Imagine que a sua equipe de Marketing faz uma excelente campanha de atração, captação e relacionamento com o lead, o conduz com maestria até a etapa de conversão e, quando ele está a um clique de se tornar seu aluno, ele abandona seu formulário de inscrição. Isso não pode acontecer, não é mesmo? Pensando na importância disso, o nosso assunto de hoje é como evitar o abandono do processo de inscrição. 🏃♀️💨
Leitura: 5 minutos
Introdução
Existem várias razões que levam os candidatos ao abandono do processo de inscrição. Mas, você já se perguntou quais são? 🤔
Se quisermos sentir “na pele” o que o lead sente ao desistir de uma ficha, podemos nos lembrar de alguma ocasião em que, de frente para um formulário, optamos por “deixar para outra hora” (aposto que você já vivenciou alguma situação similar em algum momento).
Pode ter sido o receio de disponibilizar informações para efetuar uma compra on-line ou então a falta de tempo para preencher todos os campos… são muitas opções. No que tange as fichas de inscrição no cenário educacional, não é diferente!
Portanto, podemos concordar que esse assunto merece uma atenção especial e uma investigação aprofundada das raízes do problema, a fim de buscar alternativas para solucioná-lo.
Nesse blog post vamos abordar alguns dos principais motivos para o abandono do processo de inscrição pelos seus candidatos e propor soluções para minimizar os efeitos desse impasse. Como bônus, separamos um material complementar que ajudará a sua instituição a preparar os candidatos para o processo seletivo.
Boa leitura e ótimos insights! 😉
Motivos que levam o lead a abandonar a ficha de inscrição
Formulários muito longos
Formulários muito extensos são, na maioria das vezes, a grande razão para o abandono do processo de inscrição. São cansativos, complexos e muitas vezes nada flexíveis.
Veja só como é uma experiência de preenchimento de uma ficha extremamente longa e não divididas em etapas:
Afinal, quantos campos devem ter a minha ficha? Quais são eles? Como devem estar dispostos? Qual o tempo máximo que deve-se gastar para preenchê-la? 🤔
A verdade é que não existe uma receita de bolo para resolver a questão do abandono do processo de inscrição, mas é essencial ter uma visão crítica sobre esse assunto. Isso significa que, ao elaborar seu formulário, é preciso analisar quais informações são realmente necessárias nessa etapa.
Como resolver isso?
A primeira dica é dividir a ficha em etapas. Sim, etapas inteligentes. Ao fazer essa divisão, você passa a sensação de que o processo de inscrição não é tão trabalhoso. E lembre-se: uma ficha de inscrição otimizada deve demorar até 8 minutos para ser completamente preenchida.
✅ O ideal é que na primeira etapa você peça apenas as informações de contato, como nome, e-mail, gênero e telefone.
Ademais, outra dica muito importante quando o assunto é impedir o abandono do processo de inscrição é não pedir informações irrelevantes ou que possam fazer com que seu candidato deixe para finalizar a inscrição depois, pois as chances dele voltar são mínimas. Lembre-se: quanto mais sucinto melhor!
Tendo em vista que seu lead é jovem, a probabilidade de que ele saiba informações como CPF, RG e CEP de cor, são mínimas. Então, por que não solicitar essas informações em uma etapa mais avançada da ficha de inscrição, depois dele já ter disponibilizado o e-mail?
Talvez você esteja se perguntando porque disso, veja bem: caso ocorra do lead não saber de cor o seu RG e abandonar o formulário, pelo menos o e-mail dele você já tem. Dessa forma, caso ele não retorne à inscrição, você pode lhe enviar um e-mail ou colocá-lo em um fluxo de nutrição e, assim, ir se relacionando com ele a fim de fazer com que ele retorne ao seu processo de inscrição.
Aliás, por falar em ficha de inscrição otimizada, veja só esse material que separei para você:
Formulários incompatíveis com dispositivos móveis
Em qualquer estratégia de comunicação, pensar primeiramente na persona é crucial para obter êxito. Sendo assim, quando analisamos a persona das instituições de ensino superior (IES) por exemplo, chegamos a conclusão de que, na maioria das vezes, estamos falando com jovens, geralmente entre 17 e 25 anos.
Nesse processo de avaliação, não basta saber as informações puramente estatísticas do aluno ideal, é preciso entender suas dores, seus sonhos e, principalmente, seus comportamentos e hábitos, para que assim, a comunicação tenha coerência.
