Pesquisa de satisfação escolar: Como utilizar o feedback para melhorar sua instituição de ensino

Alunos felizes e satisfeitos irão refletir aquilo que a sua instituição de ensino tem para oferecer, compartilhando suas percepções e servindo como porta-vozes. Descubra como elaborar uma boa pesquisa de satisfação escolar e elevar a qualidade do seu ensino! 

Tempo aproximado de leitura: 5 minutos

Introdução

Conforme ressaltamos em nosso conteúdo Satisfação do aluno: como matricular mais através do encantamento, prezar pela satisfação é a base fundamental para que a instituição de ensino mantenha-se competitiva e, assim, destaque-se. Afinal, é o aluno quem a faz existir.

Soma-se a isso o fato de que a satisfação dos alunos e responsáveis é um fator determinante para o sucesso de uma instituição de ensino, pois quando estudantes e familiares se sentem valorizados e ouvidos, a tendência é que a Permanência aumente. E, uma das formas mais eficazes de entender as necessidades da comunidade escolar é por meio da pesquisa de satisfação escolar.

💡 A realização da pesquisa de satisfação escolar fornece informações poderosas sobre o clima escolar, as percepções de pais e responsáveis e os próprios alunos.

Neste conteúdo, vamos compartilhar com você algumas dicas valiosas de como estruturar uma boa pesquisa de satisfação escolar. Confira!

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O que é uma pesquisa de satisfação escolar?

Uma pesquisa de satisfação escolar é um instrumento utilizado para coletar opiniões e percepções de alunos, pais, professores e funcionários sobre diferentes aspectos da escola. Os temas abordados podem incluir qualidade do ensino, infraestrutura, relacionamento com professores e atendimento da secretaria. Com esses dados em mãos, a gestão escolar pode tomar decisões mais assertivas e promover melhorias significativas.

💡Essas pesquisas podem ser uma poderosa estratégia para que a comunidade escolar seja ouvida e se sinta realmente satisfeita e acolhida por sua escola.

Benefícios de realizar uma pesquisa de satisfação na escola

1. Identificar pontos fortes e áreas de melhoria

Com base nas respostas, a escola consegue enxergar o que está funcionando bem e onde pode aprimorar a experiência educacional.

2. Fidelizar os alunos

Quando os alunos sabem que você os coloca no centro ao longo de todo o processo de gestão, as chances deles se sentirem “cuidados” aumentam significativamente. Prestar atenção ao feedback mostra que eles são mais do que apenas uma fonte de receita. Saiba mais: 

Fidelização de alunos - Rubeus
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3. Reduzir a evasão escolar

Compreender os desafios enfrentados pelos alunos e agir para solucioná-los pode contribuir para que permaneçam na instituição.

Compreender os desafios enfrentados pelos alunos e agir para solucioná-los pode contribuir para que permaneçam na instituição.

4. Melhorar a qualidade do ensino

As pesquisas podem revelar oportunidades para aprimorar as metodologias de ensino e o desempenho pedagógico.

5. Tomar de decisões baseadas em dados

Com informações concretas, os gestores escolares podem planejar estratégias mais eficientes e alinhadas às reais necessidades da instituição.

6. Expandir o negócio

A satisfação da comunidade escolar cria fidelidade à marca, contribuindo para o compartilhamento de experiências. Isso significa que um aluno satisfeito, irá compartilhar isso com outras pessoas.

Os diferentes públicos para a pesquisa de satisfação escolar

Como vimos, a comunidade educacional é composta por diferentes agentes. Portanto, as pesquisas de satisfação podem englobar todos eles. 

A seguir, veremos as mais comuns:

👨‍👨‍👦 Pesquisa de satisfação escolar com pais e/ou responsáveis

Em suma, uma pesquisa de satisfação escolar com ênfase nos pais busca identificar possíveis lacunas percebidas por eles em algum processo que influencia a rotina escolar de seus filhos. 

Por isso, as pesquisas para pais e/ou responsáveis geralmente incluem perguntas que abrangem uma variedade de tópicos como:

  • Envolvimento dos pais na rotina escolar;
  • Participação ativa do aluno nas aulas e atividades;
  • Desempenho e progressão acadêmica;
  • Aspectos gerais da vida escolar;
  • Segurança e aparato estrutural.

👩🏻‍🏫 Pesquisa de satisfação escolar com professores

Pesquisas com professores são utilizadas para um propósito estratégico, pois permitem que os gestores tenham a perspectiva dos docentes interagindo diretamente com os alunos.

