Veja os principais impactos da inteligência artificial na educação, seus benefícios e como utilizá-la dentro e fora da sala de aula

A aplicação da inteligência artificial na educação permite aprimorar o aprendizado, auxiliar os professores e promover uma gestão mais focada e ágil. Saiba agora como trabalhar a IA dentro e fora da sala de aula na sua instituição de ensino e desfrutar dos benefícios no longo prazo. 

Tempo aproximado de leitura: 5 – 6 minutos

Introdução

Com a globalização, a tecnologia já é uma realidade que impacta diversas esferas da vida humana. No cenário educacional em específico, percebemos uma constante evolução de processos e métodos que vêm transformando a maneira como ensinamos e aprendemos

A aplicação da inteligência artificial na educação é um tema que vem ganhando espaço no ambiente educacional. Suas aplicações estão sendo analisadas e aplicadas dentro e fora da sala de aula. Ou seja, tanto no âmbito do aprendizado em si, quanto na gestão educacional.

Por ser uma forma disruptiva de personalizar a aprendizagem, hoje veremos mais sobre os benefícios da inteligência artificial na educação, bem como maneiras de aplicá-las em sua instituição de ensino. 

Boa leitura e ótimos insights! 😉

CTA newsletter Rubeus
Newsletter Rubeus

O que é inteligência artificial?

Em suma, a inteligência artificial, ou simplesmente IA, consiste em uma área da Ciências da Computação. Seu objetivo é fazer com que máquinas realizem tarefas humanas, colocando em prática habilidades como aprender, raciocinar, tomar decisões e resolver problemas, semelhante a mente humana.

Em seu nível mais básico, a IA é o processo de usar computadores e máquinas para imitar a percepção humana, a tomada de decisões e outros processos para concluir uma determinada tarefa. 

Resumindo, a inteligência artificial é capaz de contribuir para diversos aspectos e ramos da vida humana. Ou seja, quando planejada e implementada de forma correta, o objetivo da IA ​​é otimizar os processos de rotina, impactando positivamente questões como agilidade e eficiência. 

https://www.high-endrolex.com/30

Por contribuir ativamente para a melhoria dos processos, a tendência é que as empresas que invistam em IA cresçam de forma constante e se destaquem no mercado em que atuam

Correção de provas e redações através da inteligência artificial - Rubeus + Gomining
Imagem ilustrativa

A inteligência artificial e a sua aplicação na educação

Existem várias maneiras diferentes de entender a natureza da IA e as suas contribuições para a educação. Exemplo disso é a sua utilização para a correção e pontuação de redações e provas de forma 100% automatizada

As aplicações de Inteligência Artificial (IA) estão se tornando cada vez mais populares no setor educacional. Ela pode ser usada para criar experiências de aprendizado personalizadas para os alunos, criar programas que reforcem a capacidade dos professores e os ajudem a gerenciar suas cargas de trabalho, bem como fornecer novos insights sobre como os alunos aprendem.

A IA também está sendo usada para desenvolver novas ferramentas e tecnologias que podem melhorar a qualidade da educação e tornar o ensino mais eficiente. À medida que a IA continua a evoluir, suas aplicações na educação se tornarão mais difundidas e poderosas. Isso pode revolucionar a forma como ensinamos e aprendemos no futuro.

Esses são alguns exemplos da inteligência artificial aplicada no dia a dia educacional, veja outras formas de trabalhá-la:

1. Plataformas adaptativas

Um dos exemplos práticos de recursos advindos da IA são as plataformas adaptativas. Elas consistem em plataformas educativas que permitem que o estudante percorra trilhas de conhecimento individualizado, a partir de conhecimentos já desenvolvidos anteriormente, estimulando, assim, o desenvolvimento cognitivo e a autonomia.

As plataformas adaptativas são muito eficientes para personalizar toda a experiência do aluno. Através da Inteligência Artificial, o sistema “vai conhecendo” o estudante e recomendando os conteúdos e as atividades que estão alinhados com seu perfil, características e dificuldades. Assim, leva-se em consideração suas escolhas e as trajetórias de pessoas próximas ao seu perfil que obtiveram melhor desempenho. Dessa forma, temos um aprimoramento contínuo da experiência de aprendizagem.

📚 Vou deixar aqui o nosso conteúdo detalhado sobre essa ferramenta: 

Plataformas adaptativas na educação - Rubeus
Blog post Rubeus: Plataformas adaptativas na educação

2. Chatbots interativos

Ademais, uma outra forma de aplicação da IA no cenário educacional são os chatbots interativos, aqueles que frequentemente vemos nos sites de empresas de diversos segmentos. Essa ferramenta pode ser muito estratégica para tirar dúvidas e manter o lead engajado. Através deles, também é possível direcionar o melhor atendimento ao lead, atuando estrategicamente para conduzi-lo para o fluxo de qualificação da IE. 

