir legendas nos seus vídeos. Assim, você torna seu conteúdo mais acessível a deficientes auditivos ou pessoas que, por algum motivo, não podem ativar o som naquele momento em específico. O que consequentemente, aumenta a chance de maior visibilidade!

O YouTube possui o recurso de legendas automáticas, então, o que você precisa fazer, basicamente, é revisá-las para ver se está tudo certinho e, editá-las quando e se necessário.  

⭐ Estruture um Thumbnail atraente

A capa do seu vídeo diz muito sobre o seu conteúdo! 🎨

Além disso, muitas vezes, é o fator decisivo para o usuário decidir clicar para assistir seu conteúdo ou não. Por isso, a dica é: INVISTA EM CAPAS DE IMPACTO, ou seja, faça thumbnails visualmente atraentes e com copys interessantes. 

🐈 O pulo do gato! 

A capa do vídeo aliada ao título é a dupla que mais chama atenção para o seu conteúdo.

🕐 APÓS PUBLICAR O CONTEÚDO NA PLATAFORMA:

⭐ Busque otimizar

Pronto, seu vídeo foi publicado! Mas, o trabalho não acaba por aí, de tempo em tempo, você precisa acompanhar cada um dos vídeos publicados. Fazendo isso, será possível monitorar como está o desempenho e desenvolver estratégias para otimizá-lo. 

No próximo tópico, descubra quais indicadores é importante analisar. 

Monitore as estatísticas de cada vídeo 

🤔 Como saber se seus conteúdos estão otimizados para captar alunos?
🤔 Será que eles estão sendo entregues para quem você realmente quer?

É hora de entender o desempenho dos seus vídeos e do canal usando as principais métricas e os relatórios. Para isso, use o seu YouTube Studio, ferramenta disponível em seu canal. 

🚧 Clique aqui para entender como acessar e usar!

Algumas métricas que você poderá monitorar pelo YouTube Studio:

  • Visão geral;
  • Conteúdo (no canal);
  • Alcance (do vídeo);
  • Engajamento (do vídeo);
  • Público;
  • Receita;
  • Pesquisa (no canal).
🚨 Sinal de alerta!

Ao cumprir todos os requisitos de SEO para YouTube, seus vídeos terão maiores chances de alcançar mais pessoas porque você estará entre os poucos que se preocuparam com isso.

Mas, todo este esforço de SEO irá “por água abaixo” se o seu canal não estiver preparado para receber novos seguidores. Então, estude formas de deixar o seu canal mais atraente para que o seu público tenha “vontade” de te procurar e estabelecer uma relação fora dali.
Materiais Rubeus - YouTube para captar alunos: estratégias para aumentar as matrículas da sua IE

Dicas poderosas de como usar o YouTube para captar alunos

Provavelmente, agora, você entende melhor porque é estratégico que a sua faculdade ou escola esteja presente produzindo conteúdo relevante no YouTube. Então, é hora de dar o próximo passo: tornar seus conteúdos verdadeiros aliados para converter mais leads em alunos

Vamos descobrir como usar o YouTube para captar alunos?
😍🤿  Bora mergulhar nesse universo! 

1. Faça benchmarks

Se o seu objetivo for converter mais com vídeos no YouTube, comece planejando! Observe os seus concorrentes diretos e entenda quais dos seus conteúdos são mais visualizados. Assim, você pode se inspirar e produzir conteúdos relacionados. 

Além disso, atente-se ao formato e à “pegada” de cada um dos vídeos deles, pode ser que haja relação entre o estilo do conteúdo e a taxa de visualização. Em resumo, enxergue a sua concorrência como uma fonte de aprendizado, analise seus acertos e erros.

Assim que descobrir tudo isso, lembre-se que os vídeos são mídias com alto nível de interatividade e dinamismo e, por isso, produza conteúdos que causem identificação e sejam fáceis de serem compartilhados.

⚡⚡ Benchmarking Educacional: como analisar a sua concorrência e potencializar o desempenho da sua IE

2. YouTube para captar alunos: Produza conteúdos relevantes

Coloque sua mente para pensar! Para criar conteúdos interessantes você pode explorar diversas possibilidades e contextos, veja algumas sugestões de motes:

  • Conteúdo que ensina (Tutoriais, passo a passo);
  • Conteúdo que diverte;
  • Conteúdo que gera identificação (técnica de rapport);
  • Conteúdo sobre uma área específica do conhecimento;
  • Conteúdo que mostra autoridade.

Produza seus conteúdos encaixando-os nessas sugestões e crie muitas outras. 🚀 Vá além! 

🥰 Inspire-se com esse webinar apresentado por especialistas em produção de conteúdo recheado de dicas! Dê um clique na imagem abaixo e confira!

