Uma eficiente abordagem de aprendizagem é capaz de propagar o conhecimento entre alunos e, assim, inspirá-los a serem protagonistas de sua jornada educacional. Neste conteúdo, expomos diferentes abordagens de aprendizagem que exploram distintas perspectivas e recursos. Confira! 📌
Tempo aproximado de leitura: 5 – 6 minutos
Introdução
Seja você um educador de longa data ou um iniciante, muito provavelmente já possui uma abordagem de ensino definida. Caso você não atue diretamente em sala de aula, certamente conhece algum professor que te marcou por lecionar de uma forma diferente, que chamou sua atenção.
Independente de qual das situações você se enquadrou, uma coisa é certa: diferentes professores são sinônimo de diferentes abordagens. E, apesar de a grande maioria dos educadores possuírem uma abordagem definida, pode ser útil ter o conhecimento abrangente dos diferentes métodos de ensino à sua disposição.
Em resumo, a abordagem de aprendizagem diz muito sobre o perfil do professor e/ou da instituição de ensino como um todo. Além disso, elas possuem o poder de envolver ou repelir o aluno, transmitindo a sensação de proximidade ou distanciamento.
O que é uma abordagem de aprendizagem e como ela funciona?
Resumidamente, uma abordagem de aprendizagem é um conjunto de estratégias, métodos, técnicas e práticas que uma pessoa ou instituição utiliza para adquirir conhecimentos, habilidades ou competências. Ela envolve a maneira como alguém aborda o processo de aprendizagem e pode variar amplamente de acordo com o indivíduo, o contexto e o objetivo educacional.
📌 A seguir, listamos alguns dos principais elementos de como uma abordagem de aprendizagem funciona:
- Objetivos de aprendizagem;
- Estratégias de aprendizagem;
- Recursos de aprendizagem;
- Planejamento;
- Aplicação ativa;
- Avaliação e feedback;
- Ajustes e melhorias;
- Motivação e autodisciplina.
Os benefícios da utilização de uma abordagem de aprendizagem estruturada
A utilização de uma abordagem de aprendizagem bem desenvolvida oferece diversos benefícios, tanto para estudantes quanto para adultos que buscam aprimorar seus conhecimentos e habilidades. Essa estrutura pode ser particularmente eficaz em ambientes educacionais formais e informais.
Dentre seus principais benefícios, destacam-se:
-> Clareza de objetivos
Uma abordagem estruturada com metas de aprendizagem claras ajuda os alunos a entenderem o que estão tentando alcançar e manter o foco em metas específicas.
-> Progresso mensurável
Uma abordagem estruturada permite que os alunos acompanhem o seu progresso de maneira tangível. Isso pode aumentar a motivação, pois os alunos veem claramente o quanto já aprenderam.
-> Melhoria na retenção de informações
A estrutura da abordagem muitas vezes inclui técnicas de revisão e recapitulação, que são eficazes para melhorar a retenção de informações.
-> Adaptação às necessidades individuais
Uma estrutura pode ser adaptada para atender às necessidades individuais dos alunos. Isso permite que cada aluno progrida em seu próprio ritmo e enfatize os tópicos que são mais relevantes para seus objetivos.
Quais os tipos de abordagem de aprendizagem?
As abordagens de aprendizagem são modelos teóricos que descrevem como as pessoas adquirem conhecimento, habilidades e competências. Algumas das mais famosas são:
1. Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL)
Nessa abordagem, os alunos são apresentados a problemas ou cenários do mundo real e são incentivados a trabalhar em equipe para encontrar soluções. A aprendizagem é centrada no aluno, e os educadores desempenham um papel de facilitadores e orientadores.
2. Abordagem de aprendizagem tradicional
Em síntese, na aprendizagem centrada no professor, a matéria é transmitida por meio de aulas expositivas e padronizadas. Isto é, o aluno acompanha todo o conteúdo de forma passiva, uma vez que o professor é o “protagonista”.
Os professores são a principal figura de autoridade nesta abordagem. Os alunos são vistos como “recipientes” que recebem passivamente o conteúdo através de aulas explicativas e instrução direta.
3. Aprendizagem Experiencial
Aqui, o aprendizado é baseado na experiência direta e na reflexão sobre essa experiência. Os alunos aprendem fazendo, explorando e experimentando situações reais.
4. Abordagem de aprendizagem centrada no aluno
Nesta abordagem, o aluno assume o protagonismo da sua jornada acadêmica.
Em suma, a função principal do professor é incentivar e facilitar a aprendizagem do aluno. Ou seja, ele atua como um facilitador para a compreensão geral do conteúdo e para medir a aprendizagem por meio de recursos formais e informais de avaliação, como projetos em grupo e participação em aula.
Na abordagem de aprendizagem centrada no aluno, o ensino e a avaliação estão conectados porque o aprendizado do aluno é medido continuamente ao longo do processo de instrução do docente.
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5. Abordagem de aprendizagem Construcionista
Como o próprio nome sugere, Construtivismo significa “construir”. E é exatamente isso que essa metodologia propõe: a construção do próprio conhecimento.
Em síntese, o Construtivismo trabalha a perspectiva de que as pessoas constroem ou fazem ativamente o seu próprio conhecimento e que a sua fixação é determinada mediante suas experiências anteriores de aprendizagem. Isso significa que o aprendizado é algo único, pois as experiências são particulares às pessoas.
Os indivíduos constroem significados e compreensão por meio da interação com o ambiente e a reflexão sobre essas interações.
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6. Abordagem Cognitivista
Os cognitivistas se concentram nos processos mentais internos, como percepção, memória, raciocínio e solução de problemas. A aprendizagem é vista como um processo de aquisição de informações e construção de significados. Modelos cognitivos enfatizam a importância do processamento ativo da informação.
Qual abordagem de aprendizagem escolher?
Primeiramente, é fundamental compreender que não há “uma abordagem melhor do que a outra”. Elas são apenas formas de ensino que exploram perspectivas e recursos diferentes.
Em suma, fato é que algumas abordagens se mostraram mais efetivas frente às necessidades de aprendizagem dos alunos quando comparadas às outras. E esse é o principal desafio que o docente, em conjunto com a instituição de ensino, terá de contornar.
📌 Além disso, ao escolher a abordagem que será trabalhada em sala de aula, é importante se atentar à questões como:
- Diretrizes da instituição de ensino;
- Recursos disponíveis para aprendizagem;
- Possibilidade de testar diferentes abordagens.
Considerações finais
Espero que tenha gostado das nossas dicas! 😃 Antes de ir, me conte nos comentários deste conteúdo: quais das nossas sugestões você vai colocar em prática?
Até a próxima! 👋
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Para usar como referência acadêmica
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🔗 Formato ABNT:
ESTEVAM, Paloma. Abordagem de aprendizagem: conceitos, benefícios e dicas. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/abordagem-de-aprendizagem/ Acesso em: XXXX. de XXXX.
🔗 Formato APA:
Rubeus. 2021, 27 abril. Abordagem de aprendizagem: conceitos, benefícios e dicas. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/abordagem-de-aprendizagem/