6 tipos de metodologias ativas de aprendizagem na EAD que irão tornar as aulas mais atrativas

As metodologias ativas objetivam fazer com que o modelo tradicional de ensino presencial seja repensado e remodelado, formando cidadãos protagonistas da sua jornada de aprendizagem. Quando aplicadas ao cenário do ensino à distância, essas metodologias têm o poder de tornar as aulas mais atrativas. Você conhece os tipos de metodologias ativas de aprendizagem na EAD? Nós elencamos 6 delas neste conteúdo, confira! 🔍

Tempo aproximado de leitura: 4 minutos

Introdução

Com as mudanças protagonizadas no cenário educacional, é certo que o processo de ensino-aprendizagem, que já é complexo e requer acompanhamento constante, passou a demandar ainda mais atenção.

Novas metodologias com a finalidade de envolver os alunos e promover o ensino ativo, tornaram-se preocupações recorrentes de todo o corpo educacional da instituição de ensino.

Dessa maneira, as abordagens passivas empregadas tradicionalmente durante anos, agora estão cada vez mais obsoletas. Assim, aulas rígidas e palestras extensas estão gradativamente sendo percebidas como métodos menos eficazes para capturar a atenção dos estudantes. 

A fim de sanar qualquer ineficiência no processo de ensino, as IEs viram-se diante da necessidade de reformular a forma como lecionam, adotando as metodologias ativas de ensino

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O que são metodologias ativas?

Como vimos no blog post “Uso de metodologias ativas: exemplos, aplicações e benefícios“, elas consistem em estratégias de ensino que objetivam colocar o aluno como o agente principal da sua aprendizagem. Para isso, são utilizadas diferentes abordagens nas quais a finalidade é a “centralização no aluno”, ou seja, colocá-lo como protagonista da sua aprendizagem. Em suma, objetiva-se “transferir” a responsabilidade de aprender para os próprios estudantes.

Vale ressaltar que os métodos ativos vão de encontro aos métodos passivos, nos quais a relação entre aluno e professor de alguma forma se assemelha a de um aprendiz e mestre, ou seja, onde o docente assume o papel de detentor do conhecimento e o aluno memoriza o conteúdo, sem tirar suas próprias conclusões e sem analisar de forma eficiente como ele realmente se aplica na prática e como se conecta com os demais conteúdos estudados.

Em contrapartida, nos métodos ativos de aprendizagem o professor assume o papel de facilitador. Isto é, ele se torna o guia do conhecimento, incentivando o aluno a protagonizar sua trajetória de aprendizagem. 

As vantagens dos métodos ativos de aprendizagem

Em síntese, há diversos benefícios proporcionados pela metodologia ativa, sendo o principal deles a maior associação e retenção do conteúdo

Além disso, através da sua utilização é possível viabilizar o(a):

  • Desenvolvimento do pensamento crítico;
  • Resolução de problemas;
  • Colaboração e trabalho em equipe;
  • Maior engajamento dos alunos dentro e fora da sala de aula;
  • Melhoria da percepção de potenciais e atuais alunos (marketing boca a boca), dentre outros.

As metodologias ativas de aprendizagem e a educação à distância

Em resumo, o ensino a distância tem ganhado muita força no cenário educacional. Aliás, essa modalidade de ensino, que mescla flexibilidade e aprendizado, tem sido a escolha de muitos estudantes.

Devido às mudanças que ocorrem no ambiente educacional, impulsionadas principalmente pela pandemia de novo coronavírus, o ensino remoto tornou-se protagonista, ganhando mais espaço, quebrando preconceitos e, assim, aumentando a sua aceitação por parte dos estudantes. 

Sendo assim, foi necessário traduzir as metodologias ativas empregadas no presencial, também no ambiente virtual com o intuito de agregar maior eficiência e consistência ao processo de ensino-aprendizagem.

🤔 Mas, como fazer isso na prática? É o que veremos a seguir!

😃 Antes, vou deixar aqui um conteúdo complementar que, com certeza, vai enriquecer a sua trilha de aprendizagem. Não deixe de conferir:

Captação de alunos EAD - Rubeus
Blog post Rubeus

6  tipos de metodologias ativas de aprendizagem na EAD

1) Salas de aula virtuais invertidas 🔁

Salas de aula virtuais invertidas tornam o aprendizado on-line mais envolvente. Em suma, neste modelo híbrido de aprendizagem, os alunos estudam o conteúdo antes da aula (por meio de materiais on-line, por exemplo). Portanto, o momento com o docente é reservado a tirar dúvidas e realizar atividades supervisionadas.

Para colocá-la em prática, a dica é utilizar os recursos usuais de conferência de áudio e vídeo e bate-papo, promovendo a comunicação e o compartilhamento de experiências.

Esse modelo permite que os alunos desenvolvam a autonomia e compartilhem o conhecimento com os demais.

2) Metodologias ativas na aprendizagem EAD: Brainstorming 🌨️

Nossa segunda dica é o brainstorming (também conhecido como “tempestade de ideias”). Ele consiste, em resumo, em uma metodologia básica para qualquer atividade de resolução de problemas. Dessa forma, justamente por incentivar a criatividade e a capacidade analítica essa metodologia pode ser tão poderosa. 

