Qual a melhor propaganda para uma instituição de ensino? Pais e responsáveis satisfeitos com a aprendizagem dos filhos! Para isso, dentre as vertentes trabalhadas, a educação socioemocional pode transformar a maneira como as famílias da sua comunidade enxergam e recomendam a sua escola. Por isso, neste conteúdo vamos compartilhar dicas de como utilizar a educação socioemocional para captar alunos. Confira! 📌
Tempo aproximado de leitura: 8 – 10 minutos
Introdução
Em 1996, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Ciência, Cultura e Educação) definiu os quatro pilares para a educação do século XXI: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
Nasceram assim as bases da educação socioemocional. Desde então, o mundo despertou para a importância de formar integralmente crianças e jovens.
Essa necessidade se dá, não apenas por uma questão de realização pessoal e profissional – o que por si só já seria suficientemente importante – mas também porque as habilidades desenvolvidas por esse tipo de educação estão entre as mais desejadas pelo mercado de trabalho (soft skills).
Essa importância cresceu tanto ao longo das últimas décadas que a educação socioemocional se tornou um eixo norteador das 10 competências gerais da BNCC, a Base Nacional Comum Curricular, instituída em dezembro de 2017.
🧩 Trocando em miúdos, trabalhar a educação socioemocional pode ser positivo tanto para os resultados obtidos dentro da sala de aula quanto fora dela (gestão educacional).
Por isso, neste conteúdo, vamos compartilhar dicas de como adotar um programa estruturado de educação socioemocional integrado ao currículo da instituição de ensino, além de dicas de como utilizar a educação socioemocional para captar alunos.
Boa leitura e bons insights! 🤍
O que é educação socioemocional?
Em resumo, é a educação voltada para o desenvolvimento das chamadas habilidades socioemocionais. São habilidades e atitudes desenvolvidas com o intuito de gerenciar emoções, atingir objetivos pessoais e coletivos, sentir e mostrar empatia pelo próximo, estabelecer e manter relacionamentos e tomar decisões responsáveis e cuidadosas.
Assim como nos pilares da educação para o século XXI, essas habilidades estão divididas em quatro grupos:
🧠 Habilidades Cognitivas
As crianças e jovens desenvolvem as capacidades de planejamento, tomada de decisões, estabelecimento de conclusões lógicas, investigação e resolução de problemas, pensamento criativo e fortalecimento da memória.
👉 Esse é o pilar Aprender a conhecer.
💛 Habilidades Emocionais
Crianças e jovens aprendem a ganhar e a perder, passam a lidar melhor com os próprios erros, a reconhecer e nomear emoções positivas e negativas, desenvolvem a capacidade de autoavaliação, a responsabilidade e a autoconfiança.
👉É o pilar Aprender a fazer.
🤝 Habilidades Sociais
O desenvolvimento destas habilidades influenciam na melhoria do convívio social, desenvolvimento do sentido de cooperação e trabalho em equipe, da atuação positiva dentro de regras, da resolução de conflitos, da comunicação clara e coerente, de um comportamento saudável num ambiente de competição.
👉 É o pilar Aprender a conviver.
👤 Habilidades Éticas
São aquelas necessárias para a convivência harmoniosa com os outros e com os diversos ambientes. Desenvolvem o respeito ao semelhante, a capacidade de viver a diferença de forma saudável e de agir de forma ética e responsável, pensando no bem comum.
👉 É o pilar Aprender a ser.
Educação para o futuro
Por muito tempo, a preocupação principal das escolas era transmitir conteúdo aos seus estudantes. Quanto mais conteúdo, melhor. Isso começou a mudar ao longo do século XX, a partir da percepção de que pessoas altamente capacitadas e bem formadas do ponto de vista cognitivo, muitas vezes, eram incapazes de conviver e se relacionar no mundo do trabalho.
Surgiu, assim, toda uma corrente de pensamento disposta a questionar o deveria ser considerada uma boa educação.
Diversos estudos colaboraram na construção de novos conceitos. Da neurociência à pedagogia, passando por filosofia, história e psicologia, essas áreas construíram o conhecimento que daria base, em 1996, aos quatro pilares para a educação socioemocional da Unesco.
Esses pilares foram apresentados no relatório intitulado “Educação: um tesouro a descobrir“, redigido pela Comissão Internacional sobre Educação para o Século 21 da Unesco. A comissão era presidida pelo economista francês Jacques Delors.
De forma bastante sucinta, ele estabelecia as seguintes áreas a serem desenvolvidas para que crianças e jovens sejam capazes de se realizar no mercado de trabalho no futuro:
Aprender a aprender
Obter, processar, interpretar, selecionar, sistematizar, relacionar e dar sentido às informações.
Aprender a fazer
Mobilizar conhecimentos em ações e atitudes.
Aprender a conviver
Conviver com o outro, com as diferenças e o diferente, com as incertezas e com as mudanças.
Aprender a ser
Desenvolver a individualidade, a solidariedade, a responsabilidade social e a realização pessoal e profissional.
📍Materiais complementares:
Como trabalhar a educação socioemocional?
A implementação da educação socioemocional no currículo escolar não acontece por passe de mágica. É preciso intencionalidade por parte de gestores e educadores.
Os currículos das IEs precisam passar por reformulação e o ideal é que o corpo pedagógico passe por formação para trabalhar dentro de um sistema que favoreça o desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
Desde a implementação da BNCC, todas as escolas do Brasil precisam contemplar a implementação de práticas e didáticas que facilitem a aplicação da educação socioemocional em seus currículos.
