Quais são os eixos estruturantes dos Itinerários Formativos? Entenda agora!
Paloma Estevam
O Novo Ensino Médio já está aí. Dentre as principais inovações propostas está a ideia de Itinerários Formativos. Como é um conceito tecnicamente novo, muitas instituições de ensino têm enfrentado dificuldades para realizar adaptações em seus processos. Para aprofundar o tema, nosso assunto de hoje gira em torno de quais são os eixos estruturantes dos itinerários formativos. Vem comigo?
Leitura: 6 minutos
Introdução
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o principal documento normativo que define os princípios do ensino-aprendizagem no Brasil. Ela abrange desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, servindo como referência para a construção dos currículos escolares em todo o país.
A BNCC do Ensino Médio foi homologada pelo Ministério da Educação (MEC) no final de 2018 e propôs mudanças significativas para essa etapa de ensino, incluindo a criação dos Itinerários Formativos. O objetivo é tornar o estudante protagonista do próprio aprendizado, permitindo que ele escolha percursos educacionais alinhados aos seus interesses e aspirações profissionais.
Para garantir que esses itinerários promovam uma formação integral e desenvolvam habilidades essenciais para o século XXI, foram definidos os eixos estruturantes. Mas, antes de abordarmos esse conceito, é importante entender as bases do Novo Ensino Médio.
Ampliação da carga horária: agora, os alunos devem cumprir 3.000 horas ao longo dos três anos do Ensino Médio, sendo 2.400 horas destinadas à Formação Geral Básica (FGB) e 600 horas para os Itinerários Formativos.
Maior flexibilidade curricular: os estudantes podem escolher itinerários alinhados às suas preferências e objetivos.
Foco no desenvolvimento de competências: além do conteúdo tradicional, o novo modelo prioriza habilidades socioemocionais, pensamento crítico e preparação para o mercado de trabalho.
Projeto de Vida: inclusão de atividades que incentivam os alunos a refletirem sobre seus planos pessoais e profissionais.
A BNCC destaca que o Ensino Médio deve contribuir para a formação integral dos estudantes:
“É também finalidade do Ensino Médio o aprimoramento do educando como pessoa humana, considerando sua formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.”
🔗 Quer saber TUDO sobre o Novo Ensino Médio? Então não deixe de conferir nosso blog post:
Blog post Rubeus
O que são Itinerários Formativos?
Os Itinerários Formativos representam a parte flexível do currículo do Novo Ensino Médio. Eles foram criados para permitir que os estudantes aprofundem seus conhecimentos em áreas que mais despertam seu interesse, tornando a experiência educacional mais personalizada e significativa.
Carga horária e estrutura
De acordo com as diretrizes do MEC, os Itinerários Formativos devem ter 600 horas, distribuídas ao longo dos três anos do Ensino Médio. Essa carga horária é destinada ao aprofundamento nas Áreas do Conhecimento ou na Formação Técnica e Profissional.
Por que os Itinerários Formativos são importantes?
Os itinerários cumprem um papel fundamental ao possibilitar que os alunos:
✅ Explorem diferentes áreas antes de escolherem uma carreira – auxiliando aqueles que ainda não têm certeza sobre qual caminho seguir.
✅ Aprofundem seus conhecimentos na área de interesse – permitindo que desenvolvam competências específicas para seu futuro acadêmico ou profissional.
✅ Vivenciem a aplicação prática dos conteúdos – promovendo uma maior conexão entre teoria e prática, essencial para um aprendizado significativo.
✅ Se tornem protagonistas de sua própria jornada educacional – incentivando a autonomia e a personalização do ensino.
Ao oferecer essa flexibilidade, o Novo Ensino Médio busca tornar o aprendizado mais relevante para a realidade dos alunos e reduzir a evasão escolar.
Imagem ilustrativa
Base Legal dos Itinerários Formativos
A legislação educacional brasileira estabelece diretrizes claras para a implementação dos Itinerários Formativos. A PORTARIA Nº 1.432, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018 conceitua esses itinerários da seguinte forma:
“Conjunto de situações e atividades educativas que os estudantes podem escolher conforme seu interesse, para aprofundar e ampliar aprendizagens em uma ou mais Áreas de Conhecimento e/ou na Formação Técnica e Profissional, com carga horária total mínima de 1.200 horas.”
📌 Aprofundar as aprendizagens relacionadas às competências gerais, às Áreas de Conhecimento e/ou à Formação Técnica e Profissional.
📌 Consolidar a formação integral dos estudantes, desenvolvendo a autonomia necessária para que realizem seus projetos de vida.
📌 Promover valores universais, como ética, liberdade, democracia, justiça social, pluralidade, solidariedade e sustentabilidade.
