Um bom gestor é aquele que está sempre em busca de novos desafios, que sabe ouvir, motivar e liderar a sua equipe. Que enxerga em cada funcionário uma “peça” que contribui para o pleno funcionamento da instituição de ensino. Confira agora, 5 atitudes positivas para gestores escolares que almejam uma alta performance.

Introdução

“Liderança é ação, e não posição.” – Donald McGannon

Liderar é mais do que “apenas” estar à frente de pessoas, é possuir a sabedoria para gerenciar imprevistos e lidar com diferentes seres humanos, buscando sempre extrair deles  o que há de melhor.

Liderança, do verbo liderar, é uma palavra carregada de significados importantes, dentre eles o mais comum de ser encontrado nos dicionários é “posição, função ou caráter de líder”. 

Em resumo, a liderança é vista como uma ferramenta estratégica para a condução eficiente dos trabalhos. Através dela, o desempenho de cada indivíduo é potencializado, impactando diretamente nos resultados das equipes e, por consequente, da instituição de ensino como um todo. 

Gestores escolares que lideram pelo exemplo são capazes de revolucionar a forma como todos enxergam e realizam o serviço educacional. Na prática, isso significa impactar direta e indiretamente a percepção, por alunos e funcionários, acerca da instituição de ensino. 

Mas assim como ocorre em diversas áreas da vida humana, há alguns “obstáculos” que podem sabotar o percurso: nós mesmos

A síndrome da procrastinação

Você já ouviu falar nessa doença? Infelizmente, ela é bastante comum no dia a dia das pessoas e no ambiente educacional não é diferente. 

Mas antes de descobrirmos como diagnosticá-la, precisamos entender o conceito de procrastinação, veja:

Procrastinação refere-se ao ato de retardar alguma ação, deixar para depois, protelar uma ação, falta de vontade de realizar algo definido.

É comum escutarmos pessoas dizendo que seus recursos, dinheiro e tempo são escassos e, por isso, não conseguem realizar um bom curso ou quaisquer outras tarefas. É verdade que essa situação pode realmente acontecer, mas não pode ser capaz de te parar.

Uma das maiores vantagens de um mundo altamente globalizado e conectado é o compartilhamento de conhecimento e experiências por meio da internet. Há uma grande quantidade de conteúdo de qualidade gratuito disponibilizado que podem, e devem, ser explorados. 

Na verdade, em muitos casos, o que impede essas pessoas de realizarem seus sonhos e evolução pessoal é a falta de atitude.

Atitude consiste em uma norma de procedimento que conduz a um determinado comportamento ou ação. É a concretização de uma intenção ou propósito.

Disfarçando a verdade e criando desculpas

“Um líder é um vendedor de esperança.” – Napoleão Bonaparte

A falta de vontade de se preparar para um novo desafio ou de se dedicar a aprender uma coisa nova, pode ser substituída por muitas frases, tais como:

  • “Não tenho tempo!”;
  • “Isso não é para mim”;
  • “Já estou em uma situação profissional agradável”;
  • “Não preciso me esforçar tanto, estou bem no meu emprego.”

Na verdade, essas frases são utilizadas como válvulas de escape para esconder a falta de atitude. 

Conforme ressaltamos em nosso conteúdo sobre líderes educacionais de sucesso, a essência da liderança em uma instituição de ensino continua a mesma, o líder é o responsável por motivar uma equipe e canalizar todos os esforços em busca de um objetivo em comum que seja positivo para cada um dos profissionais e para a organização de forma geral.

Já conferiu esse conteúdo? Nele, reunimos conceitos e aplicações, além de 7 características para líderes educacionais que são fundamentais na estruturação de uma liderança educacional de sucesso. Clique na imagem abaixo e confira-o na íntegra!

Liderança Educacional - Rubeus

Conhecimento, Habilidades e Atitudes

Já que o nosso assunto é atitudes positivas para gestores escolares, não podemos deixar de mencionar o CHA!

O ideograma CHA visa definir o sentido de competência. Parte da premissa de um referencial que possa ser mensurado, e até mesmo comparado a padrões internacionais.

Apesar de ser subjetivo, este é um dos modelos mais atuais que as melhores empresas trabalham hoje para avaliar seus colaboradores.

Conhecimento, Habilidades e Atitudes

Conheça mais sobre cada elemento:

  • Conhecimento

Saber o que precisa ser feito, entender do assunto, ter uma visão macro. 

Pois bem, depois de ter esse conhecimento você precisa saber como executar e a melhor forma de fazer isso. É aí que entra o know how. Como executar a tarefa em alto nível a partir do seu conhecimento sobre ela.

  • Habilidade

Saber como fazer, encontrar formas mais eficientes de executá-la e obter melhores resultados.

Legal, agora é preciso usar esse conhecimento e habilidade para algo produtivo, ou seja, transformar o seu conhecimento em algo incrível. É encontrar o motivo pelo qual você vai utilizar o conhecimento e o know how.

  • Atitude

Atitude está muito ligada ao comportamento e às decisões que tomamos frente a situações que vivenciamos.

A atitude é a materialização do que está dentro de você. Ela tem o grande poder de dizer mais do que palavras. Por isso, transformar o conhecimento em atitude é a parte principal.

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5 atitudes positivas para gestores escolares: dicas para uma alta performance

  • Entre nas salas de aula

Nossa primeira dica dentre as atitudes positivas para gestores escolares é a proximidade.