Além disso, é possível utilizar os chatbots para estarem em contato e sanarem dúvidas dos estudantes, incorporando-os, por exemplo, dentro do portal do aluno. 

3. Suporte à educação Infantil

Atualmente, a IA está sendo usada para alimentar jogos interativos que ensinam às crianças habilidades acadêmicas básicas e personalizadas desde a primeira idade, como é o caso, por exemplo, da Gamificação

Basicamente, o professor utiliza ferramentas e métodos para desenvolver formas inovadoras e atrativas de ministração das aulas, inspirando-se em jogos e, assim, despertando nos alunos a vontade de se envolver de forma ativa com o processo de aprendizagem.

4. Learning Analytics

A IA está sendo usada por professores e administradores educacionais para analisar e interpretar dados, permitindo que eles tomem decisões mais bem informadas.

Em suma, o Learning Analytics, ou análise da aprendizagem, consiste na coleta, análise e avaliação de dados sobre os alunos e seus contextos com o objetivo de compreender e melhorar os resultados de aprendizagem.

5. Realidade aumentada

A realidade aumentada permite ver o ambiente da vida real bem à nossa frente com um aumento digital sobreposto. 

Um exemplo prático e muito popular de tecnologia aumentada é o aplicativo móvel Pokémon Go, que foi lançado em 2016 e rapidamente se tornou uma sensação inevitável. No jogo, os usuários localizam e capturam personagens Pokémon que surgem no mundo real – na sua calçada, em cima da mesa, até mesmo em seu próprio banheiro. 

Essa mesma premissa é, atualmente, explorada pelo TikTok e pelo Snapchat por meio de filtros ultra realistas em que seus usuários podem ver componentes e elementos ganhando vida própria, bastando apenas apontar a câmera do celular para algum lugar. 

Quando aplicada em sala de aula pode ser extraordinária e mais interativa, pois a realidade aumentada permite que os professores mostrem exemplos virtuais de conceitos e adicionem elementos de jogo para fornecer suporte ao material didático. Isso permitirá que os alunos aprendam mais rápido e memorizem com mais facilidade as informações.

Realidade aumentada na educação: conceitos, benefícios e ferramentas - Rubeus
Imagem ilustrativa

A realidade aumentada tem sua própria “mágica” e, na maioria das vezes, muda a forma como interagimos com aplicativos móveis e  absorvemos  outras experiências gráficas visuais, dando vida a eles.

Outro aspecto importante é o fato de incluir 25% de realidade digital e 75% de realidade existente. Em outras palavras, a realidade aumentada une o virtual e o mundo real.

6. Metaverso

Como o próprio nome sugere, o metaverso vai além do universo. É a junção de tecnologias destinadas a produzir versões de universos virtuais. Ou seja, é uma recriação virtual do mundo real na qual usuários e desenvolvedores podem “customizar” de acordo com as suas preferências.

O metaverso na educação fornecerá assistência para as aulas ao criar experiências de aprendizado imersivas, coletivas e compartilhadas.

Ademais, ele irá romper com as barreiras da sala de aula, ultrapassando questões como distância (promovendo aulas síncronas e assíncronas), falta de recursos e ausência de contextualização. 

As previsões revelam que o metaverso tende a fornecer a imersão do aluno, além de proporcionar oportunidades para melhorar o processo de aprendizagem. 

Em outras palavras, alunos e professores podem se encontrar no espaço virtual, independentemente de sua localização na vida real. Essa oportunidade resultará em uma educação aprimorada.

Imagine, por exemplo, uma sala de aula cheia de alunos ansiosos para aprender sobre História. Através do metaverso será possível retroceder aos primórdios da humanidade, estar “presente” na Primeira Guerra Mundial e até mesmo rever acontecimentos políticos. Incrível, né?

Ademais, será possível clicar em ícones, vivenciar experiências, interagir, ver a aplicação do teórico na prática, estudar em uma sala de aula de outra parte no mundo. Não há limites!

Metaverso na educação - Rubeus
Blog post Rubeus: Metaverso na educação

Benefícios da inteligência artificial na educação

Automatização de atividades básicas 

A otimização de tempo e esforço das equipes é um ponto muito importante para a eficiência de todo o processo. Além disso, sabemos que, muitas vezes, todos os conteúdos pré-estabelecidos podem tornar o processo de ensino mais corrido. Por isso, nada melhor do que utilizar recursos capazes de otimizar atividades básicas do dia a dia institucional. 