📌 Desenvolver habilidades essenciais, permitindo que os estudantes tenham uma visão de mundo ampla, tomem decisões assertivas e atuem de forma consciente na escola, no trabalho e na vida.
Imagem ilustrativa
O que e quais são os eixos estruturantes dos itinerários formativos?
Os eixos estruturantes são a base para a construção dos Itinerários Formativos, garantindo a integração entre diferentes áreas do conhecimento e proporcionando aos alunos experiências educacionais mais significativas.
De acordo com a PORTARIA Nº 1.432, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018, os Itinerários Formativos são organizados em quatro eixos estruturantes:
📌 Trecho da legislação:
“O parágrafo 2º do art. 12 das DCNEM estabelece, ainda, que os Itinerários Formativos organizam-se a partir de quatro eixos estruturantes (Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo) […]”
Objetivos dos eixos estruturantes dos itinerários formativos
O principal objetivo dos eixos estruturantes é criar uma ponte entre os conteúdos abordados em sala de aula e as demandas do mundo moderno. Conforme destaca a PORTARIA Nº 1.432, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018, os eixos estruturantes buscam:
Integrar e fortalecer os diferentes arranjos dos Itinerários Formativos;
Criar oportunidades para que os estudantes vivenciem experiências educativas alinhadas à realidade contemporânea;
Promover a formação pessoal, profissional e cidadã dos alunos;
Envolver os estudantes em situações de aprendizagem que incentivem a produção de conhecimento, a criatividade, a intervenção social e o empreendedorismo.
Instagram Rubeus
O que cada eixo estruturante representa?
Agora que entendemos o papel dos eixos estruturantes, vamos explorar cada um deles com mais detalhes.
Esse eixo incentiva os alunos a desenvolverem o pensamento científico, promovendo a capacidade de coletar, analisar e interpretar dados de forma crítica.
As atividades podem envolver pesquisas acadêmicas, projetos experimentais e resolução de problemas científicos, sempre com foco na aplicação prática do conhecimento.
📌 Trecho da legislação:
“Este eixo tem como ênfase ampliar a capacidade dos estudantes de investigar a realidade, compreendendo, valorizando e aplicando o conhecimento sistematizado, por meio da realização de práticas e produções científicas relativas a uma ou mais Áreas de Conhecimento, à Formação Técnica e Profissional, bem como a temáticas de seu interesse.”
O eixo de Processos Criativos estimula a inovação e o desenvolvimento de soluções originais para desafios diversos. Aqui, os estudantes podem expressar suas ideias por meio de obras artísticas, campanhas publicitárias, projetos culturais ou prototipagem de novas soluções.
📌 Trecho da legislação:
“Este eixo tem como ênfase expandir a capacidade dos estudantes de idealizar e realizar projetos criativos associados a uma ou mais Áreas de Conhecimento, à Formação Técnica e Profissional, bem como a temáticas de seu interesse.”
Esse eixo coloca o estudante em contato com o contexto social e cultural que deseja transformar. A ideia é que, após investigar um problema e pensar em soluções, ele compreenda melhor a realidade ao seu redor e como pode contribuir para mudanças positivas.
📌 Trecho da legislação:
“Este eixo tem como ênfase ampliar a capacidade dos estudantes de utilizar conhecimentos relacionados a uma ou mais Áreas de Conhecimento, à Formação Técnica e Profissional, bem como a temas de seu interesse para realizar projetos que contribuam com a sociedade e o meio ambiente.”
Partindo do pressuposto de que o aluno já aprendeu a intervir, criar e alterar o meio em que está, chegou a hora dele considerar o que fazer com esse conhecimento.
O eixo de Empreendedorismo vem para fazê-lo considerar se quer utilizar esse aprendizado em sua vida pessoal, empreender através da criação de um negócio próprio ou até mesmo ser um agente modificador da sua comunidade.
Em suma, o objetivo aqui é fazê-lo pensar acerca do que fará depois de sair da Educação Básica, ao mesmo tempo em que o faz sentir que está pronto para decidir.
📌 Trecho da legislação:
“Este eixo tem como ênfase expandir a capacidade dos estudantes de mobilizar conhecimentos de diferentes áreas para empreender projetos pessoais ou produtivos articulados ao seu projeto de vida.”
Como implementar os Itinerários Formativos em minha escola?
A implementação dos Itinerários Formativos no Ensino Médio representa uma grande mudança na estrutura curricular. Como toda adaptação, pode ser desafiadora, mas algumas estratégias ajudam a tornar esse processo mais eficiente e alinhado à realidade da escola.
