Principalmente em momento de distanciamento social e fechamento das instituições de ensino, o marketing tornou-se indispensável para dar continuidade ao processo de captação de alunos. Pensando na importância deste tema, resolvemos compartilhar com você 5 estratégias inéditas de marketing para o ensino superior, assim, sua instituição de ensino pode captar mais alunos o quanto antes! 🎯📈🏆
Tempo aproximado de leitura: 5 minutos
Introdução
Com tantas incertezas em torno da COVID-19 e seus impactos em diversos ramos de atuação, o comportamento dos consumidores mudou. Seja na hora de efetuar a compra, principalmente no que tange a realização de pesquisas on-line sobre a marca e os produtos/serviços disponibilizados, quanto na análise do posicionamento da marca diante da crise.
Frente a isso, com o intuito de conquistar novos clientes, as empresas têm investido na criação de conteúdos relevantes, lançando mão de estratégias de marketing altamente persuasivas.
Ademais, falando especificamente do cenário educacional, o marketing para o ensino superior tornou-se fundamental para captar alunos em tempos de mercado pluralizado e altamente mutável. Sua instituição já utiliza? 🤔
✏️🗓️ Como ressaltamos no vídeo abaixo, a diferença entre um líder mediano e um bom líder de marketing está em saber interpretar as tendências e identificar a melhor forma de utilizá-las a favor da instituição de ensino.
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5 estratégias inéditas de marketing para o ensino superior
Anúncios no TikTok e parceria com influenciadores
Em 2021, o TikTok bateu a surpreendente marca de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente. Isso corresponde a cerca de 14% da população do mundo. Além disso, dados de um estudo realizado pela Statista, revelam previsões de que o TikTok atinja a marca de 4,92 milhões de usuários ativos em 2025.
Essa gigante das redes sociais está entre as plataformas de mídia mais acessadas por leads e pode ser usada dentro e fora da sala de aula.
🔴 Por isso, o TikTok procurou capitalizar, “aproveitando” este público altamente engajado, introduzindo gradualmente seus próprios anúncios.
Apesar dos anúncios ainda serem um pouco restritos à empresas consideradas ”grandes”, à medida que a plataforma evolui, a tendência é ficar mais fácil para as empresas menores anunciarem.
Ademais, vale a pena ressaltar que os anúncios nesta plataforma devem possuir uma estratégia desenvolvida especificamente para ela. Além disso, é preciso haver bastante cuidado quanto aos conteúdos e os temas explorados.
Assim, para obter sucesso, é importante estar atento às famosas “trends”. Elas são, basicamente, “modas” do momento, tais como challenges e músicas.
Além disso, outra forma de obter visibilidade é buscar parceria com pessoas que possuem notoriedade na plataforma – os populares influenciadores. Entretanto, é importante realizar um estudo prévio e um acompanhamento detalhado sobre o influenciador e a forma como atua junto ao seu público. Ou seja, ele precisa atender os “valores” da instituição de ensino.
🔍 Aliás, por falar em TikTok, você já conhece o nosso conteúdo detalhado sobre o tema? Clique na imagem abaixo e confira!
Story no LinkedIn
Já conferiu nosso blog post “Como usar o LinkedIn na educação: construindo uma LinkedIn Page atrativa?” Nele, ressaltamos suas principais funcionalidades, como aproveitá-lo para alavancar a geração de leads da sua instituição de ensino e como transformar a sua estratégia com uma LinkedIn Page significativa. Uma das dicas que damos é referente a funcionalidade de story.
“Com o LinkedIn Stories, todos os usuários brasileiros terão a opção de nutrir suas redes de conexões e de seguidores de uma maneira descontraída e casual. Influencers poderão compartilhar insights sobre seus negócios, especialistas irão capturar e compartilhar as tendências em seus setores de atuação.” Escreveu Rafael Kato, managing news editor do LinkedIn.