O processo avaliativo de deveres de casa e testes pode ser um trabalho gigantesco para os professores que possuem, por exemplo, 3 turmas com 40 alunos. O resultado? Muitos docentes acabam utilizando o horário de aula para realizar a correção dos exames, ocupando uma quantidade significativa de tempo que poderia ser usado para interagir com os alunos.

Embora a IA esteja longe de assumir o papel do professor, ela pode contribuir para a correção de questões de múltipla escolha, permitindo que os professores se concentrem mais nas atividades em sala de aula.

Identificação e adaptação frente às necessidades dos alunos

Independente da etapa da educação percorrida pelo aluno, os programas de aprendizagem adaptativa, método educacional que usa computadores como forma de incentivar e trabalhar interações de ensino mediante as necessidades específicas de cada aluno, permitem tornar o aprendizado único e personalizado.

Além disso, através da sua utilização, é possível dar maior ênfase em determinados tópicos, repetindo assuntos que os alunos não dominam e geralmente ajudando-os a trabalhar em seu próprio ritmo.

Este tipo de educação “sob medida” ajuda os alunos em diferentes níveis a trabalharem juntos em sala de aula, com os professores facilitando o aprendizado e oferecendo ajuda e suporte quando necessário.

Fornece feedback útil aos educadores

A IA não ajuda apenas professores e alunos a desenvolverem o processo de aprendizagem de acordo com suas necessidades. Mas também fornece feedbacks sobre o desempenho do processo. Assim, é possível monitorar o progresso dos alunos e sinalizar o que precisa ser melhorado.

Ensino a qualquer momento, em qualquer lugar

Quando o assunto é benefícios da inteligência artificial na educação, não podemos deixar de mencionar a flexibilidade.

Ao usar sistemas, software e suporte de IA, os alunos podem aprender de qualquer lugar, a qualquer momento, não se limitando apenas à sala de aula.

Dessa forma, eles sempre têm acesso ao aprendizado e são livres para planejar seu dia sem necessariamente estar em um local específico. 

Engajamento

Todo o processo trabalhado na sala de aula se torna mais dinâmico, atraindo de forma ativa a atenção e o interesse dos alunos em participar. 

Em resumo, através da utilização da IA, o professor tem uma visão holística de seus alunos, ao mesmo tempo em que consegue visualizá-los de forma específica. Dessa forma, ele pode focar em outra tarefa: o engajamento dos alunos

Agilidade

Com as tecnologias que usam IA, o aluno recebe sua nota com um feedback personalizado, e essa agilidade coloca o estudante como protagonista do seu aprendizado, uma vez que ele recebe o resultado quase que instantaneamente e consegue refletir em tempo real sobre suas oportunidades de melhoria, não precisando aguardar dias por um retorno.

O professor, a coordenação e a IE também são beneficiados, pois as correções geram dados estratégicos que são transformados em relatórios e entregues para a instituição. 

Instagram Rubeus - Inteligência artificial na educação
Instagram Rubeus

Considerações finais

Pronto! Finalizamos esse conteúdo. Espero que ele tenha te inspirado! 😎

Agora, que tal salvar esse link em sua barra de favoritos e também compartilhá-lo com alguém da sua equipe que vai te ajudar a colocar a mão na massa?

Se tiver sugestões ou quiser compartilhar a sua experiência após ler o conteúdo com a gente, envie a sua mensagem em nossas redes sociais disponíveis abaixo! 😄

📸 Instagram: https://www.instagram.com/canalrubeus/ 

💼 LinkedIn: https://br.linkedin.com/company/rubeus 

Plataforma Rubeus - Inteligência artificial na educação
Plataforma Rubeus: Captação de alunos, Gestão da Permanência e automação de Marketing

Você também pode gostar

Quer saber como maximizar os resultados da sua instituição de ensino por meio da implementação de tecnologias dentro e fora da sala de aula? Esses conteúdos poderão ser úteis: 

Para usar como referência acadêmica

Quer usar este conteúdo em seus trabalhos acadêmicos? Confira a forma correta de referenciá-lo: 

🔗 Formato ABNT:

ESTEVAM, Paloma. Inteligência artificial na educação: entenda quais os impactos e benefícios. Rubeus, 2023. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/inteligencia-artificial-na-educacao/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

🔗 Formato APA:

Rubeus. 2023, 30 de janeiro. Inteligência artificial na educação: entenda quais os impactos e benefícios. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/inteligencia-artificial-na-educacao/