Nem todo potencial aluno que expressa interesse na sua instituição de ensino está pronto para efetuar a inscrição. É por isso que a qualificação de leads é um dos principais processos para alcançar a realização da matrícula do estudante. Por meio de ações desenvolvidas especialmente para conduzir o lead até a decisão final, a qualificação de leads na Plataforma Rubeus oferece diversos benefícios para a instituição de ensino. Descubra alguns deles agora! ✅✏️🗒️
Tempo aproximado de leitura: 6 minutos
Identificando as etapas do Funil de Captação de Alunos
Antes de falarmos sobre o processo de qualificação de leads em sim e como a Plataforma Rubeus o desenvolve, precisamos relembrar alguns conceitos chave para o sucesso desse processo, a começar pelo Funil de Captação de Alunos e suas etapas.
Em suma, sabemos que em muitos casos, a captação de alunos pode ser desafiadora. Isso se acentua quando a instituição de ensino não utiliza o conceito de Funil de Captação de Alunos para nortear suas ações, o que acaba tornando todas as ações genéricas.
Primeiramente, é preciso saber que o Funil de Captação de Alunos visa demonstrar as fases de decisão de um potencial aluno até a sua matrícula. Em resumo, ao conhecer tais fases, sua instituição pode compreender melhor o que os potenciais alunos precisam. E, assim, elaborar ações estratégicas para atraí-los, nutri-los e convertê-los.
Assim, por mapear todas as possíveis etapas da Jornada de Compra dos leads, o funil é um excelente instrumento de orientação para a equipe de Comercial e de Marketing das instituições de ensino. Isso porque ele fornece informações relevantes desde o primeiro contato até a efetivação da matrícula.
Etapas do Funil de Captação de Alunos
Como vimos, as etapas do Funil de Captação visam auxiliar as instituições no contato e no relacionamento com os seus potenciais alunos. Através delas, é possível “classificá-los” e, assim, atuar da maneira mais eficiente possível, direcionando-os até a etapa final: a matrícula.
Em suma, o funil é composto por etapas, a saber:
- Visitante;
- Lead;
- Lead Qualificado;
- Inscrito Parcial/Agendamento iniciado;
- Inscrito/Agendamento realizado;
- Avaliado/Visita realizada;
- Convocado/Negociação;
- Pré-matriculado;
- Matriculado.
🟠 Nosso foco neste post é a etapa de qualificação. Entretanto, você pode obter informações valiosas sobre todas as etapas que compõem o Funil de Captação de Alunos. Leia o nosso conteúdo detalhado sobre o tema. Clique na imagem abaixo e não deixe de conferir!
O que é qualificação de leads?
Em suma, a qualificação de leads se refere ao processo de identificar os potenciais alunos que possuem maior probabilidade de efetuar a matrícula e nutri-los com materiais e ações desenvolvidas especificamente para facilitar a tomada de decisão.
Assim, um lead qualificado para vendas (SQL) representa um potencial aluno que está pronto para fechar negócio com a sua instituição. Ou seja, nessa hora, ele está realmente inclinado a efetuar a matrícula.
Ademais, nesse estágio, o principal desafio é mantê-lo engajado com a compra. Por isso, uma vez nessa etapa, sua equipe de Vendas deve agir eficientemente para não perder o timing do negócio e, assim, fazer com que o lead continue avançando para as próximas etapas do Funil de Captação de Alunos.
Qualificação de leads na Plataforma Rubeus
O processo de qualificação de leads da Plataforma Rubeus prioriza os leads por meio de uma segmentação inteligente que considera o nível de interesse do potencial aluno. Dessa forma, é possível indicar quais são os mais propensos a tornar-se aluno da sua instituição de ensino.
Em resumo, a qualificação de leads inicia-se com a segmentação daqueles prospects que realmente apresentam a probabilidade de efetivação de compra. Assim, ao identificar os leads que apresentam as melhores oportunidades de negócio, sua instituição de ensino começa um processo de prospecção mais direcionado e eficiente. Tudo isso através da entrega de materiais mais específicos e avançados no funil de compra educacional.
Objetivos da qualificação de leads na Plataforma Rubeus
- Identificação dos melhores contatos de suas listas;
- Qualificação dos seus interessados antes do período de inscrições;
- Segmentação dos seus potenciais alunos por perfil.
