Captação de alunos para cursos tecnólogos: ações para vender mais

Precisando maximizar o desempenho da sua captação de alunos para cursos tecnólogos? Então, você está no conteúdo certo! Vamos compartilhar 5 estratégias de captação de alunos que irão te ajudar a vender mais. Confira! 💪

⏰ Tempo aproximado de leitura: 4 minutos

Introdução

Em um mundo altamente globalizado e de informações em tempo real, a forma de consumir produtos e serviços educacionais mudou. Essa “evolução” aumentou a demanda por cursos de aperfeiçoamento que mesclam flexibilidade, rapidez e qualificação profissional. É sem dúvida uma demanda em expansão em todo o mundo. 

Dentre os principais formatos de cursos em alta estão os cursos tecnólogos. Em suma, por unirem atratividades como duração reduzida de curso e foco na prática profissional, esses cursos têm sido a escolha de muitos estudantes.

Sendo assim, vender esse formato de curso pode ser rentável para as instituições de ensino. Por isso, resolvemos compartilhar algumas estratégias realmente poderosas de captação de alunos para cursos tecnólogos. O nosso foco é te ajudar a maximizar a sua captação de alunos!

Boa leitura e bons insights! 😉

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🤔 O que são cursos tecnólogos?

Em resumo, os cursos tecnólogos, também conhecidos como “curso de tecnologia” ou “graduação tecnológica”, são cursos de nível superior com foco em uma formação essencialmente prática. Ou seja, esse formato de curso é caracterizado pela ênfase na prática profissional.

Além disso, na maioria das vezes, os cursos tecnólogos possuem duração reduzida, de 2 a 3 anos, se comparados aos cursos de licenciatura e bacharelado. 

Captação de alunos para cursos tecnólogos: ações para vender mais - Rubeus

🔍 Como se diferem dos cursos de licenciatura e bacharelado?

As principais diferenças entre os três formatos de curso giram em torno da duração e do foco profissional

Em síntese, os cursos superiores de licenciatura possuem a duração média de 3 a 4 anos e possuem como foco preparar o estudante para lecionar. Ou seja, são voltados para pessoas que pretendem atuar como professores.

Já os cursos de bacharelado duram de 4 a 6 anos e propõem uma formação mais geral, mesclando disciplinas teóricas e práticas. Sendo assim, esse formato de curso permite que o profissional atue em diferentes frentes da área profissional cursada.

8 práticas poderosas para captar alunos de forma sustentável - Rubeus

🎯 A aderência dos cursos tecnólogos no cenário educacional

Em suma, os cursos tecnólogos estão em uma crescente, é o que revela os dados do Censo da Educação Superior 2020.

De acordo com o levantamento, os cursos tecnólogos foram o grau acadêmico com maior aumento no número de ingressos em 2020 em relação a 2019. Dos ingressos, 55% ocorrem em cursos de bacharelado.

Ademais, no período de 2010 a 2020, o grau tecnológico registrou o maior crescimento em termos percentuais: 156,7%.

Captação de alunos para cursos tecnólogos: ações para vender mais - Rubeus

Fonte: Censo da Educação Superior 2020

😃 E, aí? Quer captar esses e muitos outros leads? Te digo como, agora!

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💪 5 dicas para gerar mais receita na captação de alunos para cursos tecnólogos da sua instituição de ensino 

Separamos a seguir, algumas dicas preciosas de marketing digital que se aplicadas corretamente, farão a diferença para os seus resultados! Antes de começarmos, temos algumas sugestões para você:

 

⭐ Salve este post para não perder as dicas de vista!

💪 Não deixe para amanhã a estratégia que você pode fazer hoje!

🚀 Fique de olho nos conteúdos complementares, pois eles irão enriquecer a sua experiência!

😎 Se puder, realize todas as dicas em conjunto. Assim, as chances de alcançar melhores resultados serão maiores!

Sem mais delongas, vamos às dicas!

