Como preparar uma campanha de indicação para escolas e universidades que traga resultados concretos para a captação de alunos

A sua instituição de ensino ainda não realiza campanhas de indicação? Não perca mais tempo e crie logo a sua! Por meio de um bom programa de indicações é possível aumentar a sua captação de alunos e a sua receita. Confira agora as dicas de como preparar uma campanha de indicação para escolas e universidades que separamos para você! 👥📚

Tempo aproximado de leitura: 7 – 10 minutos

Introdução

Campanhas de indicação são excelentes oportunidades para atrair alunos em potencial, pois o contato é facilitado e a conversão mais assertiva, aumentando significativamente as chances de conversão.

Sabemos que quando uma pessoa próxima de nós, tais como amigos, colegas e parentes, compartilham a sua experiência e indicam algum produto ou serviço, fica mais fácil sentir aquela confiança ao adquirir ou usar. Imaginamos que se recebemos essa indicação, muito provavelmente a pessoa comprou, gostou e aprovou. ✅

Por isso, o contato com um lead que foi indicado tem mais chances de ser receptivo e de converter. E isso ajuda muito na hora da captação, onde temos metas de inscritos e de matrículas para alcançar. 

🤔 Mas, como incentivar os alunos a participarem e indicarem? Criando e divulgando campanhas planejadas e agindo no momento certo!

Veja a seguir dicas e sugestões de como fazer isso na prática! Vamos lá? 

Boa leitura e ótimos insights! 😊

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🥇 Dicas poderosas para você criar uma campanha de indicação para escolas e universidades focada em resultados

Muitas vezes, a instituição possui alunos satisfeitos e engajados em compartilhar a sua opinião e indicação com outras pessoas, porém não há um “estímulo” para que o façam. A campanha de indicação vem justamente ao encontro do objetivo de levá-los a falar e agir. 

No entanto, para obter êxito neste processo, é importante seguir pensar em quais ações não devem ficar de fora da sua campanha, veja algumas delas a seguir:

1. Ofereça descontos nas mensalidades

Essa estratégia pode ser realizada utilizando descontos na parcela de matrícula ou de renovação, ou ainda, nas mensalidades do semestre.

📍 Para os alunos já matriculados:

No caso dos alunos já matriculados, você pode, por exemplo, a cada indicação matriculada, oferecer uma porcentagem de desconto na mensalidade do mês seguinte, podendo ser cumulativo. Ou seja, quanto mais indicados matriculados o aluno conseguir, maior será o valor de desconto que ele terá na mensalidade, podendo até chegar a conquistar uma mensalidade totalmente gratuita.

Assim, será mais fácil fazer com que os alunos percebam o quanto é vantajoso indicar e o fato de que quanto mais indicar, mais chances tem de obter grandes descontos. E que super incentivo ele conseguir ganhar uma mensalidade totalmente grátis! 😄

Essa ação pode ser executada por um formulário dentro do portal do aluno. Pode ser enviado um link para eles por e-mail ou por WhatsApp. Lembrando que as informações do aluno e do amigo precisam estar bem amarradas, para que o desconto seja emitido ao aluno certo.

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📍 Para os candidatos indicados:

Na abordagem com o contato indicado, o consultor poderá informar que por ele ter sido indicado por um aluno da IE, terá a sua taxa de inscrição do vestibular isenta ou ganhará certa quantia de desconto no boleto de matrícula do curso. Entenda: o objetivo aqui é direcionar a abordagem certa para que o lead enxergue atratividade nessa oportunidade.

Assim, o lead também verá que pode ter benefícios por ter sido indicado e poderá ser mais fácil de converter.

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2. Dê brindes personalizados

Você pode criar ações de incentivo para que os alunos tenham vantagens em indicar. Algumas opções de incentivo incluem sorteios, brindes, descontos, ingressos para eventos, vouchers em aplicativos de lanches… As opções são inúmeras!

📍 Para os alunos já matriculados:

Para essa sugestão de brindes, podem ser organizadas muitas ações com os alunos. O período mais indicado é no começo do semestre, momento no qual todos os alunos comparecem em sala de aula (quando o ensino é presencial) e estão mais engajados.

Separe um momento para realizar essa ação e não se esqueça de orientar  os professores. Além disso, a equipe Comercial pode ir até as turmas, aproveitando que todos os alunos estão presentes para dar as boas-vindas para o começo do semestre e explicar a campanha de indicação. 

Nesse momento, pode ser realizada também a distribuição de cupons, contendo as informações necessárias, tais como nome completo do aluno, telefone dele, curso e semestre, e as informações que precisam dos amigos, como nome, telefone (de preferência com WhatsApp). Na parte dos dados dos indicados podem ter mais linhas, sugerimos ter de três até cinco campos para preencher as indicações.