Seguindo essa linha de raciocínio, quando fazemos uma análise sobre os dispositivos que eles podem utilizar para realizar sua inscrição, logo chegamos a ideia de mobile.
Em suma, o principal meio dos jovens para obter informações e interagirem com a sua instituição é o celular. Logo, todas as estratégias de atração e conversão da sua instituição precisam ser compatíveis e otimizadas ao sistema mobile.
Caso a ficha de inscrição da sua instituição de ensino não se adapte bem aos celulares, ou seja, não possua um alto padrão de usabilidade e um design intuitivo, é provável que o lead seja mais um no abandono do processo de inscrição da sua IE.
Como resolver isso?
A moeda de maior valor hoje é a atenção, então se você a conquistou por alguns segundos, não a perca. Não espere que seu lead, ao ter uma experiência ruim com seu formulário de inscrição pelo celular, te dê uma nova chance depois, procurando pelo seu site, pois as chances dele copiar a URL, ligar o computador e acessar o seu site é muito pequena.
👎 Para você ter uma ideia do quão desagradável é uma experiência em um site que não considera o mobile, veja só a imagem abaixo:
Além de passar uma imagem de despreparo, o lead se sente totalmente perdido e, o pior, ele realmente está!
Fichas de inscrição com falhas
Outro motivo para o abandono do processo de inscrição são as fichas com falhas.
Você já foi atraído para uma ficha de inscrição e quando clicou nos campos para preenchê-los com seus dados, eles estavam engessados e cheios de falhas? 🫣
O campo para data de nascimento não abria o calendário, não permitia adicionar os números manualmente, não reconhecia seu e-mail, possuía 1001 condições para registrar senhas…
Se a sua resposta for sim, saiba que eu também já passei por isso! Sabemos o quão frustrante é essa situação e como a instituição perde credibilidade neste momento.
Como resolver isso?
Ao disponibilizar as fichas de inscrição para seus candidatos, certifique-se de que todos os campos estão funcionando perfeitamente. Esteja sempre atento, caso precise de alguma alteração, pois você pode perder muitos candidatos por uma falha como essa.
Uma dica que vale a pena ser ressaltada é a do telefone fixo como campo obrigatório. Vejo isso em muitas fichas de inscrição, entretanto, muita gente já não usa telefone fixo. Resultado? Acabam colocando telefones aleatórios ou errados, e na pior das hipóteses, desiste e fecha a ficha de inscrição.
O resumo aqui é: tenha bom senso! Se preciso for, faça você mesmo o preenchimento da ficha como um teste. Se você gostar da experiência, provavelmente estará no caminho certo. Caso contrário, considere realizar alguns ajustes!
Design
Muito além da parte estética, o design tem um impacto direto nas taxas de conversão. Por isso, investir em bons profissionais que pensarão na arquitetura das informações, as cores ideais para cada CTA e as artes a serem acrescentadas na sua ficha pode ser um grande diferencial para aumentar o número de inscritos no seu processo.
🗒️✏️ Antes de finalizarmos, vou deixar aqui um conteúdo complementar no qual apresentamos mais detalhadamente a ficha de inscrição desenvolvida pela Rubeus. Elaborada por especialistas nas áreas educacional e tecnológica, ela é 100% focada em conversão de alunos e segue o método Rubeus, com etapas estratégicas e otimizadas. Saiba mais sobre como a ficha da Rubeus pode ajudar a maximizar a conversão de alunos da sua instituição de ensino! Clique neste link para conhecê-la melhor: https://rubeus.com.br/blog/ficha-de-inscricao-rubeus/ |
Considerações finais
Pronto! Finalizamos esse conteúdo. Espero que ele tenha te inspirado! Agora, que tal salvar esse link em sua barra de favoritos e também compartilhá-lo com alguém da sua equipe que vai te ajudar a colocar a mão na massa?
Até a próxima! 👋
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Para usar como referência acadêmica
Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo!
🔗 Formato ABNT:
AMARAL, Matheus. Abandono do processo de inscrição: como evitar que seus candidatos desistam. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/abandono-do-processo-de-inscricao/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
🔗 Formato APA:
Rubeus. 2021, 23 julho. Abandono do processo de inscrição: como evitar que seus candidatos desistam. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/abandono-do-processo-de-inscricao/