Sendo assim, elas geralmente incluem perguntas que abrangem tópicos como:

  • Grade curricular dos cursos;
  • Conteúdos lecionados;
  • Aderência das metodologias de ensino;
  • Gestão acadêmica;
  • Suporte acadêmico e estrutural para aprendizagem.

👩‍🎓👨‍🎓 Pesquisa de satisfação escolar com alunos

Em síntese, as pesquisas de satisfação com os alunos são indispensáveis para a melhoria da instituição de ensino, tanto nos processos de gestão de atividades administrativas, quanto na captação e permanência de alunos

Ademais, os alunos, quando “pesquisados” ​​corretamente, podem identificar possíveis problemas que os gestores podem não ter conhecimento. É como o olhar de alguém “fora da caixa”.

Mas você sabe quais aspectos avaliativos não podem faltar para estruturar uma pesquisa de satisfação assertiva com o aluno? Eu te conto:

  • Metodologia utilizada;
  • Conteúdo lecionado;
  • Suporte acadêmico;
  • Atendimento;
  • Capacitação do corpo docente;
  • Estrutura física da instituição.

Tipos de pesquisas de satisfação

Existem diferentes formatos para um pesquisa de satisfação, separei dois deles que são muito comuns, veja:

NPS (Net Promoter Score)

A pesquisa de satisfação NPS trabalha perguntas que devem ser respondidas com a atribuição de uma nota de 0 a 10. Veja um exemplo de NPS enviada por e-mail:

Pesquisa Net Promoter Score na educação e a Gestão da Permanência de alunos - Rubeus
Imagem ilustrativa: pesquisa NPS

Sendo assim, essa pesquisa trabalha um dos formatos mais fáceis, maximizando as chances do aluno responder sinceramente. Temos um conteúdo no qual você encontrará mais detalhes:

CTA Net Promoter Score (NPS) - Rubeus
Blog post Rubeus

CSAT (Customer Satisfaction Score)

Essa pesquisa de satisfação serve para calcular a porcentagem de alunos satisfeitos com a sua instituição de ensino e com a experiência fornecida. Dessa forma, ao investir na utilização da Customer Satisfaction Score, sua IE está investindo na melhoria contínua do relacionamento com os alunos.

Como realizar uma pesquisa de satisfação escolar?

1. Defina os objetivos da pesquisa

Antes de criar as perguntas, é essencial saber quais aspectos da escola deseja avaliar, como ensino, infraestrutura, atendimento ou relação entre professores e alunos.

2. Escolha o público-alvo

Decida se a pesquisa será aplicada a alunos, pais, professores ou todos os grupos. Cada um pode oferecer perspectivas diferentes sobre a mesma realidade.

Esse é o momento de planejar! Por isso, busque analisar questões como:

  1. Objetivo geral e específico;
  2. Formato a ser utilizado;
  3. Recursos disponibilizados para responder a pesquisa (E-mail, questionários escritos, caixa de sugestão etc);
  4. Público-alvo entrevistado;
  5. Períodos para coleta e análise de dados, devolutiva e implementação de melhorias.

3. Elabore perguntas objetivas e fáceis de entender

Evite perguntas complexas ou subjetivas demais. Opte por questões diretas, como: “Como você avalia a qualidade das aulas?” ou “O atendimento da secretaria atende às suas expectativas?”

Utilize escalas de avaliação. Ou seja, priorize escalas numéricas (exemplo: de 1 a 5) ou de concordância (discordo totalmente, neutro, concordo totalmente) facilitam a análise dos resultados.

4. Garanta o anonimato das respostas

Ao garantir que as respostas serão anônimas, os participantes tendem a ser mais sinceros, proporcionando dados mais confiáveis.

5. Analise os resultados e desenvolva um plano de ação

A coleta de dados é apenas o primeiro passo. Para que a pesquisa tenha impacto real, é fundamental interpretar os resultados de maneira criteriosa, identificar padrões e tendências e, a partir disso, elaborar um plano de ação eficaz, que deve incluir medidas corretivas para resolver problemas identificados e estratégias para fortalecer os pontos positivos da instituição.

Compilação e organização dos dados

  • Reunir todas as respostas da pesquisa e consolidá-las em um relatório.
  • Identificar padrões e tendências nos feedbacks.

Classificação dos feedbacks

  • Categorizar os comentários e avaliações em temas principais, como:
    • Qualidade do ensino;
    • Infraestrutura;
    • Relacionamento com professores;
    • Atendimento da secretaria;
    • Suporte acadêmico.
  • Separar feedbacks positivos, neutros e negativos para análise mais aprofundada.