Tire um tempo para “visitar” as salas de aulas! Você não pode liderar uma instituição de ensino com eficácia se não souber o que está acontecendo nas salas de aula.

Sem ter conhecimento de primeira mão sobre a dinâmica em sala, você estará tomando decisões às cegas. Fazer visitas irá ajudar a criar o sentimento de que, sim, você preocupa-se com alunos e professores e que está ali por eles. 

  • Se planeje

Planejamento é a nossa segunda dica dentre as atitudes positivas para gestores escolares.

Planeje sua semana com antecedência. Invista tempo antes da semana seguinte para revisar sua programação. Programe as coisas mais importantes primeiro.

Certifique-se de incluir o tempo para o trabalho administrativo (tempo de escritório). Você também deve incluir períodos de tempo para reflexão ou trabalho profundo.

Quando você prioriza as coisas importantes em sua programação, aumenta as chances de não esquecer nada e realizar todas elas. Do contrário, as coisas urgentes sempre ocuparão a sua agenda. É a diferença entre possuir uma visão do futuro e ser apenas reativo. Isso é liderança, é saber liderar!

  • Identifique o que é uma situação real de emergência

Você conhece alguém que sempre está correndo de um lado para o outro? Sempre resolvendo algum problema que surgiu de repente? Essa pessoa é uma “apaga incêndios”.

Como um líder escolar, a quantidade de problemas com os quais você lida diariamente, provavelmente é grande. Por isso, a priorização deve estar em primeiro lugar.

Saiba identificar o que é urgente e o que pode esperar tornará a sua rotina profissional e a sua saúde emocional muito mais saudável. Ao montar a sua agenda de prioridades, citada na dica anterior, isso se tornará mais fácil. 

  • Não tenha receio de ser humano

“A liderança é a capacidade de conseguir que as pessoas façam o que não querem fazer e gostem de o fazer.” – Harry Truman

Nossa próxima dica dentre as atitudes positivas para gestores escolares é: seja real. Seja transparente. Você não precisa ter todas as respostas.

É normal requerer possuir todas as respostas o tempo todo, mas sabe de uma coisa? Isso não precisa acontecer. Ninguém possui resposta para tudo.

Quando não souber lidar com um desafio ou situação, seja autêntico(a): diga isso e busque conhecimento para saber a partir daquele momento. A autenticidade permite que outras pessoas conheçam a sua personalidade.

  • Relembre o motivo pelo qual você está onde está

“Liderança é fazer o que é certo quando ninguém está olhando.” – George Van Valkenburg

Por que você levanta da sua cama todos os dias e vai trabalhar? Você precisa ter um propósito maior, que vai te motivar todos os dias para realizar as suas tarefas e no seu aprimoramento contínuo.

Infelizmente, ainda é muito comum que diversos profissionais não façam aquilo que realmente gostam. A grande verdade é que, na maioria das vezes, pautam sua escolha por uma profissão restringindo-se a questões financeiras. Resultado? Profissionais insatisfeitos e desmotivados.

Na educação, esse cenário não é diferente. Não são raros os casos em que educadores e gestores exercem aquela gestão baseado no “deixa acontecer”. Sabe por que? Porque não sentem prazer naquilo que fazem.

Além disso, quando os resultados não aparecem tão rápido quanto o esperado, essa insatisfação tende a crescer. Por isso, uma habilidade indispensável para qualquer gestor educacional é ser apaixonado por educação e por pessoas. Afinal, você estará em contato direto com essas duas esferas.

Uma dica para motivar-se é se lembrar do porque você ama o que faz, o que te deixa feliz e como impacta a sua vida. Às vezes, tudo o que precisamos é lembrar do começo e do quanto batalhamos para chegar onde estamos atualmente.

Ilustração

Material complementar para enriquecer a sua experiência!

Espero que você esteja gostando do nosso conteúdo sobre atitudes positivas para gestores escolares! Para tornar a sua experiência ainda mais significativa, tenho uma sugestão de leitura complementar sobre um tema que tem tudo a ver com liderança!

Você já ouviu falar em Endomarketing? A sua utilização na educação gera um ambiente institucional com equipes criativas, inovadoras, motivadas  e que possuem espaço para expor ideias e opiniões. 

Como resultado no médio e longo prazo, a instituição de ensino alcança melhores resultados na captação de alunos, promove uma melhor Gestão de Permanência e, ainda, fideliza aqueles alunos que já compõem o quadro de discentes. Afinal, quando um relacionamento é saudável, forte e bem nutrido, todos os envolvidos ficam satisfeitos.

Que tal saber mais sobre como aplicar o Endomarketing na sua instituição de ensino? Clique no banner abaixo e pegue bastantes dicas!

Endomarketing na educação - Rubeus

Considerações finais

“Se você quer mudar tudo, basta mudar sua atitude.“ – H. Jackson Brown

Não espere alguém fazer por você, seja você o primeiro responsável por mudanças de impacto em sua instituição de ensino. Aja agora mesmo, saia do lugar. Não se acomode, comprometa-se consigo mesmo!

Desejo-lhe sucesso e muita atitude!

Bráulio Vieira - Rubeus

Compartilhe nossas dicas de atitudes positivas para gestores escolares! Envie para seus colegas de trabalho. Afinal, uma equipe que aprende junto, cresce mais rápido!

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