A Plataforma Rubeus desenvolveu um processo de atendimento que trabalha de modo eficiente preventivamente à evasão. Entenda agora a importância da sua instituição de ensino possuir um atendimento para combate à evasão escolar e como a Plataforma Rubeus pode te ajudar com isso! 🚀
⏰ Tempo aproximado de leitura: 3 minutos
Introdução
Muitas instituições de ensino precisam lidar com um volume significativo de solicitações de isenção, renegociação e cancelamento que, algumas vezes, são superiores à sua capacidade de atendimento.
Assim, com a sobrecarga, muitos alunos ficam sem retorno e as propostas de acordo acabam não sendo registradas de forma organizada.
Como resultado, além das evasões inevitáveis, acaba-se tendo casos que seriam reversíveis sendo perdidos pela ausência de uma ferramenta que ajude na organização e na gestão desses atendimentos.
Chegou a hora de reverter esse cenário! Neste conteúdo, te mostraremos como o método de atendimento para combate à evasão escolar trabalhado pela Plataforma Rubeus é capaz de dar consistência a sua Gestão da Permanência! 😃
Boa leitura e ótimos insights!
🔍 Atendimento para combate à evasão escolar: A importância do registro centralizado dos contatos
Em síntese, possuir fácil acesso às informações é uma das grandes vantagens de que sua instituição desfrutará ao centralizar dados importantes dos seus contatos.
Imagine a praticidade de ter, em uma única plataforma, dados e informações relevantes sobre todos os seus leads e alunos. Isso significa, dentre outras coisas, a utilização de dados atualizados, o envio aos responsáveis e o acompanhamento de tarefas de forma muito mais simples e fácil. 😲
Além disso, o perfil centralizado e o histórico de relacionamento disponibilizado pela Plataforma Rubeus apresenta, de maneira instantânea e integrada, as principais informações necessárias para o processo de combate à evasão de alunos. Assim, o time de Gestão da Permanência ganha ferramentas para entender e atender melhor cada potencial aluno identificado como um possível evasor.
🚨 Algumas informações podem ser verdadeiros sinais de atenção ao aluno. Ligue o sinal de alerta quando: Há questões como o curso realizado, se ele está enfrentando algum tipo de dificuldade financeira, se emite sinais de insatisfação ou, até mesmo, se já solicitou o histórico escolar, por exemplo, podem ser informações vitais quando o assunto é evitar sua saída precoce da instituição.
Assim, com a Plataforma Rubeus é possível que sua equipe registre todas as interações realizadas com seus alunos, de modo que você não perca nada e que saiba exatamente o próximo passo a ser dado. 🎯
💡 VALE A PENA DESTACAR! Ao reunir as informações de interação em um lugar centralizado, torna-se possível estruturar ações inteligentes que “conversem” com as particularidades do potencial e/ou atual aluno. Daí a importância do histórico de relacionamento. Ele permite também que, através de dados atualizados que registram a trajetória acadêmica do aluno, a instituição de ensino trabalhe a educação continuada, apresentando opções para que o estudante continue na IE mesmo após o término do curso primeiramente escolhido. Saiba mais sobre esse tema em nosso conteúdo: A importância do histórico de relacionamento com o aluno para uma gestão eficiente. 😃 |
👨💻 A importância do registro das comunicações
É fundamental que a sua instituição conheça os seus alunos com a finalidade de recolher o máximo de informações possíveis sobre eles e ser capaz de utilizá-las para mitigar os riscos de evasão.
📲 Pensando nisso, a dica é gravar suas ligações e ouvi-las posteriormente. Em suma, isso ajudará a sua equipe a recolher informações que, por acaso, possam ter passado despercebidas, além de proporcionar a melhoria contínua para um atendimento de qualidade.
Ademais, outro ponto importante é realizar reuniões periódicas para análise dos principais pontos identificados, destacando pontos positivos (isso ajudará a motivar a equipe e otimizar o trabalho), bem como pontos negativos (para verificar a melhor forma de corrigi-los).
A Plataforma Rubeus possui a Telefonia Integrada. Através dela, sua IE pode realizar e receber ligações internamente de modo inteligente.
Essa funcionalidade pode potencializar os resultados das suas ações de combate à evasão, uma vez que apresenta diversos benefícios que tornam a atuação da sua instituição muito mais efetiva e direcionada.
😃😎 Viu como um sistema que organiza e gerencia todos os atendimentos, pode otimizar o tempo de toda a sua equipe? Em apenas alguns instantes, a solicitação do seu aluno é adicionada ao sistema, sem a chance de se perder e, consequentemente, garantindo a correta devolutiva da sua instituição ao interessado. |
🚨 A importância da categorização dos atendimentos
É fundamental visualizar cada atendimento separadamente. Isso quer dizer que é preciso levar em consideração as especificidades de cada aluno e, por isso, é preciso haver um local próprio para a categorização dos atendimentos realizados.
Quando a sua equipe de Gestão da Permanência for agir, saberá exatamente quais atendimentos foram feitos e, assim, poderá identificar possíveis falhas e trabalhar corretivamente sobre elas (caso a evasão ainda esteja em uma etapa reversível).
