Script para vendas de cursos: captar e reter alunos ficou mais fácil!

Não é novidade para ninguém que todo processo de vendas é muito complexo, mas um bom script para vendas de cursos pode ajudar. Mas, para isso acontecer na prática, a equipe comercial das IEs precisa estar atenta à aplicação desse mecanismo. Leia este blog post até o final e aprenda a como explorar ao máximo essa estratégia e converter mais leads em alunos! 💪

Tempo aproximado de leitura: 5 – 6 minutos

O script para vendas de cursos 

Sabemos que o principal objetivo das instituições que atuam no cenário educacional é a venda de cursos. Também sabemos que é muito importante ir além da simples venda. Por isso, proporcionar uma excelente experiência no contato com os potenciais alunos é importante para encantá-los. E aumentar, de forma exponencial, as chances de realizar uma venda de sucesso, gerando, para você, muitos resultados positivos. 

Desse modo, as técnicas de comunicação utilizadas devem ser sempre orientadas ao seu público, seja ensino fundamental, médio, superior ou cursos livres. É exatamente nessa parte que o potencial do script para vendas de cursos é evidenciado.

Portanto, o principal objetivo desse modelo estratégico é facilitar alguma etapa específica do processo de vendas em si. Por isso, ele propõe um certo nível de padronização da comunicação dos seus consultores de vendas com os seus potenciais e atuais alunos.

Em resumo, o script para vendas de cursos deve servir como um “norte” para a sua equipe, de maneira a aumentar significativamente as chances de vendas da sua instituição de ensino.

Justamente por isso, resolvemos compartilhar com você e a sua equipe, este guia com dicas de como estruturar um script persuasivo. O nosso foco é te ajudar a maximizar o desempenho das suas ligações. Vamos juntos? 🚀

Boa leitura e ótimos insights!

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Características de um bom script para vendas de cursos

Para o script para vendas obter efetivamente os resultados almejados por meio da sua aplicação, é necessário que o seu modelo possua algumas características.

🎯 Primeiramente, ele deve ter um objetivo específico. Nesse caso, o objetivo seria a venda de cursos. Assim, se houver mudança em seu objetivo, é fundamental que você também altere o script.

📝 flexibilidade é outra característica de um bom script. É importante destacar que o modelo elaborado deve ser aplicado na prática. Com os testes será visível a necessidade ou não de modificar ou adaptar alguma particularidade do modelo desenvolvido.

🚀 Além disso, outro ponto relevante é o formato do seu script para vendas de cursos. Saiba que o melhor formato é definido por meio da análise do perfil dos componentes do seu time comercial. Isso se deve ao fato de que cada um dos membros possui uma forma mais eficiente de absorver e assimilar o conteúdo do script. 

Os formatos de script mais utilizados são:

– Escritos: são os mais comuns, em forma de texto, como os blog posts.

– Visuais: são os mais atrativos, pois suas características trazem mais compreensão e engajamento, como os mapas mentais, infográficos e vídeos.

– Auditivos: em que o conteúdo é passado em formato de áudio, o que pode transmitir pessoalidade e praticidade, como um áudio enviado através de um aplicativo de mensagens instantâneas ressaltando as principais informações sobre o curso.

🚨 Os materiais visam reduzir os erros cometidos durante o processo de captação. Um bom exemplo seria os modelos de e-mail usados durante a prospecção de clientes e os checklists de vendas.

Agora que você conhece as características, deve se questionar como construir um bom modelo de script para auxiliar o processo de vendas de cursos da sua instituição. Pensando nessa necessidade, elaboramos um roteiro simplificado com o intuito de ajudar você a construir um script para vendas de cursos.

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Passo a passo para produção de um script para vendas de cursos poderoso

> Conheça muito bem a sua persona, ou seja, o seu cliente ideal, isso facilitará o melhor direcionamento de todo o conteúdo que está sendo produzido;

> Saiba qual estágio da Jornada de Compra Educacional o candidato se encontra e qual a maneira mais adequada para abordá-lo em cada uma;

> Comunique a equipe comercial e peça auxílio na documentação e elaboração do script. Eles podem ter muito a acrescentar, já que possuem muito conhecimento prático do processo de vendas;

> Planeje cuidadosamente a etapa introdutória do script para vendas de cursos, classifique o perfil do cliente e busque sempre determinar com ele qual será o próximo passo, seja da inscrição ou da matrícula;

> Tenha pleno domínio sobre o curso que você está vendendo. Saiba expor os benefícios e resultados alcançados a curto, médio ou longo prazo com a sua aquisição. Você deve, basicamente, vender o que o seu público deseja comprar;

> Não utilize linguagem violenta. Se a situação não sair como prevista, saiba contornar a situação com excelência. Utilize, assim, os 5 E’s: Escute; Entenda; Esclareça; Estabeleça confiança e Execute a venda ou não;

> Finalmente, apresente a ferramenta finalizada à sua equipe de vendas. Foque nos benefícios advindos da sua utilização, desmistificando de antemão algumas objeções quanto ao uso que poderiam surgir posteriormente;

> Além disso, não tenha receio de aprimorar o seu script

🎯 A partir do momento em que você realiza o acompanhamento da sua efetividade, será possível visualizar os pontos de atenção e atuar sobre eles. Com isso, também será factível potencializar os pontos que estão apresentando bons resultados de forma a aumentar ainda mais os níveis de vendas da sua IE.

Atenção: ao elaborar e analisar o seu script, leve em consideração a opinião do seu time de vendas. Afinal, ele é o responsável por colocá-lo em prática. 

Por fim, destacamos que, mesmo após seguir a risca todos os pontos desse roteiro, é preciso orientar a sua equipe de vendas sobre como agir em situações inesperadas, visto que é imprescindível considerar os imprevistos que são passíveis a todo e qualquer processo.

📝 O script para vendas de cursos é um modelo que a sua instituição desenvolve para ser seguido. Contudo, ao ser aplicado na prática, podem surgir situações que não foram previstas anteriormente. Por isso, monitorá-lo e aprimorá-lo são ações que devem ser realizadas constantemente.

Modelos gratuitos de Scripts para vendas de cursos

Para servir de exemplo prático, elaboramos um script para vendas de cursos de instituições de ensino. Esse script trata de um processo seletivo e poderá ser desmembrado em vários outros modelos para objetivos e jornadas de compra diferentes, variando de acordo com o estágio da compra de cada potencial aluno.

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🎯 Baixe, também, um exemplo básico de script para vendas:

Lembre-se: o script para vendas de cursos é um mecanismo que, se bem estruturado e aplicado por uma equipe comercial eficiente, pode estreitar significativamente o relacionamento com os seus potenciais alunos. E, assim, tornar-se um grande diferencial competitivo para a sua instituição. Então, aproveite-o ao máximo! 😃

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Considerações finais

Espero que você tenha gostado do nosso conteúdo! Aliás, que tal compartilhar esse conteúdo com a sua equipe? Assim, vocês crescem juntos e permanecem alinhados. 👊🏼👊🏼

😃 Além disso, saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua IE. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos!

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Para usar como referência acadêmica

Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 😉

📌 Formato ABNT:

PAULA, Natália. D. Script para vendas de cursos: Captar e reter alunos agora ficou mais fácil. Rubeus, 2018. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/script-para-vendas-de-cursos/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

📌 Formato APA:

Rubeus. 2018, 20 fevereiro. Script para vendas de cursos: Captar e reter alunos agora ficou mais fácil. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/script-para-vendas-de-cursos/