Ser um gestor escolar de sucesso exige mais do que apenas habilidades administrativas. É necessário buscar desafios constantemente, ouvir e motivar sua equipe, e reconhecer o valor de cada colaborador como parte essencial do funcionamento da instituição. Descubra agora as principais atitudes positivas para gestores escolares alcançarem a mais alta performance! 🆙⚡
Leitura: 8 minutos
Introdução
“Gerenciamento é fazer as coisas da forma certa; liderança é fazer as coisas certas.” – Peter F. Drucker
Liderar vai muito além de ocupar uma posição de destaque. Trata-se de ter a sabedoria para enfrentar imprevistos, lidar com pessoas de diferentes perfis e, acima de tudo, inspirar o melhor em cada um.
A palavra “liderança” carrega significados profundos. Nos dicionários, é comumente definida como “posição, função ou caráter de líder”. Porém, na prática, ela se traduz como uma ferramenta estratégica para alcançar resultados extraordinários.
Gestores escolares que lideram pelo exemplo têm o poder de transformar a percepção de alunos, funcionários e toda a comunidade escolar sobre a instituição. Essa liderança impacta diretamente a motivação e o desempenho das equipes, criando um mindset de crescimento, promovendo um ambiente educacional mais eficiente e positivo.
No entanto, o maior desafio da liderança não está fora, mas dentro de cada gestor. Os obstáculos internos, como dúvidas, medos ou hábitos improdutivos, podem ser os principais sabotadores no caminho para uma gestão de alta performance.

A síndrome da procrastinação
Você já ouviu falar sobre procrastinação? Esse comportamento é mais comum do que imaginamos e afeta pessoas em diversas áreas, incluindo o ambiente educacional.
Mas antes de entender como superá-lo, é importante saber o que significa procrastinar. A procrastinação é o ato de adiar ou retardar uma ação, deixando para depois tarefas importantes por falta de vontade ou motivação para realizá-las.
Muitas vezes, ouvimos pessoas justificando a falta de progresso em seus objetivos com a escassez de recursos, como dinheiro ou tempo. Embora essas limitações possam ser reais, elas não precisam ser definitivas. O que realmente impede o avanço, em muitos casos, é a ausência de atitude.
Hoje, vivemos em um mundo conectado e globalizado, onde o acesso ao conhecimento é praticamente ilimitado. A internet oferece uma infinidade de conteúdos gratuitos e de qualidade, prontos para serem explorados. Não faltam oportunidades – falta, muitas vezes, ação.
A atitude é o que transforma intenções em realizações. Ela é definida como uma norma de procedimento que guia comportamentos e concretiza propósitos. Em outras palavras, atitude é o primeiro passo para superar a procrastinação e avançar rumo à evolução pessoal e profissional, sendo fundamental para qualquer um que ocupa cargos de liderança.

Disfarçando a verdade e criando desculpas
“Não é o dinheiro que importa. São as pessoas que você tem e como você as lidera.” Steve Jobs
Muitas vezes, a falta de disposição para enfrentar novos desafios ou aprender algo diferente é mascarada por frases que soam como justificativas, mas que, na realidade, revelam uma falta de atitude. Entre as desculpas mais comuns, podemos destacar:
- “Não tenho tempo!”
- “Isso não é para mim.”
- “Já estou confortável na minha posição atual.”
- “Não preciso me esforçar tanto, meu emprego já está estável.”
- “Não sou bom com tecnologia, isso é para os mais jovens.”
- “A escola já funciona bem assim, por que mudar?”
- “O mercado educacional está muito saturado, é difícil inovar.”
- “Prefiro focar em problemas imediatos, não tenho tempo para planejar.”
Essas frases funcionam como válvulas de escape, evitando mudanças ou esforços que poderiam gerar crescimento. No entanto, um gestor escolar que busca excelência precisa superar essas barreiras internas e assumir uma postura proativa diante de desafios.
Como destacamos em nosso conteúdo sobre líderes educacionais de sucesso, a liderança eficaz em uma instituição de ensino vai além de gerenciar processos. Cabe ao líder inspirar sua equipe e canalizar os esforços para alcançar objetivos que beneficiem todos os profissionais e a organização como um todo.
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Conhecimento, Habilidades e Atitudes (CHA)
O conceito de CHA – Conhecimento, Habilidades e Atitudes – é amplamente utilizado para definir competências profissionais. Ele parte da ideia de um referencial que pode ser mensurado e, muitas vezes, comparado a padrões internacionais.
Embora subjetivo em alguns aspectos, esse modelo é uma das abordagens mais modernas e eficazes adotadas pelas melhores empresas para avaliar e desenvolver seus colaboradores.

