Remarketing para captação de alunos: o que é e quais são as vantagens de investir?

Se você está em busca de campanhas de marketing que gerem bons resultados, você deve ponderar sobre a possibilidade de oferecer aos visitantes uma segunda chance de se tornarem leads. Para isso, você pode utilizar o Remarketing para captação de alunos como forma de “aparecer novamente” para eles. Saiba como fazer isso agora, lendo este conteúdo na íntegra! 🎯✅

Tempo aproximado de leitura: 5 – 6 minutos

Introdução

Como vimos no blog post Marketing Digital para Educação: aumente seu alcance e matricule mais, é fundamental investir em estratégias de Marketing Digital. Afinal, marcar presença nos canais digitais é mais que obrigação para as instituições de ensino que desejam um maior alcance e o aumento da atração de leads

Além disso, para que sua IE seja encontrada pelo potencial aluno, é importante estar presente nos mecanismos de buscas do Google. Assim, além do formato orgânico, as instituições de ensino começaram a perceber a necessidade de separar um investimento para a realização de anúncios pagos, por meio do Facebook Ads e Google Ads.

Através dos anúncios, as instituições de ensino podem se conectar com potenciais alunos sem que seja preciso um grande investimento. Em resumo, o Google garante que o seu anúncio apareça para o lead quando ele realizar uma busca direcionada às palavras-chave reservadas pela sua IE. Os anúncios são pagos e o valor vai variar de acordo com o orçamento investido.

Ao investir em anúncios, outro ponto importante que ganhou muita adesão foi a utilização do Remarketing para captação de alunos. Esse, por sua vez, tem-se mostrado bastante eficaz para o sucesso das campanhas de marketing. A seguir veremos sua definição: 

O que é Remarketing e como aplicá-lo na prática?

O Remarketing é uma estratégia de Marketing Digital que permite que seus anúncios apareçam mais de uma vez para usuários que já demonstraram interesse em seu site. Isso é possível através do Google Ads, utilizado a fim de aumentar o tráfego e, consequentemente, a taxa de conversão.

Na prática:

Já percebeu que você fala o nome de um produto/serviço, pesquisa informações e, de repente, todo site que você acessa começa a exibir banners e pop-ups deste produto/serviço? 🤔

Não, isso não é mágica, é campanhas de Remarketing de display!

Utilizar essa estratégia pode reforçar, na mente do seu potencial aluno, o desejo de fazer parte de sua IE.

O Remarketing no off-line

É importante ressaltar que o Remarketing pode ser realizado de forma off-line em ligações telefônicas, outdoors e até mesmo panfletos.

Certamente, sua instituição já realizou uma roda de profissões e após um tempo telefonou para aqueles potenciais alunos que compareceram, esse é um exemplo de Remarketing off-line. 

Dessa forma, o Remarketing funciona como um lembrete e uma tentativa de resgate de alguém que, em algum momento, já se interessou por sua instituição de ensino. Com isso, é mais fácil se fazer presente para seus potenciais alunos, além de os manter engajados com sua instituição para que, assim, realizem a matrícula quando estiverem realmente preparados.  

Benefícios do Remarketing  para captação de alunos

Além de aumentar o alcance da sua instituição de ensino nos mecanismos de busca, o Remarketing para captação de alunos contribui para:

  • Causar impacto nos seus leads;
  • Despertar o interesse dos potenciais alunos;
  • Fazer com que sua marca seja lembrada;
  • Gerar engajamento;
  • Aumentar o tráfego em seu blog ou site;
  • Gerar mais leads;
  • Aumentar suas conversões;
  • Ser relevante para o seu público.

Dicas para aplicar o Remarketing para captação de alunos na prática

1. Defina seus objetivos claros

Antes de iniciar qualquer campanha de remarketing, trace objetivos. Você deseja aumentar o número de inscrições em um curso específico? Aumentar o número de leads em sua lista de e-mail? Aumentar o engajamento em seu site? Defina metas claras que ajudarão a moldar sua estratégia de remarketing.

2. Guie os usuários ao longo do Funil de Vendas

O Remarketing não apenas lembra os visitantes de seu desejo de se envolver com sua marca, mas também pode facilitar a transição para a próxima etapa do Funil de Vendas

Se um usuário saiu da página de um curso, por exemplo, o anúncio de Remarketing pode ser apresentado a ele imediatamente, levando o usuário de volta à página do curso, onde ele pode ser incentivado a passar para a próxima etapa do funil por meio da realização da inscrição, por exemplo.

3. Segmentação de público-alvo

Use as opções de segmentação de público oferecidas pelas plataformas de publicidade (como Google Ads e Facebook Ads) para direcionar anúncios apenas para pessoas que despertaram interesse em seus cursos. Isso pode incluir visitantes do site, usuários que abandonaram o carrinho de compras ou aqueles que assistiram a vídeos promocionais.

4. Analise o comportamento dos visitantes

Já sabemos que a grande parte dos visitantes do seu site não converte na primeira visita. Por isso, é importante analisar o comportamento e as preferências deles e, a partir disso, estruturar seus anúncios. 

Por exemplo, não adianta o visitante estar na página de inscrição e aparecer para ele um anúncio de “Conheça mais sobre nós”. Veja bem: ele já está em uma etapa mais avançada da decisão de compra e esse anúncio, típico de topo de funil, provavelmente não surtiria muito efeito.

5. Diversifique

Mostre imagens ou vídeos autênticos de alunos e ex-alunos reais. Dessa forma, você transmitirá autenticidade em sua publicidade e ajudará os futuros alunos a se verem no mesmo lugar. Além disso, não subestime o poder da criatividade dos anúncios. Os recursos gráficos que você usa podem impactar positivamente na taxa de conversão de um anúncio. Então, faça testes e avalie o que melhor funciona para sua instituição.

6. Personalize suas mensagens

Crie anúncios personalizados que se relacionam diretamente com o interesse apresentado pelos visitantes anteriores do seu site. Divulgue informações relevantes sobre cursos, datas de início, depoimentos de alunos ou descontos especiais.

7. Use o remarketing dinâmico

Se você tem uma variedade de cursos, considere usar anúncios dinâmicos para exibir automaticamente cursos específicos que os visitantes visualizaram em seu site.

8. Estabeleça limites de frequência

Evite inundar os visitantes com anúncios em excesso. Estabeleça limites de frequência para garantir que os anúncios sejam relevantes e não irritantes.

9. Ofereça incentivos

Considere oferecer descontos especiais, material gratuito ou outros incentivos para incentivar a conversão de alunos em potencial que visualizaram seus cursos.

📚 Material complementar para enriquecer a sua experiência

O quão importante é, para a sua instituição de ensino, contar com uma boa liderança setorial? 🎯

O líder é o responsável por motivar a equipe, monitorar os resultados e canalizar todos os esforços em busca de um objetivo em comum que seja positivo para cada um dos profissionais e para a organização de forma geral.

Neste vídeo, damos dicas importantes de como fazer isso na prática. Dê o play no vídeo e aproveite! 

Especialistas Rubeus

Considerações finais

Espero que tenha gostado das nossas dicas! 😃 Antes de ir, me conte nos comentários deste conteúdo: quais das nossas sugestões você vai colocar em prática?

Até a próxima! 👋

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– Formato ABNT:

VIEIRA, Bráulio. Remarketing para captação de alunos: o que é e quais são as vantagens de investir? Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/remarketing-para-captacao-de-alunos/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. 2021, 28 abril. Remarketing para captação de alunos: o que é e quais são as vantagens de investir? [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/remarketing-para-captacao-de-alunos/