1) Captação de alunos para cursos tecnólogos: Trabalhe as etapas da Jornada de Compra Educacional

Em resumo, a Jornada de Compra Educacional consiste em todo o percurso realizado pelo aluno (ou potencial aluno) até que se matricule (ou não) na instituição de ensino.

Aliás, em nosso vídeo sobre CRO e Jornada de compra do potencial aluno, explicamos mais sobre o tema. Ainda não viu? Então clique na imagem abaixo e confira!

Rubeus Academy

Sendo assim, a Jornada de Compra Educacional te ajuda a visualizar as melhores estratégias de atuação em cada etapa de decisão de compra do lead, facilitando, assim, a identificação de quais ações são mais relevantes para fazê-lo amadurecer a sua decisão, e, assim, adquirir o curso.⠀

Ademais, a Jornada de Compra do seu potencial aluno é composta por 4 etapas, a saber:

Jornada de Compra Educacional - Rubeus

Em resumo, o importante aqui é “saber lidar” com cada um dos estágios de decisão do lead. Por exemplo, na etapa de Descoberta e aprendizado, o potencial aluno ainda nem sabe exatamente qual o curso e a instituição que deve escolher e é nessa etapa que ele tem o primeiro contato com a IE. 

Nesses casos, é interessante investir em CTAs estratégicos de meio e topo de funil. Assim, é possível permitir que o potencial aluno, que está indeciso, conheça outros conteúdos relevantes. Ademais, é possível conduzi-lo a avançar na jornada, tornando possível também que ele fique mais próximo de realizar sua inscrição.

📝 Saiba como atuar nas demais etapas da Jornada de Compra Educacional conferindo o nosso blog post detalhado e repleto de dicas:

Jornada de Compra Educacional - Rubeus

2) Captação de alunos para cursos tecnólogos: desperte o interesse

Para que o lead possa dar o próximo passo e, assim, evoluir em sua Jornada de Compra Educacional, é necessário “nutri-lo” com conteúdo de qualidade. Uma boa forma de fazer isso é através do Inbound Marketing, aliado ao Marketing de Conteúdo.

Assim, ao fornecer materiais estratégicos para incentivar a relação do lead com a sua IE, o mesmo pode fornecer informações importantes, como cadastro do e-mail, que tornam mais fácil a sua captação.

Alguns dos principais conteúdos que sua equipe pode investir são:

  • Vídeos de palestras e seminários;
  • Apresentação do curso em PDF;
  • Envio de Newsletter e e-mails marketing;
  • E-books que tratem sobre a importância do curso frente ao mercado de trabalho.

Além disso, em nosso conteúdo “Dicas de conteúdos para cada etapa do Funil de Captação de Alunos”, detalhamos mais sugestões de formatos para conteúdos de acordo com as etapas da jornada. Mas, já vou te dar um spoiler 😂. Veja só:

Captação de alunos para cursos tecnólogos: ações para vender mais - Rubeus

Ademais, se o papo é conteúdo voltado para a conversão de leads, temos um webinar apresentado por especialistas em produção de conteúdo recheado de dicas te esperando! Dê um clique na imagem abaixo e confira!

Webinar I Produção de conteúdo para instituições de ensino - Rubeus

3) Captação de alunos para cursos tecnólogos: Venda através das redes sociais

Muitas vezes, nos deparamos com instituições de ensino que não exploram ao máximo as suas redes sociais. Em resumo, isso faz com que elas percam muitas oportunidades valiosas.

😉 Fique ciente!

Em síntese, as redes sociais são uma oportunidade da sua instituição de ensino se fazer presente no dia a dia do estudante e criar um relacionamento poderoso, inclusive com os seus leads.⠀⠀⠀⠀⠀

Assim, a verdade é que não basta somente “marcar presença” nos canais digitais. É preciso possuir uma estratégia bem definida e fácil de gerenciar. 

