O GA4 é a plataforma de análise mais recente do Google, lançada com o objetivo de melhorar o entendimento sobre os padrões de comportamento do usuário no seu site. Com seus recursos avançados e experiência de usuário aprimorada, é uma ótima ferramenta para ajudar o time de Marketing da sua instituição de ensino a entender o tráfego do site e otimizar as campanhas de captação. Hora de entender o GA4 e os seus impactos no marketing educacional. 🔍📊
Tempo aproximado de leitura: 6 minutos
Panorama inicial: a importância das métricas de Marketing
Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é a possibilidade de mensurar todos os resultados obtidos pelas diversas ações realizadas em suas campanhas. Ou seja, toda a atuação, seja de implantação ou correção, pode (e deve) ser orientada por dados.
Em outras palavras, através do Marketing Digital, seu time tem à disposição diferentes relatórios que, se bem interpretados, podem gerar insights preciosos. Baseando-se nesses relatórios, é possível identificar o que deu certo ou não, podendo, dessa forma, adaptar suas ações posteriormente.
Falando especificamente de ferramentas de metrificação e acompanhamento de dados, uma das mais utilizadas e populares entre os times de marketing é o Google Analytics. Resumidamente, ele fornece dados valiosos sobre o tráfego do site, comportamento do usuário e conversões. Justamente por isso, essa ferramenta tem bastante adesão por profissionais de marketing.
Recentemente, o Google lançou uma nova versão: o GA4 (Google Analytics 4), que vai substituir a versão anterior, o Universal Analytics. O GA4 veio de encontro às mudanças como o fim dos cookies e as diretrizes da LGPD, por isso, sua tecnologia nasceu com a privacidade em sua essência. Ou seja, ele não armazena endereço de IPs e não depende exclusivamente de cookies.
🔍🎯📊 Neste conteúdo, vamos abordar como o Universal Analytics e o Google Analytics 4 diferem em termos de recursos, funcionalidade e utilização. Também veremos algumas dicas que você precisa saber antes de migrar para a nova versão.
Boa leitura e ótimos insights!
O que é Google Analytics 4?
Basicamente, GA4 (Google Analytics 4), é a mais recente versão do Google Analytics que fornece informações baseadas em dados para ajudar as empresas a entenderem melhor o comportamento on-line dos seus usuários.
Ele usa o Machine Learning para fornecer informações sobre o comportamento e o envolvimento do usuário, permitindo decisões mais assertivas sobre a performance das estratégias de marketing, sejam elas orgânicas ou pagas.
Principais diferenças entre o GA4 e o Universal Analytics
Notamos algumas diferenças entre as duas tecnologias. De forma resumida, você precisa saber que, o O GA4 se concentra na coleta de dados centrada no usuário e fornece informações mais abrangentes sobre o comportamento do usuário e também oferece uma variedade de novos recursos, como insights automatizados, análises preditivas e relatórios em tempo real.
De forma mais técnica, algumas mudanças importantes aconteceram, listamos algumas abaixo:
Código de rastreio:
- No Universal: Google Analytics: UA – nº de identificação.
- No GA4: Global site tag (gtag.js): G – nº de identificação.
Retenção de todos os dados coletados:
- No Universal: era de até 50 meses ou por tempo indeterminado.
- No GA4: 2 ou 14 meses (altere para 14 meses).
Taxa de rejeição e Sessões engajadas:
- No Universal: era a taxa de rejeição (o usuário acessa o site e sai sem clicar em links nem acionar eventos de interação).
- No GA4: sessões engajadas (é o usuário que entra no seu site, permanece lá por 10 segundos ou mais, conclui um evento de conversão ou visualiza um mínimo de duas páginas do site).
Sessões:
- No Universal: um usuário acessou seu site e logo em seguida foi para uma outra aba no navegador. Depois de alguns minutos, ele voltou ao seu site e consumiu o conteúdo e fechou a guia: contabilizou como UMA SESSÃO!
- No GA4: um usuário acessou seu site e logo em seguida foi para uma outra aba no navegador. Depois de alguns minutos, ele voltou ao seu site e consumiu o conteúdo e fechou a guia: contabilizou DUAS SESSÕES! Logo, no GA4, um usuário pode iniciar uma sessão só de realizar uma ação e não somente de abrir uma nova página (como acontecia antigamente). Por isso, é normal que no GA4, nosso número de sessões aumente, se comparado ao Universal Analytics.
Eventos e conversões:
- No Universal: comportamento do usuário é monitorado por sessões e hits.
- No GA4: o comportamento do usuário é monitorado por eventos. Os eventos medem interações do usuário que ocorrem no seu site ou app, como clicar em um botão, carregar uma página ou concluir uma compra. Você pode marcar seus eventos mais importantes como conversões (semelhante às metas da sua propriedade original) e exportá-los para o Google Ads e definir lances.
O impacto do GA4 no Marketing educacional e no Search Engine Optimization (SEO)
O GA4 fornece ferramentas poderosas para os times de marketing aprimorarem suas estratégias. Ao fornecer dados sobre o comportamento do usuário em vários canais, o GA4 permite que as instituições de ensino obtenham uma visão mais abrangente do seu público e como eles se envolvem com sua marca.
Desde a análise do comportamento do usuário até o rastreamento do desempenho de diferentes canais de marketing, o GA4 oferece insights valiosos para empresas que buscam aprimorar o desempenho de marketing e impulsionar o crescimento.