Tomando como análise a ótica do gestor ao evitar uma possível evasão, podemos considerar que a categorização dos atendimentos é primordial para gerenciar a campanha e o momento que cada aluno se encontra, identificando preventivamente a evasão e, então, agindo.
Na Plataforma Rubeus é possível ter uma visão centralizada e completa do aluno. Assim, torna-se mais fácil identificar quais ações devem ser tomadas e, ao categorizar cada atendimento, é factível distinguir aqueles que estão em aberto (“em andamento”) para direcioná-los ações efetivas.
Além disso, o histórico de relacionamento no Rubeus proporciona que os consultores de relacionamento, líderes de vendas ou administradores acessem toda informação relacionada ao aluno, desde sua jornada de inscrição e matrícula até a educação continuada.
Isso só é possível, visto que esse histórico registra todos os passos realizados por todos os canais de informação e comunicação.
🤔 Atendimento para combate à evasão escolar: Por que devo segmentar os motivos de uma evasão?
Mesmo seguindo as nossas dicas e aplicando as ações que apresentamos neste material, infelizmente, em alguns casos, sua instituição não conseguirá evitar a evasão. E agora?
Uma perda nem sempre é uma sentença e, se bem trabalhada, pode significar apenas um adiamento. Por isso, o melhor a ser feito quando isso acontece é analisar o caso para entender o que deu errado e, principalmente, manter a matrícula “perdida” segmentada.
Mas, para gerir esse relacionamento, é necessário cuidado. Dessa maneira, é imprescindível conhecer quais são as razões que levaram o seu aluno a não querer mais estudar em sua instituição. Ou seja, sua equipe deve sempre registrar por qual razão o estudante optou por deixar a IE.
Tais motivos não podem ser genéricos do tipo “motivos pessoais”, isso porque, nesse exemplo, não sabemos se não teve interesse porque escolheu outra faculdade ou se perdeu o emprego, por exemplo. Enfim, não sabemos o motivo real pelo qual ele não permaneceu.
Em suma, os motivos das evasões devem ser detalhados e bem identificados a fim de te ajudar a avaliar onde e porque você está perdendo alunos.
Além do motivo, quando perdemos uma matrícula para um concorrente, por exemplo, oriente os seus consultores a identificá-lo. Assim, com essas informações, é possível, no futuro, cruzar os motivos com os concorrentes e revelar informações que podem influenciar no plano estratégico da sua instituição, inclusive segmentando as ações de captação futura. Ou seja, o motivo bem identificado retroalimenta as próximas campanhas de captação.
🏃♀️ IDENTIFIQUE E AJA!
Em resumo, muitas vezes, o aluno perdido dá mais informações a respeito do que a instituição deve melhorar do que aqueles que ficam. Falar com ele é uma chance única de entender o que você pode melhorar, aprender com seus erros e tornar-se ainda mais competitiva.
Ele pode ter evadido por vários motivos. Mas é sua missão considerar sobre esses pontos logo após sua perda:
- Qual o motivo para a sua saída?
- Ele apresentou algum sinal prévio à evasão?
- Em qual instituição concorrente ele se matriculou?
- Qual foi o fator mais importante que fez ele escolher a instituição X?
- Quais ações poderiam ser tomadas para evitar a sua saída?
O atendimento para combate à evasão escolar integrado à Plataforma Rubeus é 100% feito sob medida para você! 💪
Assista ao vídeo e entenda como um CRM educacional, como a Plataforma Rubeus, pode te ajudar a revolucionar os processos e os resultados da sua faculdade ou escola, clicando na imagem abaixo:
Muitas soluções, uma plataforma 🚀
Em suma, há diversas razões para sua instituição de ensino optar pelo uso da Plataforma Rubeus, veja as principais:
- Equipe especializada no segmento educacional;
- Única plataforma especializada no segmento educacional;
- Única plataforma integrada nativamente com o TOTVS Educacional;
- Analistas especializados em TOTVS Educacional;
- Automação de Marketing na Plataforma;
- Régua de Relacionamento para processos de retenção de alunos (integrada ao TOTVS);
- Envio de mensagens pelo WhatsApp e Telefonia integrada;
- Experiência de uso simples e intuitiva;
- Suporte nível 3: por chat, telefone, e-mail e videochamadas.
😎 Você já conhece os pontos nos quais a gente atua. Agora é hora de conhecer como fazemos isso na prática!
Considerações finais
Espero que você tenha gostado do nosso conteúdo! Agora, você pode compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e na mesma direção.
Além disso, saiba que estamos comprometidos com o sucesso da sua IE. Então, caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários que, em breve, nós responderemos!
Bons resultados! 😃
Sim, além de aprender com esse conteúdo, você pode usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Com o intuito de te ajudar, já preparamos a forma como você deve referenciá-lo! 😉
– Formato ABNT:
VIEIRA, Bráulio. Atendimento para combate à evasão escolar integrado à Plataforma Rubeus. Rubeus, 2022. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/atendimento-para-combate-a-evasao-escolar/. Acesso em: XXXX. de XXXX.
– Formato APA:
Rubeus. 2022, 13 de maio. Atendimento para combate à evasão escolar integrado à Plataforma Rubeus. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/atendimento-para-combate-a-evasao-escolar/