Vamos entender melhor cada elemento:
1. Conhecimento
Saber o que precisa ser feito, compreender o assunto e ter uma visão macro são as bases do conhecimento.
O conhecimento é o ponto de partida para qualquer processo. Ele envolve o aprendizado e a compreensão dos fundamentos de um tema ou tarefa. No contexto da educação, o papel da gestão educação envolve (entre outras coisas) entender a legislação educacional, dominar as tendências pedagógicas, conhecer os processos administrativos e estar atento às melhores práticas do mercado.
Porém, apenas acumular conhecimento não é suficiente. Ele precisa ser transformado em ação. É nesse momento que entra o know-how, ou seja, a habilidade de aplicar o que se sabe de forma prática e estratégica.
Um gestor escolar, por exemplo, pode conhecer as melhores metodologias de ensino, mas é sua capacidade de integrá-las no cotidiano da escola que realmente fará a diferença.
Exemplos práticos:
- Participar de formações continuadas sobre gestão escolar e aplicar os aprendizados em sua instituição.
- Acompanhar indicadores de desempenho acadêmico para tomar decisões mais informadas.
- Estudar sobre novas tecnologias educacionais e utilizá-las para engajar alunos e equipes.
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2. Atitudes positivas para gestores escolares: Habilidade
Saber como fazer é o próximo passo para transformar conhecimento em resultados tangíveis.
A habilidade vai além de entender algo: ela está diretamente ligada à prática e à eficiência. Trata-se de colocar o conhecimento em ação, buscando formas inovadoras e eficazes de realizar tarefas. Para um gestor escolar, isso pode significar desenvolver a capacidade de delegar funções, resolver conflitos entre colaboradores ou otimizar processos administrativos.
Outro aspecto importante é a capacidade de adaptação. No ambiente educacional, mudanças são constantes, seja por avanços tecnológicos, novas demandas pedagógicas ou até mesmo crises inesperadas, como a pandemia. Um gestor habilidoso é aquele que possui a resiliência para se ajustar rapidamente e encontrar soluções, mesmo diante de cenários desafiadores.
Exemplos práticos:
- Desenvolver planos estratégicos para melhorar a retenção de alunos.
- Aprender a utilizar ferramentas de gestão escolar para organizar matrículas, finanças e comunicação.
- Criar estratégias de engajamento para motivar professores e equipes pedagógicas.
3. Atitude
A atitude é o elemento que conecta o conhecimento e a habilidade, transformando intenções em ações concretas.
Mais do que saber o que fazer e como fazer, é necessário ter a disposição de agir. A atitude envolve comportamentos, escolhas e decisões que determinam o impacto que você terá como gestor. Ela é o que diferencia aqueles que apenas planejam daqueles que realmente executam.
No ambiente escolar, a atitude é essencial para liderar pelo exemplo. Um gestor que assume responsabilidade, demonstra empatia e enfrenta desafios com proatividade inspira sua equipe a fazer o mesmo. Além disso, a atitude cria um ambiente positivo, que reflete diretamente na motivação dos colaboradores e na percepção dos alunos e famílias.
Exemplos práticos:
- Ser o primeiro a adotar mudanças ou inovações, mostrando à equipe a importância de sair da zona de conforto.
- Demonstrar resiliência em momentos de dificuldade, transmitindo confiança à equipe.
- Promover reuniões regulares para ouvir a equipe, dar feedbacks e criar soluções colaborativas.
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Atitudes positivas para gestores escolares: dicas para uma alta performance
1. Acompanhe de perto
Nossa primeira dica é sobre proximidade. Tire um tempo regularmente para visitar as salas de aula. Essa prática não é apenas simbólica, mas também estratégica.
Como gestor, você não pode liderar com eficácia sem compreender as dinâmicas que ocorrem nas salas de aula. Essas visitas permitem que você observe o engajamento dos alunos, a metodologia dos professores e possíveis desafios enfrentados.
Além disso, reforçam o sentimento de que você se importa com a realidade do ensino, mostrando apoio tanto a alunos quanto a professores.
Como aplicar?
- Faça visitas semanais rápidas, sem interferir no fluxo da aula.
- Anote insights ou ideias para discussões posteriores com os professores.
- Utilize essas visitas para criar proximidade, mas evite julgamentos imediatos.
2. Atitudes positivas para gestores escolares: Planeje
A organização é o pilar de uma gestão eficaz. Reserve um momento fixo na semana para planejar os próximos dias. Priorize as atividades mais importantes, deixando espaço para imprevistos, reflexões e planejamento estratégico.
Lembre-se: liderança não é apenas reagir às urgências do dia a dia, mas sim ter visão de futuro. Um gestor que domina sua agenda consegue equilibrar a rotina administrativa com momentos de criatividade e inovação.
