Veja 5 dicas de como ajudar o aluno a decidir o curso superior que a sua instituição de ensino pode trabalhar

Decidir qual curso seguir pode ser um grande desafio para muitos estudantes, principalmente em um momento de incertezas e experiências nunca antes vivenciadas, como é o caso da transição do ensino médio para a graduação. Entenda agora como a sua instituição de ensino pode facilitar essa escolha através das nossas 5 dicas sobre como ajudar o aluno a decidir o curso superior. 🎓

Tempo aproximado de leitura: 7 – 10 minutos

Introdução

A transição do ensino médio para o superior pode ser um momento repleto de dúvidas para muitos estudantes. É aquele velho sentimento bem conhecido: “O que eu quero ser quando crescer?”. E sabe de uma coisa? Muita gente não faz ideia! 😱

Em alguns casos, há incertezas sobre a instituição de ensino, sobre o curso, provas e prazos… são muitas variáveis que podem tornar esse momento ainda mais complicado. 

Para que o aluno não se perca em um turbilhão de informações, é importante que esteja preparado e tenha acesso a informações que o ajudem a tomar decisões mais claras.

Apesar de haver muitas incertezas, uma das principais é a escolha do curso. Muitos alunos nem sequer fazem ideia de qual área seguir e acabam tomando decisões precipitadas sem considerar pontos importantes. O resultado dessa indecisão, em muitos casos, é a postergação ou a transferência de curso. 

🔍 De acordo com uma pesquisa realizada durante a Expo CIEE 2019 pelo CPS (Cedaspy Professional School), cerca de 60% dos jovens ainda possuem dúvidas quanto ao seu futuro profissional. Além disso, 40% dos jovens indecisos têm dúvida entre áreas completamente diferentes.

Seja a sua instituição de ensino superior ou uma escola voltada para o ensino básico, é muito importante estruturar ações com foco em ajudar o aluno a escolher certo. Ao fazer isso, será possível trabalhar e preparar o estudante, de forma que a sua decisão seja mais fácil e natural. 

Mas como fazer isso? É o que veremos a seguir! 😉

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Como ajudar o aluno a decidir o curso superior:  5 ações para a sua IE trabalhar

Como vimos, em um momento difícil como esse, é muito importante que o estudante seja racional e tenha acesso a informações que o ajudarão a decidir de forma mais assertiva. Veja algumas práticas que a sua instituição de ensino pode investir:

1. Ressalte a importância do autoconhecimento

O autoconhecimento em psicologia é a informação real e genuína que alguém possui sobre si mesmo. Isso inclui informações sobre o estado emocional, traços de personalidade, relacionamentos, padrões de comportamento etc.

Quando a pessoa não se conhece, tende a não entender os seus gostos e preferências e, neste caso, qualquer caminho serve. Contudo, infelizmente, há grandes chances de errar ao fazer escolhas sem conhecer a si mesmo. 

Como ajudar o aluno a decidir o curso superior - Rubeus
Imagem ilustrativa

Por isso, a dica é: trabalhe ações que façam com que o estudante tenha contato consigo mesmo, tendo a oportunidade de pensar sobre as suas preferências e gostos. Aliás, essa é uma das grandes vantagens de se trabalhar as competências socioemocionais em sala de aula

Além disso, outra dica é disponibilizar testes vocacionais que darão uma visão, mesmo que limitada, do que os alunos gostam. 

2. Expanda o olhar do aluno para fatores importantes

Além da área em si, é muito importante que o estudante considere questões mais técnicas como: duração do curso, investimento mínimo e máximo, disponibilidade de instituições de ensino que ofertam o curso escolhido, localização do campus, oportunidades do mercado de trabalho, dentre outras.

Ademais, deve-se ressaltar também que essas escolhas devem ser sustentáveis, ou seja, o estudante terá de lidar com elas ao longo de todo o tempo de duração do curso.

3. Conscientize sobre as influências

Segundo uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, os pais ainda exercem as maiores influências na vida de uma pessoa quando o assunto é a escolha da carreira. Cerca de 26% dos que responderam a pesquisa confirmaram o peso da família sobre essa decisão.

Sabemos que pais e amigos tendem a querer participar da decisão, mas acabam tornando-a mais difícil em alguns casos, pois não dão espaço para que o aluno faça a sua própria escolha. 

Apesar de ser uma situação delicada, a sua instituição de ensino pode criar ações que levem o próprio estudante a analisar se a sua escolha está sendo influenciada por terceiros. Além disso, em contato com pais e responsáveis, é importante abordar as consequências que essa influência pode exercer sobre o futuro acadêmico e profissional do aluno. Mas atenção: é importante que você faça isso de forma inteligente e não invasiva.

]4. Considere as perspectivas de carreira

Ao ponderar sobre um curso superior também é primordial considerar a perspectiva de crescimento da carreira profissional. Afinal, em muitos casos, a empregabilidade é parte fundamental para a decisão do curso. 

Por isso, a dica é: sua instituição de ensino deve incentivar o pensamento além do curso em si, ou seja, faça o aluno pensar sobre as oportunidades que virão após ele se formar.

5. Se nada der certo, sempre há a chance de mudar

Apesar da grande maioria dos estudantes considerar “perda de tempo” mudar de curso, nem sempre é isso. Saber identificar que se precipitou na hora de escolher requer coragem. 

Assim, em situações como essas, é importante que a sua instituição esteja preparada para ajudar o estudante através de um atendimento empático. E lembre-se: em momentos como esses, o aluno estará sensível, por isso, muita atenção na hora de atendê-lo e ajudá-lo! 😉

A contribuição do Novo ensino Médio para a preparação dos alunos

O Novo Ensino Médio (NEM) tem como finalidade proporcionar um ensino de qualidade e mais igualitário. Para isso, pontos importantes serão trabalhados, tais como o protagonismo dos alunos, seus interesses e a preparação para a demanda requerida pelo dinamismo do mercado atual e, por fim, a adoção de novas tecnologias.

Um ponto importante diz respeito ao fato de que, perante o novo modelo, as escolas possuem maior autonomia para definirem quais itinerários formativos desejam oferecer. Entretanto, vale a pena ressaltar que deve-se sempre levar em consideração uma grade curricular que estimule a participação da comunidade escolar.

O NEM permite que o aluno seja preparado para escolher através da personalização do ensino. Para que escolham certo, eles precisarão da ajuda da escola que atuará por meio do Projeto de Vida e dos Itinerários Formativos

🔍 Entenda mais sobre o Novo Ensino, suas principais mudanças, prazos e pontos relevantes lendo o conteúdo indicado abaixo:

O que é o Novo Ensino Médio? - Rubeus
Blog post Rubeus: O Novo Ensino Médio

Considerações finais

Pronto! Finalizamos esse conteúdo. Espero que ele tenha te inspirado! 😎 Qual das nossas dicas você vai colocar em prática aí na sua escola? Conta pra gente!

Agora, que tal salvar esse link em sua barra de favoritos e também compartilhá-lo com alguém da sua equipe que vai te ajudar a colocar a mão na massa?

Até a próxima! 👋

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Para usar como referência acadêmica

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🔗  Formato ABNT:

AMARAL, Matheus. Como ajudar o aluno a escolher o curso superior: 5 ações para a sua IE trabalhar. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/como-ajudar-o-aluno-a-decidir-o-curso-superior/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

🔗 Formato APA:

Rubeus. 2021, 29 outubro. Como ajudar o aluno a escolher o curso superior: 5 ações para a sua IE trabalhar. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/como-ajudar-o-aluno-a-decidir-o-curso-superior/