Ademais, para colocá-la em prática, o docente pode incentivar os alunos a apresentarem ideias e as publicarem em um espaço destinado para isso, podendo ser um grupo no WhatsApp ou até mesmo em um documento no Drive. Posteriormente, os alunos selecionam as melhores ideias e as usam para encontrar uma solução para o problema

Tipos de metodologias ativas de aprendizagem na EAD - Rubeus
Imagem ilustrativa

A seguir, veremos mais um dos  tipos de metodologias ativas de aprendizagem na EAD, mas antes eu tenho um convite para você!

Instagram Rubeus | Tipos de metodologias ativas de aprendizagem na EAD
Instagram Rubeus

3) Quadros de debate on-line ⌨️

Os fóruns de debate on-line também são uma das metodologias ativas de aprendizagem na EAD. De forma resumida, os painéis on-line são espaços virtuais nos quais os alunos podem aprender de forma colaborativa. 

Portanto, a dica é reservar um local específico para eles postarem e responderem perguntas. Na maioria das vezes, há pouca intervenção do docente no assunto envolvido, sendo reservada para o momento da explicação do conteúdo após os estudantes realizarem suas inferências e trocarem suas experiências.

4) Metodologias ativas na aprendizagem EAD: Aprendizagem baseada em jogos 🎲

Nossa quarta dica sobre tipos de metodologias ativas de aprendizagem na EAD é a gamificação. Ela tem sido associada à educação de forma recorrente no que se refere a adoção de novos métodos que possuem o intuito de facilitar e tornar o processo de aprendizagem mais atrativo.

Ela consiste no uso da lógica dos games em outros contextos. Em resumo, refere-se à aplicação de componentes de jogos em outros aspectos da vida. 

Assim, quando aplicamos esse conceito ao cenário educacional, o objetivo da gamificação consiste em gerar maior envolvimento e engajamento do aluno com o conteúdo que será lecionado

Por ser um assunto bem detalhado, nós criamos um conteúdo só para tratar sobre a gamificação. Dê um clique na imagem abaixo e reserve o material para a sua próxima leitura! 😃

Como aplicar a gamificação na educação: 5 dicas para gamificar a sua aula - Rubeus
Blog post Rubeus

5) Estudo de caso 🤓

Em resumo, ao utilizar a estratégia de estudo de caso, os alunos deverão analisar uma determinada situação – podendo ser real ou não – e, a partir disso, tentar encontrar a solução para algum problema apresentado.

Este exercício é uma das estratégias de aprendizagem ativa mais eficazes. Isso porque o professor atribui um estudo de caso (de preferência tirado de cenários comumente vivenciados por profissionais da área cursada pelos estudantes) a um aluno ou grupo de alunos. A seguir, os estudantes deverão dar sentido aos dados e utilizar os recursos disponíveis para resolver o caso.

6) Metodologias ativas de aprendizagem EAD: Design Thinking 💭

Por último, mas não menos importante quando trata-se de tipos de metodologias ativas de aprendizagem na EAD, está o Design Thinking

Em síntese, ele consiste no conjunto de ideias e insights elaborados sob a perspectiva de resolução de problemas ou aperfeiçoamento de algum produto ou serviço. 

Ademais, quando aplicado ao cenário das instituições de ensino, o Design Thinking na educação auxilia na construção de uma experiência memorável ao estudante. Esse processo gera também uma melhoria na gestão educacional e promove uma maior empatia junto aos potenciais alunos.

Isso porque o Design Thinking na educação visa resolver problemas de distintos ângulos e perspectivas. Além disso, ele prioriza o trabalho colaborativo de quem o está utilizando, de modo a direcioná-los a encontrar soluções inovadoras, que atuarão como forma de engajar e motivar os potenciais e atuais alunos.

Quer saber mais sobre a utilização deste tipo de Design? Então clique na imagem abaixo e te redirecionaremos! 

DESIGN THIKING N EDUCAÇÃO - RUBEUS
Blog post Rubeus

Considerações finais

Espero que você tenha gostado das nossas dicas sobre metodologias ativas de aprendizagem EAD! Agora, você pode compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e estejam alinhados. 

Sucesso! 😃

Plataforma Rubeus
Plataforma Rubeus: Captação de alunos, Gestão da Permanência e automação de Marketing

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Para usar como referência acadêmica

Quer usar este conteúdo em seus trabalhos acadêmicos? Confira a forma correta de referenciá-lo: 

🔗 Formato ABNT:

VIEIRA, Bráulio. Tipos de metodologias ativas de aprendizagem na EAD: 6 dicas práticas. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/tipos-de-metodologias-ativas-de-aprendizagem-na-ead/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

🔗 Formato APA:

Rubeus. 2021, 5 de março. Tipos de metodologias ativas de aprendizagem na EAD: 6 dicas práticas. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/tipos-de-metodologias-ativas-de-aprendizagem-na-ead/