Dicas práticas:
- Use ferramentas digitais como agendas eletrônicas ou aplicativos de gestão de tempo.
- Separe blocos de tempo para atividades específicas, como reuniões, análise de dados e tempo de foco.
- Revise seu planejamento no final de cada dia, ajustando o que for necessário.
3. Identifique o que é realmente urgente
Ser gestor não significa apagar incêndios o tempo todo. Para isso, é essencial saber diferenciar o que é urgente do que é apenas importante.
A prática de priorização não só otimiza sua produtividade como também protege sua saúde mental. Uma agenda lotada de emergências diárias pode ser sinal de falta de planejamento, tanto pessoal quanto da equipe.
Como lidar?
- Treine sua equipe para resolver problemas menores sem precisar da sua intervenção direta.
- Pergunte a si mesmo: “Essa tarefa é urgente de verdade ou pode ser planejada para depois?”
- Use a matriz de Eisenhower para classificar as demandas.

4. Cultive a escuta ativa
Gestores eficazes entendem que ouvir é uma habilidade fundamental. Esteja aberto para ouvir professores, alunos e famílias, demonstrando empatia e respeito. Essa prática fortalece os laços de confiança e cria um ambiente onde todos se sentem valorizados.
Dica: Reserve um tempo semanal para reuniões abertas ou plantões de escuta, onde a comunidade escolar possa compartilhar ideias e preocupações.
5. Seja humano e autêntico
“O maior líder não é necessariamente aquele que faz as maiores coisas. Ele é aquele que faz com que as pessoas façam coisas grandiosas.” – Ronald Reagan
Seja real. Seja transparente. Você não precisa ter todas as respostas.
É normal querer possuir todas as respostas o tempo todo, mas sabe de uma coisa? Isso não precisa acontecer. Ninguém possui resposta para tudo.
Quando não souber lidar com um desafio ou situação, seja autêntico(a): diga isso e busque conhecimento para saber a partir daquele momento. A autenticidade permite que outras pessoas conheçam a sua personalidade.
Boas práticas:
- Seja transparente ao comunicar decisões.
- Valorize a contribuição da equipe e aceite críticas construtivas.
- Busque conhecimento ou apoio quando necessário, mostrando que ninguém é infalível.
6. Atitudes positivas para gestores escolares: Relembre o propósito da sua gestão
“Liderança é fazer o que é certo quando ninguém está olhando.” – George Van Valkenburg
Por que você levanta da sua cama todos os dias e vai trabalhar? Você precisa ter um propósito maior, que vai te motivar todos os dias para realizar as suas tarefas e no seu aprimoramento contínuo.
Infelizmente, ainda é muito comum que diversos profissionais não façam aquilo que realmente gostam. A grande verdade é que, na maioria das vezes, pautam sua escolha por uma profissão pensando principalmente em questões financeiras. Resultado? Profissionais insatisfeitos e desmotivados.
Na educação, esse cenário não é diferente. Não são raros os casos em que educadores e gestores exercem aquela gestão se baseando no “deixa acontecer”. Sabe por que? Porque não sentem prazer naquilo que fazem.
Além disso, quando os resultados não aparecem tão rápido quanto o esperado, essa insatisfação tende a crescer. Por isso, uma habilidade indispensável para qualquer gestor educacional é ser apaixonado por educação e por pessoas. Afinal, você estará em contato direto com essas duas esferas.
Uma dica para motivar-se é se lembrar do porque você ama o que faz, o que te deixa feliz e como impacta a sua vida. Às vezes, tudo o que precisamos é lembrar do começo e do quanto batalhamos para chegar onde estamos atualmente.
Como reforçar seu propósito?
- Reflita sobre os momentos mais marcantes da sua carreira e como você fez diferença.
- Cultive gratidão: reconheça as pequenas conquistas diárias.
- Participe de eventos ou formações que renovem sua paixão pela educação.
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7. Invista na comunicação com a equipe
“Um líder é como um pastor. Ele permanece atrás do rebanho, deixando o mais ágil sair à frente, com o que os outros seguem, sem perceber que, ao longo do tempo, estão sendo direcionados por trás.” – Nelson Mandela
Uma comunicação eficiente é a base de qualquer liderança positiva. Ela promove alinhamento, evita mal-entendidos e fortalece os laços entre gestores e equipe.
Um gestor escolar deve ser acessível, ouvir ativamente e criar um ambiente no qual todos se sintam confortáveis para compartilhar ideias, dúvidas e preocupações.
Quando a comunicação é clara e aberta, os colaboradores sentem-se valorizados, o que impacta diretamente na motivação e na produtividade da equipe.