🟠 Dessa forma, a equipe Comercial consegue incentivar e engajar mais os alunos e também sentir o grau de participação para, se for necessário, reavaliar e replanejar a abordagem, pois essa estratégia depende muito do engajamento que a equipe poderá transmitir e conquistar em sala.

Uma dica importante é levar junto os brindes para mostrar quais são e como são. Também podem ser personalizados para o nome de cada curso, os alunos vão adorar! 

Resumindo:  Capriche na escolha das peças, na qualidade e na atratividade dos brindes. 😉

Fica a critério da instituição se disponibilizará um brinde pelo cupom de indicação ser preenchido na hora, ou se dará o brinde apenas se os indicados realizarem a inscrição posteriormente.

A importância de trabalhar a rematrícula nas instituições de ensino - Rubeus
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Sugerimos que opções de brindes mais acessíveis, como squeezes, agendas, estojos, canetas e copos sejam distribuídos na hora, para obter um maior número de indicações. E opções maiores, como camisetas, canecas, bolsas ou mochilas sejam distribuídos após as inscrições serem realizadas e entregues aos alunos que indicaram os inscritos.

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📍 Para os candidatos indicados:

Uma campanha de brindes com os candidatos pode ser realizada em dia de prova de Vestibular, por exemplo. Nesta data, pode ser preparada uma ação para coletar indicações dos candidatos, podendo ser na recepção ou na saída. 

A abordagem pode ser direcionada para que os candidatos indiquem outros colegas de escola que ainda não haviam feito a inscrição, amigos, familiares que desejam cursar uma graduação ou uma pós, colegas de trabalho, etc.

A escolha do momento pode ser planejada levando em consideração a estrutura do local, tempo de antecedência da chegada, turno da prova, por exemplo. Pode ser colocada uma mesa na entrada, abordando os candidatos com as boas-vindas no Vestibular, explicando a dinâmica da ação, se for para preencher um cupom, quais informações precisam preencher, quantas indicações podem fazer e o que ganham, podendo ser brindes que ganham na hora. 

🟠 Para isso, é muito importante ter a quantidade de brindes suficiente para todos os inscritos presentes e deixá-los à mostra, bem visíveis para todos verem. Também dependerá bastante do engajamento que a equipe Comercial terá na abordagem dos candidatos, convidando e incentivando eles a participarem.

Nesta campanha a sugestão para os brindes é que sejam mais generalistas, pois existe a possibilidade dos candidatos trocarem de curso na matrícula, ou poderem escolher entre primeira ou segunda opção. Por isso, peças sem o nome dos cursos podem ser melhores escolhas.

3. Faça um plano de divulgação

Amarre todos os detalhes! Pense em como ocorrerá a divulgação da sua campanha: Será por e-mail? Será um aviso presencial em sala de aula? Um comunicado no portal do aluno? Um espaço no site da sua IE? Ou ainda um post nas redes sociais?

Incentivo para indicação de estudantes
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Em síntese, para identificar a melhor forma de fazer isso é primordial ter sempre em mente aonde seus alunos e candidatos estão. Portanto, pesquise as melhores práticas para chegar à divulgação ideal da sua campanha.

😉 Se você considerou enviar um e-mail como forma de divulgar o seu programa de indicações, garanto que vai adorar nosso conteúdo sobre como criar e-mails poderosos que convertem: E-mail marketing para instituições de ensino: transformando e-mails em matrículas”.

4. Rastreie, avalie e melhore (repita)

Embora um programa de indicações exija menos manutenção e trabalho se comparado a outras ações e canais de marketing, ele ainda requer acompanhamento e monitoramento!

Ao monitorar os resultados, é possível verificar se a sua campanha está realmente sendo eficiente, ou seja, se está apresentando os resultados esperados. 

🟠 Além disso, um ponto muito importante é entender que essa análise deve ir muito além da quantidade de pessoas indicadas. O verdadeiro resultado está na quantidade de pessoas que foram indicadas e se converteram em alunos. Por isso, muita atenção! 

Instagram Rubeus | Campanha de indicação para escolas e universidades
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Considerações finais

Espero que o nosso conteúdo tenha te inspirado! 

Agora com essas dicas, bora usar a criatividade e criar muitas campanhas de indicações para aumentar a captação! 👊

Mão na massa e muitos leads! 

Plataforma Rubeus | Campanha de indicação para escolas e universidades
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Para usar como referência acadêmica

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🔗 Formato ABNT:

FÁTIMA, Marina. Como preparar uma campanha de indicação para escolas e universidades que traga resultados concretos para a captação de alunos. Rubeus, 2023. Disponível em: https://rubeus.com.br/blog/campanha-de-indicacao-para-escolas/. Acesso em: XXXX. de XXXX.

🔗 Formato APA:

Rubeus. 2023, 13 de janeiro. Como preparar uma campanha de indicação para escolas e universidades que traga resultados concretos para a captação de alunos. [Post da web]. Recuperado de https://rubeus.com.br/blog/campanha-de-indicacao-para-escolas/