📈 No Brasil, a empresa líder no desenvolvimento da Educação Socioemocional é a Mind Lab.
Como integrar a educação socioemocional ao currículo?
Desde 2006, a Mind Lab aprimora práticas para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais em estudantes e em seus familiares, além de formar professores e gestores para atuar de maneira intencional no desenvolvimento dessas habilidades.
Com o Programa MenteInovadora, criado em 2009, a Mind Lab estruturou a implementação nas escolas da educação socioemocional totalmente integrada ao currículo escolar. O desenvolvimento de habilidades é planejado para cada semestre letivo, da Educação Infantil ao Ensino Médio.
Como funciona o Programa MenteInovadora?
O Programa MenteInovadora é estruturado em três eixos principais: Jogos de Raciocínio, Métodos Metacognitivos e Professores Mediadores.
- Jogos de Raciocínio
Usados como recurso pedagógico, os jogos de tabuleiro colocam crianças e jovens diante de desafios, regras e estratégias. Enquanto se divertem, os alunos experimentam situações reais num ambiente controlado e aprendem conceitos para a vida.
- Métodos Metacognitivos
Desenvolvidos pela equipe pedagógica da Mind Lab, os Métodos Metacognitivos são um grande diferencial do programa.
Por meio de metáforas, eles ajudam as crianças e jovens a refletir sobre as emoções e pensamentos. Elas passam a entender como se organizam os pensamentos, sentimentos, atitudes e ações diante das situações vividas nos jogos e, com isso, fazem a transposição do conhecimento teórico para situações reais do dia a dia.
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- Professores Mediadores
Formados pela equipe Mind Lab, os professores mediadores aprendem a formular perguntas e a fazer intervenções planejadas para guiar crianças e jovens na tarefa de transcender o conhecimento para a vida.
Como utilizar a educação socioemocional para captar alunos?
Você já percebeu, nos tópicos anteriores, que o desenvolvimento de habilidades socioemocionais é uma necessidade para todas as escolas a partir da implementação da BNCC.
Portanto, cada vez mais pais e responsáveis estão preocupados em entender como a sua IE trabalha esse desenvolvimento no dia a dia.
A obrigação imposta pela BNCC é um fato. Porém, é a última coisa que importa aqui. Os ganhos percebidos pela escola e pela comunidade com um programa de educação socioemocional estruturado são tão marcantes que se transformam numa enorme vantagem competitiva na captação de alunos.
Uma escola com alunos cujas habilidades socioemocionais são trabalhadas desde cedo é um ambiente absolutamente diferente de uma escola tradicional, parada ainda no tempo da transmissão de conhecimento pura e simples.
Benefícios da educação socioemocional para os alunos
Os alunos com habilidades socioemocionais desenvolvidas se tornam participativos, pró-ativos, questionadores, empáticos, protagonistas na busca pelo conhecimento e conscientes de seu papel na comunidade em que atuam.
Benefícios da educação socioemocional para as famílias
As famílias, por sua vez, assistem a essa transformação e ao desabrochar de seus filhos e filhas. No Programa MenteInovadora, elas vão além do papel de espectadoras: com os materiais e jogos para as famílias, pais e mães são integrados ao processo de aprendizagem e desenvolvem, eles também, suas habilidades socioemocionais.
Benefícios da educação socioemocional para professores e gestores
Professores e gestores também se aprimoram com as formações ministradas pela Mind Lab e adquirem habilidades de mediação escolar, resolução de conflitos e comunicação não-violenta graças ao desenvolvimento de suas próprias habilidades socioemocionais.
Benefícios da educação socioemocional para a escola
Problemas como indisciplina, bullying e desestímulo entre alunos e professores são reduzidos drasticamente e tendem a desaparecer em escolas que incentivam a Educação Socioemocional.
Com toda a equipe escolar mais realizada, a sua escola passa a contar com um grande aliado no processo de captação de alunos: o Marketing de Defensores na Educação.
Conclusão
A educação para o futuro precisa estar disposta a formar integralmente seres humanos capazes de se realizar, seja na vida pessoal, seja na vida profissional.
Essas habilidades, também chamadas de soft skills, são cada vez mais desejadas num mercado de trabalho em rápida transformação e que precisa de profissionais com flexibilidade para atuar com o imprevisível.
Nesse cenário, terão um grande diferencial competitivo aos olhos dos clientes – no caso, pais, mães e responsáveis – aquelas escolas que forem capazes de oferecer programas estruturados de educação socioemocional e de apresentar resultados mensuráveis na aprendizagem de seus alunos.
Por fim, vimos como utilizar a educação socioemocional para captar alunos e maximizar os resultados da sua instituição de ensino.
Considerações finais
Chegamos ao final deste conteúdo! Esperamos que as dicas tenham sido úteis para você. Fique à vontade para compartilhar esse conteúdo com a sua equipe para que, assim, vocês cresçam juntos e na mesma direção.
Quais das nossas dicas de educação socioemocional para captar alunos você vai utilizar na sua instituição de ensino? Conte-nos nos comentários!
Ótimos resultados! 🚀
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Para usar como referência acadêmica
Além de aprender com esse conteúdo, você pode acessar o relatório original da Unesco com os 4 pilares da Educação para o século XXI e usá-lo em seus trabalhos acadêmicos! Para te ajudar, preparamos a forma correta de referenciá-lo:
Formato ABNT:
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Unesco, 1996. Edição em português, 2010. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000109590_por. Acesso em: out. de 2022.
Formato APA:
Unesco. (data de publicação do art. 1996, janeiro). Educação: Um tesouro a descobrir. [Relatório na web]. Recuperado de https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000109590_por