Estratégias para melhorar a comunicação:
- Realize reuniões regulares: Estabeleça encontros semanais ou quinzenais com professores e funcionários para alinhar expectativas, compartilhar informações e ouvir feedbacks. Reuniões curtas e objetivas garantem que todos estejam na mesma página.
- Use canais digitais: Ferramentas como e-mails, grupos de mensagens ou plataformas colaborativas podem facilitar a disseminação de informações e manter a equipe atualizada em tempo real.
- Promova o diálogo aberto e respeitoso: Crie espaços seguros para que os colaboradores possam expressar opiniões e preocupações sem receio de julgamentos ou represálias.
- Pratique a escuta ativa: Demonstre interesse genuíno ao ouvir sua equipe, repetindo pontos importantes para garantir que compreendeu corretamente e mostrando que valoriza as contribuições.
8. Atitudes positivas para gestores escolares: Dê o exemplo no dia a dia
Liderança não é sobre o que você fala, mas sobre o que você faz. Gestores que lideram pelo exemplo inspiram confiança, respeito e admiração de suas equipes. A sua postura, comprometimento e ética estabelecem o padrão que será seguido por professores, alunos e colaboradores.
Ao demonstrar os comportamentos que espera ver em sua equipe, você cria um modelo que incentiva a responsabilidade e a excelência em todos os níveis.
Como liderar pelo exemplo?
- Seja pontual e confiável: Chegue no horário, cumpra suas promessas e demonstre organização no dia a dia. A pontualidade reflete respeito pelo tempo dos outros e estabelece um padrão de profissionalismo.
- Demonstre empatia: Em situações de conflito ou pressão, mostre-se compreensivo com as dificuldades dos outros. Um gestor empático promove um ambiente de trabalho mais humano e colaborativo.
- Adapte-se às mudanças: Esteja disposto a aprender, aceitar novos desafios e incorporar novas tecnologias ou metodologias. Sua abertura ao aprendizado contínuo mostra à equipe que é sempre possível evoluir. Esse é o foco da gestão escolar do futuro, tenha isso sempre em mente.
- Valorize pequenas conquistas: Reconheça o esforço da equipe, mesmo nas tarefas mais simples. Essa atitude motiva os colaboradores a darem o melhor de si.
9. Incentive a formação contínua
Em um mundo em constante evolução, o aprendizado contínuo é essencial para manter a relevância e a qualidade no ambiente educacional. Um gestor escolar de alta performance entende que o desenvolvimento da equipe é tão importante quanto o próprio crescimento.
Investir em formação contínua não só melhora as competências técnicas e pedagógicas, mas também demonstra à equipe que a instituição valoriza seu potencial.
Sugestões de ações:
- Organize treinamentos internos: Identifique temas relevantes, como novas tecnologias educacionais, liderança, metodologias ativas de ensino e outros assuntos que atendam às necessidades da equipe.
- Participe de eventos da área: Incentive e ofereça apoio para que professores e colaboradores participem de congressos, workshops e cursos que agreguem valor ao seu trabalho.
- Crie programas de mentoria: Estimule os colaboradores mais experientes a compartilhar conhecimento com os mais novos, promovendo uma troca de experiências enriquecedora.
- Invista em cursos on-line: Forneça acesso a plataformas de aprendizado digital, garantindo que a formação seja flexível e adaptável à rotina dos profissionais.
- Dê o exemplo: Inscreva-se em cursos, se atualizando constantemente e compartilhe suas aprendizagens com a equipe. Líderes que aprendem incentivam seus liderados a fazer o mesmo.

Com esses pontos desenvolvidos, gestores não apenas alcançam uma performance elevada, mas também criam uma cultura de inovação e excelência dentro da instituição que potencializa a jornada dos estudantes.
Atitudes positivas para gestores escolares: Considerações finais
“Se você quer mudar tudo, basta mudar sua atitude.“ – H. Jackson Brown
Não espere alguém fazer por você, seja você o primeiro responsável por mudanças de impacto em sua instituição de ensino. Aja agora mesmo, saia do lugar. Não se acomode, comprometa-se consigo mesmo!
Esperamos que tenha aproveitado nossas dicas! 😃 Agora, queremos saber: quais dessas sugestões você pretende aplicar na sua instituição?
Até a próxima! 👋

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Para usar como referência acadêmica
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📌 Formato ABNT:
VIEIRA, Bráulio. Atitudes positivas para gestores escolares alcançarem alta performance. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/atitudes-positivas-para-gestores-escolares/.
Acesso em: XXXX. de XXXX.
📌 Formato APA:
Rubeus. 2021, 13 de setembro. Atitudes positivas para gestores escolares alcançarem alta performance. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/atitudes-positivas-para-gestores-escolares/