Recentemente foi lançada a opção de stories no LinkedIn. O Brasil foi escolhido para realizar os testes devido à quantidade de usuários que fazem do país o 4º maior mercado da rede social, com um total de 40 milhões de usuários.
Assim, com essa funcionalidade, é possível compartilhar informações, materiais ou notícias com a duração de 24 horas. Sua vantagem consiste, principalmente, em evitar o excesso de postagens, além de permitir que os seus potenciais alunos acompanhem novidades da sua IE em tempo real.
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SEO, SEO
Nossa dica número três de marketing para o ensino superior é o Search Engine Optimization.
O SEO não é exatamente uma novidade. Desde que o Google começou a ranquear os resultados, há vários anos, é importante que as IEs garantam que seus conteúdos sejam otimizados. Em suma, isso permite que obtenham uma classificação elevada nas pesquisas on-line.
Ademais, especialmente com a grande utilização da internet devido ao isolamento social, os hábitos de pesquisa tornaram-se altamente utilizados por potenciais alunos. Isso significa que estar acessível na internet tornou-se não somente importante, mas essencial.
Dessa forma, para assegurar que sua IE esteja acessível no principal buscador de pesquisas, o Google, é preciso investir em SEO.
Além disso, somado a um conteúdo altamente atrativo e que abarque as principais dúvidas e questionamentos dos potenciais alunos, sua IE conseguirá aparecer entre as primeiras posições orgânicas no Google. Mas, muita atenção! É preciso atuar tanto no SEO On Page, quanto no Off Page. Veja a diferença entre eles:
💡 Vou deixar aqui, uma sugestão de conteúdo que pode te ajudar nesse desafio:
Guias no Instagram
Recentemente, o Instagram abriu uma nova funcionalidade vista como um “Mini blog”. Em resumo, o seu objetivo é reunir publicações, produtos ou locais. Isso significa que ela permite o agrupamento de listas de postagem com temas específicos escolhidos pela sua IE.
Assim, ao utilizar essa ferramenta pode-se criar conteúdos diferenciados, sendo uma nova possibilidade de guiar o seu potencial aluno pela jornada de compra!
Posteriormente criar o seu primeiro Guias é possível visualizar o ícone em seu perfil. Também é viável escolher a imagem de capa, título e descrição. O conteúdo também pode ser compartilhado via Stories ou Direct.
Lives
Nossa última dica de marketing para o ensino superior são as lives.
Devido ao isolamento social causado pela Covid-19, muitas pessoas e empresas encontraram nas lives uma forma de diminuir o distanciamento e manterem-se competitivas no mercado.
Iniciadas por cantores famosos, as lives agora “viraram febre” também entre empresas dos mais diversos ramos de atuação. Em resumo, consiste em uma forma prática e simples de ser realizada, e com a duração máxima de 1 hora, as lives ficam disponíveis no Instagram por 24 horas após o seu término.
Através de aplicativos elas podem ser baixadas e disponibilizadas em outras plataformas de vídeos, como o YouTube, por exemplo. Além disso, durante a transmissão ao vivo, os telespectadores podem enviar perguntas e realizar comentários.
As instituições de ensino também têm recorrido às lives para manter o relacionamento próximo com potenciais e atuais alunos. Além de tirar dúvidas e mantê-los atualizados.
Considerações finais
Chegamos ao final deste conteúdo! Espero que tenha sido útil para você. Fique à vontade para compartilhá-lo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e na mesma direção.
😃 Agora é com você! Quando o assunto é marketing para o ensino superior, sua instituição de ensino já realiza alguma das 5 estratégicas mencionadas acima? Conta pra gente aí nos comentários!
Bons resultados! 🚀
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Para usar como referência acadêmica
Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 😉
📌 Formato ABNT:
ESTEVAM, Paloma. Marketing para o ensino superior: 5 estratégias inéditas para captar alunos. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/marketing-para-o-ensino-superior/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
📌 Formato APA:
Rubeus. 2021, 18 maio. Marketing para o ensino superior: 5 estratégias inéditas para captar alunos. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/marketing-para-o-ensino-superior/