📝 Por isso, separei algumas dicas de como vender por meio das redes sociais: 

  • Faça um cronograma de postagem;
  • Identifique em quais redes sociais investir;
  • Compartilhe uma prévia do seu curso;
  • Gere engajamento por meio de publicações interativas;
  • Disponibilize link para uma landing page.
🚀 Conteúdos complementares: 

Como vender cursos através das redes sociais: Guia para uma presença digital consistente

Guia Completo: Instagram para instituições de ensino

4) Captação de alunos para cursos tecnólogos: Invista na automação de Marketing

Falha de comunicação: o problema mais antigo de toda organização.

🗣 A falta ou gargalos na comunicação podem implicar em impactos significativos na captação de alunos.

No fluxo de captação, a automação de marketing permite segmentar o envio das mensagens, o agendamento das ligações e o controle da movimentação dos processos. Ou seja, é possível enviar a mensagem certa, na hora mais adequada para a pessoa certa!

Portanto, é essencial que a sua IE conte com uma ferramenta capaz de automatizar o relacionamento com potenciais e atuais alunos. 

🤔 Você sabia? 

A Plataforma Rubeus atua como um elo de ligação entre a sua ferramenta de automação e as informações dos potenciais e atuais alunos. Isso significa que ajudar a sua instituição a criar e manter um relacionamento próximo com potenciais e atuais alunos é uma das nossas metas. 💪

Com o recurso de Automação de Marketing e Relacionamento da Plataforma Rubeus, sua instituição desfruta de diferentes benefícios, veja alguns deles:

– Criação de atividades de acordo com uma ação ou prazo;
– Disparo de uma régua de relacionamento de e-mails a cada X dias, horas ou minutos;
– Disparo de e-mails ou SMS conforme mudança de fase (etapa) no processo;
– Mudança de etapa no processo de acordo com uma determinada ação;
– Comunicação a uma lista de e-mails que houve determinada ação;
– Atribua, remova ou modifique um responsável por um registro;
– Altere o status de um registro para “ganho”, “perdido” ou “em andamento”.

😃 Quer saber mais? Confira o nosso conteúdo “Plataforma Rubeus e automação de marketing: 5 motivos para investir”! 

5) Captação de alunos para cursos tecnólogos: Analise o mercado e mude o que precisar!

A última, mas não menos importante dica para a sua IE captar mais é a atenção ao mercado!

🔍 Em suma, através do Benchmarking Educacional, você identifica as melhores ações executadas por empresas que, de alguma forma, estão se destacando. Assim, as informações obtidas servirão para melhorar de forma contínua todos os processos da sua instituição.

💡 LEMBRE-SE: Ser perspicaz aos movimentos do mercado, seja ao identificar mudanças na concorrência e novas tendências do mercado é primordial. Para isso:

  1. Faça, periodicamente, pesquisas sobre práticas adotadas pelos concorrentes;
  1. A retroalimentação do processo de vendas é muito importante para verificar o que precisa melhorar. Sendo assim, trabalhe uma cultura de feedbacks estratégicos com seus consultores.

Além disso, facilite a desburocratização dos processos! Afinal, não adianta ter acesso rápido à informação se não há agilidade na tomada de decisão. Para isso, invista em ações como:

  1. autonomia para as equipes;
  2. Defina um canal ágil de comunicação;
  3. Incentive a cultura de interdependência das equipes.

😃 Agora, queremos saber: sua instituição já trabalha alguma das dicas acima?

Captação de alunos para cursos livres: ações de marketing digital que dão resultado - Rubeus

Considerações finais

Espero que você tenha gostado das nossas dicas sobre captação de alunos para cursos tecnólogos! Agora, você pode compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos. 

Além disso, saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua IE. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos!

Plataforma Rubeus

Sucesso! 😃

Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 😉

– Formato ABNT:

ESTEVAM, Paloma. Captação de alunos para cursos tecnólogos: ações para vender mais. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/captacao-de-alunos-para-cursos-tecnologos/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

– Formato APA:

Rubeus. 2022, 4 de maio. Captação de alunos para cursos tecnólogos: ações para vender mais. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/captacao-de-alunos-para-cursos-tecnologos/