Em outras palavras, o GA4 veio para revolucionar a forma como os times de marketing realizam a metrificação das estratégias digitais. Tudo isso fornece oportunidades aprimoradas para identificar pontos de melhoria, resultando em ações de marketing muito mais assertivas e personalizadas.
Analisando especificamente os impactos do GA4 no SEO, percebemos que ele será peça fundamental para direcionar o tráfego orgânico e melhorar a visibilidade do site/blog da instituição de ensino nos resultados dos mecanismos de pesquisa. Com o GA4, os times de marketing podem coletar dados mais abrangentes sobre o comportamento do usuário em seu site, permitindo estratégias de SEO mais direcionadas.
Como o GA4 pode contribuir para as classificações no mecanismo de busca do site e blog da minha instituição de ensino?
1. Identificar páginas e conteúdo de alto desempenho
O GA4 permite que você acompanhe o desempenho de páginas e conteúdos individuais em seu site. Ao analisar esses dados, será possível identificar as páginas e o conteúdo que geram mais tráfego e engajamento e, assim, ajustar a estratégia de SEO de acordo com a necessidade.
Por exemplo, se um conteúdo específico do blog está gerando muito tráfego para seu site, você pode criar mais conteúdo sobre esse tópico ou atualizar essa postagem para melhorar seu desempenho de SEO.
2. Entender o comportamento do usuário
O GA4 fornece informações sobre o comportamento do usuário, tais como as páginas que eles visitam, o conteúdo com o qual interagem e as ações que realizam em seu website.
Ao entender como os usuários interagem com seu site, você pode desenvolver conteúdo que se alinhe às suas necessidades e intenção de pesquisa, melhorar a estrutura do seu site e aprimorar a experiência do usuário.
3. Analisar as taxas de conversão
O GA4 permite o rastreamento como envios de formulários ou compras. Ao analisar as taxas de conversão de diferentes fontes de tráfego, você pode determinar aquelas que têm maior probabilidade de conversão, o que pode ajudá-lo a priorizar seus esforços de SEO. Por exemplo, se você achar que seu tráfego de e-mail está apresentando um retorno interessante, concentre os seus esforços em melhorar a sua presença neste canal.
Quando devo fazer a transição para o GA4?
O Google anunciou que, a partir de 1º de julho de 2023, as propriedades do Universal Analytics não processarão mais dados. Se você estiver no Google Analytics “antigo”, receberá uma extensão de processamento única que termina em 1º de outubro de 2023.
Resumindo, quanto antes o seu time de marketing fizer a transição, mais seguro será. Afinal, terá mais tempo para ir se adaptando e se familiarizando com a nova ferramenta.
Como faço para migrar do Universal Analytics (UA) para o Google Analytcs (GA4)?
Sabemos que pode ser um pouco confuso e, justamente por isso, é indicado que o seu time de marketing comece a migração o quanto antes para que faça isso com calma e cautela e tenha tempo para se adaptar. Abaixo, detalhamos algumas etapas macro necessárias à migração, veja só:
- Identificar requisitos de rastreamento de negócios;
- Adicionar documentação do DataLayer;
- Implementar tags do Gerenciador de tags do Google;
- Implementar a configuração do Google Analytics;
- Testar a configuração continuamente.
✏️📑 O próprio Google fornece continuamente dicas e informações sobre a migração para o GA4. Separei alguns conteúdo que pode te ajudar nesse desafio, olha aqui:
- Configurações gerais para a migração do Universal Analytics para o GA4
- Migrar suas metas, usuários, públicos-alvo e links de anúncios do Universal Analytics
- Referência da migração
😎 Aqui está uma recomendação de um webinar que pode te ajudar entender melhor sobre o futuro do GA4.
Dicas úteis para usar bem o GA4
Antes de terminarmos este conteúdo, separei algumas dicas que você deve levar em consideração na hora de realizar a migração, veja só:
- Entenda os eventos: no GA4, os eventos são a principal forma de acompanhar as impressões do usuário com seu site. Certifique-se de entender como eles funcionam e como rastreá-los corretamente.
- Crie eventos personalizados: você pode criar seus próprios eventos personalizados para rastreamento personalizado no site. Certifique-se de criar eventos personalizados relevantes para o seu negócio.
- Use as análises de funil: as análises de funil do GA4 ajudam a entender como os potenciais alunos estão navegando pelo seu site e onde estão saindo. Use essa análise para identificar áreas de oportunidade para melhorar a experiência do usuário.
- Use o recurso de previsão: o GA4 tem um recurso de previsão que pode ajudar a prever o comportamento futuro do usuário com base em dados históricos. Use essa análise para entender melhor o comportamento do seu lead e tomar decisões estratégicas.
- Integre com outras ferramentas: o GA4 pode ser integrado com outras ferramentas do Google, como o Google Ads e o Google Tag Manager. Certifique-se de aproveitar essa funcionalidade!
Considerações finais
Espero que o nosso conteúdo sobre o GA4 e seus impactos no Marketing Educacional tenha sido esclarecedor! 😃 Antes de ir, que tal compartilhar essas dicas com alguém da sua equipe?
Até a próxima! 👋
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Para usar como referência acadêmica
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🔗 Formato ABNT:
AMARAL, Matheus. GA4 e seus impactos no Marketing Educacional: entenda o que muda. Rubeus, 2023. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/ga4-e-seus-impactos-no-marketing-educacional/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
🔗 Formato APA:
Rubeus. 2023, 9 de março. GA4 e seus impactos no Marketing Educacional: entenda o que muda. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/ga4-e-seus-impactos-no-marketing-educacional/