A seguir, veja algumas dicas essenciais para garantir uma implementação bem-sucedida:
1. Invista na qualificação dos professores
Os professores desempenham um papel essencial na orientação dos estudantes dentro dos Itinerários Formativos. Para isso, é fundamental que estejam preparados para auxiliar os alunos em suas escolhas e explorar os conteúdos de maneira dinâmica.
✅ Capacitação contínua: Incentive a educação continuada para que os docentes se mantenham atualizados.
✅ Integração entre áreas: Estimule o diálogo entre professores de diferentes disciplinas.
Blog post Rubeus
2. Se preciso, faça adaptação
Os Itinerários Formativos incentivam o aprendizado prático, exigindo que a escola tenha um ambiente adequado para atividades experimentais.
🔹 Espaços maker e laboratórios: Ambientes equipados para projetos científicos e criativos. 🔹 Parcerias externas: Empresas, universidades e ONGs podem oferecer suporte e oportunidades para os alunos. 🔹 Flexibilidade no currículo: A escola pode organizar os Itinerários por disciplinas, oficinas, projetos ou outros formatos.
3. Trabalhe a mudança de mentalidade dos alunos
Toda mudança pode gerar resistência. Alguns estudantes podem não compreender, de imediato, os benefícios dos Itinerários Formativos.
💡 O que fazer?
Explique os impactos positivos: Mostre como os Itinerários preparam os alunos para o futuro.
Dê exemplos práticos: Relate histórias de sucesso de outros estudantes.
Crie um canal de escuta: Permita que os alunos expressem dúvidas e sugestões.
O objetivo é que eles percebam que essa nova estrutura não é um obstáculo, mas sim uma oportunidade de personalizar seus estudos e desenvolver habilidades essenciais para a vida.
Como os quatro eixos estruturantes são complementares, é recomendado que os Itinerários Formativos incorporem e integrem todos eles, a fim de garantir que os estudantes experimentem diferentes situações de aprendizagem e desenvolvam um conjunto diversificado de habilidades relevantes para sua formação integral.
Cabe às redes e escolas definir:
a) a sequência em que os eixos estruturantes serão percorridos e as formas de conexão entre eles;
b) o tipo de organização curricular a ser mobilizado: por disciplinas, por oficinas, por unidades/campos temáticos, por projetos, entre outras possibilidades de flexibilização dos currículos no Ensino Médio;
c) se os Itinerários Formativos terão como foco uma ou mais Áreas de Conhecimento, a combinação de uma Área de Conhecimento com a Formação Técnica e Profissional ou apenas a Formação Técnica e Profissional.”
Se a escola oferecer um Itinerário Formativo Técnico, ele deve seguir as diretrizes do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT) e da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
📌 Trecho da legislação:
“No caso da Formação Técnica e Profissional, os Itinerários também se organizam a partir da integração dos diferentes eixos estruturantes, ainda que as habilidades a eles associadas somem-se a outras habilidades básicas requeridas indistintamente pelo mundo do trabalho e a habilidades específicas requeridas pelas distintas ocupações, conforme previsto no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – CNCT e na Classificação Brasileira de Ocupações – CBO.”
Outro ponto de atenção diz respeito ao fato de que os estudantes deverão realizar um Itinerário Formativo completo. Esse, por sua vez, deve estar em conformidade com pelo menos um eixo estruturante ou, preferencialmente, por todos os quatro.
Conclusão do Ensino Médio e continuidade dos Itinerários Formativos
Por fim, vale ressaltar que uma vez que o estudante conclua a carga horária total do Ensino Médio, ele poderá cursar novos Itinerários Formativos, caso a escola ofereça essa possibilidade.
📌 Trecho da legislação:
“Após a conclusão da carga horária total do Ensino Médio, os estudantes poderão cursar novos Itinerários Formativos, caso haja disponibilidade de vaga na rede.”
Página de materiais Rubeus 100% gratuitos
Considerações finais
Esperamos que tenha aproveitado nossas dicas! 😃 Agora, queremos saber: quais dessas sugestões você pretende aplicar na sua instituição?
Até a próxima! 👋
Plataforma Rubeus
Já conhece a Plataforma Rubeus? Saiba como o nosso CRM pode contribuir para que o seu time alcance resultados efetivos no longo prazo!
Quer usar este conteúdo em seus trabalhos acadêmicos? Confira a forma correta de referenciá-lo:
– Formato ABNT:
ESTEVAM, Paloma. Quais são os eixos estruturantes dos Itinerários Formativos? Entenda agora! Rubeus, 2025. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/quais-sao-os-eixos-estruturantes-dos-itinerarios-formativos/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
– Formato APA:
Rubeus. 2021, 26 de julho. Quais são os eixos estruturantes dos Itinerários Formativos? Entenda agora! [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/quais-sao-os-eixos-estruturantes-dos-itinerarios-formativos/