Além disso, com as práticas implementadas é possível:
- Ter o histórico completo de seus contatos em um só lugar (conversas por chats e e-mail, áudios das ligações, acessos ao site etc);
- Enviar conteúdo periódico para suas listas segmentadas (SMS, e-mail marketing, newsletter, e-book etc).
Etapas da qualificação de leads na Plataforma Rubeus
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Lista de captação – leads frios
Identifique os leads que estão mais distantes da efetivação da compra (leads frios). Além disso, elabore uma abordagem de nutrição poderosa para fazê-los avançar em sua jornada de compra.
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Lista de captação – leads quentes
Identifique os leads mais propensos a efetivação da compra (leads quentes). Posteriormente, os dê prioridade para que, assim, avancem para a etapa de conversão.
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Pop-up de fuga (abandono) – geral
Crie pop-ups de fuga e tenha mais uma chance de registrar este lead antes que ele saia do seu site sem interagir de alguma forma.
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Pop-up de fuga (abandono) – página de bolsas
Não permita que o seu lead saia da página de cursos sem iniciar a sua inscrição ou deixar o seu contato. Dessa forma, com os pop-ups de fuga nas páginas de bolsas, sua IE cria barreiras de saída mais sólidas. Ao mesmo tempo em que elabora ações para identificar esse lead e avançá-lo para a próxima etapa do funil.
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Facebook Leads
Em resumo, com o Facebook Leads, sua instituição coleta informações (endereço de e-mail, nome, número de telefone etc.) do seu lead por meio de um formulário estratégico. A Plataforma Rubeus permite esse nível de integração com o Facebook.
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Deseja saber o valor do curso
Ademais, estruture um atendimento estratégico junto ao lead que deseja saber mais informações sobre o valor do curso. Sim, com a Plataforma Rubeus, a sua equipe de relacionamento possui uma visão macro dos leads. Resultado? Evite a perda do timing e aumente significativamente as conversões.
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Entrou na etapa interessados
Posteriormente avançar o lead para a etapa de interessado, chegou a hora de nutri-lo para fazê-lo amadurecer a sua decisão de compra! Assim, com a solução de Qualificação da Plataforma Rubeus, sua IE o direciona uma abordagem 100% focada em nutrição e conversão. Aliás, tudo elaborado por especialistas da área de Marketing Educacional.
10 benefícios da qualificação de leads na Plataforma Rubeus
Agora que vimos como funciona o processo de qualificação de leads na Plataforma Rubeus, chegou a hora de vermos 10 vantagens oferecidos por ele.
Em resumo, os benefícios incluem:
- Maior precisão na análise do perfil dos leads.
- Possibilidade de extrair as melhores oportunidades para o time de vendas.
- Personalização na comunicação conforme o perfil e interesse desse potencial aluno.
- Automatização de mensagens personalizadas para inscritos, ausentes, convocados, matriculados e todas as demais etapas do seu Funil de Captação.
- Realização de ligações de retorno e condução de candidatos automaticamente para os consultores responsáveis.
- Monitoramento da produtividade e do desempenho da sua equipe de captação em tempo real.
- Realocação dos recursos de captação de acordo com as mudanças de prioridade da campanha.
- Diminuição do seu custo de captação;
- Aumento do valor percebido pelos seus potenciais alunos;
- Ser escolhido por seus potenciais alunos antes da campanha.
Esses são apenas 10 dos benefícios oferecidos pela Plataforma Rubeus e sua solução de qualificação de leads. Entretanto, no dia a dia da instituição de ensino as equipes desfrutam de várias outras vantagens que facilitam significativamente a dinâmica institucional. 👊
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Considerações finais
Já solicitou a sua demonstração? Então agora tenho mais um pedido: envie esse conteúdo para algum colega da sua equipe que adoraria conferir nossas dicas. Além disso, não deixe de nos contar, nos comentários, o que achou!
Até a próxima! 👋
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Para usar como referência acadêmica
Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos:
🔗 Formato ABNT:
AMARAL, Matheus. Qualificação de leads na Plataforma Rubeus: 10 motivos para investir o quanto antes. Rubeus, 2021. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/qualificacao-de-leads-na-plataforma-rubeus/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
🔗 Formato ABNT:
Rubeus. 2021, 1 setembro. Qualificação de leads na Plataforma Rubeus: 10 motivos para investir o quanto antes. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/qualificacao-de-leads-na-plataforma-rubeus/