Identificação de problemas e oportunidades

  • Mapear os principais pontos de insatisfação e identificar suas causas.
  • Verificar os aspectos que receberam avaliações positivas e podem ser potencializados.
  • Comparar os resultados com pesquisas anteriores para medir a evolução.

Definição de prioridades

  • Estabelecer quais problemas exigem soluções imediatas e quais podem ser resolvidos a médio ou longo prazo.
  • Considerar a viabilidade de implementação de cada melhoria (recursos disponíveis, tempo necessário etc.).

Elaboração do plano de ação

Para cada problema identificado, defina:

  • Ação corretiva: Medidas específicas para solucionar o problema.
  • Responsável: Quem será encarregado de executar a ação (gestão escolar, professores, equipe administrativa etc.).
  • Prazo: Tempo estimado para implementação.
  • Indicadores de sucesso: Como será avaliada a eficácia da solução (ex.: nova pesquisa, taxa de reclamações, engajamento dos alunos).

6. Implemente melhorias

Comunique aos responsáveis pela execução as ações que precisam ser tomadas. Além disso, verifique a viabilidade de realizar mudanças graduais, garantindo acompanhamento contínuo.

Um ponto importante é manter registros das melhorias implementadas para futuras comparações.

7. Comunique resultados

Compartilhe os principais insights da pesquisa com alunos, responsáveis e professores. Se possível, apresente as ações que foram tomadas com base no feedback recebido e reforce a importância da participação da comunidade escolar no processo de melhoria contínua.

8. Monitore e avalie 

Depois de colocar o seu plano em ação, chegou a hora de realizar novas pesquisas ou coletar feedbacks informais para medir o impacto das mudanças. Lembre-se de ajustar estratégias conforme necessário, caso os problemas persistam. Por fim, estabeleça um ciclo contínuo de avaliação e aprimoramento.

A importância da pesquisa de satisfação escolar para escalar os seus resultados - Rubeus

Com a Plataforma Rubeus mensurar a satisfação de seus alunos é mais fácil, rápido e integrado

Foco na melhoria contínua! Gerencie a satisfação de seus alunos, crie indicadores e parâmetros e automatize todos os seus envios. Em suma, isso significa que a sua instituição de ensino tem controle total sobre as percepções e comentários dos estudantes sobre os serviços e as experiências prestados. 🚀

Além disso, a Plataforma Rubeus possui um aplicativo de Satisfação no qual você pode identificar gargalos e oportunidades, visando a elaboração de planos de ação para a permanência de alunos. 

A importância da pesquisa de satisfação escolar para escalar os seus resultados - Rubeus

Identificar as possíveis insatisfações dos alunos com o máximo de antecedência possibilita monitorar a satisfação deles. Assim, é possível dar prioridade aos casos mais críticos. 

Ademais, com o nosso app de Pesquisas de Satisfação as IEs conseguem:

  • Analisar indicadores como: a qualidade do professor, o conteúdo e a plataforma;
  • Gerar um link de compartilhamento e enviar para seus alunos no final de cada aula para que a avaliem com uma nota de 1 a 5.⠀

✅ Depois de tudo isso, que tal conferir nossa solução para monitoramento da satisfação dos alunos? Basta dar um clique na imagem abaixo e conversar com um de nossos especialistas!

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Conclusão

Realizar pesquisas de satisfação escolar é um passo fundamental para compreender a experiência dos alunos e da comunidade escolar. Mais do que coletar opiniões, é essencial agir com base nos resultados, promovendo melhorias que tornem a instituição mais eficiente, acolhedora e comprometida com a educação de qualidade.

Agora nos conte: Sua instituição já monitora a satisfação dos alunos?

Considerações finais

Espero que você tenha gostado das nossas dicas de como criar uma boa pesquisa de satisfação escolar. Agora, você pode compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e estejam alinhados. 

Saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua IE. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos! 

Bons resultados! 🚀

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Para usar como referência acadêmica

Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! 

– Formato ABNT:

VIEIRA, Bráulio. Pesquisa de satisfação escolar: Como utilizar o feedback para melhorar sua instituição de ensino. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/pesquisa-de-satisfacao-escolar/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. 2022, 9 de março. Pesquisa de satisfação escolar: Como utilizar o feedback para melhorar sua instituição de ensino. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/pesquisa-de-satisfacao-escolar/

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