Webinar I Produção de conteúdo para instituições de ensino - Rubeus

3. YouTube para captar alunos: Explore todas as funcionalidades do YouTube

A ferramenta do YouTube possui muitas funcionalidades que, se usadas ao máximo, podem ajudar seu canal a alcançar mais pessoas e, ao mesmo tempo,  gerar mais conversões. 

Lá, é possível atuar em diversas frentes, destaquei algumas abaixo!

⚡ Capa do canal: sua capa deve representar sua instituição de ensino, por isso, planeje-a bem!

⚡ Links da capa: acima da sua capa, você pode incluir alguns links interessantes. Faça isso nas configurações do seu canal e aproveite para inserir links estratégicos para você, como o hotsite do seu vestibular, por exemplo.

⚡ Sobre o canal: detalhe brevemente, com links estratégicos, alguns pontos sobre a sua instituição de ensino. Aqui, seus leads precisam encontrar informações que contem a ele o que você faz e quais são os seus diferenciais. 

⚡ Vídeo de início: você pode fixar um vídeo específico no seu canal, este vídeo é iniciado automaticamente assim que a pessoa entra na sua página principal do canal. Escolha o mais estratégico, o que seja “a cara” da sua faculdade ou escola. 

⚡ Comunidade: a comunidade é um meio de interação mais próximo da sua instituição com os usuários. Por lá, você pode incluir imagens, enquete com imagem e com texto, e vídeos. Experimente!

⚡ Shorts: vídeos curtos com até 60 segundos! Esses são os shorts, neles indicamos que você use cortes incisivos de seus vídeos longos. Escolha passagens com dicas diretas que resolvam as dores da sua persona.

⚡ Playlists: nada mais são do que pastas que você segmenta seus diversos vídeos! Então, é possível criar várias categorias, defina as suas e bora produzir seus respectivos vídeos.

4. YouTube para captar alunos: Use boas práticas de SEO

Como vimos, é altamente recomendado que você use técnicas de SEO para captar alunos. 

Isso acontece porque, para que a indexação aconteça de fato, é essencial que os vídeos sejam otimizados para os mecanismos de busca da Plataforma. Dessa forma, é bem provável que seus vídeos sejam exibidos às pessoas que estejam assistindo ou demonstrem interesse em vídeos parecidos com o seu. Isso parece pouco, mas não é, muito pelo contrário!

Para não me alongar demais, sugiro que você retorne à seção citada e leia novamente as maneiras de ranquear melhor seu conteúdo (se achar necessário).

5. YouTube para captar alunos: Aproveite seus conteúdos realizados presencialmente

Eu sei como é trabalhoso gerar bons conteúdos para o YouTube, mas então por que não aproveitar seus momentos realizados presencialmente para este objetivo?

Provavelmente, sua faculdade ou escola promove, durante o ano, diversos momentos presenciais a fim de captar novos alunos, como por exemplo, rodas de profissões, feiras técnicas, visitas presenciais na instituição e etc, por que não gravá-los e disponibilizá-los em seu canal?

Assim, você está aproveitando o momento para dois importantes intuitos. Legal, né? Se sua instituição já faz isso, me conta lá  nos comentários! 🙂

Além dessas gravações, seu canal deve ter tours virtuais e webinars periódicos. Nesses webinars, você pode convidar coordenadores de curso para conversar e oferecer dicas sobre cada um dos cursos (caso seja faculdade) ou sua equipe pedagógica para conversar sobre a grade curricular para os pais e responsáveis (caso seja escola). 

Conheça a página de Webinars da Rubeus / YouTube para captar alunos: estratégias para aumentar as matrículas da sua IE

6. YouTube para captar alunos: Preocupe-se com a qualidade

A qualidade na resolução de imagem e som também são variáveis que não podem passar despercebidas. Por isso, leve isso em consideração, afinal duvido muito que você assista conteúdos que possuem o som baixo e a qualidade de imagem precária, por exemplo. 

Além disso, transições e efeitos realizados por editores profissionais fazem muita diferença no resultado final do seu trabalho, o que influencia diretamente no poder de conversão do seu vídeo. 

Se sua equipe não possui um profissional qualificado, há várias plataformas de freelancer nas quais você pode contratar profissionais especializados para projetos específicos. 

Instagram Rubeus

Considerações finais

Chegamos ao final deste conteúdo! Espero que tenha sido útil para você. Fique à vontade para compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e na mesma direção. 

Caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário no final desta página!
Irei te responder o mais rápido possível, combinado? 💚

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Para usar como referência acadêmica

Além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Para te ajudar, preparei a forma correta que você deve referenciá-lo, confira: 

😎 Formato ABNT:

PAULA, Natália. D. You Tube para captar alunos: estratégias para aumentar as matrículas da sua IE. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/you-tube-para-captar-alunos/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

😎 Formato APA:

Rubeus. 2022, 21 de setembro. You Tube para captar alunos: estratégias para aumentar as matrículas da sua IE. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/you-tube-para-captar-alunos/.